11 junho 2014

Resenha: A Bandeja







Autora: Lycia Barros

Editora: Atitude
Assunto / Categoria: Romance, Romance Cristão, Vida Cristã, Literatura Brasileira
Páginas: 250
Sinopse: "A Bandeja" conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico - mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida.








Qual pecado te seduz?


         A Bandeja conta a história de Angelina, uma jovem de 19 anos, que está começando suas aulas numa faculdade no Rio de Janeiro. E por isso ela se muda de sua antiga cidade, Petrópolis, para o agito do mundo universitário. Sua família, sendo cristã, sempre a controlou muito, em toda sua preocupação e amor. Mas o que o destino lhe reservaria numa universidade grande, com iminentes aventuras e perigos? Ela logo vê que o sonho que tinha construído não é bem correspondente à realidade. A universidade não é tão novinha, não há pessoas reluzindo de inteligência de cara, nem pessoas amáveis e educadas em todos os cantos, e os professores faltam e se atrasam. Confesso que fiquei frustrada junto dela. Não esperamos muito, mas a situação que ela encontra em relação ao modo como sua vida era antes é bem diferente. Lá ela precisa dividir o quarto com Michele. E logo descobre que as amigas de Michele e outros universitários se envolvem com bebedeiras e drogas! Isso não a atrai, mas há outro perigo que a espera, bem disfarçado. O que ela de início chamará de amor. A Bandeja traz diversas mensagens bem ambientadas aos jovens, principalmente aos que estão começando sua vida adulta. E não, o livro não fica com ar moralmente chato, dando sermão. O principal fator que nos faz repensar nele é a história envolvida na fé, o que não pode desanimar quem não acredita. Como eu sempre digo sobre os livros religiosos que resenho, eles podem fazer com que o leitor reflita sobre a vida em si. O modo como as coisas ocorrem e as mensagens recebidas ensinam que precisamos sempre pensar e repensar nossas escolhas, assim como a não colocar nossas vidas nas mãos de seres humanos imperfeitos como nós, nem nos iludirmos e irmos contra tudo aquilo que nos foi ensinado com amor sem antes pensar bem. Em outras palavras, é um livro que nos faz crescer junto de Angelina.

        Diante de tantos pecados, o que vai seduzi-la tem nome: Rico. Um de seus professores na universidade. Sua aparência logo chama sua atenção, e pouco a pouco ela se vê encantada por ele ao "conhecê-lo" melhor. Dali brota um relacionamento. Um relacionamento que acabará por exigir muito de Angelina. Ao mesmo tempo em que ela tem sonhos metafóricos, que querem dizer coisas importantes em relação à realidade, ela verá sua vida se desconstruindo pouco a pouco. A promessa que tem aos seus olhos é amor. Ela cria todo um cenário que a fará embarcar em sua viagem com Rico de cabeça. Só que ela se entrega demais. Deixa todas as suas expectativas em um ser humano imperfeito. Se entrega totalmente a ele, como se o amor por quem nós escolhemos para viver a vida fosse dependência. Ela se agarra a ele, e escolhe jogar todas as suas fichas nas expectativas que brotam pouco a pouco. Você já fez isso quando era jovem e estava começando a amar? Eu já. Depois aprendi. Somos imperfeitos. Falhamos. Acabamos por decepcionar alguém em algum momento. E quando a entrega é tão forte, a decepção é inevitável. Rico ensinará isso à Angelina. Ele erra com ela, a decepciona e traz um pequeno caos a ela. E é aí que as lições começam explicitamente.

         Tudo isso não quer dizer que não se possa amar. Na verdade, concluí daí que há um amor maduro e a ilusão de amor, que é imatura. Aprendemos tudo na vida. Por que não aprender a amar também? Amadurecer o sentimento que temos naturalmente? Nos iludimos com a ideia de dependência, mas percebemos que o amor é algo muito mais sublime que aquilo. A Bandeja diz isso. Diz que o amor em si, vivido no bem de sua verdade, pode fazer maravilhas. E nós escolhemos ver isso ou amadurecer em qualquer sentido? Na verdade, erramos e aprendemos. E no futuro, ao olharmos para trás, ficamos aliviados por sermos o que somos hoje apesar dos erros. Às vezes as escolhas erradas saem melhores do que as certas, porque através das consequências delas é que a vida nos ensina. E as escolhas erradas dos outros também nos ensinam. Principalmente em relação ao perdão, como precisa acontecer. Angelina precisa perdoar e se fortalecer (há um trecho lindo que fala sobre isso). E é na "reconstrução" de Angelina que chegamos ao ponto do amor de Deus. Na escolha que Ele faz ao nos amar e na questão da redenção. De sermos acolhidos apesar das nossas imperfeições. Há a salvação e a redenção pelo amor Dele. Angelina encontra amigos que a ajudarão a superar suas questões, a vencer suas dificuldades, e é lindo ver a forma como as relações se dão junto da fé. 

