09 outubro 2015

Resenha: A ponte de Haven


- Livro cedido em parceria com a editora -


Autora: Francine Rivers

Editora: Verus - Gupo Editorial Record

Assunto/ Categoria: Ficção, Romance Religioso, Filho Pródigo, Romance Americano, Romance Cristão

Páginas: 432
Sinopse: Hollywood, década de 50. Lena Scott é a estrela mais quente a chegar às telonas desde Marilyn Monroe. Poucos sabem que seu verdadeiro nome é Abra. Menos ainda sabem o preço que ela pagou para finalmente sentir que é alguém.Para o pastor Ezekiel Freeman, Abra sempre será a menininha que roubou seu coração na noite em que ele a encontrou, recém-nascida, abandonada debaixo de uma ponte nos arredores de Haven. Ele e seu filho, Joshua, a observam crescer e se tornar uma mulher de beleza exótica. Mas Ezekiel sabe que as circunstâncias do nascimento de Abra deixaram cicatrizes profundas em seu coração, que a tornam vulnerável a um homem charmoso e persuasivo, o qual a atrai para o mundo glamoroso e superficial do cinema.Hollywood parece estar a um milhão de quilômetros de Haven, e a ingênua Abra aprende rapidamente o que se espera de uma garota ambiciosa e deslumbrada. Mas ela vai descobrir tarde demais que a fama chega a um preço terrível. Abra queimou todas as pontes para obter exatamente o que achava que queria. Agora, o que ela mais quer é um caminho de volta para casa.Nesta envolvente saga sobre tentação, graça e amor incondicional, a autora de Amor de redenção nos brinda com uma narrativa de fôlego, que vai permanecer no seu coração muito além da última página.



A "filha pródiga" e sua história de redenção
Amor de Redenção, primeiro livro que li de Francine Rivers, é, com certeza, um dos meus livros favoritos. Por isso, comecei a ler este livro com o coração já repleto de amor. O que posso dizer já de cara é que a leitura só aumentou o amor que tenho pelas obras da autora. A ponte de Haven é, assim como Amor de Redenção, uma história sobre uma mulher que desde a infância se decepcionou e graças a isso se tornou fechada, triste e perdida; mas que se encontra graças ao amor de Deus. Neste livro senti muito mais um apelo à fé do que no outro, então não sei se recomendaria para quem se incomoda de ouvir falar de Deus e não está aberto a mudar isso. Mas para os cristãos de plantão, não importa o segmento (católico, evangélico, espírita, umbandista, apenas espiritualista...), eu indico. Indico principalmente para quem procura refletir mais sobre a influência de Deus na vida humana.


Este história tão emocionante conta a vida de Abra. A menina foi encontrada bebê debaixo de uma ponte, pelo pastor Zeke, que chegou até ela impulsionado a estar ali, por um chamado de Deus. É criada por ele e sua esposa, que logo vem a falecer. Isso gera um fato que leva Abra a se decepcionar com o pastor, já que é muito pequena para entender uma atitude que ele toma. Junto disso há outros fatores que fazem com que ela se torne uma adolescente que acredita ser indesejada, alguém sem lar, de quem ninguém gosta, sem identidade e tudo isso. Devido a essa revolta, ela se torna Lena Scott em Hollywood, depois de cometer uma longa fila de erros que deixa todos os personagens da pequena cidade de Haven decepcionados, já que na verdade todos se importam, sim, com ela.

" - Deixar ir não é desistir. É confiar que Deus vai fazer o que tiver de ser feito. Lembre-se do que você sabe que é verdade. Deus a ama mais que você. Ele a ama mais do que eu, ou do que Peter e Priscila, mais do que todos nós juntos. - Ele suspirou. - Às vezes Deus tem que destruir para salvar. Ele tem que ferir para curar."

Acompanhamos as perspectivas de Abra, Zeke e Joshua (filho do pastor Zeke), tanto durante a infância/ adolescência de Abra, quanto quando ela está distante da cidade natal. Um dos motivos que citei para sentir que este livro apela mais para a fé, talvez tenha sido a presença da narrativa de Zeke e Joshua, que são pessoas ativas numa Igreja (acredito que protestante), as quais sempre buscam lembrar de lições que a religião ensina e a ter fé pelos caminhos que a vida toma, já que quando Abra sai da cidade, ninguém sabe onde ela está e se está bem. Boa parte do livro é com eles rezando pelo bem estar dela, e pela sua volta, tendo "noção" dos erros que cometeu (erros que na verdade vão além da crença religiosa, já que ela é muito nova e movida pela revolta quando faz algumas coisas que não queria fazer).

