21 janeiro 2014

Resenha: Memórias da Lua Cheia






Autora: Andressa Andrião

Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 551
Assunto: Romance romântico, romance sobrenatural, lobos, literatura brasileira.
Sinopse: Ela estava sem memória e sozinha, perdida em uma floresta durante uma noite de lua cheia, em que os lobos uivavam perigosamente. A única informação que tinha sobre si mesma estava em um bilhete borrado pela chuva que dizia que seu nome era Alissa. Quando jurara que se tornaria comida de lobos, ele aparece. Um rapaz que em seu primeiro momento parece ter vontade de matá-la, mas logo em seguida resolve misteriosamente salvar sua vida e cuidar dela até que alguém apareça em sua procura. Por mais que ela tivesse expectativas, ninguém nota seu desaparecimento, levando-a a ter que morar com aquele rapaz repleto de segredos, que ela conhece na floresta. Com o tempo um romance começa a surgir entre eles, mas ainda havia um mistério: um homem enigmático e atraente que desenvolve um interesse imediato por ela. Alissa então descobre que sua perda de memória não era exatamente o que ela imaginava e que o mundo era muito mais cheio de mistérios e magia do que ela acreditava ser.






Descobertas, amor, força, magia e lua cheia








  Memórias da Lua Cheia conta a história de Alissa, uma garota que acorda em uma floresta durante a noite, sem memória. Ela possui lucidez, sabe o que é cada coisa, falar e identificar os sentidos referidos, porém nada sabe sobre sua vida antes daquela noite. Tudo o que encontra é um papel com o seu nome em seu bolso. No meio da escura floresta, Alissa encontra Seth, um cara que possui atitude hostil a princípio. Que parece ser uma ameaça a uma moça perdida e indefesa, devido à falta de memória e ao espaço isolado do restante do mundo, em que ela sumiria facilmente. Entretanto, apesar do comportamento inicialmente assustador de Seth, posteriormente ele se mostra de confiança. E acaba deixando que Alissa se abrigue em sua casa até ter algum vestígio de sua vida ou de alguém conhecido que a possa ajudar. Porém, o tempo passa... E ninguém aparece. Ela e Seth começam a se sentir cada vez mais atraídos um pelo outro, de uma forma romântica, e até mesmo inocente. É um amor puro e, em alguns momentos, sofrido. Ao passo em que tenta descobrir quem é e entender seus sentimentos em relação a Seth, várias pistas são deixadas para o leitor de que aquele mundo em que Alissa vive é muito mais do que parece ser. É possível perceber que o universo de Memórias da Lua Cheia guarda muitos segredos relacionados ao sobrenatural e à magia. No entanto, Alissa reluta em aceitar isso a princípio, negando ao máximo que pode a si mesma, até que seja tarde demais. Memórias da Lua Cheia é um livro mágico, tocante e apaixonante, onde a protagonista parte em busca de si mesma: em busca do que era e em busca do que é. Um livro de descobertas, de reflexões e de paixões.

   Ao ir morar com Seth, nossa mocinha passa a conhecer melhor não só ele, mas sua vida e seu círculo de amigos, que passam a simpatizar e a colaborar com ela. A primeira amiga de Seth que ela conhece é Lidiana. Lidi é uma personagem bem diferente de Alissa, pois se apresenta desastrada, implicante e impulsiva. Um tanto imatura para sua idade, já que é bem mais velha que Seth e Alissa, e no entanto age como se fosse mais nova que eles em determinados momentos. Digamos que paciência não é muito seu forte. Já Alissa é delicada, sensível e pensa melhor antes de agir, não sendo tão desastrada quando Lidi. Outros personagens presentes são Clarisse e sua família e Jarret, chefe de Lidiana. Todos amigos de Seth. De todos, o que mais gostei foi Jarret, o dono da livraria, que é inteligente e se mostra fiel amigo de Alissa quando ela precisa. Clarisse é um pouco mais velha que eles, e devido a isso, se comporta com um carinho quase maternal diante deles. Já a filha de Clarisse é um amor, e seu marido não aparece tanto a ponto de desenvolver uma personalidade além da de pai e marido dedicado.

   A cidade em que todos vivem é pequena, e tecnicamente, se divide entre uma parte simples e outra mais abastecida financeiramente. As pessoas da cidade não gostam de Seth, e se mostram muito fúteis e superficiais. Gostei muito do fato do livro retratar a hipocrisia comum das pessoas, o ódio infundado e a preocupação excessiva com as aparências. Torna os personagens mais humanos, ao mesmo tempo em que não sacrifica tudo por mostrar que por lá também há pessoas boas, como amigos e conhecidos de Seth. Reparei isso como uma crítica, e gostaria de saber se essa foi a intenção da autora ou se acabou saindo sem querer. Sei que ela gosta muito de reflexões, então já desconfio. Também peguei outras reflexões no livro, sobre como não devemos julgar precipitadamente alguém sem conhecer seus motivos e sua história. Sobre o aprendizado humano sobre a vida, para um mundo melhor, sobre como ninguém ensina conceitos que fazem um mundo melhor para as pessoas. Sobre sentir alguma dor e reconhecer a importância de ser ajudado, passando a ajudar o outro justamente por reconhecer tal sentimento. Sobre o contrário do amor ser a indiferença e não o ódio. Sobre personagens que trazem passados trágicos assim como pessoas. E uma mocinha capaz de enxergar tudo isso e nos contar. Uma mocinha com um bom coração, apesar das feridas, que faz de Memórias da Lua Cheia um livro ainda mais especial.

