23 março 2015

Resenha: Amy e Matthew




Olá! Sintam-se cobertos de abraços quentinhos! A resenha a seguir é do tipo de livro que pede um desses ao final da leitura.




Autora: Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Páginas: 333
Assunto/ Categoria: Romance, YA, Romance fora do padrão, Deficiência, TOC, Escolar, Ensino Médio - Faculdade
Sinopse: Amy & Matthew - Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos. Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou. E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.




"Aprendi a não julgar as pessoas por suas limitações, mas pela maneira como avançam além delas."


Amy e Matthew é um livro que me sensibilizou sem soar forçado e esse é o medo que alguns leitores podem ter, já que se trata de um romance em que ela possui deficiências que restringem seus movimentos e sua fala, e ele, problemas não tão evidentes, mas também sérios. É uma história de amor improvável, e é exatamente isso que faz diferença. São dois jovens que não se encaixam bem socialmente, são jogados à margem, como não aceitos pelas outras pessoas por simplesmente serem eles mesmos. Diante da solidão inevitável, um dia o destino, ou a mãe de Amy e a própria Amy, acaba os unindo. Isso resultará numa história em que a amizade, o cuidado e a aceitação do outro fazem toda a diferença. Amy e Matthew nos mostra que lindas histórias de amor podem surgir de onde há inseparáveis amizades.


Amy, por causa de suas restrições motoras, não tem amigos na escola nem em outro lugar. Está sempre acompanhada de professores ou pessoas mais velhas. Matthew a faz perceber, sem querer, alguns aspectos sobre sua vida, quando ainda nem eram amigos. E ela decide que precisa modificar algumas coisas. Uma delas é aprender a se inserir socialmente. O meio utilizado para isso é que é um tanto incomum: sua mãe decide contratar colegas da escola de Amy para serem seus assistentes num dia, apresentando a ela outras pessoas, com quem poderia fazer amizade. A princípio não funciona bem. Os assistentes mostram que não estão tão interessados em fazer algo legal para Amy. E as outras pessoas também. E ela percebe isso. O diferencial é Matthew, o garoto que com todos os seus problemas, é quem mais mostra cuidado e atenção por ela.


Matthew se tornou um exemplo para mim. Na verdade, os dois se tornaram, mesmo com seus defeitos - defeitos são essenciais em qualquer personagem, por favor. Ele tem um cuidado pelo próximo, um pouco decorrente do problema que possui, mas ainda assim, nem tanto, porque poderia ser diferente. A personalidade dele influi no fato de ele agir como age. É sincero, diz o que é necessário à Amy mesmo que possa doer. Se preocupa e está presente. E, aos poucos, deixa que ela veja as fraquezas dele, para que possa ajudá-lo. Amy, mesmo com todos os seus complexos, é forte. A garota que os alunos do colégio conhecem como a deficiente inteligente que escreveu uma matéria bonita sobre superação é muito mais que isso. É uma garota forte, com jeito fofo, disposta a mudar suas perspectivas e a si mesma, disposta a encarar a vida e a fazer diferente. E é ela quem ajuda Matthew a melhorar. E ele é quem a ajuda a viver melhor, aceitando suas condições e indo atrás do que pode modificar.

Algo que me chamou muito a atenção no livro foi o posicionamento deles diante das outras pessoas. A questão da amizade e dos contatos. A mãe de Amy faz questão de que a filha converse com muitas pessoas, dizendo pelo menos "oi", que ela seja reconhecida e que o mundo veja o sucesso que ela é. A prova de que o que os médicos disseram a ela era falho, que sua filha poderia e está fazendo muito mais. Só que ela foca tanto nisso às vezes, que se esquece de perguntar o que a Amy realmente quer e o que é importante para a vida além da camada superficial de sucesso que as pessoas consideram. Parece bobagem, mas esse livro me fez lembrar que é importante parar e se perguntar "o que é o sucesso?". E a resposta que tive no decorrer da leitura foi que não é ter altas notas e méritos acadêmicos. Essa parte é importante, dependendo dos objetivos que você possui, mas também é fundamental se realizar, seguir seu coração e construir laços verdadeiros. Esqueça aquilo de "você precisa ser popular e amigo de todo mundo", "o que as pessoas pensam de você é muito importante". Esse tipo de coisa é o que a mãe de Amy quer para ela. Mas o que faz Amy feliz não é o "oi" superficial e interesseiro dos colegiais que nunca mais verá na vida, que não se importaram ou irão se importar com ela depois, o que a faz feliz são os bons laços que conseguiu formar, e principalmente, sua relação com Matthew.


