04 agosto 2015

Resenha: Você pode mais! - 99,9% não é 100%



Livro cedido em parceria com a editora


Autor: Marcos Scaldelai

Editora: Gente

Assunto/ Categoria: Auto-ajuda, Sucesso, Negócios, Carreira, Administração, Desenvolvimento, Estratégia, Marketing - Gestão empreserial, Oportunidade

Páginas: 160
Sinopse: Scaldelai surpreendeu a todos ao assumir a presidência da Bombril, uma das empresas mais tradicionais e respeitadas do Brasil, com apenas 36 anos, mas ele garante e comprova neste livro - nunca queimou nenhuma etapa. Apresentando as quatro competências globais para se destacar e brilhar em qualquer negócio, Scaldelai mostra ao leitor que ser 100% depende da pessoa. Enquanto muitos se satisfazem ao atingir 99,9% dos resultados, quem realmente se destaca não se conforma.






Atitude é tudo, mas a base é o amor!


Sou contra o discurso que diz que todo mundo, não importa o contexto, nascimento, vida e etc, é igual e pode chegar aos mesmos lugares (aliás o mundo é muito grande e o Brasil também!). Acredito que para uns há mais oportunidades que para outros. Então o que o livro diz é, para mim, para aqueles que estão no lugar onde realmente podem alcançar oportunidades. Os que têm o que é preciso nas mãos e podem ir atrás disso. Esclarecido isso, aí sim vamos falar de como aproveitar as oportunidades e se tornar ainda melhor, que é o que Marcos Scaldelai ensina. O livro elabora um manual simples de como se destacar e ter sucesso. São coisas práticas que faltam em muita gente e que poderiam ser ensinadas na família, na escola, sempre! Temos um grupo enorme de pessoas conformadas com a vida, que recebem o mínimo de oportunidades e não pensam que poderiam ir além, não possuem o "brilho nos olhos". Acham que devem ficar com o que recebem e pronto, assim como jamais fazer além do que a sua parte em qualquer lugar. Parece vir da cultura do brasileiro de que é legal não fazer nada, ter tudo fácil, "colher sem plantar".


É tão comum ver pessoas de diversos grupos terem acesso a boas oportunidades e jogarem fora, desdenharem do conhecimento, da chance de aprender e ajudar o outro, que é triste. Por isso eu recomendaria as palavras de Marcos, que apenas incentivam as pessoas a buscarem o sucesso, terem iniciativa, para todo mundo, ao menos uma vez na vida. O livro traz vários passos, fala de vários pontos que devem ser levados em conta para que o indivíduo alcance uma boa carreira profissional, dá conselhos mesmo, de ousadia, empreendedorismo... Mas o que mais me marcou foi que o tipo de pessoa que Marcos descreve, o tipo que chega a algum lugar melhor, que obtém admiração, é a que faz o que faz com amor. Com boa vontade! Olha só, que complicado. Trabalhar, estudar ou realizar qualquer atividade na nossa vida, deveria ser obrigatoriamente algo que fizéssemos com amor, com empolgação, vontade de dedicar nosso tempo e tornar melhor. Mas quantos não preferem fazer qualquer coisa pra focar na própria preguiça, em momentos vazios, servir ao próprio ego, ao invés de pensar um pouco mais além? Ao invés de se dedicarem à própria rotina com um pouco de amor? Antes de mais nada, fazer o próprio dia um bom dia é um ato de amor a si mesmo.

