14 março 2014

Dicas de estudo para vestibular





Olá! Há algum tempo eu perguntei a vocês se achariam interessante se eu fizesse um ou mais posts falando sobre dicas para estudar para vestibular, e vi que vocês aprovaram a ideia, então, cá estou eu para dar meu depoimento.


   Primeiramente, acredito que seja válido dizer o que me levou à ideia de elaborar um post com essa temática. É muito simples: estou em época de vestibular. Só que o curso que pretendo fazer só tem em uma faculdade no estado em que eu moro, e a concorrência é alta. É... Vou ter que estudar bastante esse ano. E eu poderia dizer que até ainda mais, porque não vou fazer cursinho. Não farei porque não tenho dinheiro, e mais uma vez, terei que estudar por conta própria. Já fiz concurso antes, para entrar no colégio onde estudo, e foi a mesma coisa: eu não pude fazer cursinho, e estudei por conta própria, com alguém para tirar dúvidas, no caso, uma explicadora. Foi fácil? Não... E acredito que agora será ainda mais difícil. O que me salva é o fato de estudar num colégio que realmente ensine, com qualidade, e onde há os chamados "aprofundamentos". Que são aulas com os próprios professores, no contra-turno, voltadas para o vestibular. E essa semana que já fui mais cedo em alguns dias, além de me programar para estudar em casa. O resultado na sexta? Uma pessoa cansada, que se tivesse que estudar algo pesado agora, não teria um rendimento tão bom. E é aí que está uma das dicas que será elaborada abaixo. Sem mais delongas, vou listar para vocês uma lista de dicas que eu uso por mim mesma, junto das dicas que vi na aula inaugural do Descomplica, que para quem não sabe, é um site de aulas pré-vestibular. Link aqui.




   - Estude tudo! Essa parece óbvia, não é? Mas não é tanto assim... O bom é estudar o máximo que você puder, mesmo aquelas questões do "não costuma cair". Muitas vezes, um conceito é importante para você entender outro, por isso, estude! 

   - Faça exercícios! Exercitar é fundamental, afinal, quando você fizer a prova, você não vai ter que apenas ler, vai ter que mostrar que sabe. E muitas dúvidas só aparecem ao fazer exercícios. E quando se fala das exatas, aí é que os exercícios são fundamentais, e quanto mais, melhor. Atenção também ao nível a que você vai se dedicar. Procure, na hora de estudar tal tema, fazer questões anteriores das provas que irá fazer. Assim você se adapta ao nível cobrado, que pode vir a ser um diferente do que você está acostumado.

   - Preste atenção nas aulas! O vestibular cobra a matéria do ensino médio. Não vai ser muito fácil para você se você não aprendeu nada nos dois anos anteriores de estudo. Aprender em um ano o que você deveria ter aprendido em três não pode ter os mesmos resultados. E no terceiro, é óbvio que fica impossível relaxar. 

   - Ao mesmo tempo em que exercitar e estudar muito é importante, o descanso e a socialização também são. Saber equilibrar tudo é fundamental. Não adianta estudar o tempo todo e não absorver bem o que estuda porque está cansado, pensando que poderia estar fazendo outra coisa. O segredo é dividir o tempo. Ter seu tempo para estudar, e ter seu tempo para descansar. Sempre, em algum momento, você pode achar que a rotina está cansativa, principalmente no início. É normal a gente não conseguir se organizar tão bem a princípio, mas com o tempo, tudo vai se acertando. 

    - Seja autônomo! Ou seja: independente! Não espere que alguém venha lhe cobrar ou lhe puxar pela mão para começar sua rotina de estudos ou estudar naquele dia. Tome você mesmo a iniciativa! Corra atrás! E ao mesmo tempo, saiba estudar em grupo, com amigos. Mas entenda que o seu resultado você consegue sozinho.

   - Top Heavy: fazer o mais pesado no início. O que isso significa? Estudar primeiro as matérias em que você tem mais dificuldade, que são mais cansativas. E como primeiro? Nos primeiros dias da semana. E também, estudar com mais intensidade de manhã (ou no horário mais cedo que você tiver disponível), porque ao chegar em casa de noite, você estará cansado, e vai acabar deixando para depois. E o mesmo vale para a matéria complicada, estudando ela no início da semana, você já a encara descansado. E claro, para o início do ano. Acho que em pleno ensino médio eu não preciso dizer que a gente não deve estudar tanto conteúdo em cima da hora, não é? Estude com antecedência. E comece pelo que você achar que mais precisa estudar. 

   - Contextualizar. Pegar palavras-chave das matérias e colocar isso no seu dia-a-dia. E ao ver tal ou qual coisa na rua, tentar se lembrar de tal conteúdo dado, como o nome de uma rua, que foi homenagem a uma figura importante, ou o número da casa da esquina, que pode ser 289, 17 ao quadrado. E da garrafa que sua, por causa da condensação... E por aí vai. 

