14 setembro 2015

Assisti e recomendo: El libro de la vida/ Festa no céu



Oi, queridos! Estive um pouco fora do ar e peço desculpas, já estou voltando ao normal. Hoje trago uma recomendação de filme super especial ♥ Vamos ver!


No início do ano fiz um post sobre ler em inglês e contei a vocês que também planejava fazer algo parecido quanto ao espanhol. No momento estou aprendendo o idioma e meu curso indica algumas coisas bem legais para ler e assistir, este filme, que também tem sua versão em português conhecida como Festa no céu, foi uma delas. Adorei a animação e venho super recomendar tanto para quem tem algum contato com espanhol quanto para quem não tem. E também já adianto que queria saber de vocês, se querem resenhas de livros em espanhol, porque já tenho um e logo terei outro para resenhar (eles também possuem versões em português). Sem mais, vamos falar um pouco da história de El libro de la vida/ Festa no céu!



El libro de la vida é um filme estadunidense, uma animação do tipo comédia romântica com aventura, que se ambienta em volta da cultura mexicana e da festa do dia dos mortos. Para quem não sabe, o dia dos mortos é levado muito a sério no México. Para eles, há vida após a morte e os mortos precisam ser recordados, por isso no dia 2 de novembro (nosso dia de finados), eles festejam, colocam comidas e várias coisas, para se recordarem dos que se foram. A celebração foi considerada Patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco. O filme ilustra bem esse aspecto cultural, com a história super fofa de um triângulo amoroso que serve de aposta para algo realmente grande.

A história principal é vista como se contada. O filme começa com um grupo de crianças fazendo um passeio em que a guia do museu que visitam, de cultura mexicana, lhes conta uma história do Livro da vida. Essa narração gira em torno do romance entre Manolo, Joaquín e María. Os espíritos de Catrina, governante da "Tierra de los Recordados", e Xibalba, governante da "Tierra de los Olvidados", fazem uma aposta envolvendo o destino de Manolo, Joaquín e María, que são um trio de amigos onde os dois garotos amam a mesma menina. A aposta, então, gira em torno de qual dos dois María escolherá para se casar. Se Catrina ganhar, Xibalba deixa de se envolver nos assuntos dos homens, mas se ele ganha, troca de reino com Catrina. A história mostra esse desenrolar, a intervenção de Xibalba na história, a cultura do México principalmente em relação ao dia dos mortos, e traz reflexões muito legais dentro dos acontecimentos. Tudo com efeitos visuais lindos.


Algumas das mensagens mais legais que o filme passa são sobre, claro, a questão da vida após a morte, a amizade, o amor, a família, a tradição, a coragem, seguir o que se quer e escrever a própria história. Mas uma que chama a atenção e é ainda mais importante pelo contexto, é a de ser contra a morte de touros em touradas. O filme também tem músicas super fofas e lindamente cantadas pelos personagens. Vale a pena ver pelo conjunto final impecável, diante da junção de tantos fatores bons. E se você estuda esses idiomas, dá para ver em inglês ou espanhol, pelo que tem mais relação direta. :) Eu adorei e tive no filme um que sei que pretendo rever e rever muitas vezes na vida.


Trailer em espanhol



Trailer dublado



Lançamento: 16 de outubro de 2014 (1h37min) 
Dirigido por: Jorge R. Gutierrez
Gênero: Animação, Comédia, Família
Nacionalidade: EUA

Um comentário:

  1. Vivian,El Livro de la vida ou Festa no Céu é muito emocionante e fofo e apaixonante,amo estilos de comédias românticas e com triângulos dois rapazes amando a mesma menina e o interessante que aprendemos a cultura onde o dia de finados é comemorado com festa.Gostarei muito se você começar a fazer resenhas em Espanhol,amei o trailer do filme,com certeza pretendo assistir.Beijos!!!!

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.