17 julho 2013

Resenha: Amor de Redenção





Autora: Francine Rivers
Editora: Versus
Assunto: Romance religioso
Sinopse:
Nesta extraordinária versão da história bíblica de Oseias, a escritora best-seller Francine Rivers nos conta o comovente romance entre uma prostituta e o honesto e gentil agricultor que se casa com ela. A história também funciona como um lembrete do amor incondicional de Deus por seu povo. Amor de redenção começa com a Corrida do Ouro de 1850 e sua atmosfera de dura competitividade e ganância. Angel, vendida como prostituta quando criança, aprendeu a desconfiar de todos os homens, que a veem apenas como uma forma de satisfazer seus desejos. Quando o virtuoso Michael Hosea recebe de Deus a ordem de se casar com Angel, ele obedece, apesar de seus receios. Com o tempo, ela aprende a amar não só Michael, mas também Deus. Rivers mostra aqui sua habilidade de tecer temas espirituais e tensão sexual em uma história muito bem contada, talento que a tornou conhecida como uma das romancistas mais populares do gênero da ficção cristã.

Aos que sofrem e têm sede.



  Simplesmente perfeito. Assim podemos descrever esta obra de grande genialidade e evolução da autora Francine Rivers.

  Amor de redenção deve ser o livro mais emocionante que já li até hoje. E Angel deve ser a protagonista de história mais triste que eu já vi. Desde sua infância sua história é um verdadeiro drama. Seu pai a faz se sentir como um peso, e sua mãe, cega de paixão, faz de tudo para ficar com ele, ainda que não a ame de verdade, e muito menos sua filha. Numa tentativa de agradar o pai de Angel, sua mãe a manda viajar com a criada para qualquer lugar. Nesta viagem, Angell vê coisas e ouve coisas, que junto do restante de experiência de sua curta vida a fazem acreditar que nenhum homem é capaz de amar de verdade. Como se não bastasse, com oito anos de idade, após o falecimento da mãe, é vendida como prostituta para um terrível homem, que a usava sem arrependimentos. Quando se cansou de tê-la somente para ele, a colocou para atender outros homens. Aliás, homens muito poderosos,  como juízes, políticos e etc. Falando melhor sobre eles, podemos dizer que eram homens importantes, e pelo visto, perigosos. O livro também pega esse ponto, mexe com a hipocrisia da sociedade da época, mostra como algumas pessoas se mostravam tão religiosas e ao mesmo tempo tão cruéis. As mulheres tinham tanto preconceito com Angel e com sua mãe (que também foi prostituta), e seus maridos as visitavam quase todas as noites, mesmo mostrando na frente das mulheres, a mesma arrogância que elas. Sabe aquilo de "não julgueis para que não sejais julgado"? Acho que aqui cabe aquela história de ver nossos problemas antes de ver os dos outros. 


  Em meio a voltas e reviravoltas da vida, um dia Michael Hosea a vê e entende que ela é a esposa que pediu a Deus, literalmente. Da parte dele, vemos um imenso amor a Deus e a sua religião. Nossa... Ele é incrível. Não digo perfeito porque percebemos o quanto ele é humano nos seus pensamentos, nas suas atitudes, mas ao mesmo tempo, há algo de divino. Michael tem uma fé incrível que o faz ver o mundo de forma muito avançada para seu contexto histórico. Amor de Redenção é um livro capaz de trazer grande paz no decorrer da leitura, apesar dos dramas. E grande parte desta paz no livro é graças à fé de Michael. Até aí, pode parecer estranho, afinal, ela não é uma prostituta? Como um homem católico em 1850 se apaixona por uma prostituta e diz que Deus mandou? Mas é assim que acontece, e sim, realmente Deus fala com ele. Ele entende que é ela por causa do sentimento que cresce em seu coração, sem explicação, é simplesmente amor.


