18 maio 2015

Resenha: Belle





Autora: Lesley Pearse

Editora: Novo Conceito
Assunto/ Categoria: Drama, Histórico, Romance, Ficção, Prostituição, Século XX
Páginas: 559
Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.
A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.




Para ler ao som do jazz




Belle foi um livro emocionante, que me deixou louca ouvindo jazz. Contextualiza assassinato e sequestro de meninas para a prostituição ainda em 1910. Já tive experiências com um livro de temática parecida que me emocionou demais, chorei litros! Só que Belle é diferente. A personagem que dá nome à história é forte, determinada, não se rende de cara à derrota do trauma que sofre. Ainda luta por uma vida melhor, apesar de ter sua inocência corrompida. O livro conta como isso aconteceu e o que Belle fez à respeito. Uma criança que perdeu a inocência de modo forçado e que sofreu crueldades traumáticas. Por sua própria inteligência desde o início, já sabemos que ela dará um jeito de contornar a situação. O problema, e o que também torna a história uma grande história, é que não é fácil sair da vida em que foi colocada.



Belle tem 15 anos e vive em um bordel, porque sua mãe é a dona e também mora lá. Porém, ela não faz ideia do que seja um, nem do que seja feito no andar de cima quando ela não pode frequentá-lo de noite. Um dia, ela descobre da pior maneira possível e ao mesmo tempo presencia um cliente assassinando uma das meninas . Por isso, é sequestrada e levada para longe, para se tornar prostituta. Belle passa por diversas situações traumáticas. O início é um pesadelo e os abusos são inimagináveis. Algumas amizades no caminho são o que a salvam de se afundar de vez. Amigos lhe dão dicas de como se comportar. E usando a inteligência, ela age da melhor forma possível para encontrar seu caminho. E é, realmente, um grande diferencial a força que a personagem demonstra. Ela se sustenta, segue adiante, não se dá por vencida, e mesmo na dificuldade procura o melhor meio de sobreviver.



Este é um livro que conta a história de uma vida no seu momento mais dramático. Por isso, não espere uma leitura super rápida com altas reviravoltas. Há, sim, questões que mudam o rumo das coisas diversas vezes. Mas ainda é a vida de Belle. Ainda é seu amadurecimento, seu crescimento com um problema totalmente fora do comum. O modo como a personagem cresce ao longo da história é muito bem construído. Lesley Pearse narra de forma magistral como a menina inocente e inteligente se tornou a mulher que contorna grandes problemas da melhor forma possível, sem perder sua humanidade. E essa é a base do livro, já que ele narra justamente o crescimento da personagem. O modo como isso é feito é na medida certa. Não fica monótono por enrolar demais, nem artificial. Tudo acontece no tempo certo. Além disso, todos os outros personagens estão bem colocados na história. A falta de humanidade e de qualquer sentimento bom são muito bem retratadas. Enquanto o diferencial feito pela bondade também.



O início é triste. E nós sofremos junto de Belle e sua família, que também é mostrada para nós paralelamente a Belle. Pessoas ainda em Londres vão atrás dela ao longo dos anos. E toda uma investigação começa. Você se vê torcendo para ambos os lados, para Belle e para a família. O lado humano é muito forte. E há um apelo enorme para que o leitor deseje que tudo dê certo para todos. Então a leitura flui bem, porque você torce para que tudo dê certo, e cria empatia por Belle. Se o início é triste, mais à frente temos esperança. Porém, cuidado! Alguns caminhos que Belle pensa serem positivos a enganam no final, e nos decepcionamos e sofremos com ela mais uma vez, para logo seguir adianta em busca de algo melhor.

Tudo isso leva o livro para um resultado que transmite inúmeras emoções: decepção, medo, ansiedade, alegria, risos, força, esperança, amor... Sim! Amor! Há dois homens no caminho de Belle que deixarão marcas. Um ela encontrará pelo caminho e lhe dará força para seguir adiante. Outro se apaixonará antes de tudo, e lhe será fiel até anos depois de seu desaparecimento. O problema é que você, enquanto leitor, fica na dúvida sobre para quem torcer. Um parece o cara certo, o outro, o cara perfeito. Eu fiz minha escolha enquanto adquiria as múltiplas emoções enamoradas pelo jazz deste livro. Agora, resta saber como elas se manterão na continuação, Entre o amor e a paixão, que estou ansiosíssima para ler.



5 Estrelas
 - Recomendadíssimo! -


11 comentários:

  1. Oláá
    Nossa, sua resenha está ótima, aliás, seu blog está muito lindinho, adorei haha
    Já ouvi falar bastante do livro e por mais que não tenha curiosidade a ponto de comprar, leria sem pensar se tivesse oportunidade ainda mais depois da sua resenha,

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que máximo saber que vc leu e gostou desse livro. Acredita que tenho desde seu lançamento e mesmo desejando ler sempre acabo não conseguindo???? Pois é os lançamentos e os livros de parceria tem horas que me sobrecarregam, mas faz parte. Espero consegui ler esse livro ainda esse ano.
    Ainda não tenho a sequência mas investirei assim que iniciar a leitura de Belle.
    Adorei saber um pouco mais da história além de ganhar a dica de trilha sonora.
    Gostei muito das suas fotos viu!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro, ainda tenho que ler a continuação. BJs

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivian que livro tenso, não fazia ideia que a personagem sofria assim, fiquei curiosa para ler! Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler esse livro mas dei uma pausa não sei porque, já que estava amando a leitura. É um livro bem denso, mas ótimo. Espero conclui-lo em breve. Adorei a resenha :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian, tudo bem??
    Amei a sua resenha... foi bem escrita, explicativa na medida certa... eu conhecia o livro, mas nunca tive interesse de ler... não sei ainda se farei, mas adorei saber a carga de emoção e tensão que tem nele. Nossa viver uma vida dessas contra sua vontade sendo abusada de todas as formas e mesmo com todos esses traumas ela demonstrou fortaleza e quis seguir e sair disso... isso me impressionou.... xero!

    ResponderExcluir
  7. Nossa velho que tenso. Acho que consigo ler um livro deses não oh, porque já fiquei meio assim com as suas palavras, sabe. E com o livro então. é muita barbaridade uma coisa dessas. Pior que acontece realmente e muitas garotas não tem a força que a Belle teve :-/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha ouvi sobre este livro, mas depois desta resenha deu até dor no coração... acho que vou até chorar um pouco. Parabéns pela resenha, tocou meu coração!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não tenho dúvida, sou Team Etienne!
    Eu amo esse livro, porque ele é de uma veracidade e profundidade incrível. Até as atitudes erradas da Belle não me irritaram, porque naquele contexto, tudo se encaixou bem. Acho que a personagem é muito humana, e portanto, falível e suscetível a cometer erros por arrogância e muitas vezes, ganância. Eu também chorei bastante, mas não tanto quanto em Entre o amor e a paixão, a continuação do livro.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivinha,

    cara, eu adoro Jazz. E tudo por causa do Hugh Lawrie, o House, sabe? Ele toca Jazz e eu adoro. Tenho curiosidade para ler Belle, mas o tamanho me assusta e me desmotiva um pouco e o fato da leitura não ser assim tão rápida, complica um pouco =P. Mas quem sabe um dia?!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse livro na minha estante a muito tempo e infelizmente não conseguiu me prender na leitura ): irei tentar novamente, mas na primeira vez não foi uma boa experiência ): gostei da resenha <3

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.