30 março 2015

Resenha: As Confissões das Imãs Sullivan




Olá, queridos! Tudo bem com vocês hoje? Comigo tudo ótimo! Estou aproveitando a chuva para colocar as leituras e outras "responsabilidades" em dia. Vamos a mais uma resenha da Galera Record! ♥


Autora: Natalie Standiford
Editora: Galera Record
Assunto/ Categoria: Ficção Americana, Família, Irmãs, Jovens, Avó - netas, Herança
Páginas: 349
Sinopse: Quando o futuro da família está em jogo, não há segredo grande ou pequeno demais. A avó das irmãs Sullivan reúne a família para anunciar que em breve morrerá. E, possivelmente pior, que removeu toda a família de seu testamento. Como ela é a fonte de quase toda a renda familiar, isso significa que ficarão sem um tostão. Ela foi ofendida por alguém da família, mas diz que, se o ofensor se revelar com uma confissão do seu crime enviada para seu advogado, ela pode recolocar a família no testamento. Agora, nenhum segredo é grande ou demais para as irmãs Sullivan. E que comecem as confissões.




Confissões e Loucuras Divertidas



As Confissões das Irmãs Sullivan é um livro que não dissimula um tipo de comportamento para adolescentes. Os livros que lemos, muitas vezes vêm com uma narrativa que corta as maluquices dos personagens e os distanciam de nós. Na verdade, acredito que todo ser humano tem um pouco de loucura dentro de si. Isso é estar vivo. A família Sullivan demonstra essa loucura de modo divertido. Mas o livro não é sobre isso. A história acontece por causa disso. Tudo começa quando a avó da família, rica e apelidada de Poderosa, diz que vai cortar todos do testamento e doar seu dinheiro para um instituição que doa ponchos para cães: "Ponchos Caninos".  Isso porque um membro da família a ofendeu gravemente. E o único meio de evitar isso seria receber uma confissão dessa pessoa. Os pais logo imaginam que foi uma das filhas. E elas também. O livro é dividido, então, nas cartas de confissão escritas pelas três irmãs, contando o que aconteceu naquele mesmo período de tempo, que poderia ter deixado a avó tão chateada. E no final, a autora se distancia novamente para contar quem realmente ofendeu a Poderosa.


Quando disse que o livro conta certas loucuras é porque ele narra o cotidiano, sem se tornar chato. Mas não há um acontecimento bombástico. Uma revelação imperdível. São vidas normais, de jovens normais. E como jovens normais, há certas preocupações e modos de pensar que fogem do considerado totalmente certo e racional. A autora mostra isso. Principalmente na irmã mais nova, Sassy. Jane é a do meio e a que tem ideias mais engraçadas. Achei que pela mente dela, seria mais legal se ela fosse mais nova, mas tudo bem. E Norrie é a mais velha, também julgada como a mais "sã" da família. Falei sobre as irmãs na ordem inversa. Quem faz a primeira confissão é Norrie. Ela se apaixona por um homem mais velho e fica dividida entre ele e suas próprias vontades e agradar a avó levando em consideração aqueles costumes chatos de "apresentação à sociedade, debutantes, o cara filho de fulana com quem você tem que sair por causa do nome...". Tudo aquilo que restringe, num modo de pensar que leva em conta que a moça/ mulher precisa se preparar para viver em função de ter uma boa imagem e arrumar um "bom partido" - Em que século a senhora vive, Poderosa?. Em meio a isso, acaba fazendo algo que ela acredita que tenha ofendido a avó. Gostei de Norrie. Entendi seus receios e torci muito para ela realmente ir contra a "ditadura" da Poderosa.



Jane é a mais "rebelde". Faz um blog com o link "minhafamiliamalvada.com" para contar todos os podres da família. Inclusive os históricos. E sim, os de sua avó, a Poderosa. Fora outros comportamentos em diversas vezes que mostram sua persistência em ir atrás do que acredita (que outros chamariam de teimosia). Achei a personagem um tanto "jovem demais" para a idade. Mas aceito. Até porque pela criação que ela teve, naquele convívio social e estudando num colégio de freiras, fica justificável. Uma curiosidade muito legal: enquanto escrevia esta resenha fui verificar se alguém havia posto na internet o blog de Jane, e sim, eu o encontrei! Só que é no idioma original, então é: myevilfamily.com. Apenas olhem e vejam o quanto Jane é legal. Fiquei divida entre as irmãs. Não sei de quem gostei mais. Consegui ver boas características em todas elas, apesar dos defeitos e das esquisitices pessoais que surgem em suas confissões fiéis. E o mais legal é que você vê algumas situações pelo ponto de vista das três. Então vê também como uma irmã é vista pelas outras.



