30 março 2015

Resenha: Destrua-me




Olá, a resenha a seguir é sobre algo que acontece com todo leitor viciado pelo menos uma vez na vida: discordar da maioria quanto a um livro. Na verdade, a melhor palavra seria decepção. Vocês entendem. É apenas minha opinião, e apesar dela, você ainda pode amar e favoritar. Vamos divergir! ♥ 


Autora: J. L. Mac
Editora: Charme
Assunto/ Categoria: Romance, Romance hot, Drama Familiar, Segredos
Páginas: 266
Sinopse: Aos vinte e cinco anos, Josephine Geroux é uma "zé ninguém", segundo sua própria definição e, apesar de não querer ser assim, ela se contenta com isso. Crescer orfã a transformou numa pessoa dura e indiferente aos outros, até que ela conhece um homem estranhamente familiar, com um rosto que a assombra por razões que ela não consegue entender.
Mesmo fazendo questão de evitar interações com os outros, a vida de Josephine se entrelaça com a de Damon Cole, o enigmático estranho, e antes que se dê conta, ela se entrega à única pessoa que está perto o suficiente de destruí-la.
Envolvente, sensual e extremamente emocional, Destrua-me irá te seduzir, apaixonar e conduzir à uma montanha russa de sentimentos, com a dolorosa vida de Josephine.






Destrua-me foi muito comentado aqui na semana do livro, em que houve playlist, quotes, entrevista com a autora e outras coisas. Se você não acompanhou e quer saber mais sobre o livro, pesquise seu título no site e encontrará esses posts. E vocês ficaram com vontade de ler e saber minha opinião, e eu também, fiquei louca para ler. Agora, finalmente, venho falar sobre ele. O livro me decepcionou. Esperava um romance que me pegasse de jeito, intenso e apaixonado. Mas não consegui - eu, a leitora que faz a resenha - entrar nos sentimentos dos personagens. Minha maior dificuldade foi com a escrita da autora. O modo como ela desenvolve os acontecimentos e os narra, também. Não funcionou comigo. Mas vamos por partes. Destacarei os pontos bons e os que me incomodaram.




Josephine perdeu os pais num acidente de carro. Ficamos sabendo disso no prólogo. Ela narra por seu ponto de vista de criança o acidente e o modo como é resgatada por um garoto - um adolescente. E a história começa, já na premissa de que ela encontrará Damon. O que vou dizer nunca será spoiler, porque fica na cara, quem é o garoto que a salvou, não é? É isso mesmo que você está pensando, seu leitor viciado! E se você tem alguma dúvida no início do livro, logo não terá mais. Destrua-me é, também, uma leitura muito rápida. As 266 páginas passam voando. De verdade. Mesmo que eu não tenha me envolvido tanto. Ainda falando de velocidade, o "casal" se encontra pela primeira vez. E eu senti que tudo acontece rápido demais. Ele aparece do nada na livraria em que ela trabalha, quando ela recupera um livro de um "ladrão de livros" na rua. E então eles flertam e marcam de se encontrar depois.



A parte hot não demora a surgir. E tudo bem. Não tenho problemas com nada disso, desde que a escrita me convença, me faça crer que aquele amor foi tão intenso, tão forte, que não tinha outro jeito. Então o casal precisa partir para aquela noite voraz e ficar junto logo. Ui! Se você discordar de mim e se deixar levar, deve sentir exatamente o que acabei de descrever. Só que eu não senti. É claro que a autora conta que há um sentimento de "conheço você, mas não sei de onde, e não consigo ficar mais afastado" entre eles. Mas não me pegou, sabe? E sou fã de livros em que isso já aconteceu. O problema não é esse, mas sim a falta de convencimento. Outra incoerência é que Jo, a protagonista, não tem amigos. Ela foi criada nas ruas, e se espera até que ela não confie tão facilmente em qualquer um. Mas basta Damon aparecer, para ela ir com tudo confiar nele. Até hesita algumas vezes, mas basta ele fazer uma carícia mais caliente que ela muda de ideia. E isso é muito rápido! Em menos de uma semana.

