30 março 2014

Entrevista com Tammy Luciano








Olá! A entrevistada de hoje é a autora Tammy Luciano. Ela é uma daquelas autoras que a gente só de chegar perto, respira a magia dos livros, por todo o amor e histórias que possuiu dentro de si. De tão fofa e dedicada, ao responder meu pedido de entrevista, ela sugeriu que fizessemos algo "ao vivo", pelo chat. E eu adorei o resultado! Espero que vocês também gostem.





Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Escreveu os livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas, Sou Toda Errada, Garota Replay e Claro que te amo (estes dois últimos lançados pela editora Novo Conceito). Adora chocolate, madrugada, natureza, cachorros, Frida Kahlo, amor de verdade, viajar e conhecer pessoas. Além de escrever, Tammy grava diversos vídeos para o seu Canal no Youtube(www.youtube.com/tammyluciano) e viaja o Brasil todo para encontrar leitores em livrarias e Feiras. Saiba mais sobre esta maravilhosa autora nacional a seguir.





 De onde veio a ideia de escrever um livro? Desde aí você já pensava em ser escritora?

Na verdade nunca pensei em publicar um livro. Minha praia era o teatro, atuar, escrever para teatro, me formei em Artes Cênicas e Jornalismo, mas um dia escrevi uma crônica para um jornal e a mãe da modelo Fernanda Vogel leu e me convidou para escrever o livro sobre a filha dela. Assim nasceu Fernanda Vogel na Passarela da Vida. Virei escritora de livros de maneira inesperada. 


 E depois desse? Enquanto o escrevia você já se empolgava com o projeto de outro livro? Mais especificamente do seguinte: Novela de Poemas?

O Novela de Poemas surgiu porque ganhei um patrocínio e fiz o livro para a Bienal de 2005. Em 2009, eu fiz uma novela da Record, Caminhos do Coração, e enquanto esperava para gravar, decidi escrever um romance, Sou Toda Errada, que me apresentou para os leitores na internet e eu passei a ser mais conhecida pelas editoras e pessoas do mercado.


  E a publicação na Novo Conceito? Como aconteceu? Você enviou para lá e esperou muito? Quais foram suas expectativas?

Eu e quatro escritores (Enderson Rafael, Fernanda França, Patrícia Barboza e Leila Rego) montamos um grupo chamado Novas Letras. Tínhamos na época um produtor que acertou da gente fazer eventos no estande da Novo Conceito durante a Bienal 2011. Ficamos os dez dias fazendo palestras e debates sobre temas literários. Depois disso, a editora recebeu meu material e em pouco tempo fui aprovada. Eu fui a primeira escritora brasileira do Selo Novo Conceito Jovem e fico muito feliz de estar hoje em uma editora com ótimo potencial de distribuição e qualidade editorial.



  De onde veio a ideia de "Claro que te amo"?

Da mãe da Piera. A Cecília apareceu na minha cabeça e não queria sair. Éu queria falar sobre os problemas emocionais dela e aí descobri que ela era mãe de uma garota legal, a Piera e quando vi toda a história estava fluindo. Eu fico até dois meses pensando sobre o livro antes de escrever. É bom hoje saber que vários namorados estão dando meu livro de presente para os seus amores. Acho o máximo esse detalhe!


O livro tem a mensagem do amor chegar quando "mais" esperamos, e do recomeçar, e é algo com que muitos leitores realmente se identificam. Como foi para você elaborar personagens em meio a tais decepções e recomeços? Qual critério usou para dar vida a eles? (além dos já citados)

A Piera teve uma inspiração real das garotas que precisam lidar com o momento de serem abandonas. O livro começa com ela indo assistir o casamento do ex com outra. E ela percebe que aquela não será a única decepção que terá que encarar de frente. Os problemas com a mãe também são bem fortes. E tudo isso é muito real na vida das pessoas. A gente tem que aprender a se reinventar quase todo dia, conviver com dores e aprender a ser melhor mesmo nos dias difíceis. A Piera também começa a se boicotar, contra a minha vontade, porque a personagem parecia ter mais força que eu e certamente eu não fugiria da felicidade como ela, mas achei que isso ajudaria outras garotas, servindo como alerta. O livro é acima de tudo uma história baseada em fatos reais, afinal vou sempre acreditar em encontros.