   Identifiquei três personagens mais complexos em meio à trama, dois deles já apresentados nesta resenha e um terceiro, e mais complexo de todos, a ser apresentado neste parágrafo. Primeiro, gostaria de falar sobre Seth. Seth possui um passado complicado, que determina muito do que ele é atualmente. Ele possui um segredo que faz com que tudo tome sentido. Digamos que o vemos como um personagem com mudanças de humor constantes, principalmente durante a lua cheia. Ele pode ser impulsivo, irritadiço, agitado, recluso, fechado em seus sentimentos, mas também pode ser doce, romântico, entregue, gentil, atencioso e muito mais. E o mais legal de tudo é que tudo faz sentido. Sua personalidade é um paradoxo ambulante muito bem justificado. E devido a essas mudanças e a um passado misterioso, e principalmente, à uma rixa especial, muitos da cidade não o apreciam. A rivalidade citada é com Scorpio, o personagem agora apresentado. Scorpio é o mais complexo do livro, e acredito eu, da série, que ainda está para ter continuação lançada. Ele é o milionário da cidade, que por ajudar muito a prefeitura, é bem visto e praticamente controla tudo por lá. O que é mais marcante nele durante a narrativa é seu sorriso irônico. Só achei a quantidade de sorrisos irônicos exagerada, parece que ele sempre está ironizando tudo e isso me incomodou um pouco, pois fez parecer arrogância a princípio. Porém, posteriormente, descobrimos que sua personalidade é muito mais complexa que isso, que ele também possui muitos, muitos, muitos segredos. muitos mesmo!
  
   Scorpio conhece Alissa e parece se encantar por ela, que não entende a escolha dele. Ele possui pessoas ricas ao seu redor, que olham para ela com olhos preconceituosos. Por que agiria diferente deles? Mas age, e busca cativar Alissa para si, fascinado com ela. Entre vários galanteios e aparições na hora certa, Alissa acaba se balançando pelo menos um pouquinho em certos momentos. Scorpio é descrito como um personagem muito belo, de cabelos negros e um par de olhos penetrantes, violeta. E pouco a pouco, percebemos que ele possui certa melancolia, também tem o humor afetado, mudanças repentinas, tristezas que até nos comovem. Além de uma visão de mundo incomum para seu papel social. Tudo em sua personalidade está ligado aos seus segredos. Alguns dos segredos só aparecem bem depois e são surpreendentes. Ele é  também o personagem mais misterioso, no meu ponto de vista. Gostei da complexidade dele, da carga emotiva, mas para mim o casal certo é Alissa e Seth. Então eu sempre torcia para que ela não se deixasse levar. E ainda bem, Alissa é bem esperta. Ah... Alissa. Eu gostei de Alissa, apesar de em alguns momentos querer entrar no livro para falar com ela. haha...

   O motivo para eu querer entrar no livro e dar umas dicas é que ela acabava falando muito sobre ser fraca e dependente de outras pessoas, e eu queria dizer "Não Alissa! Segue em frente, vai lá! Você pode!". O que me fez aceitar melhor o comportamento dela  foi o fato da personalidade dela ser montada e condizer com isso, então ela se lamenta, mas não é de forma forçada. Dá para perceber que ela tem aquela dificuldade. E segundo a autora, Alissa fica mais forte depois. O que para mim é ótimo, pois é um amadurecimento da personagem, que já é ótima. O bom desse aspecto dela é a contagem para um defeito. Porque é importante ter uma dificuldade a superar. Alissa possui uma personalidade muito compreensiva, ela tenta ver no outro seus motivos, tenta aceitar e ajudar sempre que pode. Amei esse detalhe nela. É uma grande virtude à qual aspiro. Nem sempre é fácil. Além de tentar se fortalecer, o principal desafio de Alissa é tentar se encontrar. Saber quem realmente é, e não só por ter perdido a memória, como vamos perceber posteriormente. Ela precisa compreender o que quer, o que deseja. Repensar sua vida, seus sentimentos... E claro, descobrir mais sobre esse mundo mágico que se estende vagarosamente diante de seus olhos e descobrir mais sobre quem era e quem pretende ser.

