08 janeiro 2015

Começando a ler em inglês - Minha história





   Olá, meus leitores divos! Tudo bem? Hoje, como eu havia dito no post de Top Comentarista, vou falar um pouco sobre minha ideia de começar a ler em inglês este ano e sobre minhas experiências de aprendizado. Comecei a aprender inglês na escola, e onde comecei mesmo a aprender, era aquela coisa do "básico", onde a maioria dos alunos decoravam para passar, sem dar a mínima. Mas eu gostava, ainda que a professora não fosse muito legal. Isso porque a música sempre fez parte da minha vida, assim como a dança. Eu adorava ouvir músicas em inglês, e me incomodava não saber o que as letras diziam, sendo vítima de pessoas que se exibiam por saber, dizendo "Isso não é coisa para a idade de vocês! Não podem escutar ou dançar isso!" - como se o grupo para o qual as palavras eram dirigidas entendesse do que essas pessoas falavam. Bom, isso me irritava. E irrita até hoje. Em qualquer área, não se exiba por capacidades suas. Se gente se achando por aparência física já é feio, gente que pensa se exibir por seus atributos intelectuais é mais ainda. Enfim, antes de qualquer coisa, este post é para dividir experiências pessoais, incentivar quem está incerto sobre ler em outro idioma, ou até quem nunca pensou nisso. E o melhor: trocar experiências por quem está passando ou já passou por isso. Let's go!


   Continuando a história, nesses anos do "sexto ano" ao "nono ano", aprendi inglês na escola. No último ano, comecei um curso de inglês. Só que, infelizmente, não pude continuar por condições financeiras. Mas isso foi pouco antes de eu começar o ensino médio. Só que como eu disse, gostava muito de música, e por isso, buscava traduções, querendo saber os significados das palavras. Ia atrás de verdade. Algo que me incomodava muito no curso de inglês, que era turma iniciante - o curso simplesmente concluiu e me colocou na turma, por eu nunca ter feito curso anteriormente -, e por isso tinha muitas crianças, era o fato de que muitos vão assistir às aulas porque os pais querem que o filho aprenda, mas o filho não quer. Consequências: uma turma atrasada, por pessoas incapazes de prestar atenção e contribuir para aulas que precisam de participação, além de pais jogando dinheiro fora, o que não é da minha conta. Eu não sabia que sairia do curso antes de fazer minha matrícula no Ensino Médio. Por isso, dentre as opções de idioma que minha escola me disponibilizou (inglês, francês e espanhol), escolhi espanhol. Porque inglês eu já tinha, e francês não tinha garantias de que seria no nível iniciante, nem sobre o nivelamento, que só descobri depois de entrar. Por isso, fiquei três anos afastada das aulas de inglês. Por outro lado, aprendi muito bem o espanhol - a escola em que estudei no ensino médio oferece um ensino muito proveitoso para os que sabem aproveitar -, e sou capaz de ler textos no idioma sem dificuldades. Farei outro post falando sobre leituras em espanhol, que também pretendo começar.


   Mas pelos anos longe do inglês, só estimulando a mente com filmes, séries e música, eu esqueci um pouco da gramática. Apesar de conseguir entender, e ver filmes leves sem legenda, ou ler textos descomplicados diretamente também. Acredito que isso, apesar do pouco tempo de curso, seja consequência do meu interesse, por buscar o idioma e me preocupar em estudar bem em todas as oportunidades que tive. E agora, ao final da correria da rotina que foi ano passado, decidi que vou rever o que já havia estudado e seguir adiante até onde der por conta própria. Tenho livros de cursos aqui, e pretendo usá-los. Além disso, vi numa promoção o livro da primeira foto deste post (Como dizer tudo/ Como escrever tudo em inglês), e já comecei a lê-lo. E então, para vivenciar ainda mais, decidi que vou começar a ler livros mais básicos recomendados por outros blogs. Fiz uma pesquisa sobre livros para começar e para os níveis de inglês. E recomendo o canal da Tatiana Feltrin, e sua sequência de vídeos sobre estudar inglês em casa e sobre livros para ler no idioma. Para quem não sabe, além de uma ótima vlogueira e blogueira literária, ela também é professora de inglês. E de todas as dicas que encontrei, as delas foram as melhores. Porém, dentro da pesquisa que eu fiz, vi que era recomendado começar por livros que você já tivesse lido em português. E também vi que The Fault in our stars era um dos recomendados para quem já tinha um nível básico, e que era de fácil compreensão. E eu comprei. 


    Depois, vi Let it snow, que eu já queria também, em promoção no Submarino, e comprei. Aliás, todos eles foram comprados lá. Uma desvantagem do site é que até hoje não encontrei edições desses livros, best-sellers, por lá, em suas capas duras, nas edições hardcover. Só paperback, que é essa edição da foto, muito semelhante a um livro de banca em tamanho normal, com uma qualidade melhor. Capa mole, sem orelhas, folhas semelhantes às de jornal. E eu acho tão lindas as hardcovers, surto vendo booktour de algumas vlogueiras que têm acesso a essas edições em seus países. Mas, já percebi que para tê-las, vou precisar comprar em outros sites, como o Bookdepository. O problema desse site é que você precisa de um cartão internacional, e os preços são um tanto mais altos do que os livros daqui. Mas pelas edições, pode até compensar.


