17 agosto 2014

Resenha: Fortaleza Negra






Autora: Kel Costa

Editora: Jangada - Grupo Editorial Pensamento
Assunto/ Categoria: Romance sobrenatural, Sobrenatural, Realidade Alternativa, Vampiros, Seres mitológicos
Páginas: 420
Sinopse: De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. 
Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos! 
Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. 
Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário. 
Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza. 
A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail... 






Muitas palavras? Poucas palavras.




       Para tudo! Encontrei mais um favorito. Antes de começar a ler esta resenha, tenha em mente que quem a escreve indica com todo o coração a leitura deste livro. Agora sim, vamos lá! Se você já ouviu falar de Fortaleza Negra, provavelmente o que deve ter te chamado a atenção foi o contexto dele, com a realidade alternativa. Em 1985 os vampiros acabaram com a Guerra Fria. Nem capitalismo nem socialismo, acabou a brincadeira, agora o negócio são vampiros! \o/ Aqueles que são considerados a origem dos vampiros, que tem mais de dois mil anos, são os mestres. Um grupo de cinco vampiros, cuja origem e etc vai se explicando melhor no decorrer da história. São eles os responsáveis pela imposição que os torna "donos" do mundo. O tempo passa, e os seres humanos descobrem mais seres sobrenaturais: os mitológicos. Centauros e minotauros, que diferentemente dos vampiros, aniquilam tudo que há pela frente. Nesse mundo com mitológicos e vampiros, com o poder político nas mãos dos seres da noite, sem mais nenhum conflito humano mesquinho acontecendo pelo mundo, os mestres vivem na Fortaleza Negra. Um lugar bem protegido, em que vivem os humanos importantes para os mestres. Um acontecimento inesperado na vida de Sasha, uma adolescente de 17 anos, faz com que ela precise se mudar para lá.

        Sasha é puro amor. Quero dizer, puro amor no leitor. Sabe aquela personagem bem resolvida, que não tem graves problemas de discernimento? Uma personagem com cabelo vermelho, num tom alaranjado e que chama atenção? E gente, ela tem o nosso padrão de beleza - xô magreza excessiva! Está num romance, mas se admite que ela é bonita e tem algo para chamar a atenção de verdade do "mocinho" - essa palavra não combina com o vampiro em questão, mas é o que tem para hoje. Ela tem curvas! Qual foi a última vez em que você leu um livro em que a mocinha, entre milhões, chama a atenção do cara mais top e na verdade tem algo mais nela? Geralmente, o cliché usado é o da garota sem graça, quase normal, que poderia ser eu e você, como se nós fôssemos chatas e sem atrativos. Esquece isso com Sasha, porque ela arrasa. É a personagem que tem uns dramas de acordo com a idade dela, que nós conseguimos entender, mas nada daquilo que geralmente é desnecessário e faz a gente querer pular os monólogos da protagonista, que narra em primeira pessoa. Na verdade, ver o mundo pelos olhos de Aleksandra (apelido russo: Sasha) é divertido, engraçado, porque a narrativa é bem humorada. Ah... vale contar que um ponto engraçado, inconveniente, mas divertido nela é que às vezes ela é bem distraída e acaba fazendo algumas coisas sem pensar muito nas consequências. Cof! Cof! Andar quase nua por aí!

         Essa personagem diva mora nos EUA. Seu pai é um pesquisador que procura um jeito de exterminar os mitológicos. Quando uma onda de ataques desses seres começa a acontecer onde Sarah mora, ela e sua família precisam se mudar e aceitar o convite feito pelos mestres para irem morar na Fortaleza Negra (lembra que só os importantes vão para lá? então, a pesquisa do pai de Sasha é muito importante). Ela não gosta nada da ideia, porque precisa deixar sua melhor amiga para trás, Helena. Mas depois acaba se acostumando, sem deixar de ficar preocupada com a amiga. Assim que chega, faz amizade com Kurt e Lara - Kurt é um amigo gay incrível. E a amizade deles é um ponto positivíssimo no livro, porque eles é que tornam os dias dela melhores, e a nossa leitura muito mais divertida. Pensa nos amigos do tipo que se colocam em enrascadas, se irritam e acima de tudo, se mantêm unidos porque se amam. É uma amizade concreta e divertidíssima com as enrascadas em que eles se colocam. Como quando Kurt e Lara fazem Sasha ir com um vestido chamativo numa festa onde todos deveriam vestir preto. Ou quando Kurt finge ser bi para proteger Sasha de um momento chato com um certo personagem. Ou seja, a amizade do trio é ótima, mas sim, caí de amores por Kurt e quero mais dele na continuação.