   - Prática deliberada: estabelecer metas. Você pode estabelecer que vai parar de estudar depois de fazer tal número de exercícios, ou depois de tantos acertos, ou depois de ler tantas páginas. E se for perto do final de semana, o prêmio pode ser ver aquele filme que você queria, ou no caso dos leitores do blog, devorar logo aquele livro que você estava louco para terminar.

   - Motivação: ter em mente o seu objetivo final, os seus resultados, o sonho de entrar naquela faculdade e começar uma vida nova, estudando em maior parte, a sua vocação. Sempre se lembrar de por que motivo você está se esforçando tanto.

    - Foco: estudo passivo x estudo ativo. Saiba receber as informações e ir atrás delas, exercitá-las. Entenda que você precisa se organizar para realmente aprender aquilo, porque para simplesmente decorar sem compreender o sentido, é melhor parar por aqui. Já se contariam erros desde já.

   - Metas e sistemas: planeje metas e as cumpra através de sistemas. Programe sua rotina.

   - Tenha responsabilidade: o esforço que você precisa fazer é todo seu. É algo que ninguém poderá fazer no seu lugar. Deixe a preguiça de lado e corra para estudar. Uma boa dica é contar os domingos, ou qualquer outro dia da semana. Agora nós temos, se não me engano, 32 domingos até o exame do ENEM. Quando você estiver em casa e ouvir a música do fantástico, uma reprise da semana vai vir na sua mente. Se você tiver estudado, ótimo! Se não, boa sorte... O tempo passa muito, muito rápido!

  - Faça resumos das matérias. Se os exercícios ajudam muito nas exatas, os resumos ajudam muito nas humanas. Explique para si mesmo, faça esquemas, ligue uma coisa a outra.

  - Use e abuse da arte. Uma boa pedida são os filmes históricos, ou que lembrem de certos conflitos. Alguns vestibulares até contextualizam essas artes com as questões.

   - Use e abuse das vídeo-aulas! Na internet temos uma boa quantidade de vídeo-aulas disponíveis, que ajudam a tirar muitas dúvidas.

   - E para a temida redação: treine! Escreva bastante, nem que seja um pouquinho, de qualquer coisa, todo dia. E leia, leia muito! Aumente seu vocabulário e estude a gramática para evitar erros! Acreditem em mim quando digo que uma boa edição de gramática e alguns exercícios salvam nossa vida. Aprendi tudo isso quando estudei para o primeiro concurso, e acabei revendo no ensino médio. Não é difícil! E uma vez aprendido, o conteúdo vai com você para a sua faculdade. Vamos combinar que um trabalho entregue cheio de erros é de doer o coração, né? Acho que não importa a faculdade.

   - Pesquise apostilas na internet e faça os exercícios! Isso também vale para as provas anteriores.

    - E um pouco antes da prova, não deixe de fazer seu simulado para calcular seu tempo e se avaliar! 






 Essas são minhas dicas, por hora. Se você tiver mais alguma, deixe nos comentários. Me conte sobre suas experiências também!













20 comentários:

  1. Show esse post! Muita gente vai curtir as ideias e aproveitar melhor os estudos.
    Como eu já passei por esse período, só me resta desejar boa sorte.. será uma longa jornada, mas valerá à pena!
    obs: Também não fiz cursinho e passei de primeira. Acho que o que vale mais é a qualidade do seu estudo particular.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ainda não cheguei aí mas isso tmb serve pra mim, as vezes é bem difícil se concentrar quando vc não gosta da matéria .

    ResponderExcluir
  3. Estou no segundo ano do ensino médio mas vou fazer ENEM esse ano para testar e, se eu passar , pretendo cursar à faculdade , até porque botarei para o curso que eu realmente quero (e já falei com meus pais sobre isso, os dois concordaram \o haha). Não pretendo fazer cursinho, pois, além de não ter dinheiro para isso, não gosto muito da ideia de fazê-lo. Estudo no IFMA e não fiz cursinho (na verdade nem estudei , não queria passar kk) e passei mesmo assim. Sinceramente, a ideia de passar horas numa sala de aula (provavelmente à noite, já que estudo pela manha e frequentemente tenho aulas à tarde) cansada, e ainda pagar por isso, não me agrada muito. Já basta as horas passadas na escola. Tenho me esforçado para estudar sozinha, principalmente porque ainda tenho quase dois anos pra fazer o ENEM "definitivo" digamos assim. Agora, por exemplo, só estou visitando os blogs que costumo visitar porque estou esperando umas vídeo-aulas carregarem ali nas outras abas kk
    O melhor de tudo é que posso guardar o dinheiro que seria do cursinho para comprar livros <3 haha (e lê-los só depois do ENEM, porque não tenho tempo nem de respirar).
    Um abraço e boa sorte pra quem ta estudando assim como eu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Andrea!!
      Te entendo bem no que você fala sobre ter muitas coisas durante o dia e ainda acrescentar mais uma... o descanso também é importante! Se não a gente surta! kkkkkkk.. Eu fiz ano passado também, no segundo ano, só que infelizmente tive que faltar no segundo dia. :/ Achei que não é difícil, mas sim cansativo! Tomara que a gente consiga passar! :D Já temos muita sorte de estudarmos em colégios federais. São a nossa salvação!
      Beijos! :D

