20 maio 2015

Resenha: Que tal esta noite?



Olá! Tudo bem com vocês? Comigo tudo certinho. Estou aqui com meu chocolate quente e minha música árabe escrevendo feliz da vida esta resenha para vocês ♥. O livro é, novamente, diferente do padrão. E a premissa com certeza chamará a atenção de vocês talvez minha opinião nem tanto.


- livro cedido em parceria com a editora - 


Autora: Bridie Clark
Editora: Verus - Grupo Editorial Record
Assunto/ Categoria: Livro interativo, Você escolhe o rumo da história, Ficção infantojuvenil americana.
Páginas: 204
Sinopse: Esta noite vai acontecer a melhor festa do ano, a Sonho de uma Noite de Inverno, nos bosques gelados nos arredores da Academia Kings, a escola de elite onde você foi admitida com uma bolsa de estudos. Suas amigas também vão, e vocês precisam estar impecáveis! Mas o que você vai fazer com a sua paixão secreta pelo namorado da sua melhor amiga? E quando o seu melhor amigo se declara para você, que atitude tomar? Nesta história cheia de festas, amizades e glamour, você é a personagem principal e deve decidir que caminho seguir. Você prefere ser uma baladeira e se divertir com suas amigas sem pensar nas consequências, ou a estudante responsável que tira as melhores notas e garante um futuro brilhante? Escolhas devem ser feitas rapidamente, e você terá de decidir que riscos correr para conseguir status social, aventuras, sucesso e amor.



Que tal esta noite?


O título é perfeito e a capa nem se fala. Ambos são sugestivos. Um te faz pensar em substituir uma noite de tédio por uma leitura que poderia te levar a vários lugares, dependendo da sua escolha. Outro te sugere uma imagem, mesmo sem todos os contornos. Já disse que sou apaixonada por algumas capas da Verus? Essa é uma. Adoro esse tipo de desenho. A diagramação do livro também ficou linda. Mas não é disso que vim falar. Vim falar sobre um livro que te dá a oportunidade de construir a história. Que retrata dilemas adolescentes e te faz sentir todos de novo - ou não, você ainda pode ser um. E traz à tona reflexões sobre amizade, bebidas, drogas, sexo, amor e etc. Mas de um jeito simples até demais.



Sempre tive curiosidade de conhecer um livro assim. Você decide o que fazer diante de tal situação e aí vai para a página tal ou qual. E o final é alternativo. O melhor disso é que se você não gostar, pode mudar de rumo! Tal modo de narrar foi escolhido para ilustrar a história de uma menina, no caso, você... isso mesmo, você é a protagonista! que está num colégio novo, grande em comparação ao seu antigo, e que representa um mundo totalmente diferente. Sua cidade natal é pequena e você nunca quis ficar lá por muito tempo. A oportunidade de chegar ao colégio que chegou é, portanto, de ouro! E lembre-se, suas origens são humildes e você não tem recursos financeiros como seus colegas. Pense com cuidado quando for convidada para uma festa às escondidas.


O livro é diferente, você é o personagem e a história é interativa, dinâmica. Certo. Mas não é por isso que detalhes fundamentais da trama devem deixar de ser observados. Um deles que faz total diferença é a coerência. A personagem em que te contextualizam é jovem. Inocente. E é capaz de errar ou não. E o livro pode ser lido por jovens, sim. Há cenas em que coisas que todas as pessoas da idade da protagonista sabem que existe. Então, ótimo que existam num livro, como chance de erro via literatura. Porque, não se engane, há idiotices que são "punidas" de forma divertida. Os finais conduzem a conclusões que ensinam sobre algo. Você pode "acertar ou errar". De qualquer forma, o ponto positivo que quero destacar é justamente esse: o livro retrata bem a vida. Porque a juventude é assim. Seria hipocrisia defender que pessoas daquela idade não fazem certos tipos de coisa, que nem são tão pesadas assim. Há, ainda, reflexões interessantes sobre dilemas adolescentes e outra que fica implícita, mas que está lá: sobre amizades.

Por outro lado, uma coisa me incomodou bastante na leitura como um todo. Comecei a ler e achei super divertido escolher o que fazer. Me colocar no lugar da sugestão dada pelo livro. E fiz o jogo uma vez. Rapidamente cheguei a um final. Fiquei um pouco frustrada. Por quê? Porque as coisas não se resolvem. Não fica bem como um livro, mas como um conto. Eu saí em busca de outros finais. Li tudo muito rápido. E final após final, a mesma coisa: a história é breve e "interrompida". E isso me decepcionou um pouco. Porque por mais que seja óbvio num livro do tipo com 204 páginas, com vários finais, que cada opção seria curta, pra mim foi decepcionante. Esperava mais. Esperava altas histórias, altas consequências para minhas escolhas. Mas, na verdade, é bem banal mesmo. Então o que diferencia o livro e lhe dá destaque é o modo como a história é ramificada. Porém, as histórias, enquanto elas mesmas, no que corresponde à conteúdo, não são nada demais. É uma leitura legal pra dar uma quebrada em leituras pesadas, desestressar e passar o tempo. Mas não espere mais do que isso.