99,9% não é 100% não diz tudo isso com essas palavras. Vai muito além. Não fica na ingenuidade de ditar passos de um jeito tolo como revistas femininas e dicas de conquista, nem se perde na generalização. Marcos dá dicas na medida certa. Li o livro prestando atenção normalmente, não achei que precisasse encarar como um estudo, mas ainda assim, as ideias gerais ficaram comigo. E acredito que posso aplicar a máxima de ter iniciativa e fazer as coisas com boa vontade em todas as partes do meu dia, da minha vida, desde lavar a louça a meus relacionamentos pessoais. Aprendi com essa leitura que a vida fica chata quando a gente se conforma e acha que tudo está bom. Sempre pode melhorar. E nós mesmos somos o que mais temos a crescer e melhorar sempre! Mas isso, sem outras pessoas, não basta. Temos que tomar a atitude de incentivar os outros também, de fazer com que todos entendam a necessidade de fazer as coisas bem feitas. Qualquer coisa! Marcos se refere a um trabalho numa empresa. Eu digo que é bom quando fazemos tudo bem feito, buscando sempre o melhor e não nos conformando com pouco. E o melhor modo de fazer isso? Agora também nas minhas palavras? É nos dedicando ao que amamos fazer, ao que escolhemos como propósito na vida. O sucesso é de quem se doa diariamente com amor agradecendo as oportunidades que possui, porque nem todos possuem a mesma sorte!


E para finalizar, a mensagem é mais clara ainda: 99,9% não é 100%! Não se conforme com qualquer coisa! Tente superar seus próprios limites sempre! Esse aprendizado se fixou em mim, e senti que pude também amadurecer com a leitura. É o tipo de coisa que a faculdade, a escola, as instituições em geral, não nos dizem, não nos ensinam, mas que quem é esperto para perceber vai além. Quem se dá bem não é quem chegou perto de criar uma boa rede social, mas sim quem realmente alcançou os 100% e inventou o Facebook. O livro e a atitude simpática, a escrita entusiasmada e que você sente que foi feita com carinho, me lembrou um pouco da Bel Pesce (a do Caderninho da Bel e outras coisas incríveis, pesquise sobre!). Mas Marcos Scaldelai tem sua originalidade, dá dicas excelentes, que incentivam quem lê a realmente crescer. Terminei o livro não só com noções melhores, mas pensando "quero fazer produção editorial, mas se fosse pro marketing e morasse perto da Bombril, trabalharia com esse cara com todo prazer!". Leitura mais que recomendada!

5 Estrelas

19 comentários:

  1. Oi Vivian,
    Primeiro parabéns pela resenha, pois se nota como você usou "amor" para escrever.
    Eu sei que o pensamento positivo atrae muitas coisas boas, assim como o amor.
    Sinceramente não seria um livro que eu compraria, pois nao gosto da categoria auto-ajuda, mas leria se estivesse na minha frente.
    Pergunto: Aquelas pessoas adultas "comodas" que nunca receberam amor ou nenhum sentimento de apoio desde criança,você acha que é fácil mudar o "chip"? Sim, sou a favor que as coisas praticas deveriam ser ensinadas em todo âmbito. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Acredito que quando desejamos muito algo e corremos atrás e batalhamos bastante por nossos objetivos,o caminho a ser percorrido se torna um pouco mais fácil.
    Sinceramente não tenho o hábito de ler livros do gênero. Mas se tiver uma oportunidade vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Vivian,concordo com você que para uns há mais oportunidades que para outros,dependendo onde esteja e com quem esteja e concordo com o autor que o passaporte para todo sucesso é o amor,ou seja fazer com amor e ter sempre boa vontade,tentando superando sempre os nossos limites e o Marcos,não só falou,mas provou com a Bombril,excelente leitura,entrou para minha lista.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Também acredito que tem pessoas que tenham mais oportunidades de conseguir as coisas, como você disse, ''para uns há mais oportunidades que para outros'', mas o livro parece ser bem interessante, eu não sei se para mim serviria e se eu leria nesse momento, talvez mais futuramente.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com voce, muitas pessoas tem oportunidades que muitoooos outros não tem, como uma pessoa vai crescer e alcançar os seus sonhos se eles não tem oportunidade de crescer.
    Realmente o livro não me interessou, não seria um que eu iria gostar, então prefiro evitar esse tipo de livro, mesmo assm obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  6. Não costumo ler livros de auto-ajuda, mas este me pareceu muito interessante.
    Também concordo contigo que para uns existem mais oportunidades que para outros.
    Este já está na minha lista.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olaaaa
    É um livro que nao chama minha atenção por conta do gênero mas parece ser interessante a intenção dele, ótima dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O livro não é dos que costumo ler, mas fiquei bem interessada nele. Gostei da proposta e espero curtir essa leitura tanto quanto você!
    Beijos!

