01 março 2015

Resenha: True




Olá! Tudo bem com vocês? Comigo tudo e melhorando. Esse final de semana não me senti muito bem em alguns momentos, e como não tinha programado nada, o blog acabou ficando sem postagens. Mas situação normalizada, vamos atualizar! Hoje a resenha é de um livro que contribuiu para certo mal estar, ao mesmo tempo em que entrou no meu coração. - Ressaca literária básica. E que também é especial por outro motivo: primeiro lido da parceria com o Grupo Editorial Record. \o/
Obs: desculpe pela resenha um pouco extensa, foi um dos livros de que gostamos tanto, que falar não parece nunca suficiente para expressar as emoções.


Autora: Erin McCarthy
Editora: Grupo Editorial Record - Verus
Assunto/ Categoria: Virgindade, Romance, Drama Familiar, Vida de Estudante, Faculdade, New Adult
Páginas: 260
Sinopse: Quando as colegas de quarto de Rory descobrem que a tímida e estudiosa garota nunca passou uma noite com um homem, decidem que vão ajudá-la a perder a virgindade contratando o confiante e tatuado Tyler para fazer o serviço, porém sem o conhecimento dela. Tyler sabe que não é bom o bastante para Rory. Ela é brilhante, enquanto ele está lutando para se formar na faculdade e conseguir um emprego, para, então, poder tirar seus irmãos mais novos da mãe drogada. Mas ele acaba aceitando a proposta, pelo menos como uma oportunidade de conhecer Rory melhor. Há algo nela que o intriga e o faz querer ficar por perto — mesmo sabendo que não deveria.
Divididos entre o bom senso e o desejo, os dois se veem envolvidos em uma relação apaixonada. Mas, quando a família desajustada de Tyler ameaça destruir seu futuro — assim como o dela —, Rory precisa decidir se vai cortar os laços com o perigoso mundo do namorado ou se vai seguir seu coração, não importa o preço a pagar.




Truer


Sim, o livro me causou certo mal estar, e ainda assim me apaixonei por ele. Eu já disse que adoro New Adults? Adoro. E vocês sabem a fórmula. Bem, ela neste livro me conquistou de verdade. O título, true é fiel. E eu o interpretei além da explicação óbvia, que seria a tatuagem de Tyler representando as iniciais dos nomes de seus irmãos. Formando essa palavra linda: verdade, verdadeiro. O casal protagonista tem uma história de vida que me comoveu, os anseios, os problemas, dramas... Eu me vi no lugar deles. Na solidão, o sentimento de "não pertencer" de Rory e no amor pela família de Tyler. Além disso, sorri diversas vezes pelo amor que se desenrola. Achei que a estrutura do romance é mais fiel à realidade. Tyler não é o mocinho que só diz coisas lindas e que está longe da realidade. E Rory é duramente sincera. Não faz jogos. Além disso, a escrita da autora é divertida. A narração pelos olhos da mocinha é numa linguagem de acordo com ela, uma jovem que estuda muito e que quer ser médica legista, mas que também é divertida.



True conta a história de Rory, que está na faculdade e divide o quarto com duas amigas. Um dia, saindo com elas, deixa escapar que é virgem. E o que a sinopse conta - não é spoiler - é que suas amigas contratam o Tyler, um amigo em comum que dormia com uma delas sem compromisso, para tirar a virgindade de Rory. Quando comecei a ler, não prestei muita atenção nisso. Só que na hora em que ela descobre isso, me irritei mais do que ela. Na verdade, Rory fica mais magoada. Eu fiquei irritada. Acredito que ninguém é obrigada a procurar homem e a não ser virgem. As amigas dela vivem bem sua sexualidade e não são tímidas? Ótimo para elas! Mas a Rory não deveria ser obrigada. Depois eu perdoei, porque vi que a amizade delas é bonita, apesar disso - todo mundo tem defeitos, né? Se um personagem não tem eu sinceramente desconfio! E entendi que para elas, aquilo só seria algo para ajudá-la a ser menos tímida. 

Gostei muito da Rory, e para ser sincera, ela que me deixou um pouco deprê. Porque eu me identifiquei com ela. Sua infância foi solitária, ela não sabia como se socializar muito bem, e na faculdade suas duas amigas são as colegas de quarto de personalidades bem diferentes da dela. Ela estuda bastante, se esforça. As exatas são mais fáceis, enquanto interpretar os sentimentos humanos é difícil. Nós vemos que ela sabe sim socializar, mas do jeito dela. Só que a sensação que ela tem de não se encaixar, que gera certa insegurança, me contagiou um pouco. O que é engraçado, porque geralmente, esse tipo de coisa nos livros me irrita. A mocinha insegura. É algo que realmente me tira do sério. Em True não. Senti verossimilhança naquilo. Entendi a Rory e fiquei com vontade de abraçá-la e dizer: "vem cá, vou ser sua amiga nerd e te entender". E ela realmente aprende aos poucos a se aceitar melhor.