      Excluir
  4. Oii..
    Fazer resumos e fazer exercícios com certeza são ótimas dicas..
    Post ficou 10

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já passei desta fase, agora estou no aguardo da passagem dos anos para reviver isso com meus filhos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Gostei das suas dicas. E o melhor de tudo, é que alguns vestibulares tem a lista obrigatória de livros. No ano que prestei as provas, a lista de livros foi muito boa, tinha ótimos autores.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de suas dicas. quando prestei as provas de vestibular, algumas instituições tinham ca lista obrigatória de livros. Foi muito bom, conheci muitos autores e ótimos livros.

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii Vivian!
    Isso foi muito bom!
    Na minha época, uns 10 anos atrás, eu não fiz cursinho. Estudava por conta própria ou em grupo.
    Mas no meio do caminho eu tive que me mudar, trocar de escola e isso embananou minha vida. Acabei "deixando pra lá" e levei o resto do terceiro ano de qualquer jeito.
    Fiz vestibular e passei em 3 particulares (uma até com bolsa 100%) e na UFRJ fiquei pra reclassificação, que perdi porque era muito nova e entrava quem era mais velho.
    Enfim... Não desista!
    Boa sorte e vamos que vamos!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh! Eu já passei por isso, li vários livros, estudei aos sábados, me esforcei, mais infelizmente tive que optar por uma faculdade particular. Mas acho que essa é uma época da vida única, e mesmo com todo o cansaço e noites sem dormir, vale a pena.
    Ótimo post, ótimas dicas.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já passei dessa fase, ainda bem. Mas parabens pela iniciativa, muito bacana você ajudar as pessoas nessa fase tão importante e difícil na vida das pessoas!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, adorei o post ele é de muita ajuda mesmo, eu vou tentar entrar na federal esse ano de novo, então as suas dicas são bem vindas, espero conseguir, esta tudo anotado, obrigada por fazer esse post, amei.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, adorei o post ele é de muita ajuda mesmo, eu vou tentar entrar na federal esse ano de novo, então as suas dicas são bem vindas, espero conseguir, esta tudo anotado, obrigada por fazer esse post, amei.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse post!
    Não estou nessa fase de vestibular. Já passei dela.
    Mas pra quem precisa é muito bom.
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijinhos.

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivian! Amei esse post, sério!
    Muito boas as suas dicas, e eu seguia muitas delas, e ainda sigo. Eu já te falei que passei pra farmacia na UFF mas continuo estudando para o vestiba né? Vamos estudar e manter o foco!!
    Ano que vem quero te ver feliz e universitária!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  15. Não preciso mais por enquanto prestar vestibular, mas suas dicas ajudam também nas provas da faculdade. Sempre fui daquelas que estuda em cima da hora e nem sempre isso foi bom pra mim. Confesso que tenho uma preguiça enorme de estudar, mesmo gostando do mesmo. Vai entender. Obrigada pelas dicas, que com certeza vou tentar aplicar a minha rotina da faculdade. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Quero passar longe de vestibular!
    Dicas ótimas. ;)

    ResponderExcluir
  17. Achei esse post super interessante e completo, Vivian!!!
    Quem quiser passar em algum Vestibular ou concurso, tem que fazer tudo isso que você listou mesmo. Lendo essa dicas, me fez lembrar de todo o processo pelo qual passei.
    Ficarei torcendo por você para conseguir atingir seu objetivo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante do post, mas já passei da fase vestibular, então nao os acompanharei com tanta frequência. Mas continue fazendo-os, creio que vá ajudar bastante gente.
    Também nao tinha grana pra cursinho, aí fiz prova e estudei num cursinho popular (hoje faço federal). Dê uma olhada se na sua cidade ou regiao nao tem!
    Que curso voce quer?

    Boa sorte e muito sucesso!

    ResponderExcluir

  19. Post de qualidade, vou aplicar esse conteúdo no colegio objetivo zona norte SP, ótima, recomendo demais a leitura desse artigo

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.