07 janeiro 2015

Top Comentarista - Janeiro / 2015






  Olá! E aí, gente? Tudo bem? Comigo tudo certinho. Um pouquinho atrasado, mas no ar, o nosso primeiro Top Comentarista do ano. Ebaaaa!



E para começar bem, começamos com um clássico, numa edição de luxo. A edição é bilingue (português e inglês), capa dura, e com folhas amareladas, como nós gostamos. Todo o conforto que adoramos. E o fato da edição ser bilingue não é por acaso. Este ano, eu começarei a ler em inglês e espanhol - e isso não é meta não cumprida de Ano Novo -, e pensei "por que não dividir dicas de leitura em outros idiomas com eles?" Por isso, farei posts contando sobre a experiência de ler em outros idiomas. Também estou estudando sozinha em casa, já que tenho o básico de cada um, e quero me aprimorar. Dependendo da aceitação de vocês, posso dar dicas sobre isso também, contando um pouco da minha experiência.


(Confira a sessão de fotos da edição e as explicações a respeito da jacket)

Sinopse do livro: Esta obra foi publicada em 1847 através do pseudônimo Ellis Bell. Hoje considerado um dos grandes clássicos da literatura universal, caracteriza-se como uma grande história de amor amaldiçoado e de vingança, e visto como a mais intensa história de amor já escrita na língua inglesa, tendo recebido fortes críticas quando de sua publicação no século 19. 
Um ano antes de seu lançamento, as três irmãs Brontë - Charlotte, Emily e Anne - haviam publicado uma coletânea de poemas sob o nome de "Currer, Ellis e Acton Bell". Nos círculos literários ingleses era crença generalizada que as "Irmãs Brontë" e os "Irmãos Bell" fossem as mesmas pessoas. No entanto, o simples crédito deu margem a controvérsias: qual das irmãs Brontë seria qual dos irmãos "Bell? Correntes de críticos afirmavam que os três pseudônimos pertenciam na realidade à Charlotte Brontë; outros sugeriam que os demais pseudônimos "Bell" não se relacionavam com nenhuma das irmãs, e se referiam a seu Irmão, Branwell. 
Críticos da época reagiram com indiferença a O Morro dos Ventos Uivantes, comparando-a desfavoravelmente com "Jane Eyre", de Charlotte Brontë, enquanto outros achavam o livro excessivamente mórbido e violento. Finalmente, a reavaliação crítica gradual encabeçada pela própria Charlotte resultou no reconhecimento do gênio de Emily e na aceitação de "O MORRO DOS VENTOS UIVANTES" como uma obra-prima singular, representando um distanciamento radical da tradição vitoriana de romance, uma vez que - é fortemente influenciado pelo estilo de lorde Byron e Percy Shelley, em suas poesias, e pelo ar gótico e rebuscado de Horace Walpole (autor do primeiro romance gótico "O Castelo de Otranto") e por Mary Shelley (autora de "Frankenstein" e "O Último Homem"). 
O Morro dos Ventos Uivantes possui características ímpares diante de seus contemporâneos: enquanto outros se baseavam em ações complexas, geralmente tortuosas, sua estrutura dramática é resultado do choque de vontades, através de uma rica mistura de romantismo e realismo, transbordando de paixão, turbulência e misticismo.
Este livro já foi adaptado mais de vinte vezes para o cinema, rádio e televisão. A versão de William Wyler de 1939, estrelada por Merle Oberon como Cathy e Laurence Olivier como Heathcliff, é considerado um dos grandes clássicos do cinema até os dias de hoje. 



  Tudo explicado, vamos às regras do Top Comentarista!


Regras


- Ser seguidor do blog Reflexão Literária pelo GFC OU Networked E curtir a fanpage do Reflexão Literária.
- Comentar em todas as postagens de 05/01/2015 a 31/01/2015. (Lembrando que só serão aceitos comentários dentro dessas datas!)
- Comentar neste post para afirmar que está participando, e deixando no corpo do comentário seu endereço de e-mail, para contato.
- Ter endereço em território brasileiro.
- Posts de promoção não serão válidos para o Top Comentarista. Os posts participantes terão ao final o banner da promoção.
- No caso de haver mais de um ganhador, será realizado um sorteio entre os mesmos. 
- Após o sorteio do ganhador, um e-mail lhe será enviado. O mesmo deve ser respondido em até 72 h. Caso o ganhador não responda, um novo sorteio será realizado.
- Só será computado um comentário por post!
- Comentários que não condizem com o post, superficiais e que deixem claro que quem comentou não leu o que está escrito, de divulgação e sem sentido NÃO SERÃO COMPUTADOS! Exemplo: "Adorei a resenha! Vou ler o livro". "Gostei do blog, gostei do post." 



Banner do Top Comentarista de junho:





Boa sorte!

7 comentários:

  1. Que edição mais perfeita é essa? Adorei. Participando, com certeza!

    Ingrid Sodré - sodre.ingrid@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. É um livro incrível, li quando tinha 10 anos, foi um pouco complexo, devido a pouca idade, mas apreciei a leitura, de toda forma.
    É muito interessante encontrar esse livro em um Top comentarista, ainda mais uma edição tão linda, vou tentar participar, com toda certeza.
    E-mail: joicy_rock.c@hotmail.com
    GFC: Joicy Borges
    Desejo sorte no seu projeto, vou adorar saber como está o andamento.
    "Que a sorte esteja sempre a seu favor"
    Participando =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Participando e torcendo por este tesouro! Que edição linda!
    Geórgia Alice Germer
    georgia.alice@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Participando! Tô apaixonada por essa edição liiiiiiiinda!
    barbaraoyama@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Cheguei um pouquinho tarde, mas vou tentar.
    Já acompanhava o blog anonimamente... why not, right? :P

    Aym
    aymee.meira@gmail.com

    Beijo

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  6. Victória Santana

    victoriasantana2711@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Participando e torcendo MUITO s2

    Karolyne K
    karolyne_26@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.