A ponte de Haven mostra, de acordo com a ideologia religiosa, a importância do erro e da dor para o "crescimento espiritual", a maturidade. Traz uma ideia que não condena, mesmo associada a ideias bíblicas, Francine consegue escrever um Deus que consola, que busca, que perdoa, redime, e é por isso que suas histórias me convencem, porque mostram a bondade infinita e perfeita de Deus mesmo por essa ótica religiosa. Também deixa claro que uma pessoa não pode mudar a outra, mas que somente ela mesma pode tomar a iniciativa e se apoiar no amor de Deus para isso, que o amor divino é o que traz a redenção, a fé (o que pode incomodar um pouco; não me incomodou porque interpretei que isso pode acontecer na vida de uma pessoa independentemente da sua crença religiosa, desde que esteja voltada para o bem de si mesma e dos outros). 

"Eu não lhe dei um espírito de medo e timidez." - Deus falando com Abra.

É, com certeza, uma história imperdível. Lembra a parábola do filho pródigo, só que na década de 50, com contexto histórico americano, envolvendo o cenário de Hollywood. Questiona sobre os valores humanos, sobre o que escolhemos para a nossa vida ser realmente o que queremos e sobre prestarmos atenção em nós mesmos. É um livro que te faz pensar "Afinal, estou fazendo o melhor para mim? Para a minha vida? Estou feliz? Consigo ser eu mesmo em todos os momentos?". Fora o fato de que a escrita de Francine, com citações bíblicas, de sermões ou hinos, e seu modo próprio de narrar, é puro amor. Mais uma vez, um de seus livros deixa registrado todo o sentido de Amazing Grace.

5 Estrelas



24 comentários:

  1. Vivian,tenho esse livro ,mas ainda não li,quero há muito tempo ler Amor de Redenção dessa mesma autora,amo temáticas de livros que falam de Deus e do quanto eles nos ama e está disposto a nos ter sempre com Ele.Quero muito acompanhar a trajetória de Abra,quando ela decepcionada por falta de entendimento se torna Lena Scott e depois é claro acompanhar depois de tantos erros o crescimento espiritual da personagem,reconhecendo os erros e voltando para casa ,assim como o filho pródigo,e também refletir sobre minha própria vida,se o que estou fazendo é realmente o certo e bom para mim e para minha vida,se estou feliz e se sou eu mesma.Com certeza,depois dessa resenha passarei ele a frente na minha interminável lista.Puro Amor.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aciclea!!
      Dos dois pra mim Amor de Redenção é o melhor.
      Boa leitura.
      Beijão.

      Excluir
  2. Olá Vivian!
    Não conhecia esse livro, mas amei conhecer! Parece ser bem interessante! Ainda mais por mostrar a década de 50! Adorei! Espero gostar tanto quanto você!
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.worpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian tudo bem, eu li a resenha desse livro em outro blog, e tive a noção totalmente diferente da história, sua resenha me trouxe uma outra dimensão, eu gostei do fato que vc mencionou que não importa a religião da pessoa o livro traz uma mensagem universal. Desse vez adicionei para ler por sua causa! Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani!!
      Os personagens têm a crença deles, da qual não partilho de forma idêntica. Ainda assim, acredito que seja universal para os cristãos porque enquanto isso podemos ler com o coração aberto, livre de preconceitos. A mensagem é realmente muito bonita. Espero que leia e goste. :)
      Beijo

      Excluir
  4. Olá!
    Apesar do livro parecer legal, a premissa dele não me chama tanto a atenção assim, então não seria uma leitura que eu faria no momento... Talvez futuramente, por curiosidade.
    Ainda assim, ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian! Gostei muito da premissa do livro, na verdade achei linda! Fiquei encantada pelo livro. Gosto de livros que esse tipo de reflexão, que nos fas parar pensar em nossas atitudes! Sua resenha está linda! Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha e parece ser um livro muito bonito, mostrando o poder da fé, de aceitação e de querer mudar, melhorar. Parece cheio de reflexão e gostei bastante de ter a visão do Zeke e Joshua.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, mas fiquei bem curiosa. Não tenho problemas em ler livros de cunho religioso, desde que não seja uma "pregação" de uma religião. E saber que esse tem tudo para agradar qualquer cristão, me interessou, pois os livros de cunho mais religiosos que já li, sempre 'direcionavam' para uma.
    Acho que a mensagem do livro vai totalmente ao encontro das minhas crenças, com a fé como algo importante para sanar a dor, e Deus como mensagem de perdão, não punição.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Bruna! :)
      Tudo bem?
      Apesar dos personagens serem desse viés cristão, eu acredito que dê pra ler sem ser direcionado pra parte protestante, evangélica. Eu mesma sou mais espírita e não me senti forçada a me converter a nada, porque entendo a crença deles e a respeito totalmente. Ser cristão é acreditar em Jesus, certo? Isso inclui a bíblia, o que Jesus dizia... Neste livro tem isso, estímulo à fé e redenção, que é o que vem de um Deus de perdão (apesar de os personagens acreditarem no inferno e etc, ninguém é condenado neste livro - por isso acho interessante; apesar dessa crença que vai contra o Deus do perdão, essa ótica deles mostra um que tenta acolher e ajudar, por isso não me incomodei - também não gosto de retratos de Deus como o carrasco).
      Beijo

