15 janeiro 2015

Resenha: Labirinto de Espelhos





Autora: Bárbara Negrão
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 453
Assunto/ Categoria: Romance Sobrenatural, Romance Jovem, YA, Vampiros, Ficção, Literatura Brasileira
Sinopse: Quando a estudante Eva Lins conhece o misterioso e sedutor Willian não imagina quais segredos ele podia esconder por trás de tanta beleza. Que ele é perigoso, ela pôde ver em seus olhos desde a primeira vez que se encontram, porém, a vontade de estar junto a ele é maior do que qualquer pressentimento que a jovem possa ter. Chocada pelas revelações, e ao mesmo tempo atraída e fascinada por todo o mundo novo que envolve Willian, Eva não se deixa intimidar e se entrega à história que promete ser a mais emocionante de toda sua vida, sem imaginar que mais mistérios estão para serem revelados. 



Diversão, surpresas e romance


   Labirinto de Espelhos segue um pouco a trilha de muitos livros que já vemos por aí, mas tem seus diferenciais. O livro conta a história de Eva Lins, uma estudante que tem uma vida normal. Volta de suas férias, tem suas amigas, daquelas do tipo "conte tudo", que se importam em estar sempre em contato sabendo o que acontece. E o único drama de sua vida é que seu melhor amigo, Noah, deixou a cidade sem se despedir adequadamente dela. Isso depois de uma pequena discussão entre os dois, na qual ele havia declarado sentir mais que amizade - sentimento que Eva não pôde retribuir. E isso a deixa entristecida. E é chato ter que voltar à escola, de uma cidade pequena, contando isso para os curiosos, acostumados a sempre vê-la junto de seu amigo. E é nessa confusão que William chega à cidade, como aluno novo da escola - fazendo muito sucesso entre as garotas. E até aí, você deve estar pensando "ah... já vi isso antes e sei como essa história vai seguir". Sim, você já viu isso antes. Mas não, você não sabe.



   Sou uma fã de histórias de vampiros, e conheço tudo aquilo... Crepúsculo foi meu primeiro amor, até eu crescer e ver que os personagens são totalmente irreais e problemáticos - mas ainda mantenho meu carinho pela história.  Já li outros livros com a temática, só que mais adultos. E vi aquelas séries... True Blood, Vampire Diares... E por isso eu digo que sei que a estrutura a princípio se parece. Se alguém me contasse como estou contando sobre esta história, eu pensaria o mesmo. E talvez até perderia o interesse. Mas falando novamente como alguém acostumada a ver isso tudo, posso dizer que estaria cometendo um erro se seguisse por esse caminho. Porque Labirinto de Espelhos é uma história igualmente boa, como as outras, com novidades a contar, para os fãs do gênero, e para os que têm medo de vivenciarem um romance tipicamente adolescente e perderem a paciência com irrealidades. Bárbara Negrão sabe ser convincente com os fatos, mas além disso, surpreendente.

      O ritmo de leitura é bom. As cenas são engraçadas, e eu consegui me sentir mais jovem lendo o livro. Entrar e rir com Eva e suas amigas. Ter as expectativas em relação aos primeiros sentimentos. E isso é engraçado, porque depois de uma boa dose de literatura voltando a esse tempo com personagens da mesma idade, não senti isso. Na verdade, com outros livros eu geralmente fico um tanto de saco cheio de algumas futilidades e ingenuidades. Mas em Labirinto de Espelhos, consegui compreender a ingenuidade de Eva e torcer por ela nos momentos em que se mostrou mais forte. E consegui relaxar com as brincadeiras, que acredito serem mais próximas da nossa realidade - da realidade do leitor brasileiro. Realizei esta leitura durante as madrugadas. E me peguei, diversas vezes, cantando as músicas que selecionava para as cenas a plenos pulmões. Feliz e empolgada pela história. Inclusive numa das cenas mais engraçadas, quando uma garota do colégio de Eva tenta dar em cima de William e suas amigas a incentivam para que ela vá até eles e mostre que ele se interessa por ela. Consegui não pensar nos discursos de "ele é que é o errado se aceitar e der em cima da garota" e rir diante das dicas das amigas que saíram de alguma revista, torcendo mesmo para que ela fosse lá e me divertindo com outros detalhes que seriam spoiler. Quando dei por mim, estava cantando como louca Misery Business e rindo ao voltar para o livro.