E a terceira e última é a mais nova e a mais pirada. Brincadeiras a parte, gostei bastante de Sassy. Ela é a mais boazinha. Mais certinha. Doce ♥. Conta sua história e eu duvido que as leitoras que se recordem de uma infância mais suave não se identifiquem. Como eu disse não há nada de extraordinário. É uma vida normal. O diferencial, que deixa Sassy pensar que a avó pediu uma confissão dela, é puro devaneio seu. E é aí que entra a maior loucura de todas do livro: ela pensa que ganhou alguma espécie de imortalidade. Cai de uma altura considerável e não se fere, é atropelada mais de uma vez e nada... Até que tudo isso desencadeia num outro acontecimento que faz ela surtar ainda mais e pedir desculpas à avó. Talvez vocês a julgassem, mas achei ela fofinha. Aliás, todas as irmãs são. Fiquei com vontade de abraçá-las e até pude me sentir uma delas durante a leitura. Compartilhamos segredos. "Nunca mais seremos as mesmas." Ah... vale dizer que mesmo a Poderosa sendo manipuladora e causando muito incômodo durante a leitura, no final é fácil perdoá-la. Dá para sentir o amor de família e a boa intenção. Depois de dizer tudo isso, a minha conclusão é a de que ele é um livro sem nada de extraordinário, mas que é agradável para passar o tempo. Uma leitura rápida sem riscos de te prender demais ou te arrasar. Mais leve. Como se para fazer uma pausa entre livros fortes demais. Nessas circunstâncias, recomendo, mas sem altas expectativas, a não ser que você tenha lido esta resenha e identificado elementos de que possa gostar muito. Então vai fundo! ♥






3 Estrelas

Beijos e ótimas leituras!
 - 29/03/2015 - postada no dia 30, para conseguir fotos melhores ♥


10 comentários:

  1. Já tinha visto esse livro, mas é a primeira vez que vejo uma resenha dele. O livro parece ser legal, pois contém personagens que muita gente irão identificar-se! Pela resenha, eu me identifiquei bastante com a Jane, pois ela é bem louca como eu hahahah Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, ao começar a ler a resenha imaginei que era sobre a família Sulivan..aqueles eróticos..rs Nada a ver né?
    Brincadeiras a parte, não conhecia o livro, mas gostei do que li acima. Quanto mais os personagens se aproximam do cotidiano, do que é real..melhor fica a leitura. Por que ao ler, há uma identificação com coisas que já fizemos ou pessoas que estão em nosso convívio.
    Quero muito saber quem fez a "maldade" com a Poderosa Chefona..rs e saber mais sobre as irmãs..e os vínculos que as tornam, família!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não credito que não conhecia esse livro.
    Achei a historia incrível, melhor ainda por ter comedia no meio.
    Interessante mostrar o cotidiano das irmãs, e ao mesmo tempo vem a curiosidade pra saber o que deixou a avó chateada.
    Ótima opção de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Agora fiquei muito confusa... Li outra resenha desse livro que era meio negativa, pois quem escreveu achou os fatos revelados e os personagens muito rasos. No entanto, eu sempre tive curiosidade para saber as confissões, e o que deixou a Poderosa tão chateada assim. Já que tem essa pegada de humor, acredito que seja uma leitura bem leve. Espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Haha parece mesmo ser um livro divertido e leve! Acho a ideia das confissões bem interessantes, ter a liberdade de se abrir e contar como se sente sobre algo que fez é libertador, e perigoso também kkk Só de ler a resenha já me diverti com a Sassy e a ideia do blog da Jane foi louca e demais! Kkk A minha meta de leitura está enorme, então não tenho pretensão de lê-lo tão cedo. As fotos ficaram lindas <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eita Giovana!

    Já tirei da listinha. Vi uma outra resenha em outro Blog que me deixou curioso pelo fato de que deram entender que o livro era cheio de segredos bombásticos e tals, mas não quero ler mais

    Adorei a resenha, mas de história normal a única que li e amei foi Mathilda Savitch, então não.

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. psrece bem interessante o livro, rsrs queria mto saber quem foi que ofendeu a avó kkk
    mto legal diferente a hsitoria deve ser divertido a leitura, mto boa a resenha bjoos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivian, tenho curiosidade com este livro, mas não tenho muitas expectativas não, é algo tranquilo. Não sei quando vou ler, mas vou lembrar de não ir com tanta sede ao pote.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Esse livro me despertou um leve interesse desde o primeiro contato que tive com ele. Nada excepcional, só achei-o engraçado e "misterioso", fácil de ser lido e com enredo agradável.
    Não espero uma leitura muito aguçada, nem o coloquei na lista de prioridade, não acho que vou me decepcionar.
    Pretendo conferir ^^!!

    ResponderExcluir
  10. Vivian!
    Achei o enredo um tanto desnecessário. Para que as confissões? Só para ter uma herança? Parece como lavar roupa suja depois de todos os acontecimentos, sabe?
    Não sei se me agradaria da leitura...Talvez apenas pelo senso de família e do amor entre eles, que para mim, é algo essencial na vida.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.