07 janeiro 2015

Sentimento de Leitor #9 - Onde você lê?


Olá! Tudo bem com vocês? Hoje o assunto dos nossos sentimentos é o lugar onde fazemos nossas leituras.




     Meu local favorito para ler é perdida em meio a cobertores quentes, no frio. No conforto dos lençóis, tendo só a chuva como interlocutora. Eu e ela. E uma história. De preferência com uma bebida quente e um chocolate. Tato, paladar, olfato, visão e o melhor: o coração e a mente atuando. Relaxando. Tudo trabalhando numa fusão que encanta a alma. E me transforma a cada linha. Mas há muitas outras opções de locais para ler, e há leitor que diga que não há meio bom o suficiente, especialmente na posição. Sentado, deitado de costas, de lado... nada é confortável o bastante. Mas isso não me incomoda. Abro o livro sem reclamar e embarco numa viagem em ótima companhia. A posição não me parece algo tão complicado. Mas o lugar... 


     Há lugares melhores que outros em dados momentos. Depende de nós, do clima que vivemos. Se somos ventania, tempestade ou calmaria. O ambiente de leitura nos acompanha, conforta, acolhe e renova. E quando mal escolhido, piora tudo. Há quem adore uma beira de piscina ou a praia para ler nesse verão. Tentei a praia. E o melhor de tudo é ouvir o som do mar, sentir o vento e a maresia. Mas acho que funciona melhor quando você está sozinha e a praia mais vazia. Praia cheia com pessoas falando à sua volta ou um clima muito quente podem incomodar. Porque são coisas que podem incomodar até mesmo se você não estiver lendo. Outro causador de inquietação é ler na beira da piscina quando tudo que você quer é estar dentro d'água. A não ser que o livro seja muito bom. Aí é uma agonia gostosa. Mas de qualquer maneira, esses devem ser os melhores lugares de leitura no verão. A não ser que você tenha um ar condicionado - opa, isso soou muito consumista? -, porque no Rio a sensação térmica tem chegado a um estado em que é muito difícil ficar confortável só com ventilador. Mas... um sorvete... uma bebida gelada... ajudam. Então, podemos dispensar o ar. E até arriscar dizer que o melhor ambiente para ler em qualquer estação é aquele que te dê paz.

      Mas há situações que não dependem do clima. Dependem do ambiente. Pessoas viciadas como eu, e como eu acredito que a maioria de vocês seja, leem em qualquer lugar. Essa é a verdade. Aí lugar para ler vira só uma questão de lugares em que mais gosto e lugares em que menos gosto. Durante a rotina normal, o fato é que sempre há um livro na bolsa. Muitas vezes, ao sair de casa, eu não tinha que levar bolsa ou levar algo pequeno para o básico (documentos, chaves, celular...). Mas quantas vezes não reforçamos o que temos em mãos para comportar um livro? Uma ideia particular é usar ecobags. Tenho uma pequena da Turnê Intrínseca, e não uso capa de livro, levo-o dentro dela. Dentro de onde estiver, acho mais seguro colocá-lo na ecobag, com posts-its e canetas. É praticamente um "kit-leitura". Quando tenho que ir a um lugar simples, onde quase nada é preciso - por exemplo, até o salão de beleza - levo só a ecobag, que é pequena, com o que tiver que levar a mais. Vocês sabem... aquela leitura de espera. Básica.

      E aí chegamos a um assunto importante: leituras em salas de espera. Pessoas viciadas em leitura têm esse problema, qualquer momento parado tranquilamente sem ter o que fazer precisa ser preenchido por leitura. Não é qualquer inquietação. Não é fofocar. Não é conversar com a pessoa ao lado. Muito menos pegar as revistas da mesa mais próxima. É retirar o livro da bolsa e começar a ler. Em filas de banco, em consultórios, hospitais, exames, salões de beleza, em encontros esperando a pessoa chegar... Um leitor sempre tem um livro esperando para ser lido em sua bolsa. Ou mais de um. O importante é ler. É acelerar o processo. Se divertir. Ter cores enquanto o restante das pessoas está no mau humor cinza. A leitura, na maior parte das vezes, dá um outro olhar. Um ânimo que só os leitores conhecem: satisfação. Com um misto de frustração quando você está na melhor parte e a espera acaba.

     E o que falar, então, dos transportes públicos? O mais conhecido momento. Em que aquele que lê e consegue lugar na hora mais lotada do dia se sente como se tivesse ganho na loteria. E aquele que continua em pé, ou até mesmo num banco mais distante sem um livro, precisa descobrir o que o outro está lendo. Um momento em que viramos espiões. Concentrados em descobrir a leitura alheia, na maioria das vezes sem ser descobertos. E o esforço vale a pena quando conhecemos o livro. E muito mais quando já o lemos. 

