29 agosto 2014

Resenha: Poder






Autora: Sarah Pinborough

Editora: Única
Assunto/ Categoria: Recontagem dos contos de fada, Bela Adormecida, Conteúdo Adulto, Ficção Inglesa.
Páginas: 223
Sinopse: Acordar uma princesa pode ser letal. Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder... Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.






O Desfecho da triologia





      Poder é o terceiro e último volume da Saga Encantadas, pela sua ordem de publicação brasileira. A ordem de acordo com o que estamos acostumados (início, meio e fim) seria: Poder, Veneno e Feitiço. E a ordem original, segundo a entrevista da autora no final de Poder seria: Feitiço, Veneno, Poder. Ou seja, de trás para frente ao convencional. A ordem de publicação da Editora Única é até melhor, porque ao lermos Veneno, não fazemos ideia de quem é quem, e os personagens nos surpreendem. Começamos a realmente "desvendar" o mundo dessa saga. Se lêssemos Feitiço antes, já saberíamos como foi o final de Veneno e entenderíamos melhor os personagens. E se Poder fosse lido antes de todos, saberíamos de ainda mais. Não teria o mesmo efeito. O melhor da triologia é o efeito surpresa que os livros trazem. Entretanto, por já sabermos o que acontece depois nos outros livros, já temos uma noção do final de Poder. Eu ainda esperava mais um final bombástico e certas explicações sobre coisas que ficaram em aberto no final de Feitiço, mas não as tive. Então a conclusão não foi totalmente satisfatória, para mim, mas foi boa, em geral.

        Como falei nas resenhas de Veneno e Feitiço, a série tem a característica de tornar os personagens dos contos de fadas infantilizados (porque as versões originais não tinham nada de infantis - saiba mais aqui) em personagens humanos, não totalmente maus ou bons, mas com uma ponta de cada lado, em que um acaba imperando sobre o outro, ou não. Poder tem um diferencial, pois ao falar da personalidade de Bela, traz um ponto fantasioso, ficcional, que é fundamental para a história. Sim, você leu certo e aposto que também já entendeu a que conto de fadas o livro faz a referência principal. A Bela Adormecida. Entretanto, nele estão presentes personagens de muita importância para os outros livros: o príncipe e o caçador. Aliás, só reparei agora que eles não têm nomes. Interessante, não é? Porque nos contos de fadas geralmente é assim. Da mesma forma que o príncipe e o caçador ficam como personagens secundários nas histórias tradicionais, aqui eles tomam o papel de quase protagonistas da série. Já que a aventura é deles, que passam por vários contos de fadas diferentes, fazendo sua própria história. 

        Outro fator interessante é que as histórias são contadas com desfechos, muitas vezes, parecidos com os das que conhecemos da infância. De tal modo que eu tive a sensação de  que a autora me dizia: "Espere! Você ouviu a versão errada, isso foi uma distorção para esta história! Você não soube que aconteceu isso e isso." E se alguém já leu qualquer um dos livros da série, saberá do que estou falando ao pensar um pouco. Um desfecho distorcido da original acontece, mas a história não acaba ali. Além disso, apesar do foco ser em uma história a cada volume, sempre aparecem personagens de outras. Em Poder, temos a história de Chapeuzinho Vermelho, do Lobo, Rapunzel e de Rumpelstiltskin. Todas as histórias aparecem interligadas, com os personagens agindo juntos na mesma trama. E não é que o final de todos eles fica de acordo com as histórias que conhecemos e com a cara da saga? Ou seja, uma versão ainda melhor e, definitivamente, para adultos, porque além das personalidades humanas e verossímeis, há cenas de acordo com a maldade e a luxúria de cada um. É o ser humano exposto de uma forma não recomendada para menores. De acordo com a realidade, de um caráter que assusta quando o vimos em alguns personagens.

         Poder não é só mais um livro da série com essas características, mas também o mais sombrio dela. Há uma cena em particular, que só pode ser classificada como "pesada". Isso porque a escritora não faz descrições minuciosas. Se fizesse, acho que eu precisaria de um minuto para respirar bem fundo durante a leitura. E isso não é a toa, já que Sarah Pinborough também trabalha com a ficção voltada para o terror. É notável esta marca de sua escrita no terceiro volume da Saga Encantadas. Da mesma forma, nos três livros da série é marcante a exposição da "nobreza" como um núcleo do que "não é tão bom". Sendo os mocinhos pelos quais torcemos ou vítimas dela ou simples seres humanos à sua margem. O personagem que mais passa isso é o caçador, que cultua a natureza e repudia os jogos e as falsidades da corte. Amo esse personagem! E outra questão em pauta que eu adorei na série, que também deixa sua marca fortíssima em Poder, é a figura da mulher à frente do seu tempo. A figura que ganha destaque para o leitor é a mulher que dá voz aos seus prazeres, que não é submissa, nem à vida, nem aos homens. Aliás, aí entra o caçador de novo, concordando com o fato de que a mulher devem seguir seus desejos.


         "As mulheres eram de longe o sexo mais sensual, mas a maioria dos homens não sabia como manter esses sentimentos vivos nelas. A maioria dos homens as fazia sentir vergonha de seus desejos, em vez de se deleitar com eles, e depois se perguntava por que as coisas murchavam e morriam entre o casal. Com ele não seria assim, se um dia achasse a garota de seus sonhos."


       A conclusão da série que tanto me agradou perdeu pontos comigo apenas por deixar em aberto alguns pontos. Eu gostaria que todos fossem bem explicados, e que houvesse até outro livro para explicá-los melhor. Leria-o com a maior alegria. Porém, tudo indica que para por aí. Por outro lado, Poder é um livro que ganha pontos por trazer mais aspectos gerais da série de um modo diferente - outro fator que mantém a conexão. Às vezes mais intenso, às vezes mais moderado. Fora a participação de Chapeuzinho Vermelho, que foi uma personagem incrível para mim também. Em relação às versões infantis, sempre gostei mais da Branca de Neve, da Chapeuzinho Vermelho e da figura do caçador - o príncipe tão perfeito sempre foi sem graça para mim! Aliás, quando vejo personagens muito perfeitos num livro agora, até desconfio! Porque os escritores já entenderam que precisam humanizar seus personagens, além de retratar traços de sua época - ainda que o livro faça referência a tempos remotos como a Saga Encantadas. O contexto é de contos de fadas, mas os personagens são "modernos". E a série nos ensina que nem tudo que reluz é ouro. O livro ganharia uma média de 3,5 no Skoob, mas pelo ar geral da série e por no blog só haver estrelas que combinam com números exatos, a "média" - obviamente do que a leitura significou para mim - vai para 4 estrelinhas. Ou seja, super recomendado, principalmente para ser lido na ordem. Não estrague as surpresas! 



Curta a fanpage da Editora Única.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.