17 agosto 2015

Resenha: Coração Artificial



- Resenha do book tour de Coração Artificial -


Autora: Viviane L. Ribeiro

Editora: Multifoco
Assunto/ Categoria: Romance, Futuro, Drama, Diferença de classes.
Páginas: 309
Sinopse: Gabriel é filho de um importante magnata da indústria de órgãos artificiais, e Alicia é apenas uma estudante inteligente o bastante para ter uma bolsa de estudo na mesma faculdade privada que Gabriel frequenta. O fato é que eles nunca teriam se conhecido se Gabriel não tivesse parado para ajudar Alicia com seus livros e muito menos se aproximado tanto se não a tivesse visto cantar em um bar numa noite. Então acontece um acidente de carro. E estranhamente as pessoas próximas a eles estão tentando mantê-los afastados, e enquanto isso, eles vivem a vida naturalmente, acreditando que o acidente não trouxe nenhuma consequência para suas vidas. Mas a verdade é que estão completamente errados. 






Mensagem conhecida, linguagem com a qual não me conectei


Coração artificial chegou até mim através do book tour organizado pela Paula, do Paradise Books. O livro mostra um mundo onde órgãos artificiais existem, claramente para quem pode pagar por eles - é, então nada de filas diminuindo... só de mais chances para quem tem dinheiro. O responsável pelo sucesso dos órgãos artificiais é pai do protagonista e narrador do livro, Gabriel. Gabriel é o herdeiro de todo esse mundo, mas não quer viver como o pai, não quer concluir a faculdade de engenharia que o mesmo mandou, não quer fazer parte do círculo em que o pai vive, nem nada relacionado ao que conhece, de um mundo onde se tem o poder de produzir cura, mas que não a oferece a todos. E Gabriel pode parecer um tanto "o filho mimado que não liga pra nada" no inicio, mas ao longo do livro vemos que ele é legal.


Só que melhor ainda é a pessoa que Gabriel conhece e que dá todo o "brilho" da história: Alícia. E pra minha felicidade, Alícia é a primeira protagonista de romance que eu leio, que é descrita como tendo cabelos cacheados e pele "marrom". Fiquei feliz. E quando a conheci, fiquei ainda mais feliz. É aquela questão da representatividade, né? Falei disso naquele texto aqui no blog... Alícia é inteligente, consegue acesso à faculdade em que Gabriel estuda, que é claramente a melhor e mais cara, por uma bolsa. Sua realidade é bem diferente da dele, ela nunca teve as mesmas facilidades financeiras. Quando os dois realmente se conhecem precisam enfrentar os preconceitos que as pessoas têm, de um lado, pensam que Gabriel só que se divertir com ela, e por outro, pensam que ela só quer o dinheiro dele. Mas é muito mais que isso.

Coração Artificial fala duas pessoas que ajudam uma a outra a superar limites, a serem livres. "Nós podemos ser qualquer coisas que quisermos" é um quote que expressa bem a mensagem que mais senti do livro, que não importa as pressões sociais para que sejamos perfeitos de acordo com as expectativas dos outros, nós precisamos é viver de acordo com as nossas, porque a vida nos pertence e é curta. Assim como devemos dedicar mais tempo às coisas que parecem simples, mas que podem nos fazer felizes. Esses pontos foram os pontos do livro que mais me agradaram, todos esses que comentei até agora. 


Entretanto, apesar de ler e notar tudo isso, a leitura por si só não teve aquele efeito de entrar no coração. A história por si só reserva elementos que já conhecemos da ficção, assim como as mensagens, com o diferencial dos órgãos artificiais e os personagens, em especial Alícia, de quem gostei bastante. Mas senti que a escrita não conseguiu me alcançar. É bem simples, as figuras de linguagem que tentam tornar o enredo mais poético não funcionaram pra mim. E também achei alguns erros. A premissa da história é ótima e o final foi adequado ao meu ver, para emocionar e transmitir a mensagem que já vinha sendo prometida ao longo das páginas (para quem já leu, não, não chorei), porém a escrita não sustentou bem a ideia, e isso enfraqueceu bastante o resultado final para mim, a ponto de não me envolver tanto emocionalmente. Recomendo se os pontos positivos que citei atraíram sua atenção e se gosta de uma pitada de drama, que aparece bastante com uma descoberta feita posteriormente no livro (que outra resenha já tinha me dado spoiler, infelizmente, o que talvez tenha incentivado o efeito da leitura sobre mim :/).

Obs: Por que a moça da capa é loira se a protagonista é negra e linda?

2,5 Estrelas

9 comentários:

  1. Legal essa da personagem ser diferente das que habitualmente lemos. Em geral sempre possuem olhos claros,pele clarinha... Mas acho que tudo foi por água abaixo com a capa. Que pena!
    Quanto a história,sincetamente não me interessei muito. :/

    ResponderExcluir
  2. Vivian,gostei muito da temática dessa história de Gabriel e Alícia onde se discute o preconceito de classe social e de cor de pele,já que ele é branco e rico e ela é marrom de cabelos cacheados,tem drama ,fala de órgãos artificiais,pena que a história não tenha entrado em seu coração,estou também me perguntando o porquê da menina loira da capa,mas mesmo assim darei uma chance a obra.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro não é para mim, pois não curto livros nesse estilo. Porém, se um dia eu tiver a oportunidade de lê-lo, eu leria numa boa, pois achei a premissa bastante interessante. Sabe que eu nunca parei pra pensar sobre terem pouquíssimos protagonistas negros? Bem pensado!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda nn tive a oportunidade de ler,
    Mas se foi a minha Irma q escreveu,
    Ta surpreendente 😍😍😍 kkk. babando minha Maninha inteligente e esforçada 👏👏👏👏 Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Essa é a primeira resenha que li sobre esse livro.
    Mesmo com a nota baixa gostei do livro.
    Pela sinopse, os primeiros parágrafos da resenha e a mensagem do livro me interessei, pois gosto de romances e achei bem legal a protagonista ter características diferentes!

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivian
    Já li Coração Artificial, gostei muito da historia e os personagens são maravilhosos. Alicia é incrível, forte apesar de tudo.
    Vou falar uma coisa...não tinha percebido o que você falou da capa...que pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Eu também pensei isso quando você falou que a personagem era negra fiquei me perguntando por que a mulher da capa era branca.A história não me chamou muita atenção e queria que a autora tivesse dado uma aprofundada no quesito orgãos artificiais o que parece que ela não fez.Uma pena por que a história tinha tudo pra dar certo.

    ResponderExcluir
  8. Detesto quando isso acontece, descrevemo personagem de um jeito e na capa vem diferente. Falta de capricho isso na minha opinião.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Apesar dos pontos positivos o livro nao me chamou atenção, acho que a autora poderia ter adicionado mais coisa que atraisse a atenção do leitor.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.