30 setembro 2015

Resenha: O Álbum



- Livro cedido em parceria com a editora -

Autor: Timothy Lewis

Editora: Novo Conceito

Assunto/ Categoria: Amor, Mistério, Drama, Romance.
Páginas: 240
Sinopse: Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander. Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.



O segredo de um amor para toda a vida




Adam Colby é dono de uma pequena empresa de venda de pertences de família. Um dia em seu trabalho se depara com um álbum deixado em uma casa onde morava um casal de idosos (sim, bem estilo "Up"). Dentro deste álbum, ao invés de fotos, Adam encontrou cartões postais com mensagens assinados por Gabe Alexander para sua esposa, Huck. Além de mensagens pessoais, Adam percebe que os cartões postais contam a história desse casal, que ficou junto até o final da vida. Após ter se divorciado, Adam estava sem esperanças no amor e queria entender como um casal conseguiu permanecer junto, se amando, por toda a vida. Então, vai atrás de conhecer melhor a história de Gabe e Huck, que lhe é contada por uma pessoa especial que conhecia o casal.


Desta forma, a história alterna entre os pontos de vista de Adam (presente) e Gabe e Huck (passado). Cada capítulo que conta uma história sobre o casal começa com o postal que marca aquele momento no álbum. E depois vemos a reação de Adam ao conhecer tais histórias. É legal ver desse ângulo, porque é como se você lesse com outra pessoa, que é Adam. Ao mesmo tempo, a história me soou com um toque de realidade que causou a sensação de estar realmente invadindo a privacidade de um casal. Daí me veio a ideia de que no mundo há muitos casais como esse, cuja história de sucesso não é compartilhada. Quantos momentos passamos a dois e morrem entre o casal? Enquanto isso, muitas pessoas também acreditam que são obrigadas a encontrar esse tipo de amor e se torturam buscando por uma espécie de "fórmula secreta" para essa felicidade. 

Sem querer, O Álbum acaba sendo uma dessas histórias que nos fazem acreditar nessa dependência do amor e a querer cobrar uma interação semelhante à da história com pessoas na vida real. Mas não é só isso. Apenas acho importante citar como alguns livros, filmes e etc, nos levam a tirar conclusões diretas, ao estilo "conto de fadas", quando lemos sem refletir sobre. Apesar disso, quando realmente refletimos, entendemos que cada um tem uma história única a contar. Este livro nos mostra isso profundamente, porque por um lado tem uma pessoa que se depara com um relacionamento que não deu certo, e a vida é assim, às vezes dá certo, às vezes não, dependendo do que precisamos vivenciar. Mas por outro lado há uma história em que "duas almas se encontraram" e cresceram juntas. Para Gabe, a solução para isso foi evitar a "divisão longa", que é o distanciamento que os casais sofrem com o tempo. Em outras palavras, fora o que ele cita como exemplo (vou deixar vocês lerem para descobrir), é apenas ser menos egoísta e amar o outro.


O Álbum me deixou com o coração cheio de amor por uma história que conseguiu me transportar para outro tempo, ao mesmo tempo em que torcia para Adam ler e se sentir tão bem quanto eu. O livro também me ensinou que a chave para viver um grande amor é amar. Só isso. Uma mensagem tão simples, mas que as pessoas em sua maioria não conseguem entender, porque não conseguem se livrar do que as impede de abrir o coração e se libertar do egoísmo. Amar é querer ver o outro bem, se esforçar para isso e lembrar de demonstrar, mesmo que o outro já saiba depois de tantos anos, é abnegar sem deixar de amar a si mesmo, porque sem amor a si mesmo é impossível amar o outro. Recomendo, se você quer abrir seu coração e refletir sobre a vida a dois em geral, tendo escolhido ou não esse caminho para a sua jornada.

Boa leitura!
(música presente na história)

4 Estrelas

19 comentários:

  1. Vivian,quero muito ler esse livro,ver as impressões de Adam para sua própria vida quando vai conhecendo a história de Gabe e Huck,concordo que a história de amor de cada um é única e para uns pode dar certo e para outros não,mas um dos segredos certamente é se doar,diminuir as distancias e sempre amar.Mil beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Viviam
    Fico feliz que tenha gostado do livro e se comovido tanto. Vi que algumas pessoas não gostaram muito, mas pelo jeito vale a pena ler. Eu adoro quando os livros passam toda e qualquer mensagem de amor e acho que me sentiria como voce. Linda sua resenha, e pretendo ler o livro um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Letícia!
      É uma mensagem de amor diferente da dos livros que costumamos ver como sucesso. É daquelas do século XX, de amores duradouros e seus segredos. Pra ler com calma e carinho.
      Beijo