A sinopse já diz, que o que mais importa é o mais difícil de dizer. E eu acrescentaria que pode até ser dito, mas o complicado é adaptar a realidade do que foi dito à vida. E é isso que acontece com Amy e Matthew. Ainda por cima, um acontecimento surpreendente dificulta ainda mais as coisas e a amizade é testada. O amor estimulado pela vida, provocado pela distância e o final... O final foi um tanto frustrante, porque eu queria saber o que aconteceria depois da última linha. Mas não havia. Não sei se vai haver continuação, mas pesquisarei e contarei aqui depois. Espero que sim. O livro é maravilhoso. Se você já teve o comum sentimento adolescente de estar desajustado, só, e aprendeu depois sobre a vida através disso, esse livro vai te comover tanto quanto me comoveu. E você se tornará amiga da Amy tanto quanto me tornei. A única coisa que me fez tirar uma estrela foi a escrita ir e voltar algumas vezes, o que foi importante para o desenvolvimento e amadurecimento dos personagens, mas que quebrou um pouco o ritmo de leitura para mim. Em outras palavras, isso é frescura pessoal, porque o importante é que tal aspecto torna o livro verossímil. A vida em si é cheia de idas e vindas, e nos pegamos parados no tempo algumas vezes. Não deixem de ler por isso. Leiam e me contem. Amy e Matthew é simplesmente maravilhoso.



4 Estrelas
(apenas um coração: indicação de não é favorito, mas tem um lugar especial no coração ♥)



24 comentários:

  1. Eu não gosto de livros do gênero Romance, mas eu sei que esse livro é ótimo, pois já vi vários comentários positivos sobre ele, fazendo com que eu tenha vontade para lê-lo! Esse livro é daqueles que deixam o leitor bastante emocionado. Além disso, mostra que por traz de uma grande amizade, existe um grande amor!

    ResponderExcluir
  2. Creio que seja a segunda resenha deste livro que acabo lendo e fico com a mesma pergunta: Porque não li ainda?
    A superação, a amizade, família..o se conhecer e com isso acabar ajudando os demais. Os laços que se formam de uma maneira estranha e diferente,o estar ali disposto a não proteger o tempo todo, mas simplesmente por estar ali. Creio que seja este o maior laço que a história traga!!!!
    Sei que preciso ler urgente...e me encantar também!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho linda a historia desse livro, afinal fala de amor de uma forma diferente.
    Parece ser emocionante, os problemas que os personagens possuem e ao mesmo tempo a amizade vai crescendo.
    É incrível o poder de uma amizade, pode transformar pessoas e mudar sua vida.
    Linda historia, ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  4. É tanta gente falando desse livro, meu Deus, que eu PRECISO lê-lo! Hahahah Além de que a capa é linda, né?
    Posso te dar uma dica? Tire as fotos do livro em um local iluminado, de preferência durante o dia e sem flash. As fotos ficarão mais bonitas ;)
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! ^^
    Cada vez que leio uma resenha desse livro fico com mais vontade de lê-lo. Apesar de não ser hábito meu ler livros que não envolvam fantasia, mistério ou terror, essa história está me interessando cada vez mais.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Esse livro já me encanta pela capa! Acho linda demais!
    E a história parece ser daquelas emocionantes e cheias de reflexões.
    Quero muito conhecer a história de Amy & Matthew.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Já li este livro e não consegui gostar tanto assim, achei a Amy muito chata e o esperava me emocionar mais com o livro mas infelizmente para mim deixou muito a desejar rsrs uma pena mas que bom que vc gostou!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivian, já li muita coisa boa a respeito deste livro, mas não sei porquê, ainda não me interessei muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivian, tudo bem?
    Li esse livro a pouco tempo e ele foi uma tremenda decepção pra mim! Crie muitas expectativas sobre ele, por ele ter uma história tão bonita e aparentemente emocionante. Até metade do livro eu estava realmente gostando do livro, mas dai pra frente que decepção, achei a Amy tão mimada e sem noção em algumas atitudes que teve! Ela sempre criou uma pose de pessoa madura e dai do nada começa a fazer cada burrada que me irritou profundamente. O final eu também achei fraquinho...Esperava muito mais desse livro!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Vejo muita gente falando bem desse livro, ele é realmente bem bonitinho mas a história me parece um pouco sem graça, não tenho muita vontade de ler ele não. Parabéns pela resenha.

