27 agosto 2015

Resenha: A Lista



Resenha de mais uma coisa linda da Cecelia Ahern

- Livro cedido em parceria com a editora -


Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Assunto/ Categoria: Drama, Mistério, Humor, Pessoas, Ficção Irlandesa.
Páginas: 384
Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.





O mais especial da autora para mim até agora


Amor. Amor é a palavra que descreve o que senti ao ler este livro. Ele começa como quem não quer nada, mostrando a história de uma jornalista que está visitando a amiga com câncer no hospital apesar de não lidar bem com o ambiente de um. Mas Katherine Logan vive um drama muito maior, cometeu um erro como jornalista, expôs um homem de forma errada e comprometeu sua vida. Por causa disso grande parte dos seus dias é uma tentativa de sobreviver aos ataques das pessoas que simpatizam com o homem da matéria injusta. Além disso, sua imagem profissional está comprometida e ela ainda precisa lutar para permanecer na revista da amiga que começa o livro visitando. E isso parece listar uma história de superação, mas não, é uma história sobre pessoas, que nos diz que cada ser humano tem algo a contar e seu valor.



Cecelia Ahern já tinha me encantado nos seus livros que havia lido anteriormente, mas este foi o melhor para mim (não, ainda não li o famoso "P. S. Eu te amo"). E eu finalmente percebi o óbvio que povoa seus livros: ela fala da vida. Do ser humano em si e nos ensina através de suas histórias, claramente sem forçar nada, mas fazendo da reflexão uma consequência de seu trabalho feito com amor. A Lista é onde isso se torna super evidente. Não é um livro que reproduz indústria cultural, com clichés e mentiras que iludem a respeito da vida, mas é sincero. Diz verdades sem agredir, gentilmente. Mostra que assim como Kitty, as pessoas erram, se precipitam, e alguns pagam mais por isso que outros; assim como injustiças acontecem.

Acompanhamos no livro a saga de Kitty para descobrir qual era a matéria que sua amiga (a que foi visitar) queria escrever antes de morrer (não é spoiler, ela morre bem no início). Constance (a amiga) só consegue dizer que tinha uma ideia que nunca publicou e de que gostava bastante e pediu para Kitty trazer uma lista do escritório dela para que pudesse contar o que planejava. A conclusão é que Kitty precisa descobrir o que a amiga tinha em mente e escrever a matéria em um prazo curto para manter seu emprego. O problema é que tudo que ela tem é uma lista com cem nomes e a imprevisibilidade da amiga, que poderia ter pensado qualquer coisa para relacionar as pessoas da lista. Até que Kitty descobre alguns meios e vai conversar com algumas pessoas. E aí é só amor. O livro apresenta indivíduos bem diferentes, mas é fácil você gostar muito de todos eles, porque são pessoas legais.


Adorei a abordagem da parte da técnica da área de comunicação, na qual a autora é formada e eu ainda estou cursando. Gosto de ver essa dinâmica de trabalho numa revista e acho que ela foi bem retratada aqui, a ponto de dar vontade de trabalhar da mesma forma que Kitty no final do livro. Esse foi um ponto que me ajudou a estabelecer uma conexão com a personagem, com certeza. Também senti bem que ela é humana, tem defeitos, mas sem ser aquela coisa de "tem tantos que ficou chata", é mais... real. Assim como os outros personagens, como quando dizem que é preciso ir ao "cerne do que é real". Através das histórias das pessoas da lista nos deparamos com muitos conceitos diferentes, como o ato de presentear, a estética, a velhice e muitos outros. E tudo isso vindo de pessoas que pareciam comuns como eu e você, mas que ao terem suas vidas investigadas, mostram ter muito a contar. Foi um livro que definitivamente disse que temos que ter fala e eu adorei, li num momento em que realmente significou algo pra mim e me lembrou que alguns livros são especiais porque trazem mensagens únicas, apesar de simples, que podem fazer a diferença na vida de muita gente. ♥

5 Estrelas
Favorito ♥


Obs: estou aceitando os outros livros dela, sem ser O Presente e O livro do amanhã e esse, de presente ♥. hehe...


7 comentários:

  1. Eu não costumo ler livros como esse, mas o que me chamou atenção foi o fato de que ele, além de aparentar ser bom, ser reflexivo. Livros assim é ótimo, pois nunca é tarde para pensar sobre a vida. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro da autora. Sinceramente nunca tive muito interesse.
    Gostei da sua empolgação com a história,e talvez eu o leia.
    Personagens reais são sempre interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Não conhecia, é bem diferente de tudo que já li e é isso que gosto...é sempre bom ler coisas novas.
    A historia parece ser muito boa, trazendo a reflexão sobre certas assuntos, e mensagens.
    Ótima resenha

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Vivian,gosto muito da escrita da Cecelia Ahern e estou querendo muito ler essa obra,já faz algum tempo,é muito bom saber que é um livro que retrata coisas que podem vir a acontecer e que ninguém é tão perfeito que não possam cometer erros,e pelo que percebi a protagonista inicia a história já tendo cometido erros e numa situação difícil no geral,quero muito acompanhar kitty,na missão de escrever uma matéria a qual sua amiga Constance queria fazer,mas não teve tempo e a única coisa que ela deixou foi uma lista com 100 nomes quero conhecer essas pessoas que serão apresentadas na história.Depois da sua resenha estou ansiosa.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei sua resenha!
    Apenas li um livro da Cecelia Ahern, Simplesmente Acontece e é um dos meus livros favoritos.
    Tenho muita vontade de ler outros livros da autora e com certeza vou ler esse.
    Achei a história muito bonita e verdadeira. Bem legal que você escreveu que os personagens são reais com defeitos e qualidades. Tanto os personagens quanto a história pareceram bem aprofundados.

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu tenho alguns livros da escritora aqui mas até agora não li nenhum deles.E que bom que esse livro mexeu dessa forma com você,não é todo livro que consegue tão façanha.Personagens reais e palpaveis dão um up em qualquer história.E quero descobrir o que essas 100 pessoas tem em comum e como Kitty vai se sair em sua materia.

    ResponderExcluir
  7. Pode parecer uma surpresa mais ate hoje eu não li nenhum livro dessa autora e confesso que no momento não tenho muita vontade por se tratar de romances, já li varias coisas sobre a lista mas não consigo querer ler, talvez outro dia eu tenha vontade

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.