27 agosto 2015

Resenha: A Playlist de Hayden


Olá, queridxs! Tudo bem? Esta resenha vai agradar muito os fãs de YA com questões como bullying e vida geek.


- Livro cedido em parceria com a editora -


Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Assunto/ Categoria: Mistério, Drama, Amor, Bullying, Ficção norte-americana, YA.
Páginas: 288
Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.




Young Adult com drama




A Playlist de Hayden é aquele tipo de livro que te faz pensar sobre sua adolescência, de verdade. A temática forte no livro é o que o bullying pode causar. Neste caso, tudo começa com suicídio. Sam, o narrador e protagonista, encontra seu melhor e único amigo morto após uma festa em que as coisas não acabaram muito bem. Junto dele, a mensagem com o pendrive contendo uma playlist: "Para Sam. Ouça. Você vai entender." Sam não sabe o que sentir, raiva ou tristeza, por ver que a morte do amigo foi suicídio. E enquanto ouve a playlist e pensa a todo momento em Hayden, vai vivendo, conhecendo pessoas novas e tentando entender por que o amigo chegou onde chegou, apesar de já achar que quase todos na vida de Hayden são culpados.




Michelle constrói a trama lentamente e o foco inicial não é nenhum tipo de investigação específica de Sam atrás de respostas, como se poderia pensar. Ele, na verdade, começa triste. Não sabe que direção tomar, como continuar ou o que pensar. Guarda rancor da família de Hayden, que não gostava do modo de ser do filho, geek, fã de quadrinhos, seriados, jogos, filmes geek e todas essas coisas. Queriam, ao invés do filho tímido e com dificuldades de aprendizado, um que se destacasse como extrovertido e jogador de futebol americano, como Ryan, irmão de Hayden. Ryan com outros dois amigos formava a "trifeta do bullying", que sempre perseguia Sam e Hayden, procurando humilhá-los.


Então o quadro inicial é um Sam deprimido, que só busca viver um dia após o outro. No enterro do amigo conhece Astrid, uma garota que dizia conhecer Hayden, mas que não revela de imediato como. Com ela consegue ver que há outras chances de vida e  consegue descobrir também mais dos acontecimentos antes do suicídio de Hayden. O livro não possui grandes tensões, mas faz um mistério ao redor disso. Aguardamos Sam encontrar informações e contar o que ele sabe no decorrer das páginas. A narrativa chega a ilustrar situações que beiram o que poderia estar fora do real, deixando um questionamento no leitor sobre alguma parte sobrenatural. Mas o principal é o clima de vida adolescente imperfeita retratada. A questão da exclusão por ser diferente, a intimidação de certos grupos sobre outros, a maldade dos jovens e como as pessoas podem reagir a isso. Algumas podem ter atitudes autodestrutivas e outras ficar com raiva e reagirem. É um ponto bem trabalhado no livro e que é pensado também através da mente de Sam: afinal, qual a melhor maneira de reagir ao bullying quando ele destrói sua vida e a de pessoas que você ama?



Cada capítulo é aberto com uma música da playlist, e para ouvi-la é só acessar o site. Há muitas músicas tristes, mas boas, e para quem gosta de ouvir música lendo, como eu, é ótimo para entrar no clima da leitura, entender ao que Sam está se referindo (apesar de não ser obrigatório ouvir para entender a história, ajuda a senti-la) e conhecer novas músicas. O livro me fez pensar sobre um tema que eu nunca tinha parado para olhar desse jeito, mas de outros. Já vi bullying acontecer e praticamente já "sofri", mas nunca me afetou, sempre vi as pessoas que tentavam fazer isso como as verdadeiras sofredoras da situação, as fracas, que precisam rebaixar o outro para se sentirem fortes. Então, o livro me fez imaginar como a vida de um garoto que tinha tudo para fazer muito no mundo se acabou por não suportar a pressão de tudo que acontecia à sua volta e dentro dele. O tema do suicídio é abordado de modo a nos fazer questionar de quem é a culpa e se há algum culpado além da pessoa que toma a decisão. Fora isso, o modo de ser adolescente é perfeitamente convincente ♥, e também conferimos cenas que mostram bem esse clima, apesar dos personagens encararem situações complicadas. Gostei, só que esperava um pouco mais. A escrita da autora é simples e convence, não se aprofunda em questões reflexivas de forma tão intensa nem nada, só conta a história realmente através dos olhos de um garoto daquela idade, o que é ótimo, dependendo do ponto de vista. Eu prefiro quando as coisas se aprofundam, por isso 3 estrelas.

