19 outubro 2015

Resenha: Problemas de Gênero - Feminismo e subversão da identidade


- Livro cedido em parceria com a editora -




Feminismo e subversão da identidade

Autora: Judith Butler
Editora: Civilicação Brasileira - Grupo Editorial Record
Assunto/ Categoria: Feminismo, Teoria Feminista, Papel Sexual, Sexo - Diferenças (psicologia).
Páginas: 287
Sinopse: Judith Butler propõe observar, de maneira geral, o modo como as fábulas de gênero estabelecem e fazem circular sua denominação considerada por ela como errônea de fatos naturais. Os textos estão reunidos de modo a facilitar uma convergência política das perspectivas feministas, gays e lésbicas sobre o gênero com a da teoria pós-estruturalista.







Vamos falar de gênero?

Antes de iniciar a resenha deste livro é indispensável frisar que a leitura dele pode ser complexa para algumas pessoas. A autora se expressa de forma bastante rebuscada, sua escrita é acadêmica. Quando quis ler o livro não imaginava que fosse tanto. Na verdade, minha reação foi meio que "Você disse feminismo? To dentro!". Então é legal explicar para que quem ler esta resenha e se interessar pelo livro não venha a se decepcionar ou frustrar depois e reclamar da autora. E por outro lado também devo dizer que fazer esta resenha se torna um tanto complexo também por isso.

(Judith?)

Judith Butler é uma filósofa pós-estruturalista estadunidense, uma das principais teóricas da questão contemporânea do feminismo, teoria queer, filosofia política e ética. Também é autora de "Quadros de guerra: Quando a vida merece ser chorada?". O diferencial da autora fica por conta da sua análise de gênero não só social, mas também biológica. Ao longo do livro busca referências influentes para construir seu pensamento. Problematiza, questiona e cutuca a questão do gênero. O que faz do gênero feminino o gênero feminino? A mulher, mulher pelo gênero e não sexo? Para a autora, chegar perto de uma conclusão sobre isso é importante para o feminismo em si. A problematização encontrada em definir o gênero é um novo ponto de partida para a teorização política feminista.

Butler critica  um dos principais fundamentos do movimento feminista: sua identidade. Para ela não haveria "a identidade da mulher", mas sim "as identidades". Por isso, para promover a eficácia do feminismo, que é a liberdade e igualdade da mulher, seria necessário antes de tudo subverter, derrubar, modificar, sua identidade. A autora também problematiza e debate acerca da questão do sexo. Ela discorda do modo de pensar dominante do feminismo, de que o sexo é da natureza e o gênero é construído socialmente. Para a autora o sexo também é uma construção social e cultural. Daí também resulta uma série de questionamentos sobre o modelo heterossexual, pregado pela sociedade.

Uma das coisas que mais gostei no livro foi a parte em que a autora fala sobre a identidade feminina e a linguagem. Como a língua usa de estruturas de poder para expressar algo que já existe na sociedade, que é o que o feminismo busca desconstruir. De forma geral, a leitura é complexa sim, e pode também dar a impressão de que você está estudando, e na verdade você estará, porque se forçará a pensar muito com a autora sobre todas essas questões. Assim como nas suas várias referências ao outros pensadores, que às vezes são bem esclarecidas para leigos ou não nas notas. Ainda assim vale a pena. Judith faz uma análise intrigante sobre a identidade no feminismo, de tal forma que ler este livro é se perder em meio a tantos pensamentos para no fundo chegar perto de se encontrar.

A edição da Civilização Brasileira ficou ótima, ao meu ver. A capa é de uma laranja forte, florescente, que transmite bem a ideia do livro. Te incomoda, te tira do seu lugar comum até você enxergar bem a imagem por trás da cor forte. E por dentro o livro traz o lado impecável de sempre do Grupo Editorial Record.

7 comentários:

  1. Vivian,gosto muito da escrita acadêmica,apesar de ser trabalhosa devido a sua complexidade.Gosto muito de filosofia,e a escritora sendo filosofa melhor ainda.Que bom que sua análise de gênero ,além de social é também biológica.Estou curiosa para ler e entender melhor sua crítica ao movimento feminista ou seja não havia ´´a identidade da mulher`` e sim ´´as identidades``.E também entender porque para ela sexo é uma construção social e cultural.Gosto de livros que além de nos fazer pensar,raciocinamos junto com a sua escrita tentando não só compreendê-las ,mas tirando deduções e conclusões.Que bom que notas no rodapé.Profundo se encontrar realmente...a cor da capa é forte.Gosto muito da diagramação do Grupo Editorial Record.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Confesso que não li nada do gênero. Gosto muito de ler livros teóricos, mas geralmente são mais voltados para a história do mundo e do Brasil.
    Fiquei muito interessada pelo tema, acho que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  3. A capa pode ter tudo haver com o enredo, mas confesso que não gostei dela. Não é um livro que me interesse no momento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Não gostei muito do enredo do livro e quando você sitou leitura rebuscada cai fora antes de terminar a resenha kkk Mas falando serio o livro não faz parte dos meus gêneros literários favoritos e por isso dispenso a leitura. Mas tenho uma amiga psicologa que ia gostar desse livro e vou indicar pra ela ^^

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bem complexo! Eu assisti algumas aulas de sociologia e de psicologia sobre o que é gênero, como ele se diferencia do sexo, mas não é muito minha praia, apesar de ser um tema interessante e que está muito em evidência atualmente.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem complexo! Eu assisti algumas aulas de sociologia e de psicologia sobre o que é gênero, como ele se diferencia do sexo, mas não é muito minha praia, apesar de ser um tema interessante e que está muito em evidência atualmente.

    ResponderExcluir
  7. Oii. Sei como é esse tipo de livro, com escrita rebuscada, li alguns assim na faculdade, mas o que importa é a reflexão que eles nos trazem e este em especial é muito interessante para mim, que busco compreender mais acerca do feminismo. Penso que a obra traz aspectos importantes para quem se interessa pelo tema e, apesar da linguagem mais complexa, acho uma leitura válida, pelo temática que aborda.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.