09 janeiro 2014

Resenha: No Limite da Atração





Autora: Katie McGarry

Assunto: Romance, Literatura estrangeira, YA
Páginas: 364
Editora: Verus
Sinopse: Ninguém sabe o que aconteceu na noite em que Echo Emerson, uma das garotas mais populares da escola, se transformou em uma “esquisita” cheia de cicatrizes nos braços e alvo preferencial de fofocas. Nem a própria Echo consegue se lembrar de toda a verdade sobre aquela noite terrível. Ela só gostaria que as coisas voltassem ao normal.
Quando Noah Hutchins, o cara lindo e solitário de jaqueta de couro, entra na vida de Echo, com sua atitude durona e sua surpreendente capacidade de compreendê-la, o mundo dela se modifica de maneiras que ela nunca poderia ter imaginado. Supostamente, eles não têm nada em comum. E, com os segredos que ambos escondem, ficar juntos vai se mostrar uma tarefa extremamente complicada.
Ainda assim, é impossível ignorar a atração entre eles. E Echo vai ter de se perguntar até onde é capaz de ir e o que está disposta a arriscar pelo único cara que pode ensiná-la a amar novamente. No limite da atração é um livro sexy e envolvente sobre o amor de duas pessoas que estão perdidas e que juntas tentam desesperadamente se encontrar.



No Limite da Atração





  Em primeiro lugar, devo dizer que a princípio estou sem palavras para descrever a maravilha que é este livro, e também devo agradecer à pessoa que primeiramente me instigou para que eu lesse e me emprestou: Obrigada Thaís! E obrigada também à Roberta, que me enviou até a playlist antes que eu lesse. E que bom que eu li logo, porque não poderia ter perdido mais tempo de ler algo tão maravilhoso o quanto. No Limite da Atração é um livro que docemente conta uma história de amor envolvente e verdadeira, que retrata a superação de traumas passados, o amadurecimento, a sedução e o aprendizado através do amor. Mostra como o amor pode salvar as pessoas e fazer com que se tornem melhores, mais felizes, maduras e pacíficas, de verdade. E eu me identifiquei demais com isso. Amei o modo como a autora conduziu a trama, nos envolvendo e transmitindo ao mesmo tempo todos os anseios e desafios que os personagens deveriam enfrentar em sua vida, ao mesmo tempo em que descobriam o amor um no outro. Coisas maravilhosas de se perceber, envolvidas em muita atração.

   Echo Emerson era uma das garotas mais populares de seu colégio, até que uma noite, da qual ela não se lembra, mudou tudo. Echo ganhou, além de muitas cicatrizes por seus dois braços, traumas, que levaria consigo e mudariam sua vida completamente. A garota que antes era popular e desligada para algumas coisas, passou a enxergar além daquilo tudo, a ter que lidar com a própria dor. Ela passou a se isolar socialmente, e a só usar blusas de manga, por mais que estivesse calor, para ocultar seus braços. Não demorou muito para que muitos a vissem como a esquisita, e que ficasse óbvio quem realmente gostava dela. Somente uma amiga de Echo ficou perto dela em todo esse tempo: Lila. Os seus outros supostos amigos se mostraram fúteis, vazios e sem verdadeiros sentimentos ao decorrer do livro. Em certo momento, Echo tenta voltar a se socializar com eles, e vamos percebendo esses aspectos em suas personalidades. E me incomodou o fato dela tentar continuar amiga de pessoas assim, que mostraram não se importar de verdade com ela, por causa de status. Apesar disso, eu entendi, e fiquei feliz quando a ficha dela caiu. Em casa, as coisas também não são muito boas para Echo. A princípio não se sabe o que aconteceu com a mãe dela, e eu não vou falar a respeito para não dar spoilers. Seu pai possui outra mulher, que é fútil e vazia, e que Echo detesta, por seus próprios motivos. O modo como a sua madrasta se comporta não agrada Echo, e o que a incomoda ainda mais é o fato de seu pai não ser tão presente para ela, não ser amigo dela, como ela realmente precisa, e somente dar atenção aos shows que sua madrasta (no momento grávida) faz. 

   Em meio a todo esse rebuliço, Echo deve fazer terapias em seu colégio, com a Sra. Collins, para tentar superar todos os problemas em sua vida e principalmente, resolver a questão do trauma do qual ela não se lembra. Em uma dessas terapias, a sra. Collins sugere que Echo seja monitora de um aluno que precisa de ajuda, como meio dela ganhar dinheiro para consertar o carro de seu falecido irmão (outro fator que não facilita as coisas, o irmão de Echo era um grande amigo e um porto seguro para ela, mas faleceu numa guerra), que ficou inacabado devido ao que aconteceu com ele. Para Echo, o carro é sua única lembrança, e diante as recusas de seu pai para ajudá-la financeiramente a realizar tal fator que poderia ajudá-la, ela resolve aceitar a sugestão da Sra. Collins e se tornar monitora com tal objetivo. O que ela não contava era ter de dar aulas ao Noah Hutchins, que é mal visto pelas pessoas fúteis e vazias de seu colégio. Alguém com traumas, assim como ela. Um cara que aparenta a imagem do errado e incompreendido, e que possui uma essência extremamente cativante. Noah possui um lado que muitos chamariam de bad-boy, mas na verdade, ele é o que tem que ser. É natural. Seus erros são naturais, decorrentes da vida que teve, de verdade. Ele é humano. E tem muitas cicatrizes em sua alma para superar, assim como Echo.