        A Bandeja é um livro comovente, que deve ser lido por todas as idades, mas que fala melhor com os jovens. Especificamente com os "novos adultos". É curto, mas traz lições imprescindíveis dentro de suas palavras. Para ser apreciado pelos que creem e pelos que não creem, como um modo de refletir sobre a vida e a escolha que fazemos. Quais escolhas nos levam à verdadeira felicidade? O que nossas ações trazem para a nossa vida? Todas estas questões são abordadas com muito amor neste imperdível romance da autora Lycia Barros.



    Conheci o trabalho da autora, Lycia Barros, através de seu canal no YouTube, onde ela dá dicas a autores iniciantes e logo gostei dela. Suas dicas são maravilhosas e a simpatia nos atrai (veja o post sobre o canal aqui). E lá mesmo ouvi falar de seu livro. Um dia tive a grande felicidade de encontrá-la numa livraria bem próxima à minha casa. Depois de empacar um pouco pelo nervosismo, consegui conversar com ela e adquirir meu livro (post sobre o encontro). E ela foi super simpática e inspirou a mim e a uma colega que estava comigo confiança e carinho. Como não amar? E A Bandeja traz toda a mensagem positiva que paira à sua volta. E eu fiquei muito feliz quando soube que seu livro seria publicado pela Arqueiro. Já estava na hora de publicarem livros nacionais! E que ótimo que escolheram começar pela Lycia. Com certeza foi a melhor escolha que fizeram. Porque agora suas lindas mensagens poderão chegar até mais pessoas, que poderão se encantar e aprender com elas. Que poderão, um dia, como eu, agradecer pelas palavras que fizeram alterações em nossas vidas. Seja em dicas e incentivo a autores iniciantes, seja em reflexões através da leitura aos leitores. 



Capa da nova edição:



























9 comentários:

  1. Oi Vivinha, tudo bem?

    Bem que eu estava vendo o titulo do livro e pensei: já ouvi em algum lugar. Era devido ao lançamento da Arqueiro. Solicitei esse livro e to doida pra ele chegar aqui em casa. Parece ser uma ótima leitura. Ainda mais por ser um autora nacional.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    Eu ainda não li esse livro, mas ele está aqui na minha estante esperando.
    Me pareceu ser uma história muito emocionante e envolvente.
    Amo história assim.
    Eu conheci a Lycia na bienal do Rio e ela é uma pessoa muito legal.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha desse livro.ç Já o li logo quando a Lycia lançou, ainda era uma publicação independente. E fiquei apaixonada pela história. Não tem como não se envolver cm tudo o que acontece com a Angelina. Eu simplesmente amo esse livro e ele se tornou um dos meus favoritos.
    A nova capa ficou lindissima.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Eu ja estava super ansiosa para ler esse livro apenas pela capa da nova ediçao que eu achei linda :3 mas depois da resenha :O preciso!! que linda deve ser a historia de superaçao dos dois e que barra eles devem ter enfrentado por esse amor entre aluna;professor!! quero ler agora kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhuma obra da Lycia Barros, mas confesso que depois de ler mais sobre esse livro fiquei bem interessada no trabalho da autora! Gostei da premissa e ele foi pra minha lista de desejados.
    Achei a capa nova muito bonita, bem melhor do que a outra ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Esse livro é maravilhoso, me deixou muito emocionada quando li e chorei em várias partes. Foi como se Deus estivesse falando comigo através da Lycia. Leitura super recomendada para todos!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas não me interessei pelo enredo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Vivian!
    Sou cristã, mas não gosto de ler livros relacionados a esse tema. A segunda capa do livro é mais bonita meio simples demais. Foi muito legal você ter encontrado a autora, ainda mais uma tão simpática (como você a descreve). A sinopse do livro é legal, mas o leria.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Vivian...Show demais este livro, tenho ele na minha lista de livros desejados, amo livros com este enfoque pra a lição de alguma forma e faz a gente não querer largar o livro. E adorei mais a capa que foi lançada!!
    Beijo!!

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.