     E as melhores coisas durante a leitura, fora o romantismo cativante entre o casal, e o próprio mocinho - que não é meu tipo favorito, mas me conquistou mesmo assim pelo seu amor e lealdade -, são esse ar humorístico adolescente, que nos faz sentir mais jovens durante a leitura. E o suspense as surpresas. A história é construída de modo que você sempre espera que algo inesperado vá acontecer. E não é o tipo de escrita como suspense que deixa sempre muitas e muitas perguntas. Mas do tipo que deixa tudo bem, para do nada te surpreender com um acontecimento. Mas também não faltam perguntas e mais surpresas ao final. Algumas, inclusive, que farão com que Eva amadureça. Você sente isso. A diferença entre a personagem chateada pelo amigo que foi embora no início, e a nova no final, depois de uma série de acontecimentos que mudou totalmente sua vida. E você também sente que tudo fará com que ela seja melhor ainda no próximo livro. Em que, ao que tudo indica, coragem e confiança serão necessários para enfrentar todos os desafios postos no caminho do casal e de outros personagens. Com um ar com certeza mais sombrio. E só de pensar nisso, com a escrita divertida e surpreendente de Bárbara Negrão minhas mãos se movem inconscientemente e meus olhos se arregalam, loucos pelo livro sequência da série, que espero que venha logo, logo.



4 Estrelas




Sugiro que se você for ler o livro, conheça a autora. Ela é um amor, simpática e empolgada, receptiva. E é maravilhoso encontrar autores assim para livros tão divertidos. Você percebe que o coração dela está realmente na história. E quando a história passa a estar no seu também, vocês têm algo incrível a dividir. Visite a fanpage. E veja a entrevista com a autora.


Amazon
Livraria Cultura
Eba Livros


7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro, porém, eu tô mega curiosa para conhecer mais o Noah. O Edgar me atraiu muito mais do que o William, sabe como é, gosto do perigo hahahah

    Agora é sentar e esperar a continuação, ainda está sem previsão. Hoje postei uma entrevista com a autora. ♥

    Beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  3. Willian se tornou querido para muitas leitoras, pelo menos, foi o que vi. Existem vários comentários acerca desse livro e da graciosidade que é esse vampiro. Eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo desfazer isso em um breve futuro.
    De fato, só com a sinopse, achei bem clichê, não achei que iria agregar algo ao meu "currículo de histórias de vampiros", mas, ao ler as resenhas e ver os comentários, pensei que talvez eu estivesse errada e, pode ter certeza, espero estar.
    O sobrenatural intriga, instiga, é por isso que é divertido, te faz sonhar e querer o impossível, gosto do gênero, mesmo sabendo que ele não pode acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu amei a resenha, já tinha ouvido falar do livro e estou mega curiosa para ler ele, agora com essa resenha fiquei ainda mais empolgada para ler ele, tenho certeza de que irei adorar a historia.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de narrativas sobrenaturais, mas adoro histórias que envolvem vampiros. Não gosto desses mais atuais, prefiro os da Anne Rice ou o clássico Drácula. Essas histórias adolescentes costumam ser um porre, de fato, quando envolve seres sobrenaturais então, piora! Mas pela sua resenha, embora envolva tudo que citei, essa história em particular parece ser um pouco diferente. Acho que daria uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian é muito bom mesmo quando encontramos uma autora simpática assim. Vou querer conhecer o livro dela, não só pelo enredo apresentado, mas principalmente porque você falou que ela é muito simpática.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Sou apaixonada por vampiros também, só li Crepúsculo e não continuei a série, sempre conheci vampiros bem do mal e mais reais, então... não me liguei muito a Edward e Cia. E eu acho que eu agiria da mesma maneira que você mencionou sobre o livro, quando soubesse que envolvia vampiros. Tenho que dizer que já ouvi falar de Labirinto de Espelhos, mas não sabia quase nada a respeito, a sinopse não é muito reveladora, o que é bom kkkk Mas minha visão já é a de querer esse livro urgentemente, já estou rindo só de imaginar as cenas! Kkk Amo livros engraçados e reais! Vou adicionar ao Skoob agora! Kkk
    Beijos
    Ps.: E a foto que você tirou com o livro ficou incrível!!!

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.