05 julho 2013

Lendo e Refletindo: Cores de Outono




Eis a justificativa para o título do blog. Faremos uma espécie de resenha, com as reflexões sobre determinado livro. Exemplo, o que aprendi com ele? No que ele me fez pensar? Preparados? Então vamos lá!





   Se quiser saber mais sobre a história de Cores de Outono, confira minha resenha aqui.       Neste texto dialogarei sobre minhas impressões profundas, sobre o que refleti lendo o livro e o que ele me acrescentou. Pode conter spoilers.



  Vamos começar pelo começo da história dessa vez. O que encontramos no começo de Cores de Outono é a situação da perda e de novos caminhos. Tudo começa com Melissa se mudando para a casa do avô após o falecimento da mãe. E junto dessa mudança, há o acréscimo de inúmeras responsabilidades, pois agora ela é responsável por cuidar de sua irmã mais nova: Alice. Com esta leitura podemos parar e perceber como coisas inesperadas podem acontecer e mudar completamente nossa vida de uma hora para outra. Nós não esperamos, pensamos que nunca vai acontecer conosco, mas mesmo assim, acontecem. Os acontecimentos varrem nossa vida como um furacão, nos fazendo ter que parar para saber como contornar a situação. No caso de Cores de Outono, o que ocorre é o falecimento da mãe de Melissa e do padastro de Alice. E isso muda todo o futuro de nossa protagonista. Ela não faria mais faculdade naquela altura, se muda para a casa do avô em outra cidade e tem agora em suas mãos a responsabilidade de cuidar de uma vida. Como um acontecimento inesperado pode mudar tanta coisa? Já parou para pensar se algo assim acontece com você? O que você faria? No começo do livro, já fazia um tempo do falecimento da mãe de Melissa, e ela já está conformada, mas sente saudades e ainda se pergunta por que aquilo foi acontecer. Mas nada que seja desesperador. Percebemos o quanto ela é forte, por encarar de frente os problemas e fazer o certo. Um bom incentivo em Cores de Outono para aqueles que veem sua vida transformada e não sabem o que fazer. Aprenda com Melissa. Mesmo sendo desastrada e seguida pela "força conspiradora negra do universo", ela se sai muito bem e encara seus problemas com muita coragem e amor. A dificuldade só a fortalece.

  Algo que me chamou muito a atenção também foi a abordagem do amor. Vemos os seguintes tipos de amor: amor à família, amor romântico, não correspondido, aos amigos, à magia, e etc. Melissa tem um enorme amor por sua família, principalmente por sua irmã. Com a nova responsabilidade, o que vemos muitas vezes é que o amor de irmã é quase um amor de mãe, tamanha é a dedicação de Melissa. E devo confessar, também amo a Alice. Como não gostar daquela fofura? Ok, ok... parei. E o amor do avô pelas duas, se assemelha ao amor de um pai. Sabe aqueles que pegam no pé mas é justamente por amor? É bem isso. E Melissa entende o lado dele, o que é uma ótima mensagem para quem ainda não compreendeu o lado dos pais. É amor. É ter um tesouro e se preocupar, levando em conta a sabedoria adquirida em sua própria vida. Estando com uma vida em mãos também é bem mais fácil, não é? Pois ela teria o mesmo lado com Alice no futuro. 

  
  Outro amor que adorei ter sido abordado foi o amor não correspondido. Arthur contém uma paixão por Melissa, mas o coração dela pertence a outro, e só vê Arthur como um amigo. O mais legal é que conseguimos ver o lado dos dois. O lado do apaixonado, e o lado de quem não pode retribuir. Melissa se sente muito culpada, porque ela reconhece que Arthur é uma boa pessoa e merece alguém especial, e gosta muito dele como amigo também. Então já dá para perceber que a situação é bem complicada, não é? E o medo de magoá-lo? Ela tem que magoá-lo, não cai no erro de iludi-lo, diz a verdade. Mas pelo lado dele... Sabe aquela esperança que nos fica? Ele a ama, e o amor dele é de certa forma idealizado. Gosto de pensar nessa situação da seguinte forma: ninguém nos avisa que isso pode acontecer. A maioria das histórias de amor mostram o casal feliz, você ama e imediatamente é amado. Mas não é bem assim na vida real... Mesmo percebendo que não é correspondido e que ela ama Vincent, ele quer insistir, ainda tem a esperança, quer lutar por ela. E por um lado isso é lindo, mas por outro, penso que vai fazê-lo sofrer ainda mais, sabe? Acho muito bom essa situação ser abordada no livro, e penso que seria uma boa oportunidade de ter uma história que advirta as pessoas de que acontece sim, de se amar e a pessoa não te amar de volta. Ninguém é perfeito, por mais que pareça. E viver de ilusões nunca é legal. Gostaria muito de que Arthur aprendesse a lição e depois achasse alguém que o fizesse extremamente feliz. Vamos ver em Sombras da Primavera.