Já Tyler é especial. Acredito que vocês vão ver certa propaganda dele como bad boy. O que é justificável, porque esse é um cliché que chama a atenção. Mas acreditem em mim, ele não é nada disso. É um ser humano normal, que teve uma criação muito difícil. Família problemática, de verdade. Situação financeira que o faz lutar para tentar alcançar seu sonho. Fazendo um parentese, adorei isso. Estou cansada do mocinho rico e lindo. Tyler me pareceu mais alguém "lindo dependendo do olhar", mas com certeza lindo por dentro. Ele luta pelos seus irmãos e tem uma maturidade especial, caráter. Um lindo caráter. E isso sim é motivo para se apaixonar. Não se deixem enganar pelas tatuagens, os olhos e o cigarro - que combinam perfeitamente com a personalidade e a história dele. É pelo caráter de Tyler que vão se apaixonar - e não, ele não recebe dinheiro para tirar a virgindade de Rory. Até porque né...? Não vou contar mais a respeito disso, acredito que será melhor ler e entender. Confiem em mim, tudo é explicado e fica compreensível e aceitável.



True foi uma leitura rápida, emocionante, divertida, e que me fez ficar com um nó na garganta em alguns momentos, por sentir com os personagens o peso de suas dificuldades. E que fez meus olhos brilharem diante dos diferentes tipos de amor presentes no livro: romântico, amigo, ao próximo, familiar... É um livro que fala sobre a persistência pelo amor, e o poder de transformar que ele tem em nossas vidas. O modo como muda nós mesmos, nos deixando mais fortes e seguros diante das adversidades. Sobre o primeiro amor e a primeira vez. E sem grandes exageros na narrativa, mas verdadeiro. E essa veracidade foi o suficiente para arrebatar meu coração. Procurei falhas e não encontrei. Por isso, cinco estrelas devem expressar o que quero dizer.



5 Estrelas



15 comentários:

  1. Parece um bom livro, mas não vi um diferencial grande dos outros Young Adults, o que não o torna uma prioridade nas minha leituras.

    ResponderExcluir
  2. Vivian!
    Quando um livro nos arrebata, não tem jeito, não é? Mesmo que fiquemos incomodadas, ele se torna o queridinho.
    Adoro NA também e gostaria muito de ler True.
    Tenha uma semana produtiva e cheia de luz e paz!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto e lido a sinopse deste livro há um tempo,mas ele nem havia me tocado ou feito meus olhos brilharem.
    Agora lendo sua resenha, fiquei super curiosa em relação a história..e também para entender que motivos levaram as amigas tomarem uma decisão assim..e o porque do bad ter aceitado se prestar a isso. A reação da mocinha, o amor, o desejo...e as dúvidas.
    Realmente parece uma história de amor incomum e pretendo ler rapidamente. Sou uma romântica incurável..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivian, tudo bem??? Não achei a sua resenha longa. Acho que você usou tão bem as palavras que a resenha ficou bem interessante sabe?
    Mas confesso que não é a minha cara por vários motivos. Não sou tão fã de NA. Também não curto essas personagens virgens e inseguras. Sim, eu sei que você também disse que não curte e tal, mas que essa te conquistou. Que bom né? Mas eu não arrisco mais. Não consigo, não consigo, não consigo. Também não gosto muito desse estilo de mocinho. Mas o que gostei dele, foi a questão da família. Tenho 6 irmãos e eles são minha vida, sei bem como é isso.
    Parabéns pela resenha e fico feliz que tenha gostado tanto do livro. Tão bom quando isso acontece né?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha meta de leitura, agora vou ler .

    Que historia linda, é bom quando um livro consegue nos emocionar.
    É gênero que também adoro.

    True fala de coisas importantes, que acho bom pra refletir. A "Virgindade" e o que algumas pensam sobre isso.
    Gostei dos personagens Tyler e Rory, fortes e "reais", com seu problemas. Me chamou atenção de forma positiva por saber que o amor está presente de várias formas.