    Mas tudo isso é tão relativo... porque é uma atividade que alguém gosta de fazer. São lugares onde as pessoas gostam ou não de estar. É alguém que gosta de resmungar contra o mundo e alguém que ama a vida e as pessoas. Infinitas personalidades. Contar é um ato desprezível. A maior felicidade, independentemente do lugar, é amar o ato. Amar a leitura. E se satisfazer por descobrir em meio às páginas novos universos, novas poesias, novos amores. É se descobrir. Se perder e se encontrar. É ler. Estar feliz. Sem se importar com o lugar. Em outras palavras... se contentar é amar. E amar, para muitos de nós, é ler.


5 comentários:

  1. Vivian do céu! Adorei o texto. Concordo com tudo! Muitas vezes, na correria do dia-a-dia, nós encontramos um tempo vago para ler um pouco, mesmo que seja dentro do ônibus/metrô lotado, mesmo que seja por poucos minutos no dia. Não me prendo a lugares ideais para leitura, mas tenho minhas preferências, gosto de lugares tranquilos, silenciosos e que, principalmente, me transmita conforto. Não é sempre que encontramos lugares assim, não é? Mas não tem problema também. O importante é ler! Hoje em dia, todos aqueles que encaixam a leitura em algum lugar do seu dia, têm um diferencial em todos os aspectos possíveis. Leitura é algo extremamente essencial para qualquer ser humano. Lindo seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, nossa eu leio praticamente em qualquer lugar, ultimamente tenho lido muito em ônibus, e de vez em quando dou uma escapadinha no serviço e leio um pouquinho, gosto muito de ler no sofá, na cama e fora de casa ao ar livre, eu acho que esse é o lugar que mais me agrada, gosto de ler sozinha, só o ônibus é uma exceção hehehe, mas acho super importante ter um lugar favorito para ler, faz com que esse momento seja mais prazeroso.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. O seu texto expressou totalmente o que a leitura representa, escolheu as palavras certas para nos encantar, parabéns, escreveu um ótimo texto.
    Eu me sinto mais confortável após essa leitura, pensei que fosse a única pessoa que lia em, praticamente, todos os lugares e oportunidades.
    Não costumo sair muito, então, normalmente leio em meu quarto ou na área de lazer de minha casa.
    Sonho com o dia em que vou levar minha cesta de piquenique, colocar ao lado do lago do parque de minha cidade e abrir meu livro, só saindo de lá após o anoitecer.
    Não aprecio uma leitura barulhenta, faço raras exceções, pois prefiro apreciar o livro em sua totalidade e temo perder algo com o barulho alheio.
    Tenho o poder de entrar e divagar nos livros, me desligando da realidade, o que já me rendeu boas "broncas", mas tudo isso vale a pena, pois só um livro nos leva a outras décadas, a outros mundos, a outras realidades, a outras vidas.

    ResponderExcluir
  4. Sério que colocou uma cena de 101 dálmatas no seu texto? Assim eu não consigo me concentrar. Eu sou apaixonada pelo filme, meu sonho é ter um Adam (vulgo sorvete de flocos hahaha). Eu tô virando fã dos seus textos, menina! Sério, a cada um que leio já quero outro e outro e outro... logo vou me internar. hahaha Eu leio livros sob qualquer circunstância e local. Se estou triste ou feliz... humorada ou mal-humorada... pra mim tudo é motivo pra ler. Principalmente no trânsito caótico de sp e em filas de espera! Assim, entro em outro mundo e vivencio algo positivo :D

    Beijo

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Que texto lindo!!! Eu sou uma leitora compulsiva, então leio em qualquer lugar, sempre que posso, mas amo ler no meu quarto, sozinha, de dia ou de noite, com friozinho, não me importo com comida ou bebida enquanto leio, nada disso, só tenho olhos para o livro. Você me descreveu, porque ler em fila é comigo mesmo kkk Li na fila pra votar, na fila do banco, no salão de beleza... Não tem coisa melhor! E nessa de descobrir as leituras alheias, já paguei muitos micos! Kkkk E ao contrário de muita gente, não gosto muito de ler ouvindo música ou com outros barulhos ao redor, mas já li numa cadeira próxima a piscina, tiveram que me arrastar a força! Kkk Eu amo a paz e o silêncio pra ler!
    Beijos

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.