      Excluir
  8. Normalmente não tenho problemas com livros que falem de Deus, mas se eu tiver a mínima impressão de que um autor tentou usar a narrativa para me converter fica bem difícil para mim continuar. Acho que com essa presença de hinos e sermões, e com a presença da narrativa de Zeke e Joshua, que são pessoas ativas numa Igreja que você acredita que seja protestante, sempre buscando lembrar de lições que a religião (não Deus, a religião) ensina e com boa parte do livro sendo eles rezando por ela, acho que ia ter essa impressão e não conseguiria me envolver com o enredo. Passo a dica.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Tudo bem?
      Sou espírita. Não gosto quando um autor ou qualquer um tenta me converter a outra religião, protestante, evangélica... Sabe como é. Mas como espírita também sou cristã, também gosto de ler coisas que remetam a Bíblia e a Jesus. Por isso não me incomodou em nada nem este livro nem o outro. Eu li da minha visão. Acho que livros como esse, para quem acredita em Deus, são bons para ajudar a conectar com Ele. Agora, para quem é ateu ou não gosta de ouvir sobre coisas bíblicas, desse ramo, o livro não vai ser legal.
      Beijo.

      Excluir
  9. Olaaa
    Bela resenha e estava curiosa pelo livro mas não tanto, agora fiquei bem mais pela resenha, pois o tema abordado é bem interessante.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  10. Vivian lindona desde que a religião não seja em demasia, leio sempre ainda mais ressaltando o aprendizado em nossos erros. Essa capa está linda, gostei muito da premissa do livro, e estou curiosa para saber o quanto a protagonista foi atrás da fama, e como será seu caminho de volta para casa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Francine <3 Sou fãããããããã. Li esse livro por causa do trabalho e adorei. Agora preciso ler aquele livro que vc me deu que até hoje eu não consegui parar para ler. Virei fã da autora. Gosto de como ela aborda a religião. É lindo, quase poético.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diva!!
      Leeeeeia Amor de Redenção! Agora!! Larga tudo e lê agora! É ainda melhor que esse! Você vai amar!
      Beijão! <3

      Excluir
  12. Olá
    Não conhecia esse livro e nem a autora, mas pela sua resenha achei a história muito tocante. Gosto de livros voltados para Deus, con crescimento dos personagens. Com certeza entrou para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Oie Vivian, tudo bom?
    Eu não tenho o costume de ler livros com a temática mais religiosa, mas não tenho preconceito porque acredito que são livros que ensinam bastante. Conhecia esse livo pela capa, mas nunca tinha me interessado. Sua resenha abriu meus olhos para os pontos positivos da obra e como esse livro tem a ensinar ao leitor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem??
    Achei maravilhosa a temática do livro e a proposta... já tinha lido uma outra resenha do livro e fiquei admirada... geralmente não leio romances com pegadas religiosas e não sou contra... mas sabe que não tenho prática disso, então resisto um pouco rs... curti demais a sua resenha e tudo o que a história pode trazer para a nossa reflexão...Xero!

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada dessa mulher mas pelo que vi você tem uma grande admiração por seus livros, mas vou ser sincera, não irei ler esse livro porque não faz bem o meu estilo literário e por isso eu dispenso essa leitura.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    fico feliz que tenha gostado, mas definitivamente esse livro não é pra mim pelo menos não por enquanto. Estou fugindo de temas religiosos, sejam eles quais forem, rs. Mas como vc disse independente do segmento deve ser uma história muito boa para cristãos. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho que este crescimento pelo erro e dor faz parte do ser humano, ou pelo menos deveria fazer. Respeito todas as religiões, e gostei do enredo do livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu sou cristã, mas confesso que quando quero ler algo voltado a esse tema procuro por editoras com publicações exclusivamente direcionadas para universo cristão, por isso sua resenha me surpreendeu e me fez desejar essa leitura. Não é a primeira vez que vejo alguém elogiando a Francine Rivers, acho que vou dar uma chance aos livros dela.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oii. Faz um tempo que li a respeito de Amor de Redenção, li sua sinopse, acho, mas até hj, ao ler sua resenha, não tinha visto alguém falar sobre o livro e elogiá-lo. Ele está na minha lista de leitura há um tempo. Não costumo ler livros com teor religioso, mas tanto Amor de Redenção como A ponte de Haven, parecem obras singulares, que trás acima de tudo uma reflexão sobre a vida, sobre como estamos vivendo. Penso que são leituras válidas sim.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.