       Quando Aleksandra se muda também precisa conhecer os mestres, e é aí que as coisas acontecem. Sou louca por um romance, então para mim, naturalmente, este fato seria o mais chamativo no livro de qualquer forma. Mas ainda assim, creio que ele roube mesmo a cena, apesar do marketing do livro falar muito no contexto da realidade alternativa. Quando Sasha se apresenta aos mestres, o mestre Mikhail logo demonstra certa implicância com ela por ela usar um crucifixo ao ir se encontrar com eles. Depois disso, os encontros entre eles são cada vez mais frequentes. O romance se desenrola e tira o nosso fôlego. O mestre cada vez mais se preocupa com ela, aparecendo e a tirando das comuns enrascadas em que sempre acaba se metendo (mas nada que demonstre sérios problemas de discernimento por parte dela, só uma personalidade notável e amigos que a colocam em "furadas"). Até aí tudo bem, só que durante a narrativa, há partes pelo ponto de vista dele, que não deixam totalmente claros alguns fatos. Então começamos a nos perguntar o que ele sente por ela, se é uma atração temporária, só física, ou se ele tem sentimentos românticos de verdade. Às vezes ele é bruto, não sabe lidar da forma que ela gostaria. E se isso não bastasse, há a complicação de ela ter dezessete anos - ser menor de idade. Quando tudo começou e eu vi que eles ficariam juntos uma hora ou outra, me perguntei por que um vampiro de mais de dois mil anos se interessaria por alguém dessa idade. E então eu a conheci. Espero que entendam também, após conhecê-la. Para mim, qualquer ser humano que ele encontrasse também seria jovem demais em relação a ele, sempre haveria diferenças. Por incrível que pareça, Sasha realmente é aquela que melhor se encaixa naquele mundo. 

        Fortaleza Negra é, portanto, um romance sobrenatural de tirar o fôlego, e que promete doses mais altas ainda de ação no próximo volume, pelo final que este teve. Como ponto alto de reflexão, posso dizer que desta vez o livro me fisgou tanto a ponto de eu não parar muito para refletir durante a leitura. Sabe aquele tipo de livro que não te deixa respirar enquanto você não acabar de ler? Então. Mas, fazendo uma análise geral, o que chamou a minha atenção foi decifrar a personalidade de cada personagem, que parece esconder muito mais do que mostrou ali. Exceto Sasha, que já exibiu seu ponto de vista, mas que ainda pode nos surpreender, quem sabe. Mas, ao falar dos mestres, sempre fica uma curiosidade. Mikhail tem um jeito próprio de agir, que desperta a curiosidade do leitor para até onde é de sua natureza e até onde é de sua personalidade. O que resta de humanidade num vampiro de mais de dois mil anos, aliás? Klaus e Nadia são ótimos enigmas. Tenho minhas suspeitas para Klaus e suas contrariedades, mas Nadia não deixou muitas pistas. O primeiro parece, a princípio ser frio, calculista e egoísta, mas depois parece ainda se preocupar com alguns fatores além de si mesmo e da própria sobrevivência. A segunda deixa rastros de maldade toda vez que se aproxima de Sasha. Mas todos os mestres conseguem deixar o leitor instigado a se perguntar sobre a natureza vampírica neste mundo de Fortaleza Negra. 

         Outros pontos interessantes são os sentimentos humanos, também, de relacionamentos de Aleksandra com seus pais, seu irmão - implicâncias que escondem o amor - e seus amigos - lealdade, intimidade e diversão. Ou seja, um livro capaz de tirar o fôlego com um romance totalmente avassalador - prefiro nem falar sobre o triângulo amoroso de que a sinopse fala, porque para mim o tempo todo só houve um foco e ele tinha lindos cabelos brancos - em que há cenas mais quentes sim, afinal, a protagonista completa maioridade (como se alguns dias de diferença fossem tão necessários). Além de tirar o fôlego, ele nos devolve de vez em quando só para darmos alguns suspiros e ou risadas. E eu espero sinceramente que esta resenha com muitas palavras que se convertem em poucas tenha te convencido de que dúvidas são desnecessárias, pois Fortaleza Negra é aposta certa de leitura, seja para só se divertir com risadas ou perder a cabeça - no bom sentido - com um romance intenso e envolvente.




Curta a fanpage da editora.
Curta a fanpage do livro.
E não deixe de conferir nossa entrevista com a autora de Fortaleza Negra, Kel Costa!

"Beijos e mordidas!"






        

           










2 comentários:

  1. Nossa! Eu consegui sentir sua empolgação Vi! Amamos sobrenatural nós suas, e ele mistura elementos que eu curto muito, que é o contexto histórico, politico, junto com o sobrenatural!
    Curti muito! Parabéns pela resenha! Linda!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/08/resenha-sentimento-fatal-janethe-fontes.html

    ResponderExcluir
  2. Quando você começou a resenha achei que me interessaria pelo livro, que o romance não seria o foco, ou no máximo um dos focos, do livro, mas me decepcionei ao continuar lendo a resenha.
    Ela está incrivelmente bem escrita por ti, mas gosto de seres sobrenaturais e sangue, não seres sobrenaturais e romance adolescente/adulto.
    Abraço

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.