3 Estrelas




14 comentários:

  1. Oi Vivian, eu achei que o livro merecia mais "aprofundamento", senti falta de emoção real. Uma pena..
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu sempre prefiro os NA aos YA ,as vezes aquela visão adolescente me dá uma irritada.O tema bullying vem sendo bem discutido e eu já tive pessoas próximas de mim que já foram muito prejudicadas por situações assim ,então sei bem como é passar por momentos difíceis,não tão difíceis como os do livro claro.Mesmo sem ser muito aprofundando algumas situações eu pretendo ler o livro para ver o que acho.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Além de ter uma capa maravilhosa, o conteúdo desse livro é ótimo! Eu ainda não o li, mas já vi bastante comentários positivos sobre o livro. O que me chamou mais atenção foi saber do que o livro aborda. Depois disso, vi que ele aparenta ser incrível. Não vejo a hora de lê-lo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian
    Estou pra ler esse livro faz tempo, mas acabo lendo outro.
    O tema da historia chama atenção, pois fala de algo real, e ainda sendo na visão do jovem.
    É para refletir mesmo, sobre o bullying e o que pode levar uma pessoa à fazer...no caso o suicidio, e entender o porquê de tal ação.
    Também gosto de ler e ouvindo música, ótima ideia essa da playlist.
    Ótima resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. E o mais triste na história é que a própria família não o aceitava. É muito cruel!
    Apesar de parecer um livro muito triste gostaria de lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Vivian,gostei de saber que esse livro fala sobre bullying e o que ele pode causar,e nesse caso a pior de suas consequências que é o suicídio,quero muito acompanhar a tajetoria de Sam e saber o que realmente levou Hayden a cometê-lo ,vejo que dentro de sua própria família que começou,seus pais que não o aceitavam como era e seu irmão que sempre zombava dele e de seu amigo Sam,humilhando-os muito triste isso...pena que a autora não se aprofundou e foi um tanto quanto linear em sua narrativa.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Conhecia o livro, pois já havia lido algumas resenhas sobre ele.
    Achei legal a proposta de juntar os capítulos com as músicas e também de mostrar de forma realista a vida de um adolescente.
    Acredito que o tema tratado é bem importante, o buylling, pena que não foi aprofundado como deveria.


    ResponderExcluir
  8. Essa capa é linda, mais um excelente trabalho da editora, o tema que o livro trata é um muito importante, o buillyng, tenho vontade de ler mas não por enquanto, quem sabe daqui uns meses

    ResponderExcluir
  9. Este livro foi bem impactante para mim, me entreguei completamente a história e as músicas. Muito bom mesmo!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vivian lindona confesso que o final do livro me decepcionou fiquei com uma sensação de impunidade, não gostei de algumas cenas de violência achei desnecessária. Espera mais do livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu li apenas o livreto e confesso que estou bem curiosa para saber o que realmente aconteceu com Hayden. Eu gostei bastante da trilha sonora (gosto de praticamente todas as músicas da lista dele) e adorei ver como cada capítulo combina com o trecho selecionado da música.
    Adorei a resenha!
    Beijos,

    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse é um livro que, infelizmente, não me chama a atenção. Sempre vejo bons comentários sobre ele, mas não consigo me sentir atraída pela premissa.
    Ainda assim, ótima resenha a sua!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oláá
    Que pena que não foi tão bom quanto você esperava, eu quero muito ler o livro e espero poder em breve pois o enredo me atrai muito e ouvi milhares de elogios, então, estou com bastante expectativa.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Esse livro tem uma temática importante e que precisa ser divulgada, mas minha opinião é que a autora se perdeu um pouco ao longo do livro. Eu gostei, mas encontrei alguns problemas. O primeiro foi a playlist que ficou perdida na trama e sem função para os personagens. Outra coisa que me incomodou foi o final que achei insuficiente e sem a emoção devida. Apesar disso, eu gostei da leitura por outras razões.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.