2 Estrelas

19 comentários:

  1. Oi, Vivian! Acho que essa é a segunda ou terceira resenha que leio sobre esse livro. Achei muito legal eles repescarem uma ideia assim antiga, que é colocar o leitor como protagonista da história. Só achei o tema bem fraquinho... Uma festa? Apesar de que muita coisa pode acontecer nessa festa, né... Mas poxa, é um livro só voltado para meninas? Sei lá...
    Quando eu era criança, meus livros preferidos eram de uma série que funcionava justamente assim: No final de cada capítulo você escolhia qual atitude tomar e então seguia para a página indicada. Nossa, eu passava horas com os meus amigos na biblioteca da escola brincando disso. E as histórias eram de suspense, o que eu acho muito mais legal. Tinham histórias com castelos mal assombrados, trens com vampiros, várias coisas assim. Era muito legal! Deu até saudade... Vou procurar pra ver se encontro pra comprar.
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! ^^
    Li um livro assim quando eu era criança e gostei bastante. Apesar de que o livro que li era bem tendencioso e praticamente te forçava a ir pelo caminho do bem (se você fosse pelo caminho do mal acabava preso em uma sala sem portas ou janelas..hahahaha). Espero que esse livro não seja assim e tanto a baladeira quando a certinha tenham finais felizes!
    Vou adicionas esse livro na minha lista de leituras e espero poder encontrá-lo logo!!

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Caramba velho, esta é a primeira resenha que leio a respeito do livro e juro que achava que era como mais um desses livros de auto ajuda que vemos por ai. Faça isso, não faça aquilo e blá, blá, blá. E eu simplesmente amei saber a ideia que é como se você fosse construindo sua história, já que é o que realmente acontece, Já fiquei muito curiosa e sei bem que vou tentar vários fins alternativos, porque né.

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Eu li o livro recentemente e gostei bastante, é uma leitura diferente mas sem nada tããõ novo assim, gostei.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ei Vivian!!
    Q pena q se decepcionou, qd vi o estilo do livro fiquei empolgada, mas depois pensei bem e falei, não vai dar certo, eu vou querer fazer e refazer o livro umt anto d vez e sempre vai ficar a sensação de que não fiz, não li tudo hahahaha.
    E agora q vc disse q as coisas não se resolvem lá no final, piorou hahahaha!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  6. Que livro legal... Ótimo para o público infanto juvenil. Deu até vontade de ler rsrs. A diagramação é linda! Parabéns pela resenha.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o mais inovador desse livro é essa opção de escolher o final da história, e claro do protagonista da história ser o leitor. Mas entendo os pontos que vc argumentou, é frustrante uma história que esta divertida e interessante acabar de repente.
    Enfim gostei de saber sua opinião viu!!! Parabéns pela leitura.

    P.s. Concordo que as capas da ed. Verus são bem caprichadas =)
    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivian tudo bem, a capa do livro é muito legal, mas não sei se ia gostar desse estilo de livro, nesse ponto sou bem metódico, quem sabe um dia eu supere essa zona de conforto! Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu acho a ideia de um livro interativo onde você é a protagonista algo genial! Porém, no primeiro livro que li desse tipo, tive uma decepção. Li "Quando uma garota entra em um bar" e achei uma bosta. Simplesmente porque tudo acabava em sexo (às vezes com mais de um na mesma noite) e as histórias também ficaram muito curtas, como se estivessem sem um final. Então acabei achando sem graça, meio que fiquei esperando por mais.
    Eu tinha curiosidade com "Que tal esta noite", mas acredito que também não vá curtir muito a leitura. Talvez eu leia por pura curiosidade, mas sem esperar nada.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    eu já li outra resenha sobre esse livro, que até então eu não conhecia, e gostei bastante dessa interação do leitor com o destino da personagem, quero muito ler esse.

    BJOS!
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  11. Depois de algumas resenhas desisti de ler o livro, mesmo que a parte interativa seja interessante, há outros pontos que me deixaram desanimada em relação à obra.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Tem um outro livro que tambem segue este gênero "quando uma garota entra no bar", se não me engano é este título... Recomendo!

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Nunca li nenhum livro em que eu escolhesse qual trama ocorreria a seguir e não sei se esse tipo de narrativa me atrai. Como você disse, o grande defeito é não ter um desfecho bacana e ficar parecendo um conto. Não me interessou muito.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Nunca li um livro assim,mas adorei a ideia. Acho que a ideia do autor é mesmo deixar o leitor brincar e se divertir, e com tantas alternativas do que acontecer, faz sentido a trama ser bem simples, até para caber nas páginas. Então, considerando que o grande diferencial do livro é a brincadeira de "ser o protagonista que escolhe seu caminho", essa simplicidade e mesmo furos da história, não me incomodaria tanto, mas só lendo para saber, kkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ow, que diagramação linda, me encantei.
    Pena que o enredo não é tão cativante assim. Já li um livro com essa mesma proposta, com finais alternativos, e pecava no mesmo quesito: enredo fraco e superficial.
    Mas ainda assim pretendo conhecer essa história, sempre ciente da sua ressalva.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Bem, o livro tem pontos interessantes, mas não fiquei disposta a lê-lo, as ressalvas descritas me deixaram com receio, acho que não é bem meu estilo, mas acho que para os leitores que curtam, pode ser uma opção interessante.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  17. Olá... tudo bem??
    Bom o livro não me chamou atenção para a leitura... e eu gosto de temas adolescentes, mas achei o enredo fraco e senti que não iria me prender na leitura... suas ressalvas só me deram certeza de que a leitura não iria pra frene, infelizmente... Xero!

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto bastante da premissa de poder decidir como o livro irá se desenrolar mesmo que eu vá olhar todas as opções Kk porque não dou conta de não fazer isso! Então fiquei curiosa e quero dar uma chance para a leitura <3

    ResponderExcluir
  19. Vivinha, tudo bem?

    Como você sempre tive curiosidade em ler um livro assim. Lembro da NC que lançou aquele da Garota Entre Num Bar, mas achei a premissa chata, liro meio erótico e tal. Esse da Verus já chamou mais a minha atenção. Entendi as suas colocações e realmente, um livro onde você pode chegar ao final na metade dele, dependendo da sua escolha, deve mesmo ficar meio solto =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.