  Outro ponto que adorei foi a abordagem dos julgamentos, de se julgar as pessoas sem saber seus motivos. Melissa se precipita julgando Vincent, sem saber a verdade e seus motivos, e isso nunca é bom. Ouvir coisas que magoam de alguém que nem imagina o que está se passando... Vamos conferir o trecho?



  
"- Sei que você tem uma opinião formada sobre mim - disse entre os dentes. - E deveria lamentar por isso, mas não vou. É melhor que seja assim - ele fechou os olhos, parecia buscar um controle inexistente e por um momento fiquei preocupada. Engoli em seco e ele continuou. - Entretanto, você não deveria julgar as pessoas sem saber suas razões - sibilou em um rugido contido. Vincent girou os calcanhares e antes que eu piscasse não estava mais na varanda. - Boa noite Melissa - disse quase na rua."
  
 Vincent realmente tem ótimos motivos para suas atitudes. E saber quais são eles, entrar naquele mundo implica grandes responsabilidades. Como ele mesmo diz à Melissa, o melhor é fazer o certo e não o fácil. É muita informação para se assimilar, muita coisa para pensar, e muitas responsabilidades para quem descobre "o segredo". Então é necessário ter paciência. Esta virtude é muito importante, e Melissa precisa aprender a puxá-la de si, controlar seu gênio. O que é outra coisa legal, os dois aprendem juntos. É uma ajuda mútua como o amor deve ser. O amor faz crescer e evoluir, e com eles não poderia ser diferente. Palavras de uma leitora apaixonada: o romance deles é lindo. Prepare-se para encontrar um amor real e irreal. Os sentimentos são extremamente humanos, e a magia nos faz flutuar. É incrível. 





 Espero que tenham gostado desta reflexão. 
 E leiam Cores de Outono, vale muito à pena.

  

6 comentários:

  1. U-A-U...

    Só quem tem uma habilidade fora do comum com sentiemntos e palavras poderia descrever "Cores de outono" tão profundamente.
    Nesse momento, estou aqui... imaginando se você é telepata... ou se leu minhas anotações sobre a estrutura dos personagens.... Mas concluí que é dotada de uma sensibilidade ímpar, que a torna uma pessoa incrivel e rara Vivian.
    Já agradeci?
    Nem sei por onde começar...
    Só desejo de coração que seu dom para sentir seja compartilhado com muitos.
    E que muitos consigam entender a fração de emoções que você compreendeu em "Cores".
    BEIJOS amiga.
    Keila Gon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *OOOO*
      Amei ler Cores e te conhecer ainda mais!
      Eu que agradeço por tudo, e te desejo muito sucesso!! Muito, muito, muito!!
      E que todos possam ler Cores, porque é uma das mais maravilhosas viagens!!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi.
    Vivian eu concordo com a autora rsrs,é fantástico seu modo de "entrar" neste mundo de entra na leitura,a autora e os outros parceiros acertou em cheio ter você como parceira ^^.
    Como o nome do blog diz Reflexão,você é ótima o blog e você tem tudo a ver!
    Li a resenha que também ficou linda querida.
    Saudades de alar com você,agora estou de férias então espero falar mais contigo XD
    bjus fofa *-*
    Tamires C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa!! Semana que vem só tenho aula quarta e sexta, depois, férias!! Vamos conversar muitooo!!
      Obrigada.
      Beijão!

      Excluir
  3. Para tudo Vivian, que reflexão maravilhosa!
    Cores de Outono também foi muito especial para mim, em muita das vezes me via em Melissa, via minha irmã como Alice.
    E senti muito disso do amor não correspondido muito bem trabalhado no texto!
    Muita perfeição, a Keila merece muito sucesso!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merece demais!!
      Obrigada.
      Também pensava muito: "Melissa, você não está sozinha!". Me identifiquei demais em algumas partes... kkkkkk.. principalmente no controle da paciência, na parte dele mudar de humor... Digamos que meu namorido também tem esse pequeno problema, então foi demais para mim! kkkk..
      Beijos!

      Excluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.