22 maio 2015

Entrevista com Denise Flaibam sobre Fortaleza do Dragão



Olá! Quem aí lembra da Denise Flaibam? Já falei um pouco sobre ela aqui no blog (veja resenha de Os mistérios de Warthia aqui). E hoje volto para falar sobre a continuação de Os mistérios de Warthia: Fortaleza do Dragão. O blog está participando de uma divulgação especial do livro, cujo início é esta super entrevista. Confira! Está imperdível! ;)



Reflexão Literária - Primeiramente, obrigada pela entrevista. É um grande prazer para o Reflexão Literária. 

Denise Flaibam - Oi Vivian! Que isso, querida, eu que agradeço pelo convite!

RF - Quando é o lançamento oficial do livro e onde poderemos tê-lo em primeira mão?

DF - O lançamento oficial vai ser em junho.
Vou abrir a pré-venda no dia 25 de maio, então quem quiser reservar os exemplares, a partir desse dia, pode enviar e-mails para mim no deniseflaibam@hotmail.com que eu explicarei como fazer para ter o livro.
Informação exclusiva: quem comprar na pré-venda vai ganhar muita coisa bacana junto com o livro. Próximo da data de abertura vou revelar uma coisa muito legal para os primeiros compradores!

RF - Como foi para você escrever a continuação desta história enquanto recebia comentários dos autores sobre o primeiro livro?

DF - Na verdade, o segundo livro já estava pronto quando eu lancei o primeiro. Mas foi muito bom poder usar os comentários do pessoal para voltar até o segundo volume, relê-lo e trabalhar um pouco mais em cima da história, aperfeiçoando as ideias, reescrevendo cenas, fazendo algumas modificações em momentos da trama para deixar as coisas mais encaixadas.
Quando eu escrevi A Fortaleza do Dragão pela primeira vez, tinha muitos detalhes para serem trabalhados que eu só percebi no momento em que vi o pessoal comentando sobre o primeiro livro; coisas que eu evolui na escrita graças a opinião de quem não conhecia Warthia como eu conhecia.
Agora, a emoção é um misto de ansiedade e nervosismo, porque esse segundo livro é o meu favorito da série e eu estou há anos, literalmente, esperando para ver o que os leitores vão achar dele! Espero, sinceramente, que se apaixonem pela história como eu me apaixonei ao escrevê-la.

RF - Você teve vontade de compartilhar o que fazia com seus leitores e não podia por ainda estar escrevendo?




DF - MUITO! Sinto isso o tempo todo! HAHAHA.
No momento, estou escrevendo o livro quatro, que é o fechamento da série, então pense no meu desespero porque quero surtar sobre as coisas, mas não posso porque a quantidade de spoilers é gigantesca! Foi muito difícil me controlar com o segundo livro, tanto que tem leitor querendo me matar pelo suspense em cima dele, mas prometo que toda essa espera vai valer a pena.
E, enfim, eu poderei comentar com todo mundo sobre as cenas que eu amo sem precisar me segurar!

RF - Demorou um pouco para realizarmos a emoção de termos a continuação de Profecia de Mídria em mãos. Por quê? 

DF - Pois é, flor. Foi um caminho bem árduo esse desde o lançamento de A Profecia de Mídria. Contratempos apareceram e precisaram ser resolvidos; decisões difíceis precisaram ser tomadas, mas eu fui me guiando pelo que imaginava ser o melhor para vocês.
Esperei pela minha editora pelo tempo que achei válido, mas não obtive resposta depois de várias promessas deles, então decidi seguir em frente sozinha. Deu muito certo para Warthia, tanto que o lançamento está acontecendo no exato momento programado. Espero que os leitores entendam, como sei que entendem, e que continuem comigo nessa jornada.

RF - O que podemos esperar de Fortaleza do Dragão? Que mudanças são notáveis em relação ao primeiro livro?

DF - É meio difícil dizer exatamente o que pode ser notado, mas o que eu mais gosto nesse volume é o quanto consegui evoluir os personagens.
Eu fui bem sucinta em relação ao passado dos guardiões da Serafine no primeiro livro porque era material do segundo, então em Fortaleza eu me soltei. O emocional do Jarek foi um dos pontos que eu mais amei trabalhar, assim como o da Ývela. Ambos têm caminhos importantes a serem tomados e passados poderosos, e finalmente explicá-los ao leitor me animou muitíssimo.
A Serafine também, ela cresceu tanto. Eu quero muito que todo mundo acompanhe os sentimentos e a força despertada nela nesse segundo livro, porque a esperança de Warthia está se tornando uma guerreira poderosa.
Outra coisa que eu adoro é como eu pude expandir o conhecimento do leitor a respeito de Warthia. Você não está mais preso só ao ponto de vista do narrador que acompanha a Serafine, mas vai viajar até o Sul, onde as trevas estão reunidas, e investigar o lado sombrio dessa guerra pelos olhos dos vilões. No Reino do Deserto, temos os nossos mocinhos sofrendo perrengues, porque Warthia está começando a caminhar para o caos.
Eu quero muito que os leitores notem essas evoluções, e espero que notem também a evolução da narrativa. Eu tentei me ater à simplicidade, mas as coisas estão ficando mais densas para os personagens, então o jeito de contar deve seguir isso.

