11 agosto 2014

Resenha: Apimentando






Livro resenhado em função do Book Tour organizado pelo blog Capsula de Banca

Autora: Janaina Rico
Editora: Pedro e João Editores
Páginas: 252
Assunto/ Categoria: Literatura Brasileira, Casamento, Sexo, Traição, Chick-lit, Mídia e sociedade, Sociedade Brasileira, Padrões sobre a mulher moderna.
Sinopse: Luciana Teixeira é uma das sexólogas mais famosas do Brasil. Com mais de um milhão de livros vendidos, ainda apresenta programas de televisão e dá palestras em todo país. Mulheres de todo o mundo buscam os seus conselhos para conseguir uma vida sexual mais intensa. O que elas não sabem é que, embora seu casamento aparente ser um verdadeiro comercial de margarina, Luciana nunca teve um orgasmo com o seu marido. Tudo muda na vida da sexóloga ao contratar um novo personal trainer. O orgasmo tão desejado está mais perto do que ela poderia imaginar. Acontecimentos inesperados também mudarão seu destino.







Chick-lit Nacional


         Se você, como eu, não lê sinopses antes das resenhas, não se deixe enganar pela capa e pelo título. De longe eles dão a impressão de que o livro tem uma temática voltada para o sexo, se não uma ficção romântica, uma espécie de guia. Não! Confesso que enquanto lia, em alguns momentos me perguntei o que as pessoas iriam pensar, porque leio no ônibus, já que não tenho tanto tempo para ler, e depois ignorei tudo, porque afinal, o que importa o que vão pensar? Em pleno século XXI, nós, mulheres, temos o direito de lermos o que quisermos. E se fosse algum livro do tipo? Mas... na verdade, Apimentando conta a história de uma sexóloga que sente todas as pressões sociais de corresponder ao título em cima de si. Ela é famosa, aparece na TV, tem muito dinheiro e todos pensam que ela só poderia ser feliz. Só que entra aqui aquela questão do só parecer e não ser, de ter tudo e não ter nada. Porque para Luciana, parece que falta algo... o seu casamento é infeliz, e como sexóloga, ela nunca havia tido um orgasmo. Eis que um belo dia um novo personal trainer entra em sua vida e mil e uma confusões passam a acontecer daí. Numa narrativa suave e mais próxima do real, de como a própria personagem contaria sua história, vivenciamos uma trajetória que retrata bem certas faces brasileiras e dá uma alfinetada em alguns comportamentos típicos, tudo em torno dos dramas de Luciana Teixeira.

         Apesar de ter vários livros publicados, dando dicas às pessoas para ajudá-las em seus relacionamentos, o de Luciana é um caos. E há, por ela mesma, uma pressão de que sua vida deveria ser diferente, o que é uma consequência do mundo em que vivemos. A cobrança pela perfeição. A protagonista até tenta, e as coisas vão dando errado. Em sua ingenuidade, mais problemas se acumulam, e outras coisas dão muito errado. E esse é um dos diferenciais do livro: a realidade, a verossimilhança. Até no modo de narrar, que é da perspectiva da personagem, vemos esse fator. Ela não força expressões, não descreve minuciosamente e metaforicamente as coisas, só conta a história normalmente, como numa conversa, na medida do possível. Claro que há algumas coisas que não convencem muito, como a inevitável atração que ela sente pelo personal trainer novo, ao vê-lo. Ela vive no mundo das celebridades, deveria ter visto muitas beldades, e provavelmente homens com pouca roupa em programas de TV. Então, por que ele? Mas esse é um ponto que se pode deixar passar. O que me incomodou inicialmente foi que eu demorei a sentir identificação de algum tipo com a personagem. Ela vivia um casamento infeliz, tinha seus próprios desejos, mas nem pensava tanto, a princípio, em tomar atitudes. E a leitura foi seguindo, mas nada de eu "embarcar". Para mim as coisas só começaram a fluir com a reviravolta do meio, que junto de aprendizados e amadurecimento da personagem, fizeram a leitura valer a pena.

        Fora o sucesso como sexóloga e o casamento infeliz, algo que marca a personagem a princípio é o seu relacionamento com sua editora - Patty, responsável pela publicação dos livros de Luciana. Sem profissionalismo, com provocações de ambas as partes... também tive certa implicância com esse eixo da história. E realmente, a própria protagonista reconhece e nós percebemos, que ela não tem muito talento no que escreve, mesmo vendendo bem aos leitores. Todos esses fatores fizeram uma enorme barreira entre eu gostar ou não do livro. Para mim, ela só foi derrubada depois da metade, quando tudo vira de cabeça para baixo, e Luciana precisa aprender algumas coisas. Quando ela amadurece e vê, de verdade, o mundo à sua volta. Ela tem um grande problema que suja sua imagem, e a reação de todos é asquerosa. E o pior de tudo é que é uma reação real! Pelo que aconteceu, parte do público que assiste TV agiria daquela forma ignorante, e a emissora de TV, diante do problema de Luciana, também. Aliás, em vários momentos somos postos diante dessa realidade: ignorância, futilidade, egoísmo e incapacidade de se colocar no lugar do outro. Fora o fato dos amigos por conveniência que se aproximam por causa do sucesso, mas que fogem quando a situação fica difícil. 

         Ainda que a princípio a leitura não tenha fluído, o final se desdobrou de modo a explicar tudo, depois de diversas reviravoltas, que serviram para que a protagonista amadurecesse e nos contasse as lições que aprendeu. Sobre o verdadeiro amor, sobre a simplicidade que é mais, sobre a riqueza real dos sentimentos, sobre a nossa realidade. Uma problemática divertida totalmente nacional - aliás, aberta a todo o país na trama (quem ler o livro entenderá) - sem necessidade de transportar o tema para outros mundos e ou lugares existentes. Uma história com bastante verossimilhança dentro do possível quando se trata de um chick-lit. Ideal se você quer algo mais "pé no chão", e fora de questão se quer um romance com descrições minuciosas. Não, o chick-lit tem muito mais a ver com a "luta" da protagonista feminina na nossa sociedade, vencendo as imposições e as dificuldades. Vale lembrar que ela é, ainda, um pouco mais velha, o que dá um ar ainda mais diferencial à história, pois tudo o que tem saído ultimamente e ganhado repercussão é com personagens jovens. Além disso, não espere "o romance arrebatador", o gênero não é esse. Se você quer algo real, com cara total de nacional, e ainda tem a idade da personagem, este livro é perfeito para você. Vá sem medo.







Um comentário:

  1. O início da leitura é um pouco cansativa, devido a futilidade da personagem, mas de acordo que ela vai caindo e levantando a história vai nos prendendo.
    Beijo

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.