   Michael se aproxima de Angel como nenhum outro homem fez, sem interesses ocultos, só para conhecê-la. Na primeira conversa, a pede em casamento, o que para ela não é novidade, mas a intenção dele difere o pedido dos demais, pois o sentimento é honesto e puro, como Angel não conheceu nem com o próprio pai. Depois de grandes esforços, Michael consegue tirá-la do bordel onde estava e ter sua mão em casamento. Ainda assim, Angel só casou com ele por se tratar de vida ou morte, e não tem nenhum sentimento bom dentro de si. Como eu disse antes, em toda sua vida, tudo o que conheceu foi o sofrimento, então por que ela acreditaria que ele era diferente e tinha a capacidade de fazê-la feliz? Acostumada com os interesses abusadores dos outros homens, a cada dia Angel se surpreendia mais com Michael, e seu coração envolto em grandes muros de proteção sofria constantes ataques. Bastou uma fina rachadura para que ela fugisse de volta para o lugar de onde veio. Admito, eu posso ter entendido, mas não consegui me manter calma com certas atitudes dela. Nossa, Angel! Como torci para vocês ficarem juntos e você faz isso! Admita, vai, você gosta dele! ;) 

  
   A história não para por aí! Muita coisa ainda acontece, e encaramos um enredo com tempestades e momentos de doçura. Pouco a pouco Angel se permite mais libertar seu coração. Outro ponto incrível da história é a abordagem do perdão. O perdão ao próximo, o perdão à sociedade e o perdão a si mesmo. Somos capazes de perceber que é tão fácil falar, é tão fácil pregar que as pessoas têm que perdoar umas as outras, mas quanto nossa simples capacidade nos permite perdoar? Quando a situação é ruim como somos capazes de perdoar a nós mesmos ou ao nosso semelhante? E o melhor, o que aprendemos com estas situações?

    Para quem é cristão, o livro será perfeito. Para os que não são, depende da postura com a qual encaram a leitura. Sempre há a possibilidade de encarar como ficção se você não acredita. A leitura ainda pode acrescentar aprendizado ou no mínimo entretenimento. É só ter a mente aberta. Algo muito interessante da leitura é que o livro se passa no local e na época da Corrida do Ouro. Inclusive o cunhado de Michael vai atrás de ouro nos rios, mas não encontra nada. Sabemos que nesta época a ganância dos homens foi despertada em nível 480%, e é muito legal ver a mentalidade desses homens em contraste com a bondade de Michael e a acidez de Angell, que passou a vida toda vendo coisas terríveis. Uma das coisas terríveis foi passar a vida toda tendo ao redor de si pessoas movidas pelo interesse, que só se aproximavam dela pensando em si mesmas. Além dos personagens que têm grande influência em sua história, ela acaba se relacionando com muitos desses homens que conseguiam ouro por lá, e claro, sua relação com ela era desprovida de amor, ela era mero objeto para eles, ou "sonho de consumo", comprado muitas vezes por este ouro, que era "caçado" com enorme sede. 


    Para os cristãos de plantão, posso dizer que a história é comovente no tocante à religião. Como a sinopse diz, o livro trata da forma como o amor de Deus pode nos salvar, como, não importa quem somos ou o que já fizemos, o amor Dele é capaz de nos acolher e nos redimir. E que sim, somos imperfeitos, cometemos idiotices, mas Ele nos ensina e nos perdoa. Simplesmente não há palavras inventadas na linguagem humana que possam expressar o Amor de Deus.





 Mais detalhes:




  • O livro é dividido em quatro partes, como se fossem fases de Angel.













  • Antes de cada capítulo há uma citação, a maioria vem da bíblia.













  •  No final a autora faz uma série de perguntas que nos fazem refletir sobre a história e retirar lições das entrelinhas.



  Citações favoritas:


"Que nome é esse, Hosea?

  O sorriso dele se tornou irônico.

  - Quer dizer 'profético'.

  Ele estava fazendo piada à custa dela?