    Livros da Jess

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não me interessei muito pelo livro, pois não gosto de livros de auto- ajuda.
    Mas lendo a resenha achei legal as ideias passadas, pois concordo que apenas quando as pessoas realmente se dedicam,trabalham duro e têm amor pelo que estão fazendo, seja nos assuntos profissionais ou pessoais, elas obtêm sucessos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivian,
    N curto livros de auto ajuda, mas cada plavrinha q vc disse eu concordo plenamente, as oportunidades estão ai, e se não estiver temos q correr atrás! E é com amor e dedicação que alcaçamos nossos sonhos c crtza!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  11. OI, tudo bem?
    Eu sempre fui da crença que só dedicação nos leva a algum lugar. É preciso lutar muito, se dedicar e se envolver, para ser bem sucedido. Nem inteligência adianta, pois conheço pessoas super inteligentes, que aprendem super rápido, mas que estão estagnadas na vida, pois não lutam por nada e esperam tudo cair do céu.
    Eu não gosto de livros de auto ajuda ou manuais, mas concordo muito com a mensagem que esse pareceu passar
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Na vida a única coisa que nos impede de crescer somos nós mesmos. Gosto de livros que me incentivam a pensar e lutar pelos meus desejos e sonhos. Precisamos ser perseverantes. Sua resenha ficou ótima e soube pontuar os temas desse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá
    É verdade, quando se tem oportunidades, somos nós mesmos que impidimos ou não o nosso crescimento, de chegarmos ao 100%.
    Esse tipo de livro é ótimo, pois as vezes estamos em um momento pra baixo, então como ele podemos refletir.
    Ótima resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá... Vivian, tudo bem??
    Nossa você realmente curtiu muito o livro!!! Eu não curto esse tipo de leitura, a não ser que eu fosse obrigada por causa da facu, ai leria sim... porém pela sua resenha vi que tem razão em seu raciocínio... algumas pessoas tem mesmo uma oportunidade a mais que outras e as vezes é muito chato você presenciar o desperdício sendo que poderia ser você... enfim... eu tive que perder algumas oportunidades para alcançar outras... e estou correndo e conseguindo alcançar os meus objetivos... minha mãe sempre me falou... nunca deve se contentar com o bom, porque o melhor é mais gostoso. Ela me disse para nunca ficar satisfeita e sim sempre buscar mais... tive essa lição desde cedo.... gostei muito de ler a sua resenha e suas palavras. Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Eu sou uma dessas pessoas que devem ler esse livro,sou mega acomodada mesmo tentando mudar isso, acabo seguindo dois passos e voltando três.Adorei como o autor parece deixar suas ideias claras no livro fazendo com que todos possam acompanhar suas dicas.E falando em dica adorei você ter resenhado esse livro,é de grande ajuda pra mim.

    ResponderExcluir
  16. Confesso que estou meio fugindo de livros do gênero, ainda assim tenho certeza que muitos gostaram do livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Apesar do livro ter um ótimo conteúdo, confesso que não me vi interessado por ele, por conta do estilo literário, já que eu não gosto de livros de auto-ajuda. Espero que outras pessoas comprem e leiam o livro, porque para quem gosta, com certeza irá gostar!

    ResponderExcluir
  18. Oi Vivinha, tudo bem?

    Que saudade e você <3
    Então, esse não faz muito o meu estilo, sabe? Não sei, acho muito teórico, muito técnico e eu prefiro os livros com histórias mesmo, sabe? Com certeza o conteúdo do livro deve ser interessante e motivacional. Mas vou deixar esse passar.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?

    Esse não é um gênero que eu leia muito, mas confesso que pela sua resenha eu acabei ficando bem interessada em ler. Sempre acreditei que você pode chegar aonde quiser através do seu trabalho e esforço e acredito que esse livro passa essa mensagem.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.