Eu pesquisei e vi algumas resenhas e elas não chegam a falar especificamente de um mocinho para Piera, mas tem não tem? Eu também escrevo, e confesso que me apaixonei pelo mocinho com os inúmeros defeitos que coloquei nele (risos). Isso acontece com você? Chega a ter um personagem de que você goste mais e que até te chame para a história? E você se encanta pelos mocinhos também?

Claro! Tem um cara muito bacana no livro e são incontáveis as mensagens que recebo de mulheres e garotas dizendo que sonham em encontrar um cara como o Marcelo. Ele realmente é maravilhoso e consegue perceber a Piera da maneira que ela merece. Eu tento não colocar o mocinho perfeito, uma cena de Claro Que Te Amo! foi pontual para o personagem não soar perfeitinho demais. Eu adoro meus personagens masculinos, o Tito de Garota Replay também é muito especial e o Neco de Sou Toda Errada muito paciente. Eu amo escrever sobre eles, mas nunca me peguei apaixonada. Minhas personagens brigariam comigo. rs Agora eu só escrevo porque as personagens gritam meu nome. Eu brinco que abro a porta e elas estão ali, entram na minha casa e dizem que só vão embora quando eu acabar o livro. Ficam sentadas no sofá por meses.


 E sobre o seu processo de escrita? Você segue uma rotina? Tem rituais específicos?

Eu diminui meus trabalhos como atriz para ser escritora e trabalho no meu apartamento. De tarde, eu trabalho respondendo e-mails, trabalhando coisas da minha carreira, fechando palestras, eventos. De noite, eu começo a escrever e vou até umas cinco da manhã. Isso de segunda até sexta, eu sou bem dedicada e mesmo sem vontade, sento para escrever. Final de semana dou uma parada. Eu escrevo com música e a madrugada ajuda a focar. Também tenho um caderno em que anoto pequenos resumos, faço mapas, escrevo características das personagens e etc... Antes de começar a escrever, penso um monte de coisa boa e meus leitores estão sempre no meu pensamento porque são demais comigo e sem o apoio das pessoas não seria tão especial.



  Muito legal!! *-* Mas você não fica cansada durante o dia indo dormir essa hora?

Eu durmo umas cinco, seis e acordo onze horas. Faço isso há mais de 10 anos. Moro em um condomínio muito silencioso, a maioria das pessoas sabe que acordo tarde e não me telefona antes de meio dia. Então como moro sozinha, durmo pesado e bem. Acordo ótima, suoer animada.


  Quais seus projetos futuros?

Eu acabei o livro novo, encaminhei para editora e estou esperando para conversar com o meu editor. Fora isso, comecei a escrever livro novo e estou com uma parceria muito bacana com a Aquamar, fazendo palestra motivacional nas lojas da marca. E 2014 será um ano muito produtivo. Quero gravar mais vídeos para o meu Canal do Youtube e curtir ainda mais os meus leitores!


  Eu sempre faço essa pergunta nas entrevistas: "Como você vê o mundo?"

O mundo podia ser melhor, mas é ótimo, rs. Eu fico muito incomodada com as dores que a gente encontra por aí. Fico chocada de ver uma mulher de bem ser arrastada por um carro de polícia e as pessoas se preocuparem com o nariz da Anitta. Será que focamos na futilidade para nos proteger de tanta crueldade? A fome no mundo, a falta de divulgação da cultura, os jornalistas apoiando pouco a literatura, mas existe o outro lado, as pessoas maravilhosas que a gente conhece, os dias especiais, os livros, sentimentos e as pessoas boas. Eu ainda acredito no futuro do mundo!


  Qual o gênero do seu novo livro?

É um romance com uma aventura envolvendo vários personagens. E eu espero que adorem minha nova personagem. De todas é a com mais qualidades. Se preocupa muito com as pessoas.


  Você pretende escrever em algum gênero muito diferente do que tem escrito um dia?

Eu amo história de amor, então posso caminhar por outros gêneros, mas a base é sempre o romance. Acho que o amor é maravilhoso de ser lido. Minhas personagens estão sempre buscando a felicidade maior nos assuntos do coração.


  E o que você acha que as histórias de amor nos trazem de melhor?