    E este é apenas o início. Meu modo de dizer a vocês que tomei a decisão de iniciar esse projeito: me dedicar a aperfeiçoar o idioma, até um ponto em que possa fazer um curso mais avançado, e ler nele. Principalmente porque pretendo fazer uma faculdade e seguir uma profissão onde isso será necessário. Farei mais posts depois, dando dicas e contando um pouco mais. Também pretendo falar sobre a minha experiência com o espanhol. E, é claro, fazer resenha dessas lindezas na fila de leitura. Ainda não chegou, mas também encomendei minha edição de O morro dos ventos uivantes, igual a de vocês. Ela é bilíngue. E acredito que vá ajudar também - além da edição também ser vida. Confesso que não resisti quando comprei para o Top Comentarista, tive que comprar para mim também. Para ver como é a edição e saber mais, confira o post do Top Comentarista.

 Boas leituras!

12 comentários:

  1. Bom, eu fiz curso de inglês por quase sete anos, ou seja, já me formei. Quando comecei, com 11 anos, eu não gostava, era exatamente como disse, meus pais mandavam e eu ia. Mas depois que fiz minha primeira aula, eu adorei! Você começa a escutar as músicas com outros ouvidos, porque você entende o que a pessoa está cantando. Num filme, você lê a legenda e já sabe o que o ator vai dizer. Isso não tem preço! Hoje, eu gosto tanto de inglês, que ás vezes eu me pego pensando em inglês ou ás vezes falando sozinha. Acredita? Haha Loucura! Mas por incrível que pareça, eu já tentei ler várias vezes livros no idioma e não consegui. Vez ou outra, encontrava expressões que não tinha no dicionário, já me dispersava toda. Tenho alguns livros em inglês, mas ainda não consegui ler nenhum por inteiro. Preciso lê-los, já faz quase 3 anos que terminei o curso e não pratiquei nada. Inglês é uma língua que se você não pratica, esquece tudo. D: Esse ano, pretendo ler pelo menos dois livros no idioma, minha meta! De fato, é mais interessante ler livros que já leu, dessa forma, você se familiariza com o texto e não precisa ficar caçando significados.
    Boa sorte nos seus estudos, Vivian! Estarei ansiosa para as próximas postagens. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ingrid!! <3

      Acredito! suashauhsa.. eu também. É normal, eu acho. E ajuda muito a fixar melhor o aprendizado.
      Até agora não peguei os livros para ler. Estou lendo a minha "meta"... Vou organizando as próximas leituras e sei que esses ainda não estão entre elas. Ainda estou estudando, relembrando o básico para seguir adiante. Super empolgada aqui. E aos poucos vou postando mais dicas para vocês.
      Já posso adiantar que estou empolgada para customizar os cadernos de estudo - num estilo literário. E sim, pretendo postar para vocês como fiz e dar dicas.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu não fiz aula de inglês e nem em outro idioma hahahaah que vergonha eu não sei falar em inglês, mas pretendo mudar isso esse ano, é uma das minhas metas, começar o curso de inglês, sei elaborar varias frases, mas ainda é pouco, porém também quero começar a ler em inglês e isso é o que mais me motiva, eu amo musica em inglês e como você fico irritada por não conseguir entender o que a letra quer dizer, boa sorte na leitura em outras línguas.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!!

      Tente vídeo-aulas para começar... ver se dá uma inspiração. Qualquer coisa estou à disposição para enviar o material que tenho no computador, online ou não.
      Beijos

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não fiz cursos de idiomas estrangeiros, mas tenho uma teoria de que, quem conhece bem seu próprio idioma, terá facilidade ao aprender outros idiomas.
    Devido ao meu apreço pela leitura, consegui ampliar um pouco meu vocabulário. Consigo ler alguns textos em inglês e vários textos em espanhol. Entender diálogos,conversação, é algo que acho mais complicado, pois tem toda a variedade no modo de falar e rapidez com que o falante executa a fala.
    Como uma sonhadora, tenho vontade de conhecer diferentes lugares do globo, portando, faz-se necessário saber outros idiomas.
    Sorte nos seus estudos, continue nos mantendo atualizadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que legal, Joicy!! Concordo..
      Consigo pegar muitas coisas pelo contexto, explicações e tudo mais de forma rápida. E acho que isso se deve a um bom domínio da língua portuguesa e ao hábito de leitura.
      Obrigada.
      Beijos <3

      Excluir
  5. Acho muito bacana você começar a ler em inglês com mais frequência. É ridículo desistimular alguém a ler em outro idioma. Eu fico pasma quando fazem isso. Pois é um trabalho duro e ao mesmo tempo muito bacana. Já fui algumas vezes ao exterior, tive que me virar bastante, aos poucos fui aprendendo. Os livros são um ótimo meio de começar a pegar vocabulário. :D
    Te desejo força e sorte nessa "batalha" :D

    Beijo

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Parece até que você descreveu minha vida! Kkk Sempre amei Inglês (pela música e dança, também!), mas na escola era sempre o verbo “to be” e só kkk Também comecei um curso, que não tinha tanto o problema que você mencionou, a turma era mais nivelada e o professor era ótimo, mas tive que parar por dificuldades financeiras também. Já estudei sozinha por um tempo, mas as coisas do dia-a-dia atrapalharam e eu parei, mas estou me inspirando a voltar! E acho a ideia de ler em inglês, maravilhosa! Acho que vou me aventurar! Kkk
    E falando dos hardcovers, eu amooooo, tenho umas dezenas em casa e são uma paixão! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Obaaaa!! Se eu lançar algum desafio de fotos de livros na fanpage você me enviaria? Ia ficar lindo!! <3
    Volte sim!!
    Let's go!!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.