14 junho 2015

Resenha: No mundo da Luna



- Livro cedido em parceria com a editora - 




Autora: Carina Rissi

Editora: Verus - Grupo Editorial Record
Assunto/ Categoria: Romance, Chick-lit, Jornalismo, Cultura Cigana, Comédia Romântica
Páginas: 476
Sinopse: A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe vive trocando seu nome.
Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai no colo dela. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção?
Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhecia: o amor.
Com seu estilo ágil e fluido, Carina Rissi criou em No mundo da Luna uma leitura viciante, permeada de humor, magia e paixão, que vai conquistar você do início ao fim.




Terminei de escrever com saudade...


Essa resenha é especial por vários motivos, entre eles o de ser o primeiro livro que leio da Carina Rissi (entenda-se autora nacional fofa) e o de possuir pontos que me interessam muito bem pesquisados (redação de uma revista e cultura cigana). Eu tinha boas expectativas ao começar a ler e elas foram muito bem satisfeitas, como eu já esperava. Antes de ler não tinha investigado a fundo a opinião de outros blogueiros e vlogueiros sobre os livros da autora, mas sempre ouvi falar muito bem de suas publicações anteriores. Ler No mundo da Luna me fez ter total certeza de que os outros livros são obrigatórios, ou seja, para ler antes de morrer e de preferência antes de piscar! 


A escrita de Carina em relação a este livro mescla bom humor, romance com aquele toque suave que aquece o coração de forma "verossímil", que te faz torcer pelo casal com tudo que tem direito e que te faz perdoar a mocinha mesmo que ela seja cismada com pequenas coisas que geralmente irritam quando o autor quer construir a imagem da protagonista indecisa, imperfeita e que erra por não saber como agir. Esse tipo de personagem é delicado, porque qualquer desvio pode atrair a antipatia dos leitores. E isso numa protagonista estraga o livro. Rissi consegue manter o malabarismo com todos esses elementos muito bem. E o resultado é um romance gostoso de ler, que te faz rir em público sem querer e que acaba com gosto de quero mais, já que é volume único.

Mas antes de falar mais, seria melhor fazer uma introdução à história. Luna é formada em jornalismo mas já sofre com o caminho que escolheu. A revista em que trabalha vive numa batalha para se manter de pé no mercado editorial e para piorar seu chefe é um babaca que não reconhece seu trabalho. Após meses de trabalho ele ainda troca seu nome e só lhe deixa ocupar o cargo de recepcionista. E para piorar, há pouco tempo ela terminou com o namorado que a traía e se magoou. Mas sabe que pode contar com a amiga com que divide o apartamento e com sua família, principalmente seu irmão e sua avó, que rendem ótimas cenas no livro. A parte cigana da história a que me referi quando falei da pesquisa se refere à família de Luna, que é cigana, apesar de ela ser criada fora da cultura. E é muito legal ver o carinho que a autora deu à pesquisa e aos esclarecimentos que o livro traz sobre esse povo (amo!).

O que acontece em sua vida que muda tudo (tem que acontecer alguma coisa, né?) é que a coluna do horóscopo semanal cai nas suas mãos e um homem toma forma em sua vida. Um homem inesperado e que ela precisará conhecer para encontrar o amor. E que me deixou com vontade de dar na cara dela pelo modo como ela o vê de forma tão distorcida da realidade, do que realmente sente. É um tipo de dualidade de sentimentos, porque ao mesmo tempo em que fiquei irritada com Luna, a entendi e perdoei e torci muito para que ela fosse feliz e desse tudo certo. E me derreti nas cenas românticas. Outro ponto que achei ótimo foi o romance apresentando como o sentimento se desenvolve numa pessoa que saiu de um relacionamento que não deu certo. Também é legal ressaltar as pitadas muito sutis de "Brasil" no livro (mais no modo de agir dos personagens e nas referências a lugares).



O romance em questão se desenrola de um jeito bem legal porque não fica só no cliché que tenho encontrado de "casal se conhece, se apaixona, vence dificuldade, final feliz". Tem uma estrutura semelhante a essa mas tem pontos que fazem da história diferente das outras, além do emocional, até na história de vida dos personagens e nos tipos físicos versus personalidade. Olha que tudo: Luna é cacheada. Pelas descrições foi dessa forma que a imaginei, até porque, "amo sou". Hehe... E para não dar spoiler vou dizer apenas que o homem por quem Luna se apaixona é bem diferente da imagem que transmite. O livro também deixa a reflexão de que perdemos muito tempo brigando com as pessoas e tratando-as mal, com implicâncias desnecessárias, quando na verdade poderíamos estar mais felizes há muito tempo, apesar de eu ainda acreditar no livro e na vida, que mesmo assim, cada coisa acontece no seu tempo certo. Sem mais palavras além de destacar como adoro ver o casal do romance e morri de saudade ao escrever a resenha, este é No mundo da Luna aos meus olhos.

5 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.