28 julho 2014

Sentimento de Leitor #7 - Nós lemos porque...






    Olá! Tudo bem com vocês? Comigo tudo bem. Sumi esses dias - acho que bati o recorde de dias sem postar - porque a rotina está pesada, e sempre parece que algo fica para o dia seguinte. Mas vou conseguir me organizar! Sem mais, hoje vamos falar sobre a principal questão dos leitores. Afinal, por que nós lemos? Por que você gosta tanto de ler? O que faz com que nos identifiquemos tanto com algo que tenha a menção de "leitor"? Ao passarmos em frente a uma livraria, precisamos entrar. Bibliotecas? Também. E se tem promoção de livro? Lá estamos nós. Lendo a todo momento e a toda hora em que é possível. Por que gostamos tanto disso? Minha teoria é a de que para cada um há um tipo de emoção, um motivo específico e mais um milhão de individualidades. Mas, precisamos ter algo em comum para nos identificarmos. 

     Dizem que faz bem para a saúde, que melhora o aprendizado e a memória, a escrita... E que faz o ser humano crescer. Só que já cansamos de ver exemplos contrários por aí. De pessoas que leem, mas não necessariamente "crescem" a cada livro que leem - pelo menos não evidentemente. E eu acredito fielmente que todo livro pode trazer um tipo de reflexão. Até os em que os personagens só fazem bobagens. Afinal, estamos reconhecendo atos a não serem seguidos e pensando até num porquê para não segui-los. Mas... até onde os livros podem passar o algo mais? Até quando quem os ler deixar. É preciso querer refletir, analisar a questão, prestar atenção na escrita e na gramática, nas ideias, ou no que mais for possível. E decidir aplicar aquilo ou não. A decisão é nossa. Então, ler para se tornar alguém melhor pode ser um bom motivo para alguns, mas seria inválido para o todo com suas divergências. Posso dizer que este é um dos motivos para eu gostar de ler. Mas é meio óbvio, não é? Não é a toa que o nome do blog é Reflexão Literária.

        Então... lemos pelos sentimentos? Outro excelente motivo, mas incompleto para responder a questão. A viagem de sentimentos que nos invade quando lemos aquele livro favorito, sendo sugados para dentro de outras realidades é fascinante, claro, mas aí também pode haver fuga da realidade. E quem lê só pelos sentimentos, então, nunca lerá por outra coisa? Nunca poderá aprender nada ao ler? Ou não sentir e mesmo assim persistir no livro? Então, ler pelas emoções por si só é incompleto. E pela fuga da realidade que vem junto das emoções? Também generalizador e inválido. Eu não leio para fugir da realidade. Posso ler pelos sentimentos. Mas no meu caso as duas coisas não se misturam. Leio para entrar na realidade. Para compreender o mundo melhor e me tornar melhor. Assim, me religo totalmente à vida, vivendo outras diversas perspectivas. 

          E para o leitor que lê por amor, por gostar das palavras e da sensação de vivenciar outros mundos, a leitura nunca será por status. Será sempre, inevitavelmente, por algo que vem de dentro. Ler é um sentimento intenso. É uma opção. E este sentimento, em sua natureza, tem a companhia do amor. Quem, em nosso mundo, consegue explicar totalmente o que é o amor e por que ele surge por tal objetivo? Ficamos só nas teorias. Nas discordâncias. Nas divagações. Vale ressaltar ainda a particularidade do ato. Tal como amamos, cada um, de uma forma - alguns não demonstram, outros exageram, outros não compreendem... - cada livro é amado de uma forma e traz algo para a pessoa que o lê. Ao nos debruçarmos sobre as páginas e explorarmos toda sua amplitude, temos a mesma particularidade dos relacionamentos. Cada um se estabelece de uma forma e traz alguma coisa. Nem sempre dá certo. Mas também pode ser apaixonante, viciante, perfeito, intenso... E o principal: nem sempre entendemos por que gostamos tanto daquela relação, porque decidimos seguir adiante com ela. Mais difícil ainda é falar sobre o todo, sobre por que se relacionar no geral. Simplesmente, é pelo instinto, pela necessidade, de um porquê que não está nas palavras. Da mesma forma, o amor pela leitura é extramente precioso para ser posto em palavras.





         














4 comentários:

  1. uaau, que texto lindo ! *o* belas palavras , Vivian !
    Acho que cada um tem seus motivos para ler. Alguns gostam de aumentar o conhecimento, outros leem por obrigação dos pais (hahahaha), outros leem por amor, ou por gostar de entrar num mundo que não é seu mas você se sente bem entro dele. Leem porque gostam e fujir da realidade e sentir, pelo menos por poucas horas, que sua vida é outra. Para nós, leitores assíduos, só uma palavra pode responder essa pergunta : amor.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  2. OI Vivi!
    Arrasou no texto!Acho que vc capitou um pouquinho de cada leitor que existe dentro de nós! Eu acho que já li por todos os motivos que vc citou - Em diferentes momentos da minha vida, e com muitos desses porquês entrelaçados!
    Sempre leio com o intuito de tirar algo do livro para minha vida, não importa o livro ou o estilo, sempre tem o que ''sugar'' deles. Já li para sair da realidade, outras para voltar para ela. Leio sempre por amor, pq eu amo ler, amo o meu momento com as histórias, a minha conexão com os personagens, o modo como eu visualizo, como eu imagino e como essa paixão me faz bem!
    AMEI suas palavras!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/07/vale-pena-ver-de-novo-especial_28.html

    ResponderExcluir
  3. Achei incrível o seu discurso. E concordo com a Paula quando ela diz que vc conseguiu captar e demonstrar uma parte de cada leitor que possuímos. Leio por vários motivos: por hobbie (amo muito ler), por ser uma atividade prazerosa nos momentos de tranquilidade, por ser um ócio produtivo (ajuda a melhorar o vocabulário, a escrita, e até mesmo diminui a timidez), por me identificar com os personagens, por querer que a realidade do livro seja nossa realidade, enfim...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vivian!
    Não canso de lhe dizer o quanto você escreve bem, mas adorei o seu texto, de verdade!
    Leio por muitos motivos, acho que varia bastante de acordo com o meu espírito no momento da leitura, e do livro, é claro.
    Em certos momentos eu só preciso de um livro pra me tirar da realidade, mas em outros só preciso de algum que me mostre a realidade nua e crua...

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.