25 março 2014

Sentimento de Leitor #3: Compras compulsivas - qual o limite?






  Olá! O post de hoje é para falar sobre as compras compulsivas que nós, leitores, fazemos. É... para quem não viu, hoje é dia de promoção no Submarino. Ótimas promoções! E... eu não resisti. Adiantei alguns presentes de aniversário (só que meu aniversário é em maio), e investi em alguns livros que acredito que valerão muito a pena. O problema? É que tem muitos livros aqui para ler! E eu quero devorar todos! Até os que não estão aqui! haha... Quantos de vocês se identificam com isso? Eu estou ficando louca? Confesso que adoro uma boa promoção de livros e fico muito tentada a comprar quando vejo uma e tenho dinheiro. Apesar disso, sei até me controlar, não chego a ter tantos livros assim para ler como já vi em algumas estantes (cerca de quase duzentos não lidos, literalmente). Não... no meu caso não é para tanto. Mas ainda assim... E o mais engraçado é quando você acaba de ler um e pensa "não, agora eu vou ler tudo rápido, daqui a pouco não vou ter mais o que ler", só que aí você se toca que ainda tem livros para muitos meses tranquilamente, fora os que sabe que pode pegar emprestados, na biblioteca, que pode ganhar e etc... Ou seja, tem infinitos livros, até na sua mente e nas probabilidades. 


   Tantos livros assim seriam um investimento que dá lucro ou que dá prejuízo? Porque já vi casos de pessoas que compraram tantos livros que não os leu dentro de muito tempo, tanto que em certo momento, já nem tinha mais interesse em os ler. Mas ao mesmo tempo, nós levamos algo com os livros muito além do material: nós levamos histórias, emoções, aprendizados! E isso por si só deveria ser até sinal de abnegação. Se todos comprassem só por isso. Eu não costumo me importar com capa e diagramação perfeitas para ler um livro, gosto de ter em mente que o que eu mais quero dali é a história. Essa ideia de desapego me soa agradável, dentro da minha visão de vida. Mas é claro que vou elogiar o trabalho bem feito de uma editora, que tem a capa bonita e a organização geral bem feita.  Aprecio o trabalho, a visão encanta os olhos, mas para mim não é o fundamental. Apesar disso, sei que a maioria se preocupa muito com esses fatores da produção de um livro. Talvez eu tenha defeito de fábrica... Não sei. Só sei que as histórias me encantam, e que levar o aprendizado que elas trazem, as emoções e as alegrias é o melhor que eu posso tirar. Mesmo se um dia eu perder tudo o que tenho, e quando partir desta vida, levarei o conhecimento e essas experiências comigo. Não o material da coisa.E sim, eu sei que não estou no padrão normal e que vocês vão pensar em outra coisa. Não critico. Admiro. Admiro o amor pelos livros, seja lá por que você ame. Mas se me disser que ama os livros, já podemos ser amigos.

    Mas e quando o problema do consumo passa a ser sério? Livros são tudo de bom e todos nós amamos. Afinal, somos leitores compulsivos, queremos sempre livros e mais livros e nosso maior sonho é ler todos eles. Mas e quando isso passa a ser prejudicial? E quando a pessoa começa a fazer dívidas para comprar um livro e já tem pilhas e mais pilhas em casa? A leitura deveria ser saudável, sempre. E é. Mas se começa a te prejudicar, tem algum vício no meio que deve ser cortado. O vício pode ser a mania de deixar de fazer outras coisas só pelos livros, como deixar de comprar o fundamental para comprar livros, ou até mesmo, deixar de viver, de dormir, para ler. Tudo tem um limite. Se é demais, faz mal. Não seria diferente com o nosso mundo da leitura. Não pode ser bom se endividar para comprar mais livros para a pilha enorme que já se tem. É claro que a maioria dos leitores deste blog, assim como eu, devem ser viciados em leitura. Tudo bem. Na verdade, isso é maravilhoso! Mas ser viciado em consumir e sofrer as consequências disso não pode ser bom. Sofrer porque se prejudica em algo que deveria ser apenas um prazer e fonte de crescimento deveria ser proibido pela nossa própria consciência. Tirando os excessos, acredito que aproveitar as promoções não faz mal se você pode investir naquilo. Desde que não te prejudique de nenhuma forma, nem a ninguém, é um ótimo investimento! Melhor do que você gastar muito de uma vez em livros fora de promoção, principalmente na livraria física, que costuma ser mais cara. Se você economiza para ir aos sebos, melhor ainda! Economizar e se planejar é muito importante! Em tudo! Volto a dizer que também se aplica aos livros. Portanto, continuaremos na nossa sina, com vícios ou não, lendo, lendo, lendo, comprando, pegando emprestado, sofrendo com as promoções (as que acabam nos deixando sem dinheiro muitas vezes), pechinchando, ganhando, acumulando, lendo, lendo, lendo... E dividindo cada vez mais, nossos sentimentos de leitores, neste mundo particular que tem seus inúmeros encantos e complexidades.


