15 abril 2015

Resenha: A Vidente




Esse livro . Apenas... Apenas leia esta resenha!


Autora: Barbara Wood 
Editora: Editora Record - Grupo Editorial Record
Assunto/ Categoria: Império Romano, Século I d.C, Visões, Dom, Religiões diversas pagãs, Início do Cristianismo, Romance, Ficção, Fantasia
Páginas: 362
Sinopse: Roma Antiga: ano 54 da Era Cristã. A jovem Ulrika, de 19 anos, é assombrada por estranhos sonhos e visões. A fim de descobrir a verdade sobre seu passado e sobre seus estranhos poderes, Ulrika embarca numa perigosa viagem até a terra natal de seu pai, a Germânia. É lá que descobre sua vocação – o dom raro da clarividência. Perseguindo seu destino, ela viaja para muito longe, da antiga Germânia até lugares exóticos como Síria, Babilônia e Pérsia. Pelo caminho, conhece sábios guias espirituais – homens, mulheres e espíritos – que lhe ensinam a habilidade de curar e proteger os outros. A viagem de Ulrika também a leva a conhecer o belo comerciante Sebastianus Gallus, que parte em uma jornada pessoal ao Extremo Oriente a fim de coletar riquezas para o poderoso imperador Nero. Ulrika precisará lutar para ficar com o homem que ama, cumprir seu destino e inaugurar uma nova era em Roma sob o reinado ameaçador de Nero.



História do Império Romano, Religião, Clarividência e Romance: A Fórmula Perfeita


A Vidente é um livro que me chamou a atenção de cara pelo contexto histórico, a questão pagã e o dom da protagonista, Ulrika, a promessa de acompanharmos a jornada dela em todo seu desenvolvimento e busca pessoal e, claro, um romance básico pra matar de vez. Eu tinha que ler! Fiquei com medo de na verdade a jornada ser totalmente desviada, como acontece com "As Brumas de Avalon" - se você é fã, você precisa ler A Vidente - e Morgana se afasta daquele caminho da Deusa e o livro/ a série foca em outras questões. A Vidente é realmente a narrativa da história de Ulrika. Conhecemos um pouco de sua infância, quando ela acreditava que o dom que possui, de ter visões sem sentido, acordada ou em sonhos, era um sinal de doença. E o momento de início da aventura, quando ela decide viajar atrás do pai e do seu verdadeiro caminho, iniciando uma jornada muito maior que a simples pretensão de salvar uma batalha do povo do pai desconhecido (povo "bárbaro", germânico) contra Roma (lugar onde Ulrika vive com a mãe que declara guerra ao povo germânico). O livro mostra como a protagonista corajosamente sai viajando pelo mundo em busca de seu verdadeiro caminho. Com um romance que formula a frase de capa "Prever o futuro é suficiente para salvar o homem que você ama?". E muita cultura, religião e aventuras nesses tempos retratadas de uma forma clara, envolvente e que deixa clara a pesquisa da autora.


Ulrika se surpreende ao tentar salvar o pai. Encontra notícias negativas, mas descobre a partir da experiência um novo caminho. Entende que suas visões com lobos, espíritos, luzes e o modo como ela sempre sabia onde o que era perdido estava são um dom. E que ela precisa aprender a controlá-lo e a usá-lo, como uma missão dada pela força superior - ela acreditava principalmente numa Deusa. O livro é dividido em "livros numerados", como partes, cada um focado num momento da viagem de Ulrika num lugar. Há narrativas além de Roma, como na Babilônia e na Pérsia. E com isso, um pouco da cultura de cada lugar. Da culinária ao incrível mundo das religiões. É muito interessante o modo como a autora coloca a questão religiosa. Com cada parte visitada pelos personagens com uma crença específica e seguidores e outras pessoas com dons. Para no final ela deixar clara uma resolução que demonstra paz e união entre elas. Até a questão da pressão religiosa, da lei obrigar os cidadãos e estrangeiros de um lugar a cultuarem certo deus é abordada e nos faz ver que isso é para além do cristianismo da Contra Reforma. O místico, as sensações espirituais de Ulrika, a doutrina que ela precisa levar e os ensinamentos também são encantadores e tocaram com alguns aspectos que vejo no hoje. É como se os ensinamentos transmitidos à personagem pelos seus mestres fossem um tipo crescente de religiosidade que temos hoje, ligada ao espiritualismo de um controle pessoal.


O romance se desenvolve entre Ulrika e um chefe de caravanas galego chamado Sebastianus. Em alguns momentos a linguagem entre eles soa como algo impensável para a nossa realidade, mas se enquadra bem à um tempo que não vivemos tão distante e com tal cultura. Então não tenho implicâncias com isso. Gostei muito do sentimento surgir antes do contato físico. De terem dificuldades antes de realmente vermos o casal juntos. Antes cada um precisa enfrentar seu próprio destino, para depois se renderem ao que sentem. Não é uma paixão avassaladora que cega e toma o livro, é um amor que faz, realmente, os personagens crescerem pelo próprio sentimento. Eles não amadurecem com o amor, mas sim para o amor. E isso num livro de grande riqueza histórica e fantástica é um grande diferencial, já que a maioria dos romances que temos vistos nos lançamentos recentes traz a questão: "casal mudando por causa do amor = se apaixonam + problema + superação pessoal de cada um + final feliz ou morte de um dos dois". Em A Vidente a inserção do romance vai além disso. É um complemento para a história que dá cara de "o destino atuando", o que tem tudo a ver com um livro que conta a história de, realmente, uma vidente.


