18 março 2014

Saudades daquela arte...






  Ah... Que saudade! Que saudade da arte do corpo, da expressão, do falar material da alma... Sim, amo os livros, contemplo a literatura. A arte da palavra. Mas não posso deixar de saudar carinhosamente a tão querida arte da dança. Há tanto tempo não a pratico regularmente... E minha alma vira e mexe sente saudades dos passos, do esforço, da dedicação, da expressão, da beleza... Talvez me seja uma aptidão particular. Se eu pudesse, aprenderia os mais variados tipos de arte. Iria à música, ao teatro, à dança, como atuante, personagem, como atuante no mundo especial, na esfera de alegria que se forma ao redor da contemplação da arte. E tem tanto tempo... Já não posso tocar, se não na arte das palavras. A arte solitária do escritor, do poeta, que preso em sua mente e em seus devaneios, cria seus mundos e situações. A dança também pode ser só, mas eu queria aprender a praticar aquelas que não sei como manda a tradição. Queria apreciar as danças orientais, observar a beleza da dificuldade disfarçada da dança do ventre, girar saias em meio a danças ciganas... Sentir a liberdade fluir em cada passo, e não viver mais como um pássaro engaiolado, que dentro de sua própria vida, não pode apresentar a arte que tanto ama. Aquilo que lhe ensinaram a amar desde tão cedo. Tento alcançar a dança, tento tocar sua superfície, mas volto para a realidade. Sei que os palcos não voltarão tão cedo. O frio na barriga das apresentações iniciais se refugiará em distâncias dentro do meu ser. E talvez, a dança adormeça de novo... Para em breve, ser despertada novamente dentro de mim.


   Parece injusto. Desde cedo, aprendi a amar a arte. Era o que eu respondia quando me perguntavam sobre o que eu queria fazer, queria ser artista. Só que hoje, isso tem uma conotação muito mais ampla para mim. Eu compreendo. Queria ser da arte. Da dança, da palavra, do teatro, da expressão da alma... A imitação da realidade que nos toca profundamente, seja como for, toma grandes sentimentos dentro de mim. Quisera eu, poder desfrutar mais intensa e amplamente desse mundo. Mas hoje, sou apenas das palavras. Desde pequena, aprendi a amar a dança. Dançava em grupos, aprendia passos, coreografias, e desfrutava a imensa felicidade da realização da dança. Eu aprendi a amá-la. Aprendi a fazer com que ela fosse parte de mim. No tempo em que me afastei, me senti incompleta. Mas retornei depois... A vez era da dança de rua. Os passos eram fortes em meio aos sentimentos, e a expressão queimava a atmosfera da apresentação. O impacto dos pés no chão era contagiante, as mãos ao alto eram expressão, os giros exalavam essência de diversos sentimentos e a música nos tocava lá no fundo... Era perfeito! Quem me dera poder voltar...

   E oportunidades de dança solo até aparecem, para apresentações. Só que eu não teria coragem... Só iria se fosse com alguém. Eu sei... Talvez eu só dificulte as coisas. Confesso que aproveito os momentos em que estou só para expressar a arte que pulsa dentro de mim de vez em quando. Danço sozinha, interpreto passos, expressões. Imito, crio... E sinto meu coração explodir ao ver apresentações. Sinto tanta falta... Aquelas poucas vezes na semana em que me dedicava a aprender uma coreografia, os inúmeros momentos de ansiedade para finalmente me apresentar... Mas quem diria, a arte ainda lá, era minha principal companhia. No meu segundo contato com ela, eu sei que era sozinha. Era eu e a dança em meio ao grupo. Eu me disfarçava, mas não me enturmava. Era só mais alguém querendo se encontrar. Alguém que sabia que seu lugar era na arte. Aquela menina em que ninguém prestava tanta atenção até o dia da apresentação. Aquela que não sabia nem fazia a menor ideia de quem era. Que tentava passar despercebida. Hoje eu sei quem sou. Encontrei meu lugar. Tenho confiança em mim mesma. E que diferencial eu faria hoje! Sei que me descobri, minha alma floresceu e está, é claro, em mutação constante. Mas floresceu, se transformou em algo muito melhor... Eu queria tanto ver a expressão dela na dança! Na arte da palavra? É isso que você está vendo, e um pouquinho mais... Talvez aqui, só haja aquele pedaço melancólico. Aquele pedaço que morre de saudades daquela arte... da arte da dança!




