    BJOS!

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivian nossa só pela a sua resenha ja me paixonei por Matthew ele parece ser bem fofo e sincero, não sabia ainda do que o livro se tratava, achei bem legal a historia de superaçao dos dois.. ja vi que vou amar o livro, alem da capa ser bem lindaa neh.. bjos amee a resenha parabeens.

    ResponderExcluir
  12. Vivan!
    A descoberta da paixão na adolescência já é bem complicada e para pessoas com PNE ainda mais difícil.
    Gostaria de acompanhar todas as descobertas feitas por Amy e Mathew...
    E que final tão frustrante foi esse? Gostaria de saber.
    Muita luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu já estou suficientemente louca por Amy & Matthew, não posso ficar vendo essas resenhas maravilhosas que falam tão bem da história. Mas eu sei que preciso me preparar psicologicamente para lê-lo, pois a profundidade da história e dos personagens é algo que me emocionada mesmo sem ainda de fato conhecê-los, então sei que vou me emocionar muito com a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Estou bastante curiosa para ler esse livro por dois motivos: as resenhas que tenho lido e a premissa da história. Acho a proposta meio diferente e fico curiosa para ler e conhecer a história dos dois personagens.
    Espero ser cativada como você.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Conheci o livro pela capa ser bem semelhante a outro livro, mas nem tinha me aprofundado nele. Mas a premissa dele é muito linda, e emocionante. Só em ler sua resenha já fiquei com o coração apertado. Livros assim, bem sensíveis e com lições de vida me deixam no chão. Assisti tem pouco tempo A teoria de tudo, então já dá pra entender como estou sensível a essas temáticas de limitações físicas kkkk Espero poder lê-lo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Li a resenha toda pensando que era Eleanor & Park '~' Ai, ai! Eu e minhas maluquices!

    Adorei a resenha, mas a história apesar de fofa não me chamou tanta atenção assim, não como Eleanor & Park, haha!

    Gostei das fotos e quotes selecionados para dar um ar à resenha ^^

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiee.

    Este livro está na minha lista, mas ao mesmo tempo tenho receios.
    Espero um dia lê-lo

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Olá... Viviam, tudo bem?
    Sua resenha ficou linda e cheia de significados... eu não tenho vontade de ler esse livro... a história não me cativou desde as primeiras resenhas que li... até gosto desse tema, mas o enredo em si não me chamou atenção...porém gostei muito do que li em sua resenha e a forma como colocou as coisas e sua visão dos fatos... acredito que para quem gosta muito desse tipo de história vale sim a pena ler e se deliciar... Xero!!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser muito comovente mesmo, e mesmo se ter lido, concordo com você que esses protagonistas merece ser vistos como exemplos pelos leitores.
    Não estou na vibe para esse tipo de livro agora, mas é um que quero ler no futuro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Eu estou super ansiosa para ler este livro e mesmo sabendo que provavelmente vou ter uma ressaca literária. Parabéns pela resenha que só me mostrou o quanto esse livro é realmente emocionante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Pelo menos dessa vez eu não posso te "culpar" por me fazer inserir mais um livro a minha lista.
    "Amy e Matthew" já está lá desde que vi seu anúncio e li sua sinopse. Foi uma conquista à primeira vista.
    Fiquei meio "pé atrás" com o que você falou sobre o final (ainda não me recuperei totalmente do final do último livro =/), mas vou ler, com certeza, pois, como disse, já fui "flechada" por esse livro tem um tempinho <3!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Vivinhaaa

    achei esse livro bem profundo. O livro também me sensibilizou. Amy é maravilhosa e o Mathhew é surpreendente. Como sofri com ele!! Grande leitura

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  24. É um livro sensive e bem marcante pelo que pude notar. Esta é a primeira resenha que leio sobre Amy e Mattew e gostei bastante do enredo, é uma leitura que pelo que percebi, ela mexe com o leitor de uma forma única e isto é diferencial!

    www.daimaginacaoescrita.com

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.