  "O pior tipo de choro não era o que todo mundo podia ver - os gemidos, as roupas rasgadas. Não, o pior tipo acontecia quando sua alma chorava e, não importava o que você fizesse, não havia consolo. Algo murchava e se tornava uma cicatriz na parte da alma que sobrevivia. Para pessoas como a Echo e eu, a alma tinha mais cicatrizes do que a vida"


   E entre vários acontecimentos, um entra na vida do outro, e a atração que se passa entre eles é inegável. As conversas, os jogos de sedução, as respostas afiadas da Echo, que dizem aquele tipo de verdade que as pessoas percebem mas não costumam dizer, o contato corporal, a compreensão, a amizade e o carinho que se desenvolvem a partir daí são intensos de verdade. Tudo conta para a configuração de um romance de tirar o fôlego, e que além de tudo, ainda revela como o amor pode salvar alguém, da tristeza da vida, de traumas passados, e de si mesmo. Um romance que mostra que duas pessoas podem se amar muito, se ajudar, mas que ainda precisam resolver suas vidas sozinhas. É real, não cria falsa dependência entre eles. Há problemas, que somente sozinhos podem resolver. Descobertas a fazer, lugares para percorrer, acertos em seu próprio coração, coisas a compreender sobre a vida, e a aceitar, objetivos a se formar e muito a se aprender e amadurecer. Acredito que isso tudo torna o livro muito especial, aliado à química do casal, para o qual é impossível não torcer.

   Noah também tem seus problemas. Seus pais morreram, e ele não pôde ficar com a guarda dos irmãos, nem viver em um lugar melhor. Ele precisou morar, ainda jovem, na casa de pais adotivos que foram péssimos para ele, o tratando muito mal. Até que um dia ele achou um lugar menos mal para ficar. O lugar onde passa a morar ainda abriga dois amigos de sua idade: Beth e  Isaiah, que também possuem uma série de problemas. Perdidos como são em muitos aspectos de sua vida, os três passam a ver o mundo de forma menos colorida e não se importar com que os outros falam, nem com muitas outras coisas, além de seus problemas particulares. E ainda usam o estilo rebelde, já que em algumas noites afogam suas mágoas em festas, bebidas e drogas. No caso de Noah, ainda podemos citar algumas transas sem compromisso algumas vezes. O que mais fere Noah é não poder ficar com seus irmãos, ainda muito pequenos, nem vê-los com frequência, a princípio, por questões da guarda. E ainda por cima, depois de enfrentar pais adotivos tão ruins, como ele poderia confiar no sistema? Por essas e outras desenvolve uma personalidade certas vezes impulsiva, que acaba comprando brigas. Mas tudo é explicado, tudo parece ter seu porquê e todos os conflitos se resolvem de alguma forma ao fim de tudo.

   No Limite da Atração é um livro que deve ser lido, degustado, apreciado e recomendado. Que traz o conserto da alma de duas pessoas perdidas através do amor e do tempo. E que mostra como os jovens podem ser perdidos também, em suas escolhas sobre o que consideram importante, como mostra o exemplo de amigos de Echo. É um livro que fala sobre descoberta e sobre a vida. E claro, extremamente sexy, sedutor e repleto de jogos que nos fazem suspirar e torcer demais para Echo e Noah. Um livro que desenvolve uma relação que é perfeita para o título, mas que ainda acrescenta muito além disso. Uma história de dois jovens no limite de seus passados, traumas, desafios, descobertas e, principalmente, No Limite da Atração. Não poderia ser menos que favoritado e recomendado. Então, leiam! 









  E vale saber também, que o livro faz parte de uma série, que pretende contar romances de personagens que aparecem aqui, neste primeiro livro. Além disso, ao final dele, somos presenteados com uma ótima playlist capaz de viciar e envolver nossa alma ao fundo da história.






 Beijos açucarados





3 comentários:

  1. Eu não acredito que ainda não li este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO esse livro com todas as minhas forças, pude aprender muito com ele e ver que, apesar dos nossos problemas, porque não podemos ser felizes? Parabéns pela resenha, adorei seu blog e o jeito que você escrever! Continue assim que é sucesso na certa.

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que de primeira aparência é um livro que eu não leria.. Mas sua resenha tão bem explicativa aguçou minha vontade de lê-lo. Obrigada por "indicar" um livro que parece ser tão bom. Beijos

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.