      Excluir
  3. Já li esse livro e confesso que gostei muito do ritmo dele. É total amor ele e vale a pena ser apreciado com calma :)

    Beijos Mari Martelote
    http://www.maravilhosasdescobertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ola Vivian eu gostei da premissa do livro, e a forma como é narrada, porém acredito ser uma leitura mais lenta o que para mim nesse momento não me agrada . Vou deixar a dica anotada para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Amei esse livro! Adoro histórias que alternam entre presente e passado, e não tive como não me apaixonar pela história de Gabe e Huck. Amei o detalhe dos cartões postais no início dos capítulos, me fez entrar mais ainda na história. Gostei muito do tipo de amor que eles viveram, que não se acomoda.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian sua resenha me deixou com muita vontade de ler esse livro, adoro histórias de amor assim, e gostei de como a sensação de ler deixou vc fazer parte da história, gosto qdo o livro é convincente.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Ola´´a
    Que bom que curtiu a leitura, a sua resenha ficou ótima, fiquei bem curiosa, mas do que eu já estava, ótima dica e espero ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que bom que curtiu a história, o livro nunca me chamou atenção, todas as resenhas falam assim como vc que o livro é bom, que ficaram cheio de amor, mas não consigo me conectar com a história. :x
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivinha, tudo bem?

    O livro parece ser bem legal. A capa me lembra as do James Patterson, da Arqueiro. Adoro livros que falem sobre o amor e que deixem algum ensinamento legal. Não pretendo ler por agora, mas, com certeza, mais para frente.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vivian não sabia que esse livro era tão interessante e cheio de belas mensagens sobre o amor. Foi muito bom saber sua opinião detalhada sobre a leitura, assim se eu tomar a decisão de ler já terei uma ideia do que esperar dessa história.
    Com certeza muitos buscam ser feliz em um relacionamento amoroso, mas acabam esquecendo de sua responsabilidade nessa busca e jogam a responsabilidade toda no parceiro. Cada um tem que fazer sua parte e como você falou precisa se amar para poder amar o outro.
    Enfim amei a dica de leitura e a reflexão!!! Beijos e ótimo mês!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  11. Mana, já tinha visto esse livro a muito tempo mas somente agora tive tempo pra realmente analisar a história, tudo graças a sua resenha, e devo dizer que esse livro é daquele tipo que pelo menos no meu caso faz a gente suspirar kk É bom ver que pelo menos nos livros as pessoas conseguem manter seus felizes para sempre, pois sabemos que é uma benção para poucos >.<

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu amei a premissa desse livro. Parece ser uma linda história sobre o Amor. Fico imaginando o álbum ser folheando, as recordações que surgem com os cartões postais...Amo livros assim , sua resenha foi linda demais! Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Eu tinha me interessado pelo livro por causa dos postais, mas a mensagem que ele passa é muito linda. É um livro com um tema tão lindo e inspirador que sempre que leio uma resenha, fico com vontade de conhecer a narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivi, confesso que quando vi o lançamento do livro não me interessei muito, mas já percebi que posso ter me engano, ou que no mínimo vale arriscar uma leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Que resenha, adorei! Já li livros que costuram o presente e o passado, também já assisti filmes semelhantes, e O álbum parece trazer consigo várias lições para aqueles que buscam o amor. Não estou numa fase muito romântica da vida, mas espero entrar no clima para lê-lo.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livros, mas fiquei morrendo de vontade de ler. Adoro livros que nos fazem acreditar no amor. Achei diferente o começo de cada capítulo.

    ResponderExcluir
  17. Oii. Sempre tive vontade de ler um livro que tivesse diálogos em cartas, ou nesse caso, em postais. Então, O álbum já se tornou interessante por isso e percebendo que a obra traz uma bonita história de amor, daquelas que também queremos viver, um tipo de amor admirável, que duram uma vida toda, é mais um incentivo para eu realizar a leitura desse livro *-*

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é lindo não é?
    Confesso que logo no início fiquei esperando alguma formula realmente surpreendente para evitar a longa divisão, mas é tão simples.... que é por isso que da certo.
    Amar é fácil, nós que complicamos! Livro lindo, cheio me mensagens para a vida ♥

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.