16 abril 2015

Resenha: O Sétimo Filho - Parte I - O Aprendiz




Resenha de um dos livros mais esperados por vocês: O Sétimo Filho.



Autor: Joseph Delaney

Editora: Bertrand Brasil - Grupo Editorial Record
Assunto/ Categoria: Fantasia, Aventura, Lenda.
Páginas: 512 - Primeira parte (O Aprendiz): 222
Sinopse: Em um mundo dividido entre luz e trevas, John Gregory, o Caça-Feitiço, é o sétimo filho de um sétimo filho e mantém uma cidade do século XVIII relativamente bem e longe dos maus espíritos. No entanto, ele não é mais jovem e suas tentativas de treinar um sucessor foram todas mal sucedidas - os pouquíssimos que terminaram o aprendizado são medíocres ou fracos ou covardes, e não se igualam a ele. Sua última esperança é um menino chamado Thomas Ward, também sétimo filho de um sétimo filho. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros que surgem sempre que o sol se põe. Seu primeiro desafio será grande - ele terá de enfrentar a Mãe Malkin, a mais terrível e poderosa feiticeira do Condado. O Sétimo Filho reúne os dois primeiros volumes da série 'As Aventuras do Caça-Feitiço' - 'O Aprendiz' e 'A Maldição'.






Fantasia e Ação



Thomas Ward é o protagonista e o tão falado "sétimo filho de um sétimo filho". E isso quer dizer que neste mundo em que vive ele possui um dom: consegue ver coisas que as outras pessoas não veem. Os que são como ele têm a designação de serem treinados para se tornarem Caça-Feitiços. Neste universo criado pelo autor Joseph Delaney, existem seres sobrenaturais geralmente nocivos aos seres humanos. E é função dos Caça-Feitiços, graças aos dons que possuem, proteger os seres humanos desses seres. Thomas é criado pelos pais, acostumado a uma vida tranquila cuidando de atividades do campo. Como ele reagirá ao se deparar com o medo de seu dom, interagindo diretamente com mortos, ogros, feiticeiras e outras coisas que surgem da escuridão?



A escrita do autor desenvolve bem essa questão. O medo do personagem fica marcado ao ter que enfrentar obstáculos aterrorizantes pela primeira vez. Eu teria um ataque do coração no lugar dele, que é deixado sozinho numa casa mal assombrada com inimigos invisíveis cavando tumbas para enterrá-lo vivo. É essa a questão do livro O Aprendiz, o primeiro da série, que neste volume denominado O Sétimo Filho por causa do filme, reúne os dois primeiros livros. Se trata do início do aprendizado de Thomas. Como ele precisa ser paciente e lidar com o desafio que é ser escolhido como o único capaz de substituir o Caça-Feitiços Gregory, que não teve muito sucesso tentando treinar outros para ocuparem seu lugar.


Um dos maiores desafios de ser um Caça-Feitiços é a solidão. A sociedade os veem querendo distância, pois têm uma imagem sombria e lidam com seres do mal. Mesmo que eles sejam um tipo de herói, se pararmos para pensar, o que é contraditório. Esse chega a ser um dos medos de Thomas: se ver só ao executar seu trabalho. Chega a pensar em desistir, mas logo é convencido a ficar e cumprir seu destino por sua mãe, que também percebemos que possui algum tipo de dom.


O problema de O Aprendiz acontece quando Thomas faz uma promessa a uma garota de sapatos de bicos finos. O Caça-Feitiços diz a ele para não confiar em mulheres, principalmente se elas usarem sapatos de bicos finos. Não adianta, Thomas, antes de realmente pensar, faz uma promessa. E quando ela é cobrada, fica claro que o pedido só pioraria as coisas. E o aprendiz erra. E um problema maior ainda surge, do qual falarei na segunda parte da resenha - sem dar spoilers! É só para falar melhor de cada livro.


Para evitar ficar repetitivo, deixarei as reflexões para a segunda parte, que sai até o final de semana também. O que é legal frisar é que a escrita do autor pode narrar esse ar de tempos remotos, com seres sobrenaturais e costumes antigos, mas a linguagem é "mais jovem", só que sem forçar. Ou seja, não é arcaica e combina com a narração de um garoto de 13 anos. Fica de acordo com o público infanto-juvenil. Por isso a leitura soa leve. E até prende o leitor, deixando em certo momento uma pergunta, em outro uma surpresa. Por isso incentivo a quem leu os quotes e ficou interessado a ler. Acredito que vocês também vão gostar de O Sétimo Filho, que é uma pitada do que conhecemos na fantasia, só que ainda de um jeito novo nesse universo criado pelo autor.

4 Estrelas


2 comentários:

  1. Sou apaixonada por livros de fantasia..ainda mais estes, que mexem com a imaginação e trazem dons, bruxos, magias...tudo ali, colocado no papel como coisa comum e rotineira.
    Vi e li muita coisa a respeito do livro e filme também. Ainda não tive a oportunidade de ver ou ler sobre..mas sei que farei o mais rápido possível.
    Me lembrou demais Aprendiz de Feiticeiro, com Cage...a típica história do adolescente solitário que precisa a duras penas, colocar seus dons a prova e com isso salvar alguém ou a todos...ou ainda mais, ele próprio!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Desde que o filme foi lançado, eu fiquei sabendo que tinha o livro, e até então fiquei com vontade de lê-lo. Ainda não assisti o filme exatamente por isso, pois eu prefiro ler o livro que o filme foi baseado do que assistir primeiro. O que mais gostei no livro foi saber que ele contém serem sobrenaturais, pois eu adoro livros assim. Estou bastante ansioso para ver a atuação da Julianne Moore nas telonas! <3

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.