    Lindo texto, parabéns

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian, quando temos esta identificação tão forte com os personagens, ou no caso aqui, com a personagem, a leitura fica mais tensa, mas também mais prazerosa. É normal ficarmos mal depois de uma leitura, depende claro do enredo que lemos, e este parece ser daqueles que mexe mesmo com as emoções.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. De todas as resenhas que já li desse livro essa foi a única que me fez questionar se leria ou não o livro, até então eu acreditava ser apenas mais do mesmo.. mas parece ser um bom livro.. agora não sei porque insistem em colocar essas protagonistas virgens.. sério gente não tem necessidade disso..

    ResponderExcluir
  8. Oiee.
    Quando li a sinopse achei tudo tão clichê, bad boy e mocinha tímida, que não tinha interesse, mas o livro tem sido tão divulgado que me rendi, e algumas resenhas, e a sua foi a que mais me passou emoção, e o fato dele ter recebido cinco estrelas mostra bem a perfeição da obra.
    Amei, principalmente Tyler, a relação dele com a família vai me deixar com os olhos bem marejados, pois também sou bem família, e ele não ser apenas um bad boy riquinho e vazio já me fez suspirar por ele.
    Rory também me parece ser legal, me identifiquei com ela em alguns aspectos, já quanto as amigas, sei que vou me irritar com o que elas aprontaram mas acho que amizade delas faz com que passem por cima disso.
    Amei a resenha e pretendo ler o livro assim que puder.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Oi! Sua resenha quase me fez tomar a decisão de lê-lo, mas esse estilo não me agrada muito. Achei o livro um tanto clichê ao ler a resenha, parece ter todos os ingredientes dos livros de romances que ando fugindo: uma menina tímida ( ou quase tímida) e um rapaz bad boy ( que não é tão bad boy assim). Mesmo com tudo que foi citado sobre o livro, eu não consegui gostar dele, acho que estou no tempo de romances mais "arrojados" e que os personagens tenha algo diferente neles.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ate eu to deprimida com a Rory agora, pela resenha eu me identifiquei com ela, nossa. :s
    Normalmente NA não me atrai muito não sabe, mas esse parece ser diferente, mais profundo, mais real. Gostei bastante disso, com certeza eu quero ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Tenho muitas expectativas para esse livro, e você as aumentou ainda mais. Também adoro New Adults, mas o que muitas vezes sinto falta neles, é algo com que relacionar com a realidade, com nossas vida; que bom que você encontrou isso em True. A sinopse me lembrou um pouco Perdendo-me, essa coisa da virgindade, mas acho que ele se diferencia com facilidade. Que bom que o protagonista foge desse ideal de bad boy comum a esses livros, as vezes fica tão cansativo! E sabe, enquanto você falava sobre ele, me lembrei do livro Química Perfeita, que li há uns dois anos e é muito bom. Não vejo a hora de poder ler True, essa capa é linda e já gamei no lance da tatuagem! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivian :D

    Pelo visto o livros te conquistou mesmo! Confesso que assim que bati o olho nessa capa me apaixonei, depois que li a sinopse tive certeza de que preciso ler essa história .. Gosto desses sentimentos todos misturados, apesar de ter achado meio clichê!
    Também adoro um NA!

    Bj.
    http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. New adults realmente tem aquela fórmula de sempre e é quase impossível encontrar algo de original nas histórias, né? Por isso todo livro do gênero eu já leio sem expectativa nenhuma, porque dessa forma eu posso encontrar algo que me surpreenda. Esse livro, embora não seja uma exceção a regra dos NA, me chamou atenção por causa dos protagonistas. Parece que a autora se preocupou também em construir personagens mais fora daqueles padrões de sempre. Eu amei essa capa! Achei impecável, desde a ilustração, até as fontes. Se houver oportunidade, com certeza lerei o livro.

    ResponderExcluir
  14. Eu também tive uma relação estranha com esse livro, porque ao mesmo tempo que ele é muito clichê, você se vê nele. A protagonista é muito parecida comigo, serio. kkkkkkkkk O carinha é interessante e combino legal com ela. são bem diferentes. É um bom livro, não cheguei a amar, mas foi bacana.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  15. Se eu queria ler esse livro? Sim, sem dúvidas.
    Se eu quero ler esse livro agora? Sim, desesperadamente!
    Sua resenha não me deixou com "gosto de quero mais", ela me deixou com uma ansiedade presa na garganta (isso é possível o.O ??).
    True já deixou meus sentidos aguçados desde que vi a sinopse.
    Apesar de não ser um gênero que eu gosto, o livro me cativou, não sei explicar o porquê, mas começo a entender depois de ler essa resenha.
    Para variar, é bom se apaixonar pelo conteúdo e não pela capa, pessoa, caráter, e não pela aparência.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.