  - Vai prever meu futuro agora?

  - Você vai se casar comigo. Vou tirá-la daqui."




   "Porque não faço o bem que quero, 

     mas faço o mal que não quero."

                                         - Romanos 7,19



        "Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: 'Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?' 

           Respondeu-lhe Jesus: ' Não te digo que até sete vezes, mas setenta vezes sete.'"

                                                                                                        - Matheus 18,21 - 22



             " A mente é o seu lugar, e nela mesma faz do céu inferno,
                                                                   do inferno céu."
                                                              - Milton



      "Ela nunca me amou. Porque esperar que seja fiel? Nunca me prometeu nada. Fui eu que a fiz pronunciar seus votos. Ela nunca manifestou estar arrependida, Senhor. Não disse uma palavra nos sessenta quilômetros. Será que cometi um erro? Será que foi a sua voz que ouvi, ou era minha própria carne? Por que faz isso comigo?

    Devia tê-la deixado em Pair-a-Dice.

    Ela é sua esposa.

    É, mas não sei se consigo perdoá-la.

    A imagem dela na cama com outro homem tinha ficado marcada a fogo em sua mente. Não podia apagá-la.

   Eu a amo, Senhor. Amo tanto que seria capaz de morrer por ela, e ela fez isso comigo. Talvez não haja mais redenção para ela. Como é que se perdoa alguém que despreza tudo a ponto de não se importar se será perdoado ou não?

   O que ela quer, Michael?

   - Liberdade, ela quer liberdade."



       "Ele não queria sentir pena dela. Queria chacoalhá-la até que ela perdesse os dentes. Queria matá-la.

          E eu poderia, Meu Deus, eu seria capaz de matá-la e ficar contente com isso.

          Setenta vezes sete.

        Tinha os olhos cheios de lágrimas, o coração batia feito um tambor de guerra. Ela parecia uma criança abandonada. Estava com olheiras escuras sob os olhos azuis. Deixe-a sofrer. Fez por merecer. Havia uma marca em seu pescoço que lhe dava náuseas. Ela pôs a mão em cima e se virou para o outro lado. Dava quase para vê-la murchando. Talvez ainda tivesse uma pontinha de consciência. Talvez sentisse um pouco de vergonha. Ah, mas ia acabar logo, logo, e ela estaria pronta para fazê-lo em pedacinhos de novo.

       Não consigo evitar o que sinto, meu Deus. Se achasse que ela poderia me amar, talvez...

           Como você me amou?

           Não é a mesma coisa! O senhor é Deus! Eu sou apenas um homem."

                



           "Cuide da minha ovelha.
           O Senhor sempre diz isso, mas não sei como. Não sei o que quer dizer. Não sou um profeta, Senhor. Sou um simples fazendeiro. Não estou à altura da missão que determinou para mim. Meu amor não bastou para ela. Ela continua no fundo do poço, morrendo. Estendo-lhe a mão, mas ela não quer. Ela vai se matar tentando merecer meu amor, quando ele já é dela.

        Confie em mim de todo o coração e não fique se questionando sobre o porquê das coisas.

          Estou tentando, Jesus. Estou tentando."






   Uma música perfeita para o livro:







Música presente na obra:

















 Resenha feita por mim como postadora no blog Flor de Lis.

2 comentários:

  1. Oi Vivian, tudo bem? Nossa, que emocionante essa história parece ser. Sou fã de romances históricos e nunca imaginei que esse era assim, para mim era mais um romance leve com um final feliz, não passou pela minha mente esse lado religioso da trama, e isso me deixou extremamente curiosa, agora quero muito lê-lo. Já vai AGORA, para a meta de leitura.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Fico feliz, Pah. Espero que se encante tanto quanto eu e minhas amigas que leram se encantaram. É realmente um livro muito bom.
      Depois quero ver sua opinião na resenha. hehe
      Beijos. :)

      Excluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.