15 comentários:

  1. Que incrível! Consigo até sentir um pouquinho dessa paixão pela dança lendo o texto.
    Apesar de não compartilhar do mesmo gosto, tenho algo parecido em relação a música. *-*
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Como a Ana Paula disse da pra sentir essa paixão pela dança, faz a gente amar essa arte nem que seje somente por um momento, achei lindo o texto. ..

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Ah no meu momento atual, adorei ler isso. Lindo e verdadeiro.
    Este vídeo eu já tinha visto, pois amo dança do ventre...

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. que texto belo ! *o*
    Eu também gosto de dançar , mas entre gostar e saber dançar há uma diferença muito grande. Acredito que dançar é um dom, e tenho certeza que você o possui.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi

    acredita que nunca fiz nenhum tipo de dança? Minha mãe pe bailarina e eu nunca fiz ballet na vida. Hoje em dia danço na academia, mas acho que isso não conta, né? =P Ter segurança e confiança em si mesmo é essencial para qualquer coisa na vida =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiii Vivian!
    Meu sonho de criança era fazer ballet, mas eu tinha vergonha porque sempre fui uma criança gordinha e tinha vergonha de ficar no meio das meninas magras.... mas nunca deixei a paixão de lado... Fiz um pouquinho de jazz e dançava sozinha em casa!
    Aqui perto tem vários estúdios de ballet, vejo mulheres e crianças, mas tenho vergonha de ir até lá! Quem sabe um dia crio coragem e dou uma passadinha.... ihihihhh...
    Belo texto!
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  7. Oi,Vivian!
    Que belo texto! A dança é mesmo um dos mais belos modos do ser humano se expressar. Sempre quis dançar, mas confesso para você que nasci com dois pés esquerdos, sou péssima. Admiro muito quem sabe dançar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo!! Também sou apaixonada por dança, uma arte linda.
    Esse video é muito bom!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto!
    Não sei dançar, mas deve ser uma emoção muito grande expressar os seus sentimentos com essa arte.
    Amei o vídeo.
    Beijinhos!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoroo danças! Quando era mais nova, fiz todo tipo de aula, mas fiquei mais tempo nas aulas de Jazz e Sapateado (adorava!). Eu ainda faria, se não fosse pelos horários (ficou difícil de ir depois :/)... Uma época também cheguei a fazer teatros musicais, eu amava!
    Realmente, se expressar com a dança é muito legal! Eu sinto falta!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  11. Sei um pouco como se sente, adoro dançar! Mas infelizmente não tempo para isso :/ É uma das formas onde me expresso melhor. Fiz um tempo dança de rua também, e é incrível.. Queria poder voltar no tempo e desfrutar tudo isso novamente. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Achei esse texto muito massa. Apesar de perceber o quão você gosta da dança, as palavras se tornam insuficientes para demostrar sua felicidade ao fazer aquilo que gosta. Já no meu caso, é o Teatro que me encanta.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Texto maravilhoso! Adorei o vídeo, queria saber dançar! :B

    Beijos
    Modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, adorei o texto, e o que seria de mim sem a arte? hahaha não vivo mais sem ela, e acho que muita gente é assim também, é como se ela fosse o ar que respiramos, eu gosto de tudo que envolva a arte, seja cantar, dançar, atuar, escrever, tudo, sou uma admiradora dela, e é tão gostoso ver um texto maravilhoso como esse e perceber que ai esta mais uma amante da arte.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Que bacana! Acho bem bonito pessoas que dançam (nao é o meu caso haha). Poste vídeos de você dançando de tempos em tempos ^^

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.