Acho que nos faz alguém melhor. Os problemas da vida são pesados e quando estamos amando tudo fica mais leve. Gosto de escrever sobre esse momento na vida das personagens. O retorno dos leitores é muito especial. Tantos das garotas como dos garotos. Tenho muito leitor homem que ama pensar na possibilidade de ser ainda mais feliz ao lado de alguém, mas claro a gente tem que antes descobrir como é ser feliz sozinho. Jamais usar o outro como bengala. Amor é liberdade acompanhada!



  Isso aí! Muito obrigada pela entrevista, Tammy! Foi uma honra para mim. Desejo muito, muito sucesso a toda sua carreira e vida! Que tudo o que já colheu até agora seja apenas o começo! 

Obrigada pelo carinho. Desejo muito sucesso para o seu Blog, Vivian. Quem quiser falar comigo: www.tammyluciano.com.br . Obrigada pelo carinho! Sejam sempre felizes!









15 comentários:

  1. Muito massa essa entrevista!!!!
    A Tammy Luciano aparenta seer muito alto astral e divertida. Ela merece todo o sucesso que está fazendo, pois ela tem um carinho enorme pelos seus fãs.
    Já li o "Garota Replay", e gostei bastante e o "Claro que te Amo" está na minha meta de leitura deste ano.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vivian
    Gostei muito da entrevista. Tammy Luciano parece ser muito legal. Náo conhecia os livros dela, mas fiquei bastante curiosa com garota replay e Claro que te amo

    ResponderExcluir
  3. Gostei da autora, sei lá só gostei ela parece ser legal, nunca havia ouvido nada sobre ela , mas espero poder ler seus livros ...

    Simplesmente amei a entrevista! !!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parabéns pela entrevista! As perguntas estão muito boas mesmo.
    Gostei de conhecer melhor a Tammy, seu processo criativo e também o que ela pensa sobre o mundo.
    Ainda não tive a chance de ler os livros dela, mas estou bem curiosa e animada.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian,
    adorei a entrevista com a Tammy.
    Eu a conheço e sue que é uma pessoa maravilhosa, super auto astral e extrovertida.
    Adoro os livros dela e com certeza esse que está por vir será também maravilhoso.
    Beijinhos!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Gostei da entrevista, gostaria de ler este livro ainda dela.
    E pelo jeito bem um novo ai pela frente né..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A Tammy é uma fofa, sempre atenciosa com seus fãs. Muito inusitada mesmo a forma como ela começou a escrever livros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma romancista. Brasileira então ? Melhor ainda ! Confesso que não conheço nenhum livro da Tammy, mas com certeza irei atras !
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu morro de curiosidade de ler Garota Replay! O livro parece ser muito legal *-*
    Adorei a entrevista, a Tammy é muito simpática (:
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  10. Eu adooooro a Tammy!
    Ela é isso mesmo que você falou, transborda paixão por livros e você viaja junto com ela.
    Tive o prazer de conhecê-la na Bienal ano passado, mas infelizmente ainda não li nenhum dos livros...
    Falta de oprtunidade mesmo, pq vontade não faltou!!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu quero muito ler os livros da Tammy, nossa ela é muito fofa, eu amei a entrevista, adorei saber mais sobre ela, e que legal que ela se tornou escritora de uma maneira inesperada e hoje isso é a sua paixão.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Gente, nunca li nada da Tammy, acho ela um doce!
    Essa entrevista está maravilhosa. Uma Tammy também bem humana né!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, de todas as entrevistas que li essa foi uma das que mais gostei. O jeito da Tammy é tão meigo! É como se fosse uma conversa de amigos. Tenho muita vontade de ler Claro que te amo, mas me falta oportunidades. Com certeza vou pesquisar mais sobre essa autora que tanto cativa *-* Parabéns pela entrevista Vivian, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de ler entrevista com autores.
    Achop muito legal essas entrevistas para divulgar os autores nacionais e para mostrar que eles estão ai e com livros muito bons.
    Parabens pela entrevista.

    ResponderExcluir
  15. Várias entrevistas rolando aqui hein? Cool!
    Nao sabia que era ela a autora de "Claro que te amo". Gostaria de ler, parece bem levinho, perfeito pra uma tarde sem grandes ambiçoes.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.