E então eles passam a maior parte do tempo juntos, depois de se conhecerem. Josephine, como eu disse, trabalhava numa livraria. E ele era um mega "empreendedor". Sai comprando coisas para ela sem perguntar e dando quantidades altas de dinheiro - em pouco tempo, novamente. Ela fica relutante, mas acaba aceitando. E também é o tipo de pessoa que parece orgulhosa, do tipo que não aceita "sinto muito" em relação à perda de seus pais. Mas aceita tudo isso dele. Nesse pouco tempo. A história se desenvolve... Damon mostra que tem algo que ele fez - que já sabemos o que é desde o prólogo - que o abala, e que ela não sabe. Ele também hesita, muda de assunto... E o tempo passa. Ela conhece a avó dele. O pai problemático. Ele conhece o chefe dela - única pessoa com quem ela tinha algum relacionamento de "amizade". E as cenas seguem com os dois curtindo seus momentos juntos. Algumas vezes, ficaram repetitivas. E como não me envolvi, foi um tanto maçante ler cena após cena de romance, num estilo de escrita que não me cativou.



O foco da divulgação do livro, no geral, e a ideia que senti que vocês tiveram em todos os comentários, foi a questão do acidente. Que a ideia era boa e que era um diferencial para o livro. Não. O diferencial é que você sabe o segredo antes de começar a história de fato. O que achei genial para atrair a atenção dos leitores. O restante da história em si, não me mostrou nada de diferente dos outros romances. E não considerei o todo muito bem. O que poderia citar de interessante é que Damon é um homem gentil, inteligente - ele tem uma biblioteca dentro de casa Cof! Cof! Cof! -, amoroso, que exagera em cuidados que me deixariam maluca! Sério, gente, gosto de cuidados e carinho, mas amo minha independência. E isso dele querer controlar muito ela e pagar tudo, não, não dá. E ela é uma personagem divertida. Como eles mesmos se referem, que tem boca suja. Mas de um jeito divertido. Ela é sincera e vai atrás do que acredita - mesmo que seus valores fiquem bipolares às vezes. A avó de Damon também é um doce. Adoro vovós como ela. Ácidas e que se expressam sem pudores - sim, ela é parecida com Josephine. 


E é isso. O livro tem continuação: Conserte-me. Ainda não foi lançado. Eu pensava que não, que acabaria nesse, o que me deixou muito frustrada. Acabou no meio de uma cena decisiva. Ainda não decidi se lerei o próximo. Mas não fiquem presos ao que digo aqui. Positivamente ou negativamente. Apesar de achar que vocês já fazem isso pelos comentários sagazes - haha... Adoro vocês! O que pode dar certo para mim pode não dar para outra pessoa e vice-versa. Se a premissa te conquistou, leia! E aí venha aqui para conversarmos. :)


1 Estrela

10 comentários:

  1. Quando esse livro foi lançado foi realmente como uma "invasão geral" no mundo literário. As chamadas, fotos, quotes..tudo detalhado e colocado ali, cru..para que todo mundo lesse e se interessasse. Óbvio que me interessei porque amo a literatura hot e esse livro tinha ou tem tudo para se encaixar nisso.
    É a primeira resenha que leio de fato e não sei bem o que pensar. Se ainda sinto vontade em ler ou não..
    Também acredito que seja de pessoa para pessoa o gostar ou não gostar. O que não foi bom para você, pode ser para mim ou vice-versa.
    Não acredito no rápido demais, nem com todo o fogo do mundo e nem no fácil demais. Também não aceitaria ninguém me controlando ou pagando tudo. Acho bem estranho.
    Veremos..rs quem sabe eu leia para criar opinião própria!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nunca li sobre o livro, estou ansiosa e ao mesmo tempo em duvida pra ler.

