02 junho 2015

Resenha: Num piscar de olhos



Olá! Tudo bem com vocês? A resenha de hoje é de um livro cuja autora esteve aqui no Brasil dia 28/05, no Rio de Janeiro. Vamos ver o que eu achei da história?

Livro cedido em parceria pela Editora Charme.


Autora: Teodora Kostova
Editora: Charme
Assunto/ Categoria: Romance, Sick-lit, Romance estrangeiro, Itália
Páginas: 383
Sinopse: Stella passou por grandes perdas em sua vida. Lidou com a morte muito jovem e com a saudade da sua melhor amiga, que foi morar na Itália com a mãe. Quando a vida está começando a entrar nos eixos, a notícia de que ela está com câncer a deixa novamente sem chão. Após o doloroso tratamento, os médicos acreditam que Stella está finalmente recuperada e ela decide passar um tempo em Gênova, na Itália, para reencontrar sua prima e melhor amiga, antes de retornar ao médico para fazer o exame que determinará se ela está realmente curada. O que ela não imaginava é que a Itália vai lhe dar uma nova razão para viver. Max se apaixona por Stella à primeira vista, mas conquistá-la não será fácil, já que há muita coisa que pode mantê-los separados para sempre. Após muita luta, Max finalmente vence sua resistência e conquista seu lugar ao lado da mulher que ama. Mas será que Max e Stella serão fortes o suficiente para lutar não só por seu amor, mas também por suas vidas?



Num piscar de olhos


Num piscar de olhos é um livro que não deve ser julgado pela capa, porque a supera e a ideia da história é outra. Se olharmos com atenção parece se tratar de uma história com um casal maduro, um pouco hot, cliché, com uma mocinha decidida e um cara que só sabe contemplar sem nada de especial. Na verdade, o romance de Stella e Max vai muito além disso, e a imagem  da capa não transmite a ideia da história. O romance conta a história de uma mocinha jovem, inglesa e que passou por problemas muitos sérios que ainda precisa superar totalmente. E um mocinho italiano divertido, amoroso, persistente, amigo que também tem suas questões. E o amor que nasce desse encontro.

Stella perdeu o pai e o irmão num acidente de carro que os dois sofreram com amigos da família. Sua melhor amiga e a melhor amiga da mãe também perderam pessoas que amavam nesse mesmo acidente e precisaram se mudar para a Itália para lidar com isso. Como se não bastasse, depois descobriu que tinha câncer. E ela e sua mãe lutaram contra todas as dificuldades. Quando Stella termina um tratamento e tem um tempo de descanso decide viajar ao encontro da melhor amiga e da tia na Itália. É lá que conhece Max e sua vida muda.



Max é amigo de Lisa, melhor amiga de Stella. Tudo que Stella queria era um tempo longe da doença e das preocupações e acha a oportunidade perfeita para isso com Lisa e seu grupo de amigos que logo se tornam seus também. É legal ver a interação inicial e torcer pela felicidade de Stella. O leitor se torna solidário depois de ver tudo pelo que ela passou, por isso vê-la com pessoas legais como os amigos apresentados é um carinho no coração. A amizade dela com Lisa também é outra coisa pela qual torcer. Já as primeiras interações com Max não chegaram a me deixar louca, super envolvida e etc. Fui observando, mas não me envolvi tanto nessas primeiras partes. Até porque há muito aquilo de beleza e humor como pontos atrativos um no outro. É um desejo e uma série de provocações, mas nada que marque personalidades fortes a ponto de me cativar dessa forma. Então só me envolvi mesmo depois, quando a amizade surge entre eles.


Essa amizade é marcada por aquele clima de "fingimos que somos amigos e não podemos nos envolver, mas na verdade já somos um casal sem querer e não admitimos de jeito nenhum". Só que também é mais. O carinho entre eles, o compartilhar, o apoio e o desejo vão aquecendo o coração. Acho muito bonito ver relacionamentos assim, em que antes de tudo o casal é amigo. Se não há isso e só desejo, não há base para um romance, não convence. Então nesse ponto a autora se saiu muito bem. Até porque, com todas as dificuldades na vida de Stella e a história de vida de Max, eles só poderiam, realmente, se apaixonarem por pessoas que antes de tudo fossem capazes dessa amizade.

