01 outubro 2015

Resenha: The Pointless Book




- Livro cedido em parceria com a editora -


Autores: Alfie Deyes e leitor

Editora: Verus - Grupo Editorial Record

Assunto/ Categoria: Livro interativo, Diário, Livro sem noção, Livro para brincar
Páginas: 192
Sinopse: Complementado por um app gratuito, este é um livro sem noção, cheio de diversão e desafios: assar um bolo na caneca; criar uma cápsula do tempo; fazer desenhos insanos; escrever um diário sobre uma semana da sua vida; aprender origami etc. Totalmente ilustrado e com uma série de jogos, atividades e brincadeiras, Alfie desafia você a completar seu diário e a não fazer praticamente nada com orgulho.


Um livro para presentear a si mesmo com o tempo


The pointless book é um livro que demorei a resenhar porque cismei que queria gravar vídeo com alguma de suas loucuras. Mas não deu certo, então vamos de acordo com o tradicional mesmo. O livro é interativo, mas diferentemente de só mandar você fazer coisas absurdas de se pensar em fazer com um livro, ele te manda fazer isso e outras coisas divertidas sem ele, registrando o resultado em suas páginas. Exemplos? Dar o livro a um estranho e pedir que ele desenhe você, desafios, origami tirando uma página dele, desenhos diversos e engraçados, perguntas sem noção, e muitos jogos para fazer com os amigos. Pode ser a resposta perfeita para um dia de tédio. 




O resultado é um livro que faz com que o "leitor" se divirta e relaxe, já que não é uma leitura, e sim uma brincadeira. Cheio de ideias sem noção e aleatórias, a ideia de The pointless book é não te fazer pensar. Então, sabe aquele momento do dia em que você quer relaxar a mente cansada? O livro cai perfeitamente nessas situações. Diferente dos livros da moda de colorir, que te fazem pensar na cor, com The pointless book você olha o que é pedido e faz, sem se preocupar com a estética, a não ser que queira. Além disso, você ainda aprende algumas coisas, como o origami e as posições de ioga.



Não é o tipo de livro do qual eu iria atrás do nada, mas foi uma experiência legal justamente por isso, porque me fez fazer algo que eu normalmente não faria. Uma surpresa agradável é que o livro te faz lembrar de amar você mesmo, quando por exemplo manda citar qualidades suas. Aliás, dar um tempo de tudo para uns instantes apenas "brincando", já é amar a si mesmo, se presentear. Ao mesmo tempo, traz uma nostalgia de infância, do tempo em que brincávamos com uma simples folha de papel. The Pointless book é um livro interativo que realmente só faz sentido quando você permite, quando abre seu coração para brincar com ele e se divertir. É um dos que entra na onda de dizer a você para fazer coisas inusitadas que poderia fazer antes com qualquer coisa, mas que se sente menos culpado por fazer graças ao livro e ao autor.






Além disso, acompanha um aplicativo com vídeos de Alfie Deyes, contando suas experiências para o que tem nas páginas e interagindo com o leitor. Uma frase de capa nunca fez tanto sentido quanto "Iniciado por Alfie Deyes. Terminado por você.". Mesmo se você, como eu, antes não via sentido em um livro como esse, pare e pense bem. Chame os amigos mais chegados e que mais te fazem rir e use The Pointless book. Será um dia, como eu posso dizer...




6 comentários:

  1. Vivian ,amei a proposta desse livro em que você pode interagir com ele ou sozinha,amei saber sobre o origami e também de poder realizar as atividades sem se preocupar com estética.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu tenho que admitir que o livro parece ser ótimo para realizar com os amigos, mas eu sinceramente não compraria o livro, eu poderia usar para ler outro livro kkk Vou indicar o livro para um amiga que provavelmente vai gostar da novidade.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivian, não conhecia o livro achei a ideia muito legal, pois há mesmo uma interação sem preocupação. Gostei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi alguns livros com esse tipo de temática, ao estilo destrua seu diário, não é muito minha praia, mas parece ser divertido.

    ResponderExcluir
  5. Esse tipo de livro não me interessa muito. Tentei os de colorir, mas também não consegui me interessar, mas achei bem divertida algumas páginas.

    ResponderExcluir
  6. Oii! Que livro legal!!!! Já li acerca desses livros e parecem bem divertidos! O mais famoso, penso eu, é Destrua este diário, sempre imagino quais atividades ele pede que o leitor faça rsrs. Enfim, gostei bastante da dinâmica do The Pointless Book, além de ensinar coisas legais, tipo o origami *-*

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.