Amo esse ar místico, diversidade religiosa, culturas pagãs, história, romance bem construído, relatos de experiências espirituais e dons. Por isso, A Vidente foi um verdadeiro banquete para mim. O livro tinha tudo para me agradar e não me decepcionou. Realmente fiquei encantada e querendo mais. Mais que reler o livro após o final satisfatório. Fiquei com desejo de ter continuações curtas de jornadas espirituais, envolvendo o dom de Ulrika e o romance. Como contos. E muita, muita, muita vontade de assistir a um filme do livro. Foi o que mais veio à minha mente enquanto lia: "Ia dar um filme maravilhoso!". Será que mato essa vontade um dia? Tomara que sim! Até lá, serei menos ambiciosa, pedirei apenas que você que leu a resenha e se identificou com o que foi dito não deixe a oportunidade passar. É uma leitura que realmente vale a pena.

5 Estrelas





13 comentários:

  1. Sabe, sempre adorei histórias assim. Que nos colocam dentro de outras culturas, outros povos, costumes e religiões..e não por simplesmente nos colocar ali..mas nos colocar e explicar tudo isso.
    Adorei a divisão de capítulos, o jeito que é explicado e mostrado a cultura do lugar e das pessoas.
    Não conhecia o livro, nem consegui me lembrar da capa ou título dele. Mas gostei muito do que li acima. Essa viagem exterior,junto com a viagem interior da personagem é encantadora..sem contar o romance..suave e colocado de forma simples, numa história que tem tudo para comover e ensinar.
    Lerei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Por eu acreditar em premonições, o livro me atraiu bastante! Além da capa incrível, o conteúdo me chamou atenção por conter uma personagem que tem o dom de prever o futuro. O romance só contribuiu para o livro ficar melhor ainda. Já quero!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Me identifico com muitos assuntos do livro, o lado religioso dele me atrai muito, ainda mais quando a história eh mais densa, me envolve com tudo o que acontece, essa editora sempre acerta nos seus lançamentos, as edições sao de mt qualidade.
    muito boa a sua resenha, gostei da dica e vou procurar por esse livro, definitivamente!

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    O livro parece ser bem interessante adoro essas coisas que envolvem religião, magia, romance e mistério e parece que esse tem tudo e um que a mais que te conquistou e conseguiu passar isso bem legal na resenha, fiquei com vontade de ler!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Primeiramente QUE CAPA É ESSA? Hahaha amei.
    Interessante todos esses fatores que compõem a história.
    Gostaria de ler.
    Nunca li As brumas de avalon, então... Hihihi
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Vivian. Tudo bem?
    Quanto dizem que não devemos julgar pela capa, esse livro deveria se apresentado como exemplo. Com toda sinceridade, essa capa não me instigaria nem a foliar a obra na livraria. Porém, sua resenha me ganhou de forma implacável.
    O romance nem foi o que mais me chamou a atenção na obra, mas sim o ar místico que ela contem, sem falar que a obra explora vários cenários, o que aumenta em muito o imaginário do leitor. Outro ponto que me chama a atenção são as culturas pagãs e que, tenho certeza, encontrarei com riqueza nessa obra.
    Excelente dica!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  7. Quando eu vi que esse livro seria lançado, eu fiquei muito receosa em relação a comprá-lo ou não. Foram tantas resenhas bacanas que li sobre ele e agora eu me arrependo de não tê-lo comprado. Eu gosto muito desse tipo de livro, e achei o enredo bem mais interessante do que quando eu li na sinopse.

    https://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivian..
    Você gostou mesmo do livro ein..
    Confesso que fazia uma ideia diferente desse livro..e olhando assim, até que parece legal.
    Adorei a resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei com receio de solicitar o livro e a trama ser cansativa, mas pelo visto estava enganada, a resenha me deixou super animada e gostei dos detalhes que você destacou sobre a obra. Eu muitas vezes também fecho um livro e fico querendo o filme, tem histórias que combinam com as telonas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vivian!
    Eu também adoro histórias que nos enriquecem de certa forma, que nos mostram um pouco de outras culturas, outros lugares. Acho tão sensacional, é como viajar sem sair do lugar, né?!
    Eu achei a trama bem interessante, os detalhes que você contou me deixou bem curiosa.
    Vou anotar essa dica para uma futura leitura.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Parece ser uma narrativa extremamente rica e cheia de elementos instigantes. A trama mística me deixa curiosa, mas não é um livro que eu leria de primeira porque pertence a um gênero que não leio com frequência. É um livro que não conhecia, mas já curti a capa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Eu acho essa capa linda e tenho a maior vontade de ler este livro, mas ainda não pude comprar :(

    Eu me interesso muito por histórias sobre outras culturas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá... tudo bem??
    Bom já vi muitas vezes esse livro nas livrarias, mas ele nunca me chamou atenção pela leitura e essa é a primeira resenha que leio dele pelo que me lembro... eu adoro histórias sobre outras culturas e ele parece ter isso de sobra... pelo as coisas que você descreveu e sua empolgação em falar dele, aguçou um pouco a minha curiosidade... Xero!!

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.