RF - E o romance entre Serafine e Jarek? Podemos entregar nossos corações à torcida?




DF - É uma boa hora para abraçar a bandeira de Serafine e Jarek, definitivamente!
Não vou falar muito para não estragar os bons momentos, mas os shippers não se decepcionarão! Eu A-M-O a interação entre eles nesse segundo volume, e como consegui estender o relacionamento deles a esse “algo mais” tão esperado. A Serafine está tão forte e o Jarek precisa dessa força, porque tem muita coisa tensa vindo para o lado dele.
Segura esse coração shipper!

RF - Você sempre faz comentários apaixonados sobre livros e séries em suas redes sociais. Como concilia escrever suas próprias histórias e acompanhar outras como fã? Em algum momento elas ameaçam te influenciar demais?

DF - Eu estou ligada no 220 quando se trata de ser fangirl! HAHAHA sempre tenho tempo para isso, nem que precise maratonar a série de madrugada.
Não diria que se tornam influências, mas definitivamente têm vez na minha inspiração. Eu sou uma fã apaixonada por muita coisa, mas sei ser crítica com muita coisa também. Se o livro/série/ filme não me agrada, então eu anoto mentalmente os pontos falhos para nunca seguir por esse caminho numa história minha – vide algumas mortes desnecessárias em séries que eu assisto e nunca quero fazer algo parecido.
Minhas leituras são parte do processo de inspiração para escrita, porque adoro analisar narrativas e guardá-las na memória para aqueles momentos de “nossa, como eu queria escrever como essa pessoa!”.

RF - Teremos surpresas no lado sobrenatural da série além do já esperado?

DF - Muitas surpresas! Com o passar do tempo desde o lançamento do primeiro livro já vi vários leitores acertando algumas teorias a respeito do que está por vir na série.
Em A Fortaleza do Dragão, como eu disse ali em cima, uma parte bem mais explorada foi o “lado das sombras”. Os vilões, e o que está acontecendo lá nos confins de Warthia que está levando ao estopim de uma guerra terrível; se você estava curioso sobre as Feiticeiras, prepara o seu coração!
Não só de sombras vive o sobrenatural, no entanto, e a Luz tem muito a oferecer. Eu amo criaturas mitológicas, então onde havia espaço e momento para colocá-las, eu estava lá pesquisando e introduzindo na história. Uma, em especial, é minha paixão. Vou dar um spoilerzinho e dizer que é o Segundo Mestre da Serafine.
Quero ver todo mundo surpreso quando chegarem nele!



RF - Como autora, o que mais te marcou como aprendizado depois de sua primeira publicação, que foi fundamental para a construção de seu segundo livro?

DF - O ponto principal foi a resposta do público. Como eu contei ali, o segundo livro já estava pronto na época em que lancei o primeiro, mas ver a reação dos leitores e a resposta deles à história me fez aperfeiçoar alguns detalhes da trama. Saber como eles se sentiam sobre os personagens, sobre as cenas, tudo isso me ajudou muito a saber quais caminhos seguir no terceiro livro também, que era o que eu estava escrevendo quando o primeiro foi lançado. E com certeza está sendo de grande ajuda para o volume final; agora, com o lançamento do segundo, vou ficar de olho nos comentários e críticas.

RF - Quantos livros contarão esta história?

DF - Serão quatro livros ao todo; estou trabalhando no último volume agora mesmo, com peso no coração porque não quero dizer adeus. Toda a história vai se fechar nele.
O título do terceiro vocês vão descobrir ao fim de A Fortaleza do Dragão, e o do quarto eu vou manter fechado a sete chaves até o momento certo de revelar...

RF - Deixe um recado aos seus leitores que também estão loucos por Fortaleza do Dragão.

DF - Desculpem por toda essa demora! HAHAHA. Talvez vocês queiram me matar muito por todo o suspense e todo o mistério, mas valeu a pena, né? Agora estamos a algumas semanas do segundo livro, e então as respostas finalmente chegarão até vocês.
Vão encontrar, no livro, os agradecimentos apropriados, mas deixo aqui o meu MUITO OBRIGADA por todo o suporte, carinho e paixão que têm demonstrado pelos Mistérios de Warthia. Vocês são os meus queridos warthianos e nada disso valeria a pena sem vocês. Preparem os corações, porque destinos irão colidir na Fortaleza do Dragão!




E aí? Curtiram a entrevista? Fiquem ligados, pois teremos mais novidades divulgando A Fortaleza do Dragão. Se você quiser saber mais sobre o livro, fique ligado no blog!
Obrigada, Denise! ♥

3 comentários:

  1. Claro, a escritora parece ser uma fofa e eu nunca tinha ouvido falar dela, por isso curti bastante conhecer um novo talento nacional. Já vou até ler a resenha do primeiro livro oh kkk Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro escritores nacionais, pois as pessoas acham que só pq é nacional o livro é ruim! quando uma coisa dessas do meu lado, eu tenho vontade de matar a pessoa e adorei conhecer mais umas Escrito haha

    ResponderExcluir
  3. Amo entrevistas e amo quando as autoras são super simpáticas assim como ela! É sempre bom conhecer mais tanto da autora quanto de suas obras!! Pena que só vi agora e já é junho 😭 ): mas faz parte ! Irei procurar para saber mais!
    Beijos

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.