13 agosto 2015

Resenha: Férias Infernais




Olá! Tudo bem com vocês? A resenha de hoje é de um livro que reúne cinco contos com proposta sobrenatural, mais voltados para o YA. O destaque da divulgação fica para a participação da autora Cassandra Clare. Vamos ver o que eu achei?


- Livro cedido em parceria com a editora -


Autoras: Cassandra Clare, Libba Bray, Maureen Johnson, Claudia Gray, Sarah Mlynowski

Editora: Galera Record
Assunto/ Categoria: Contos, Férias, Ficção, Sobrenatural, Ficção Americana, YA.
Páginas: 270
Sinopse: Mais uma vez, cinco grandes autoras se reúnem para contar histórias sobrenaturais... de férias que não se saíram muito como o planejado! Acham perder a bagagem um grande problema? A viagem dos seus sonhos pode se tornar um pesadelo! Imagine ter de dividir os aposentos com uma bruxa rancorosa. E queimaduras de sol podem até ser ruins, mas nada se comparadas a uma maldição... Sombra e água fresca? Que nada. Todo mundo sabe que quando adolescentes saem de férias estão mesmo à procura de aventuras inesquecíveis. Mas é preciso tomar cuidado com o que se deseja. Estes cinco contos sobrenaturais repletos de terror, vingança e maldições vão fazer você pensar duas vezes antes de escolher o próximo destino.





Coletânea de contos sobrenaturais com cara de YA


Que delícia! Primeira resenha de um livro de contos, mesmo depois de já ter publicado alguns (risos)! Posso dizer que comecei muito bem, porque são autoras com méritos e prêmios. Então vamos lá, avaliar o livro como um todo. Primeiramente, lembro da publicação de coletâneas anteriores, da mesma sequência, como "Formaturas Infernais" (2007), e de ter visto na época e ter tido vontade de ler. Mas eu não era uma leitora que conhecesse tanto desse mundo ainda e que comprava tantos livros e tudo mais. Quando soube da oportunidade de ler Férias Infernais, pensei "É agora! Vamos lá!", e eu fui.




Há um tempo venho dizendo a vocês, que leio a sinopse e não absorvo tudo que ela diz, pra não já saber de tudo que vem na leitura ou criar outras expectativas. Então eu sabia o principal: "é um livro que propõe histórias com suspense, sobrenatural, doses de terror, em situações de férias". O que eu não lembrava de saber, mas que não me surpreendeu, pela série de publicações da editora (para esse público que citarei), é que ela tem um ar bem característico de YA. Personagens adolescentes, jovens, com pensamentos de acordo com a idade. Todos os contos possuem em comum a escrita usando o sobrenatural como marca nas férias de jovens, que pensam de formas um pouco parecidas, naquele clima de descontração de YA que já conhecemos... O que tira totalmente o ar de "terror... infernais", da proposta, e coloca um ar divertido de suspense com sobrenatural.


Os contos de que mais gostei foram O Cruzeiro e Lei dos suspeitos. Foram os que mais me surpreenderam e cativaram. O Cruzeiro conta a história de duas amigas que fazem um cruzeiro sozinhas, uma é totalmente livre na sua sexualidade, e a outra está disposta a perder a virgindade. Nesse lugar conhecem outra garota e descobrem que há boatos de sumiços associados a vampiros em cruzeiros. Claro que vários suspeitos aparecem, mas... O final é muito legal. Lei dos suspeitos me lembrou Síndrome psíquica grave. Conta a história de duas irmãs que vão até Paris, e em vez de suportarem o clima quente de agosto na cidade, vão para uma casa de campo esperar um parente, mas acabam ficando sozinhas e entediadas. A irmã mais velha da narradora (que é bem divertida) estuda psicologia e já se acha a psicóloga, que precisa diagnosticar todo mundo. Num dia de tédio, a irmã mais nova sai e encontra com algo bem esquisito e depois descobre que pode haver algo ainda pior por trás. É legal porque a autora dá umas pinceladas na história, no caráter da humanidade, no que há por trás dos assassinatos e na psicologia. Te faz pensar e questionar se os personagens estão certos ou se não é tudo bobagem da parte deles, se um não está mentindo... Para um final do jeito que eu gosto, com aquela pontinha provocante de conto que nos deixa querendo mais (hehe...).



O conto da Cassandra Clare é A casa de espelhos. Eu ri quando reparei que há se podia relacionar "irmãos" e "romance" na mesma frase (entendedores entenderão). A mãe de Violet se casou com um homem e obviamente está em um relacionamento abusivo. Esse homem tem um filho, que logo fica próximo de Violet, havendo um "algo mais" entre eles. Na lua de mel do casamento os filhos vão, porque a mãe diz que é para a união familiar (apesar de eu acreditar que ela tinha era medo de viajar sozinha com o monstro que é o marido). E então eles ficam numa espécie de casa de praia com empregados os servindo, a praia na frente é deserta e as casas vizinhas trancadas. Um dia, Evan (o "irmão") e Violet vão até a praia e encontram uma moradora da mais próxima, uma loira deslumbrante que logo atrai Evan para sua casa cheia de espelhos. Depois disso, o garoto fica cada vez mais estranho e Violet começa a investigar. O final deste conto é bem legal, e eu duvido que qualquer um não faria o mesmo ou pior.