   A escrita de Andressa é bem descritiva, o que facilita a visualização dos cenários. Mas além da descrição, a escrita possui um quê especial, que é o cuidado com a montagem de cada personagem, que me fez focar neles nesta resenha. As personalidades complexas e as reflexões só fizeram com que eu me apaixonasse ainda mais pelo livro. Memórias  da Lua Cheia é um livro emocionante, que talvez por ser nacional, mesmo se passando em outro lugar, me fez ter a sensação de estar viajando para um lugar agradável perto de uma linda floresta repleta de lobos misteriosos e magia. Que me fez refletir por meio da sabedoria de Alissa e me fez amar através dela e Seth. E claro, me fez tentar compreender o comportamento humano da personalidade complexa de Scorpio. Vi o amor materno, paterno e a inocência infantil. Vi o mágico, o sobrenatural e me encantei. Corri para desvendar os mistérios nele contidos. E mesmo assim quase morri ao final, de tão surpresa e de tão louca pelo próximo volume da série. Eu preciso saber o que acontece! Espero que tanto o próximo livro da série quanto o spin off Cicatrizes de Fogo sejam publicados logo! Fica meu recado para a editora, ou as editoras! É sucesso certo! Por isso indico a  todos que leiam e se apaixonem tanto quanto eu por essa viagem maravilhosa em terras de lua cheia. Boas leituras!










Quotes:


 "Tinha certeza de que no lugar onde estava morando atualmente todos eram iguais a mim no modo de se vestir. Será que era como as pessoas da rua que julgava os outros pela aparência? Infectada por um verme ideológico? Será que eu seria assim quando recuperasse as minhas memórias? Será que uma vez que se ultrapassa o outro lado da estrada o caminho é igual ao anterior? Deveria ser irrelevante... Mas, para uma pessoa sem memória, qualquer questão sobre a própria personalidade, a mente e o mundo à sua volta pareciam algo absurdamente complexo e intrigante."




"Quando  conhecemos uma pessoa, não paramos para pensar em seu passado, muito pelo contrário, assumimos uma visão delas de acordo com o seu presente, sem imaginar o que haveria por trás de seu sorriso: a sua história, suas alegrias e tristezas..."



"As pessoas não são tão ruins quanto você pensa, elas merecem atenção, ajuda e dedicação. Se, no mínimo, alguém pudesse ensiná-las a encontrar a verdadeira essência humana! É isso que falta no mundo: amor, amizade, sentimentos bons! Se alguém começar com pequenos atos e aos poucos ensinar as diferenças entre as pessoas, o mundo certamente será um lugar muito mais pacífico. Toda maravilhosa árvore nasce de uma pequena semente." 



"Eu nunca tive esse sentimento antes, nem quando tinha toda a minha família. Tinha medo de minha própria casa, do que estaria lá dentro e de como estaria o humor de meu pai. Com você é o contrário: sei que você vai me tratar bem por mais brava que esteja. Você me ajudou tanto que nem sei como retribuir e, depois de todo esse tempo, passei a amá-la de verdade. Eu não diria simplesmente que amo alguém por achar que isso faria uma pessoa feliz, pois amar não se trata de uma simples palavra do cotidiano, se trata de um sentimento superior, o qual apenas alguns privilegiados podem sentir. Quando vejo você, sei que estou nessa lista." 



   Além de poder ler este livro maravilhoso, você pode conhecer o site da série e ficar por dentro das novidades. Ver a playlist maravilhosa que está por lá, com músicas dos personagens e de outros livros da série. E ainda pode participar do grupo dela no facebook e trocar ideias com outros fãs. Para saber mais, falar com a autora e comprar o livro até autografado, visite o site!

  Confira aqui a entrevista com a autora.



  Obrigada pela parceria, Andressa. Memórias da Lua Cheia foi uma viagem fascinante, e é ainda mais maravilhoso poder conversar com você e apreciar sua amizade. 



Beijos açucarados





4 comentários:

  1. Olá Vivian.
    Tem um tempo que li, mas não tem como esquecer Scorpio, Seth e Alissa né?
    Imagine acordar no meio do nada e principalmente, sem memória! Ficaria horrível.

    Ao início sabia mais ou menos como eram os personagens, mas Andressa conseguiu esconder por um tempo rs.
    Adoro os postos por detrás da história e personagens, impressionante!
    A leitura é leve, mas tenho que dizer que a Alissa me dava uma raiva de vez em quando rs, quando descobri quem era realmente então, assustei kkk
    Seth é um fofo, mas sei lá, ainda fico com Scorpio.

    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tem um tempo que quero ler esse livro, eu acho a capa tão linda!
    Gostei da premissa da história, mas não gostei de ver Alissa tão recuada, tão parada, como você diz. Ela acaba tomando uma atitude conformista que eu odeio em pessoas e em personagens!
    Mas ainda continuo querendo conhecer a história!!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  3. AI Vivian, mais uma série para eu me perder... Não gostei muito da capa, acho que a lua deveria ter um destaque maior.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, menina. Se bem que eu queria muito spoiler, rs. Beijos.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.