15 abril 2013

As fases da saudade







  É engraçado. Passamos o dia todo juntos, mas eu quero mais. Quero mais uma dose de você.      Sei que pode parecer cliché ou até mesmo estranho, mas é assim que as coisas são conosco. E há quem saia por aí dizendo que o amor é bobagem... Bobagem é dizer isso. Geralmente quem diz isso já se decepcionou muito, e perdeu as esperanças. Sabe por que as pessoas se decepcionam assim? Porque o amor delas não foi verdadeiro. Ou foi não correspondido, ou foi ilusório, ou... Simplesmente imaturo. Lembra daquela frase? "O amor maduro diz: Preciso de ti, porque te amo. O amor imaturo diz: Te amo porque preciso de ti."? É por aí que a história desse pessoal vai. Nosso amor é o amor maduro. Aquele que visa ao saber e ao amadurecimento. Que Sócrates descreveu, sabe? Ao final de tudo, percebemos que nosso amor nos faz contemplar a sabedoria, de tanto que aprendemos um com o outro. Não é isso que o amor deve fazer? Não deve fazer feliz e trazer aprendizado nos momentos ruins? Pois então, estamos no caminho certo. 



  Continuando a falar sobre minha saudade, devo ressaltar que pode ser apenas um minuto, ou uma hora, ou um dia... Não importa, ela sempre está aqui. A saudade de um minuto é aquela que dá quando você vai embora. Na verdade, ela é até instantânea. Antes de você partir meu peito já dói. Você ri, ou só diz "eu sei". Mas isso é sério, ok? Vamos ser mais compreensivos? A saudade de uma hora, é aquele momento em que você já chegou em casa e  diz para mim o que está fazendo. Então começa a chover e eu fico pensando em você, em como nosso dia foi bom, e em como eu gostaria de terminar o dia ao seu lado. A de um dia, você sabe, é bem comum. É meu coração apitando nervoso, se estressando com coisas insignificantes, mas para quando você finalmente aparece e me abraça. Tudo fica bem... Tranquilo, meu mundo e o seu, reunidos em um abraço apertado. A de uma semana, que cruel! Já chegamos a ficar separados uma semana? Não sei, mas sei que já foi quase isso. Só de pensar já dói. Sabe o que é a cada dia, depois de acordar e te mandar uma mensagem, levantar devagar, sentindo o vazio da minha cama sem você, sair mundo a fora com a cara e a coragem, quer dizer, saudade, lembrando de você só por ver cada lugar pelo qual já passamos juntos, ou até mesmo um casal fofo por aí? E quanto mais o tempo passa, mais o peito dói, mais o coração lembra da sua ausência. Mais eu te ligo e recebo ligações. E este é o momento em que somos criticados, chamados de "grudados", pelos decepcionados pelo amor. Não liga, eles não entendem... Ainda não passaram por isso e viram como dói a dor da saudade.

    Mais chato ainda é quando a saudade está na fase corrida. Aquela fase em que temos 1312412432149 coisas para fazer ao mesmo tempo, e para nos falar, tão pouco tempo. É tão chato. Dói tanto ter que ficar longe assim de você, meu estresse indesejado só aumenta. Se eu pudesse escolher um dom, escolheria a nossa telepatia, para sempre estarmos em contato, apesar das regras. Sabe, tipo Lena e Ethan, de Dezesseis Luas? Acho que ajudaria bastante saber o que estamos pensando às vezes. Mas como não sou uma conjuradora, ficamos felizes com o que temos. Nosso amor é um dom, afinal. No mundo em que vivemos, dois jovens terem nossa mentalidade e sentimento é coisa difícil, vamos admitir. 

  Além das fases que citei, e da irritabilidade da saudade, tem a saudade ciumenta. Que chata! Como me faz ficar mal. Penso em você e tenho ciúme... Sabe, estou me curando, vamos com calma. E ciúme é tema para outro post. Junto dela, também anda a que já falei, a saudade irritada. Não fico tão de bem com a vida quando você não está por perto. Penso que é porque como dizem, só o amor constrói. E às vezes ficar longe de você me deixa tão... Ah, você sabe. Fico mais louca que o normal. Quando me ver assim, tente fazer uma daquelas suas surpresas fofas. Garanto que vou amar, ainda mais se tiver chocolate. Mas por que estou falando de chocolate? Eu não deveria falar da saudade? Paciência, caro leitor, estamos conversando. Voltando à parte da saudade, outra fase é a da carência. Fico tão para baixo... Vai notar que te ligo bastante nesta fase. Assim como você faz comigo, sabe? E não adianta, vamos esperar uma ligação um do outro. Não tem jeito! É aquilo de precisar incansavelmente de um carinho... Falando em carinho, a saudade carinhosa é aquela em que pensamos em mil e uma surpresas para fazermos. Em mil e uma forma diferentes de dizer "eu te amo". A saudade do "eu te amo", você já viu. Como falamos isso! Geralmente é na saudade de um dia, ou uma hora. Você sabe. 

   Meu coração bate abalado sem você. Meu raciocínio poeta, fica melancólico e crítico. E meu corpo sente sua falta, assim como sente frio nos dias mais gelados. Dentre estas e mais muitas outras fases da saudade, o amor sempre cresce e nossa alma sempre se enche de luz, seja pelo amor ou pelo aprendizado das fases escuras. Entre tantos tons, claros e escuros de saudade, creio que nosso amor tem uma variada paleta de cores, e ainda que pensem que isso tudo enjoa, que um dia destoa; pela variedade, louca e apaixonante, nós sabemos, isto tudo, ainda que já tenha bastante tempo, é só o começo, o começo do para sempre.



 "É uma coisa extraordinária quando conhecemos alguém com quem podemos dividir a nossa alma, que nos aceita como somos. Eu tenho tentado pelo o que parece um tempo muito longo superar o que eu sou e com a Bella sinto que finalmente posso começar. Eu gostaria de propor um brinde a minha linda esposa. Nenhum espaço de tempo com você seria suficiente, então comecemos com o para sempre." - Edward Cullen, Amanhecer: Parte 1."


4 comentários:

  1. Boa tarde! Passando para parabenizar-lhe pelo seu excelente trabalho. Muito bom Vivian. Vá Além! Ótima semana! Tudo de bom! abraços! gersonalan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.