E sobra o que envolve bruxas (Eu não gosto da sua namorada), que eu gostei só por isso (sim, sou um pouco viciada) e que não acrescenta nada de novo. Mas foi divertido para passar o tempo, porque gosto da temática e simpatizei com a protagonista. E o último conto, que me deu muito aquela sensação de "filme de suspense para o final da tarde com pipoca". Nenhum lugar é seguro, da Libba Bray, é o mais criativo dos contos. Envolve cenas mais visuais e é um tanto extenso. Nele conhecemos três jovens que estão viajando pela Europa e decidem ir atrás de uma aventura sobrenatural, indo até uma cidadezinha que dizem que possuía pactos com o demônio. É, também, o conto que mais se aproxima do terror. Só achei o final parecido também com os finais de filmes do tipo que já falei, com aquela ponta de "não entendemos o sobrenatural, mas o tememos e estamos dispostos a enfrentá-lo mesmo assim...", "o mal ainda vive". O que é o tipo de final de filme que faz todo o sentido para os fãs do gênero, mas que minha mãe carinhosamente apelidou de "filme sem pé nem cabeça" (risos). Eu gostei do livro em geral, os contos são ótimos, são o que eu realmente esperaria para uma antologia do nível e das autoras. Recomendado se você não quer se assustar, gosta de YA e só quer um suspense leve, com toque sobrenatural.

4 Estrelas

10 comentários:

  1. Preciiiiiiiiso desse livro! Eu ainda não o conhecia, mas já fiquei bastante interessado! Eu adoro livros que envolve suspense/terror, pois prende bastante o leitor. Eu adorei a capa e essa fonte do título. Vendo esses contos que você citou, me fez querer ainda mais. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Vivian,não gosto de histórias sobrenaturais ,mas em contrapartida amo livros YA ,com teor jovem , divertido e com suspense melhor ainda ,gosto muito de ler contos também.Amei saber que existe um conto que se que se passa em um cruzeiro,e outro que aborda psicologia .A Casa de Espelhos da Cassandra parece interessante ,o título Eu não gosto de sua namorada,também me chamou atenção apesar do título ser meio,digamos clichê.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu quero esse livro hahaha, adicionei imediatamente em minha lista de leitura, adoro contos, ainda mais de terror, adorei demais sua resenha e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Quando vi esse livro,pensei imediatamente na minha filha. Ela adora o gênero. Tanto que assim que publicaram o livro "Formaturas Infernais",ela me pediu e dei a ela de presente. Li também e gostei. Mas não tanto quanto ela.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Sou fã dos livros sobrenaturais mas confesso que não gosto de contos e por esse motivo preferi não ler, mas se ele não fosse de contos eu até que gostaria de dar uma chance a ele

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro e pela resenha achei bem legal!
    Ainda não li nenhum livro do gênero sobrenatural, mas ultimamente tenho lido resenhas bem positivas sobre alguns livros do gênero e logo pretendo ler algum.
    Dos autores desse livro, apenas conhecia a Cassandra Claire , porém pelo que foi escrito os outros parecem muito bons também.

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivian
    Não conhecia esse livro, achei muito interessante por ser sobrenatural e ser contos, algo que apesar de gostar tenho estado um pouco distante.
    A Casa de Espelhos da Cassandra Claire foi o que mais me interessou.
    ótima resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Em 2007 eu devia ter uns 9 anos então eu nem me interessava por esse tipo de leitura ainda.Gostei de ver grandes escritoras por trás desses contos e eu nem sabia que a Cassandra estava entre elas.Não sou super fã de contos mas tento incrementar minhas leituras com eles e pelo que você disse na sua resenha o conto que achei mais interessante foi o da Libba.

    ResponderExcluir
  9. Eu li Formaturas Infernais, que aliás não gostei muito e acabou me desanimando para os outros livros da série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. cruzeiro:esse livro se resume em duas meninas que vam a um cruzeiro de ferias tipo um mochilão para lugar nenhum a amiga da protagonista fica falando o tempo todo pra ela fazer aquilo lá (que todos sabemos o que é) mais no final do livro elas são duas vampiras que conhecem uma menina que fala muito sobre vampiros que sugam seu sangue todo e te jogam no mar no final a vampira suga o sangue de um cara que conheceu e depois o joga no mar e depois trasnforma a menina em um vampiro.

    não gosto da sua namorada:
    trata-se de uma garota que vai a uma convenção de bruxas com sua familia e encotra o garoto de seus sonho que naverdade é o namorado de sua inimiga que naverdade enfeitiçou ele para virar o garoto de seus sonhos que naverdade é um bobão.


    a lei dos suspeitos:
    resume em uma historia que é passada pra frente e fazem a pessoas matar que elas amam e depois se matam.

    a casa de espelhos:
    resume em uma bruxa ladra de almas de homens que tetam roubar a alma do irmão postiço de violet (evan) mais no final violet e a bruxa bonita trocam evan por o padrasto de violet que briga e bate em sua mãe.

    finalmente a melhor historia do livro

    nenhum lugar é seguro:
    poe,izabel,john,baz quatro amigos que vão a neculratul uma cidade amaldiçoada mariana tenta sacrificar eles poe esta amaldiçoada a ver coisa sinistras e bizarras eles vem o diabo,crianças de olhos fundos, igreja gotica, cabeças de bode e traças de cabelo humano em cabeças de bode e joh é morto e poe no final do livro encotra jonh em um sonho.


    esse é o resumo do livro mais não escrevi tudo ainda falta muita coisa e recomendo é otimo

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.