As cenas mais quentes não chegam a situações explícitas fortes, mas há provocações legais que mostram bem o clima entre eles. Fiquei doida quando vi a referência à True Blood no livro, já que adoro a série, menos o final. E só me emocionei de verdade quando vi a cumplicidade entre eles. Cheguei até a ficar distraída a ponto de passar do ponto de ônibus e andar um pedação até a faculdade (num piscar de olhos! hehe...). É muito gostoso ver esse relacionamento. Dá vontade de tirar férias e ficar o tempo todo com quem a gente ama, no mesmo clima bom que o livro transmite. E dá aflição quando vemos a teimosia de Stella que resiste em contar a Max sobre sua doença e só sabe afastá-lo sem justificativas. Por fim, a mensagem sensacional transmitida é a de que devemos viver e não apenas existir. Recomendo para quem procura uma leitura que transmita cuidado e carinho entre um casal, superação e ideia de viver a vida bem, aproveitando-a de verdade.

3 Estrelas



13 comentários:

  1. Oi Vivian, li pouca coisa a respeito do livro, e esta sua resenha veio me tirar algumas dúvidas. Gostei do enredo, achei interessante e vou querer conferir.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Ei Vivian, adoro o estilo sick-lit. É o tipo de história que prende a minha atenção. Adorei a premissa do livro, e gostei mais ainda por saber que a amizade do casal é tão importante quanto a parte íntima. Adorei a resenha :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Já havia ouvido falar um pouco sobre o livro, eu leria se tivesse oportunidade mas não é algo que chama muita minha atenção, e a capa não está bonita, sua resenha está ótima ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como é bom saber que não sou a única retardada que passa do ponto hahaha, quando entro na história até esqueço q estou em uma condução. A propósito a resenha está ótima e até vou procurar o livro. Adoro seu blog, adoro suas resenhas
    http://lendonoinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desde o primeiro momento em que vi esse livro ele me chamou a atenção, mas como você mesma disse imaginei algo completamente diferente e agora que vi do que se trata necessito urgentemente desse livro, tenho certeza que será um dos livros pelos quais irei me apaixonar <3 ai que vontade e curiosidade de ler ):

    ResponderExcluir
  7. Apesar do que você pontuou na resenha, eu realmente me interessei pelo livro. Não só pela capa, mas também pelo enredo em si. É um livro que eu daria uma chance sem medo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu nunca dei muita bola para esse livro, principalmente pela capa. Não sabia do que se tratava até ler a sua resenha.
    Apesar de achar o enredo interessante, estou um pouco saturada de livros desse gênero, então essa não seria uma leitura para mim no momento.
    Mas provavelmente irei lê-lo no futuro.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Pela sua resenha realmente eu concordo que essa capa engana. Imaginava outra narrativa, mas gostei bastante de saber qual a pegada da história. Aliás, fiquei mais interessada em saber que não trata-se de um erótico clichê. Dica anotada!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não é exatamente meu estilo de livro, achei a história interessante, mas acredito que quem curte o gênero irá apreciar mais, não sei se de fato leria Piscar de Olhos, gostei de alguns pontos citados na resenha, mas ainda tenho dúvidas quanto a leitura.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivinha, tudo bem?

    Confesso que o livro não me atrai. Te entendo quanto a passar do ponto de ônibus. Sou mestre em fazer isso huahuahua já aconteceu umas 3 vezes e hoje mesmo quase perdi a estação quando estava indo pro trabalho =P Quem manda esses autores escreverem bem?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Esse livro é a minha cara, um romance fofo, com uma história dramática por trás. E, nossa, um livro que faz a gente perder a noção to tempo e espaço é sempre uma ótima dica. Espero que a mochila não morra no final, sniff.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Vivian, tudo bem?

    Eu estou doida para ler este livro. O meu exemplar não chegou, mas eu pedi novamente então espero que chegue em breve :) Quero muito conhecer essa história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.