 Mais uma vez, convidei alguns amigos que leem para dar a opinião deles a vocês, sobre o sentimento de leitor a respeito das promoções, compras compulsivas e seus limites. 



"Meu problema com certeza são as benditas promoções. Eu sou compulsivo e não nego, mas não chego a fazer dívidas (nem tenho cartão para isso T.T). Porém quando um livro aparece por um preço muito bom, como 5 ou 10 reais, vem aquele pensamento 'Poxa, eu tenho que aproveitar ou posso não encontra-lo mais nesse preço'. É aí que o bicho pega. Eu acabo comprando livros que não quero e às vezes nem conheço por conta de promoções e deixando os que eu quero de lado. Prometi no ano novo que 2014 seria diferente, mas não foi. Enfim, sou compulsivo não nego e venha quantas promoções puder." - Victor Rosa, do blog Encantos Paralelos



"Comprar livros compulsivamente pode se tornar um grande problema. Eu sei por experiência própria que resistir aos sites e livrarias às vezes torna-se penoso, porém não mais que a angústia de ver sua estante cheia de livros e não ter tempo de ler todos. Muitas vezes compramos um livro somente porque ele está em promoção e ele acaba ficando na prateleira por meses. Livro não lido não agrega nada, só pega pó. Acredito que quando você percebe que tem muito mais livros do que poderá ler em um ano, chegou a hora de parar, respirar e entrar em uma dieta literária para diminuir o número de livros não lidos na estante, essa é minha meta desse ano, 'Ler mais, comprar menos'." - Patty Santos, do blog Coração de Tinta




"Sempre acabo destinando uma verba mensal para os livros. Compro em média uns 2 ou 3 livros por mês. Depende do que é prejudicial. Acho que cada um sabe dos seus limites. Claro, não vou gastar todo o dinheiro que eu ganho após um mês de trabalho em livros, mas se sobra alguma coisa, não penso duas vezes em comprar algum livro em que eu esteja de olho. Cada um prefere gastar em alguma coisa: roupas, saídas... Eu prefiro livros. A questão é saber administrar o dinheiro." - Raquel Araújo, do blog Por uma boa leitura




  E você? O que você acha das compras de livros? Há um limite? Qual?









17 comentários:

  1. Nunca pensei em consumismo quando se fala de livros, talvez porque em nosso país não seja tão expressivo o número de leitores. O exagero sempre é ruim, inclusive com livros. Compro bastante quando vejo promoções muito boas, mas, de resto, prefiro anotar o nome do livro e procurar o preço em diversas livrarias diferentes.

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vivian
    Ontem também aproveitei a promoção de livros.
    Hoje em dia consegui diminuir o número de livros não lidos da minha estante, mas já cheguei a comprar muito impulsivamente, agora me controlo melhor.
    Como você, não me preocupo com capa e diagramação, quando quero mesmo ler um livro e não tenho muito dinheiro, compro edição econômica.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana!!
    Acho que qualquer coisa, ainda que fundamentalmente boa, quando feita de forma compulsiva é prejudicial.
    Livros são investimentos, mas creio que quando dentro de um limite aceitável. Talvez para quem tenha este "problema", estipular uma porcentagem do orçamento caia bem. Quando chegar no limite do que se propôs, nem olha mais as promoções, etc. rs
    Não deve ser tão simples assim, mas pelo menos vale a pena tentar.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. UAU... AMEI o post!!!! As vezes brincamos com esta história de vício... e o problema aqui é quando a coisa sai de controle sem notarmos... e analisando....Sim, sou dessas kkkkk E o pior é que as vezes deixo de fazer coisas ( como dormir) para ler. E sim , isso È UM PROBLEMA GRANDE! Gostaria de ser controlada como a Raquel, tanto na compra como na disciplina de prioridades...ohhhhh E como o Victor e a Patty, também acabo comprando livros de que nem gosto por causa de uma promoção... gente, este post me fez pensar.... OHHHHHHHHHHH, ler deve sim ser prazeroso e saudável, e vou me esforçar para que seja assim! BEIJOSSSSSSS Vivian!!!

