05 agosto 2015

Resenha: Red Hill




Livro cedido em parceria com a editora


Autora: Jamie Mcguire

Editora: Verus - Grupo Editorial Record

Assunto/ Categoria: Ficção Americana, Apocalipse zumbi, Fim do mundo, Romance, Drama.
Páginas: 350
Sinopse: Para Scarlet, cuidar de suas duas filhas sozinha significa que lutar pelo amanhã é uma batalha diária. Nathan tem uma mulher, mas não se lembra o que é estar apaixonado; a única coisa que faz a volta para casa valer a pena é sua filha Zoe. A maior preocupação de Miranda é saber se seu carro tem espaço suficiente para sua irmã e seus amigos irem viajar no fim de semana, escapando das provas finais da faculdade. Quando a notícia de uma epidemia mortal se espalha, essas pessoas comuns se deparam com situações extraordinárias e, de repente, seus destinos se misturam. Percebendo que não conseguiriam fugir do perigo, Scarlet, Nathan, e Miranda procuram desesperadamente por abrigo no mesmo rancho isolado, o Red Hill. Emoções estão a flor da pele quando novos e velhos relacionamentos são testados diante do terrível inimigo – um inimigo que já não se lembra mais o que é ser humano.  O que acontece quando aquele por quem você morreria, se transforma naquele que pode lhe destruir? Red Hill prende desde a primeira página e é impossível deixa-lo até o final surpreendente. Este é o melhor da autora Jamie McGuire! 





Quando sua autora favorita escreve uma história de apocalipse zumbi...


Pela milésima vez, sim, Jamie Mcguire é uma das minhas autoras favoritas, se não "A autora" favorita. Ler Red Hill, um livro que sai da vida dos Maddox e do gênero com o qual me acostumei em relação à autora, é, ao mesmo tempo, um prazer e uma aventura arriscada, porque claramente há o risco de quem é fã de Travis e Abby não se deixar levar pelo livro da mesma autora que conta a história de um apocalipse zumbi. Mas Jamie não me decepcionou. Eu senti na escrita o "toque pessoal dela", aquilo que a gente identifica no bom autor, e acredito que sua abordagem do tema não poderia ter sido diferente. E em relação a histórias de zumbis, também penso que a autora não deixou nada a desejar.



Red Hill narra um apocalipse zumbi no mundo, desde o início do problema, os surtos individuais identificados como "nova gripe", até o final que deixa todo mundo com o coração na mão. Para isso Jamie conta a história de três pessoas que em certo momento se reunirão em um único lugar, um refúgio, chamado Red Hill. O lugar é um rancho próximo a cidades pequenas, com estoque de comida, armas e vista da área ao redor que ajuda a garantir a segurança. O lugar perfeito para abrigar qualquer um. E as pessoas que contam suas histórias são Scarlet, Nathan e Miranda. Scarlet é uma mãe separada, uma personagem forte que descobre ser mais forte ainda com o caos do mundo; trabalhava num hospital onde tem um contato que lhe apresentou o rancho. A tensão de sua história e em parte do livro, é sua procura e espera constante pelas filhas, que estavam com o pai no momento em que a "doença" começou a se espalhar.

Nathan é marido e pai. Sua esposa é uma alienada, e sua vida ao lado dela é infeliz. Quando o "surto" acontece, ela ainda tem coragem de ser pior ainda do que já era na convivência. Natan segue adiante com sua filha em busca de abrigo. É um homem doce, respeitoso e corajoso, e felizmente consegue chegar ao rancho mesmo sem conhecê-lo antes de todo o problema emergir. Miranda é filha do médico dono do rancho e viaja com a irmã e os namorados das duas, pensando em apenas fugir de tudo, já indo em direção a Red Hill quando a crise começa. Ela é uma bomba prestes a explodir, e quando algo a incomoda, não tem medo de dizer o que pensa. Um pouco egoísta, indecisa... Mas suas características em contraste com as dos outros dois personagens narradores, mais velhos, deixam claro a diferença de idade e a necessidade de amadurecimento. A parte de Miranda lembrou um pouco a escrita de Jamie no new adult, por ser uma personagem na mesma faixa etária dos personagens, e pelo toque de romance conturbado que a rodeia.



