10 março 2015

Resenha: Jardim Secreto (Book Tour)



Olá! Tudo bem? Hoje a resenha é de um livro que chegou até mim por Book Tour. Mas gostei tanto dele, que com certeza comprarei o meu.

Autora: Johanna Basford

Editora: Sextante
Assunto/ Categoria: Jardim, Natureza, Desenho, Artes, Livro para Colorir,  Livro antiestresse
Sinopse: Jardim Secreto - Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. Jardim secreto é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.



Um Jardim Encantado



Não há muito o que falar sobre esse livro numa sinopse geral, já que seu conteúdo não é uma narrativa - gênero com o qual estou acostumada e costumo resenhar. Sobre o que posso falar bem é a sensação que tive ao experimentá-lo. Mas vamos por partes.


Jardim Secreto é um livro de ilustrações para você colorir. Sim, ele deve te lembrar aqueles da infância que você ganhava para pintar. A ideia é essa. Só que "para adultos". Porém nada impede que crianças o pintem. Mas o conceito é que esse é um livro mais artístico. Possui até grupos onde as pessoas divulgam seus desenhos utilizando vários materiais e muita criatividade. Eu fiquei só com a criatividade de cores mesmo, porque tinha um número de lápis de cor limitado.


As ilustrações possuem a temática entregue pelo título: um jardim secreto. Natureza. Com desenhos além das plantas "escondidos" nas páginas. Você pinta e vai encontrando cada um deles. Gostei de colocar o meu bem colorido, no limite das cores que tinha. A regra do book tour foi de no mínimo duas, no máximo 4 páginas. Gostaria de ter pintado as 4, mas só consegui três.


A propaganda do livro é de que ele é antiestresse. E eu testei. De verdade. Um dia estava em casa muito chateada. Triste por algo que tinha percebido na minha vida. Comecei a pintar ouvindo música. Não resolveu o problema que estava enfrentando, claro. Mas serviu muito bem para me distrair e ajudar a refletir com calma, e até desabafar na arte. A natureza tem um significado especial para mim. Ela representa a conexão com o divino no que acredito. Então pintar imagens de natureza abusando das cores lindas me deu ainda mais segurança.


Como vocês sabem, agora estou na faculdade. Então, adeus trabalhos de pintura. Para quem amava esse tipo de coisa. A criatividade e a combinação de cores. Os materiais de papelaria. E o simples deslizar sobre o papel com a imagem ganhando vida diante dos olhos. Esse livro é para esse tipo de pessoa. Para quem como eu se sentiu um tanto precisando parar tudo da confusão do dia a dia e simplesmente olhar e sentir a vida da natureza. Algo que flui diretamente do seu coração para as folhas. E isso para mim foi carinho no coração.


Foi algo realizado num book tour, portanto o livro não é meu. Depois de uma experiência tão positiva dentro da proposta do livro, só vejo como opção comprar o meu e guardar para esses momentos em que precisar simplesmente relaxar. Recomendo a experiência e o apreciar dos desenhos talentosos da "autora".

5 Estrelas

O book tour foi organizado pela Raquel do Por uma boa leitura e pela Fernanda do Lendo e Esmaltando.




12 comentários:

  1. Já tinha visto este livro pelo mundo literário,mas nunca havia de fato parado para ver do que se tratava..e agora fico aqui, olhando para a tela, com cara de alface murcha!!
    E haveria um método mais fácil e agradável para relaxar do que este? Viajar por um jardim pintado por você mesmo?
    Fiquei encantada com a possibilidade e vou amanhã mesmo procurar meu exemplar! Acredito que tudo que seja diferente do convencional, tenha que ser valorizado demais.
    Eu também quero meu jardim!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me lembrou bastante a minha infância, tanto em casa, com os meus pais, quanto também na escola, quando a prova de Artes era pintar hahahha <3 Esse ponto do livro foi o que eu achei mais interessante, pois relembrar nossa infância sempre é bom para nós mesmos!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vi várias resenhas positivas a respeito desse livro! Apesar do mesmo não possuir, de fato, "uma história contada", estou super interessado em ler! Ou ao menos apreciar as ilustrações tão belas contidas nele.

    Adorei a resenha! Bjs! ;)

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ei Vivian, também quero o meu exemplar! Que trabalhos lindos, não sei se consigo fazer tão bonito quanto estes das fotos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Nossa ameeei kkk amooo pintar e com certeza alivia e mtooooo o stress . estou doida por essa ediçao mtooo lindaaa..
    bjoos

    ResponderExcluir
  7. Acho lindo esse livro, não vejo a hora de chegar o meu. Sempre gostei muito de pintar e como sou muuuuuito estressada esse livro vai ser perfeito pra mim hahaha
    Suas pinturas ficaram muito bonitas Vivian!

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da proposta do livro, gosto muito de colorir desenhos (colorir somente, porque sou um horror pra desenhar kkk) quando estou com tédio, chateada e triste. É uma atividade simples, divertida e calmante, faço geralmente acompanhada da minha sobrinha!

    ResponderExcluir
  9. Acho o livro lindo em todos os sentidos, adoraria ter um exemplar pra embelezar a estante, mas ele ficaria intacto, primeiro porque tenho pena de riscar em qualquer livro, e segundo porque sou uma péssima desenhista, pintora... Realmente péssima em qualquer tipo de arte rçrç
    Suas pinturas ficaram lindas, Vi <3

    ResponderExcluir
  10. Vivian!
    Achei interessante a ideia de um booktour desse livro, porque ao final, as pinturas ficaram gravadas com a personalidade de cada pessoa passou por ele.
    Fantástico!!
    Quero um exemplar desse livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vivian
    Quando soube desse livro fiquei cheia de curiosidade, e de vontade de tê-lo! Até hoje tenho livros de desenhos para pintar que usava na infância. E realmente é um ótimo relaxamento! Amei como você coloriu a árvore, ficou tão linda! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de colorir, nunca testei como "método de distração", mas já fiz para passar o tempo, Com certeza não cheguei no nível "Leonardo Da Vinci" e sei que não vou criar a próxima "Monalisa", mas isso não me impede de me divertir jogando um amarelo ou um azul "ali ou lá".
    O livro cumpre o que promete, só isso.
    Não digo que o achei tão maravilhoso assim, ainda prefiro uma boa leitura, mas serve para relaxar e sair da rotina.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.