    Gosto de livros que intercalam os personagens, que dá pra conhecermos
    o ponto de vista dos dois. No caso desse, seria legal ver os
    pensamentos de Damon também.
    É uma linda historia, pois fala da personagem encontrando uma pessoa
    que vai fazê-la feliz depois de tudo que sofreu.
    Jo me encantou, ela é forte.

    É um livro bem pequeno, não gostei de ser tudo tão rápido na historia.

    ResponderExcluir
  3. Vi, te entendo perfeitamente. Há exatamente três dias resolvi pegar um YA tão bem falado para ler (não vou citar nome), a expectativa até que estava bem elevada, aí a leitura se tornou a decepção do ano. E foi exatamente como você pontuou: romance rápido, o hot chegou rápido demais, nada me convenceu. Quando a estória não convence a leitura fica maçante e você só termina o livro por terminar, só isso :/
    Passarei Destrua-me, infelizmente. Me recuso a ter outra experiência dessas rçrç

    ResponderExcluir
  4. O título do primeiro livro e o do segundo me lembrou os títulos da trilogia de Estilhaça-me, porém o conteúdo deles são diferentes. Eu já não gosto desse tipo de livro, aí colocam em 255 páginas? Não dá! Em alguns caso até que a história fica boa, mas nesse caso parece ser um romance meio forçado! Eu também não gosto de livros que contém contradição, como nesse acontece, ela não confia nas pessoas, mas de repente confia no Damon (?). Eu acho que leria para conhecer, mas esse não é o meu estilo de leitura!

    ResponderExcluir
  5. A premissa realmente me conquistou, a capa mais ainda e a sinopse ficou uma beleza! O título é suuupeeer convidativo, mas já não quero ler. Não foi pelos seus comentários negativos, mas juntando tudo o que você falou, não é o tipo de livro que eu leria :/

    Mas adorei a resenha! ^^

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi confesso que o livro não me chamou a atenção, a historia e mto parecida com alguns outros livros, gosto de histori\as difentes, mais gosteu da parte de revelçar o sguedo primeiro é bem interessante.. amei a resenhaa e apesar do receio fiquei com vontade de ler.. bjoos

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Tenho que dizer que estava discutindo com meus botões sobre a estrutura de alguns romances, e listei as coisas que menos gostava, e algumas delas você mencionou na resenha kkkk Eu sou como você, não me importo se as coisas entre os casais aconteçam rápido demais, mas tem que me convencer, caso contrário é apenas mais um instrumento barato na literatura. Também estou cansada de personagens bipolares e indecisas demais, é um saco. E situações machistas estão me dando nos nervos também. Bem, eu estava animada pra esse livro por causa da semana de divulgação, e agora nem sei se vou ler mais, não só pela resenha, mas porque tenho tanta leitura atrasada que não estou com presa de me arriscar nesse. Amei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivian, gostei do Damon, mas como não gostar de um homem com uma biblioteca em casa? Ta, tudo bem, concordo contigo que as vezes o cuidado em excesso é ruim, mas acho que vou relevar... pelo menos até ler o livro e comprovar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Vivian!
    Como gosto dos livros hots e com romance, daria uma chance de leitura ao livro, ainda mais que a divulgação foi em massa e não tem como não ficar curiosa por saber o que acontece em todo o enredo.
    Uma pena que não gostou muito e espero ler a continuação também.
    “A verdadeira páscoa está no exemplo de entrega que Jesus nos deixou”. (Jader Amadi)
    Semaninha esplendorosa com o verdadeiro sentido da Páscoa!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. "Ele tem uma biblioteca dentro de casa", hahaha, adorei essa parte =P.
    Risos a parte, eu não esperava muito desse livro. Era mais um New Adult que não parecia ser diferente dos outros.
    Sinto muito por ele ser o que eu pensava, pois vi vários leitores ansiosos (talvez eles se convençam mais que você, mas enfim...)
    Eu não pretendia ler, então, sem grandes modificações no meu planejamento u.u.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.