Com direito a nomes diferentes de "zumbis" para os "infectados", mortes de personagens como manda a vida nesses dias difíceis, aflição, desenvolvimento de teorias para a causa do problema, seres humanos contra seres humanos, pessoas surtando e tudo mais que um apocalipse zumbi causa bem, Jamie Mcguire nos conta uma história que vai além dos "pontos base" desse tipo de ficção. É pela exploração do lado humano que ganha o leitor e o diferencial de sua história. Pela crise, pelo pesar sobre a vida deixada para trás, pela alegria do que vem de bom com a tragédia, pelo romance, pela ação, pela sensação de perda, pelas inúmeras dúvidas que podem habitar o mesmo coração e pela necessidade de sobreviver à tragédia, a autora nos cativa. Os personagens são bem desenvolvidos pelo seu passado, já que antes de todo o problema acontecer, conhecemos um pouco de sua história e depois vemos como reagem diante das dificuldades, conhecendo-os ainda melhor. Eles se tornam pessoas com quem compartilhamos sentimentos, que entendemos, e que torcemos para que fiquem vivos pelo menos até a última página. E quanto ao final, a parte mais polêmica de tudo do gênero, acredito que foi o melhor possível. Fiquei totalmente satisfeita com ele, vesti a armadura e encarei as perdas com o coração em paz. É um livro de uma das minhas divas literárias, não poderia ser diferente.

5 Estrelas

10 comentários:

  1. Oi Vivian,
    Também sou fã de Jamie Mcguire por causa do meu amor platônico por Travis <3, foi dificil ver a escritora mudar o estilo romántico para apocalipse zumbi.
    A história de Red Hill me lembra por alto o seriado The walking dead.O que me deixa feliz é saber que os personagens não são supérfluos e a autora conseguiu cumprir com o objetivo de escrever um bom livro! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!!
    A autora pelo visto conseguiu fugir completamente do estilo de leitura anterior. E assim como você gosto da escrita de Jamie Mcguire.
    Nunca li nenhuma história sobre zumbis,mas estou bastante curiosa em comhecer esse universo.
    Ah! Adorei essa capa. ;)

    ResponderExcluir
  3. Vivian,Scarlet,Nathan e Miranda estou contando os dias para conhecer a luta de sobrevivência desses três personagens no rancho red hill,antes de chegar lá e ao chegarem lá ,também quero muito acompanhar o romance que a Jamie introduziu em meio a uma coletânea de ataques Zumbis e tragédias.Super curiosa!!!Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já tinha lido uma resenha sobre o livro e assim como a sua ela foi bem positiva.
    Fiquei interessada em ler, pois nunca li nenhum livro sobre zumbis e achei diferente também tratar de relações familiares.
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas logo pretendo ler, esse pareceu ser muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Como eu amo zumbis haha sou super mega viciada em The Walking Dead, quando vi que esse livro contava a história de um apocalipse zumbi, vi imediatamente que precisava ler esse livro e todas as resenhas que li sobre ele inclusive a sua foram positivas, o que me deixou mais ansiosa ainda para ler, adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum livro da Jamie, mas desde que vi pela primeira vez esse livro que eu quero ler. Eu só li um livro com zumbis e acabei me decepcionando muito (The walking Dead) espero que realmente não aconteça o mesmo com esse, apesar de que tudo que eu li sobre ele teve muita coisa positiva.

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivian
    Jamie é incrível, esse livro tem tudo que gosto em uma historia, suspense, mistério e drama.
    A sinopse me conquistou, a capa é linda!
    O mais interessante é o como a autora coloca personagens tão diferentes, que vivvem em mundos opostos, na historia e faz com eles tenham uma ligação.
    Ótima resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu também sou super fã da Jamie e mesmo odiando zumbis claro que pretendo ler mais esse livro dela.E é bom ver que ela conseguiu arrasar em um genero bem diferente do qual nós estamos acostumados.E um dos pontos chave pra mim nesse tipo de leitura é a reação das pessoas,o que ela parece ter desenvolvido super bem.

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivian, ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas uma amiga me falou maravilhas dele, e pelo que estou vendo, ela não exagerou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, o que me chamou mais atenção foi a capa, por conter esse aspecto sombrio. Após isso, vi que o livro se tratava de zumbis, o que me fez querê-lo mais ainda. Eu ainda não li nenhum livro da Jamie McGuire, mas já vi que ela é ótima. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.