    ResponderExcluir
  5. Oiii...
    Olha eu tenho uma mania compulsiva por comprar livros, mas até que nos últimos tempos eu tenho parado um pouco com isso.
    Assim como voce não resisto quando tem promoção no Submarino, mas dessa vez me controlei..hehe
    A gente acaba acumulando livro mesmo, e as vezes perde até o interesse. O negócio é se controlar..rs Mas como voce disse vai além do material né..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. É um assunto muito sério à se falar e achei ótimo você discorrer sobre ele. Muitas vezes, um leitor pode ter essa compulsividade e achar normal. Eu acho que, o que me impede de ser uma compradoras de livros compulsiva é só o fato de eu não ter dinheiro para isso ! kkkk porque se eu tivesse... ai ai.
    Vamos ficar atentos quanto à isso, colegas leitores.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Só compro livros pela Internet, só quando tem promoções (bem na maioria das vezes) , e no máximo uns 4 por mês.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza esse é o principal problema dos leitores!!
    Sério, tenho que me controlar muito quando entro em uma livraria, senão é tchau tchau salário. E sempre que posso eu vou em sebos, pelo menos da uma aliviada nas despesas.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ser leitor compulsivo, nunca cheguei a comprar nada pelos sites de livrarias, nem cheguei a me endividar comprando livros. Graças a Deus consigo me controlar. Mas imagino o quão difícil deve ser se controlar para não comprar aquele livro que tanto nos chama a atenção, né?!?! Ôh vida sofrida essa nossa, hein?!?! kkkkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Oi Amiga!
    Já me endividei com livros... Já estourei cartão de crédito...
    Já comprei UM presente para dar e DOIS pra mim...
    e tenho uma pilha de mais de 150 livros parados!
    Já melhorei muito, tenho me controlado e entrei na dieta literária, assim como a Patty.
    Os únicos livros que comprarei agora são Divergente e A escolha...
    Só posso comprar livros quando minha pilha cair a metade!! E eu vou conseguir!!!!

    Ah, e se quiser algum livro emprestado da minhas estante.. pode pedir!!!!!
    Pra vc eu empresto!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. Amei o texto, e concordo com as meninas.
    Tenho também muitos livros não lidos e ainda compro. O.o
    Só que eu me controlo bastante, ainda;
    Bjs
    www.modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Me identifiquei muito com o texto. Sou compulsiva até demais, o que chega a ser prejudicial. Tenho muitos livros pra ler e ainda sim insisto em comprar mais, mesmo as vezes não podendo. Esse ano prometi que estaria comprando menos para ler tudo o que tenho, e é muita coisa. Por enquanto até tem dado certo, e pra ajudar meu namorado fez uma aposta comigo, me desafiando a ler todos os livros que tenho esse ano. Não vai ser difícil, pois leio muito, e vai ser legal pois vou me focar mais em ler e menos em comprar. Aprendi na marra que se endividar por livros não vale a pena, e que deixar acumular é pior ainda. Os livros que sei que não vou ler mais, resolvi trocar ou doar.. Assim desocupo espaço e foco mais nos livros que realmente quero ler. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, você estava falando de mim? Achei que estava falando de mim de tanto que me identifiquei com o texto, creio que comprar compulsivas é um mal de todo leitor, não tem como resistir é mais forte que todos nós. Por mais que tenhamos muitos livros para ler, não deixamos de desejar mais e mais, eu tento me controlar o máximo possível, a minha mãe fica louca, mas fazer o que? Tem tantos livros que quero ler e ainda não tenho. Adore o texto.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, Vivian!
    Ano passado eu percebi que tinha mais livros não lidos na estante do que o total que tinha lido naquele ano. Então resolvi me fazer uma promessa e parar de comprar livros. Até agora, não comprei nenhum, mas ganhei vários que eu queria (então, mesmo sem comprar, minha estante só ficou mais recheada - não que eu reclame, né? hahha)... Pelo menos já consegui parar de comprar (:
    Boa sorte para todos nós! hahaha
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  15. Olá Vivian,
    eu sou super compulsiva. A minha pilha de livros já chegou a uns 90 não lidos e isso está me incomodando muito, mas não consigo parar de comprar. Vem aquela promoção do capeta pra atentar e você vai e compra. Mas preciso entrar numa dieta literária assim como a Patty disse. Vamos ver se consigo!
    Beijinhos!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivian, eu me sinto uma viciada pelos livros, mas não chego a deixar de sair ou viver por conta deles. Não que eles fiquem muito tempo longe de mim...
    Em relação aos gastos, eu sou bem controlada, aliás as ultimas compras nem tem sido para mim, e sim para meus filhos. Estou preferindo trocar, visto que tenho vários livros que não vou ler novamente ou não gostei tanto do enredo para guardá-los.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Essas promoções do Submarino são um perigo! haha
    No final do mês passado, contei e estou com 160 livros não lidos ! Um absurdo!
    Aí decidi que era mesmo hora de parar e me controlar. Instaurei um "Book Buying Ban", no qual estou proibida de comprar livros até a Bienal de SP (pq aí nao tem como não se esbaldar em livros ^^). Comecei um cofrinho para esse mesmo fim.
    Creio que até lá já terei lido alguns e esse numero terá diminuído. Mas o mais importante é que durante um tempo consideravel, eu terei um mega auto-controle e se consegui isso uma vez, conseguirei novamente. Vamos ver se consigo acabar ou minimizar essa minha compulsao com essa medida "drástica" :D

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.