10 junho 2014

Assisti e Recomendo: A culpa é das estrelas








     Olá! Hoje venho contar como foi assistir à adaptação de A Culpa é das Estrelas. Você pode saber mais sobre o livro aqui, conferindo a resenha.

     Comprei meus ingressos adiantados e consegui ir na estreia. Fui com o namorido, uma amiga e uma amiga dela. Eu gostei muito do livro, como você vai perceber se ler a resenha. Talvez tenha faltado a grande apreciação pelo fator surpresa, já que todo mundo falava tão bem e eu vi tantos quotes antes de ler, que foi difícil ter aquele encanto todo. Eu fui ler com expectativas. E é chato quando isso acontece, quando perdemos o lançamento e vamos ler quando já está fazendo sucesso e aí acabamos por ver tudo sobre aquele livro na internet (maldito Facebook!). É sempre assim... os spoilers sempre vêm. Eu sabia como o livro terminava e conhecia todos os quotes fofos da internet - e olha que eu nem cheguei perto de fanpages do livro, só recebi na minha timeline coisas de fanpages literárias ou de outras pessoas. Isso poderia ter estragado a leitura. Mas não estragou. Mesmo sabendo o final e conhecendo as frases de efeito, eu chorei de rachar com o livro, e pensava que ia repetir o feito no cinema. Mas até que não... consegui só derramar umas quatro lágrimas e pronto. Enquanto desidratei lendo o livro. Nem me pergunte... Acho que é pelo fator da escrita do John Green. Como eu disse, eu sabia o que ia acontecer, o que me emocionou foi o modo como foi contado. 



      O filme ficou muito fiel (dentro do possível para um adaptação). Tivemos as frases e discursos emocionantes, iguais aos do livro (também no possível), e olha que eu vi dublado. Algumas coisas foram cortadas, óbvio, não dá para esperar que seja idêntico. Mas no geral, o resultado me agradou muito. Mas então por que eu não chorei tanto apesar de ter levado lenços para me controlar? Creio que essa é uma das coisas de cada um... talvez minha mente estivesse mais compreensiva no dia, com algum estado de humor que barrou aquela viagem intensa, ou qualquer outra coisa... Mas mesmo assim, valeu muito a pena! O ar que o filme passou ficou perfeito, bem como eu esperava. As coisas ficaram como eu imaginei em muitas cenas. Assim como os cenários e as interpretações. E eu sei que a maioria dos fãs do livro gostaram também.

             A química entre o Ansel e a Shailene ficou maravilhosa! Eles ficaram ótimos e pegaram bem o espírito da coisa. Quem me conhece sabe o que eu vou achar do Ansel. Qual a dificuldade de fazer com que ele se parecesse um pouquinho mais com a descrição física do Gus? Porque a Shailene pode cortar e pintar o cabelo e etc e ele não pode colocar uma lente e escurecer os fios? Qual a dificuldade disso? Mas isso é mera futilidade que não atrapalha em nada o filme. É só um detalhe que eu quis comentar. A interpretação dos dois ficou ótima, até nos detalhes. Acredito que a participação do autor tenha contribuído para ajudá-los e ajudar todo o restante. 


             Resumindo: vale a pena? Vale! Com certeza. Não vai ser uma adaptação que vai estragar sua concepção nem te irritar. Mas que vai fazer você ficar feliz, rir, e ficar triste e frustrado ao final. As críticas sobre a história são as mesmas que fiz ao livro. Este post é só para retratar o que um leitor pode esperar e obter ao ver a adaptação. E eu acredito que seja satisfação. Ah... só recomendo que se você não foi ver até agora, tente ir num horário menos frequentado ou depois, porque os gritos que houveram na estreia foram muito chatos. Às vezes nem dava para ouvir o que eles falavam... E pela opinião de outras pessoas que viram em outros lugares, isso tem acontecido. Discordo totalmente da concepção de modinha e de "conheceu o livro por causa disso e daquilo". Há uma polêmica muito chata em relação a isso. Parece que a leitura tem que ser elitizada, só um grupo pode ler, e se se propagar, é errado. Todo mundo começou a ler mesmo de algum lugar, talvez até através de um filme. Quem somos nós para julgar e dizer quem deve ler e o quê? E quanto à questão da hipocrisia, bom, isto também não é problema nosso, não faz parte da nossa vida para julgarmos. 

          Após opiniões e desabafos, deixo minha frustração por não ter conseguido minha camisa de ACEDE, dizendo que só fui com bottons no casaco (que não dá para ver na foto) e com as unhas decoradas, como mostra a foto abaixo. Aliás, desculpe pela qualidade da imagem.


     E você? Assistiu? Vai assistir? Já assistiu? Gostou? Não? Comente!



















7 comentários:

  1. Nossa, eu ainda não li o livro e nem vi o filme, mas confesso que estou ansiosa pelos dois.
    Adorei suas unhas, que pena que não conseguiu a camiseta.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que o filme não decepciona!! Eu adorei o livro e chorei muito durante a leitura. Por isso não quero ir ver no cinema, vou esperar pra assistir em casa, sozinha e no escuro, porque assim posso me desidratar à vontade, sem ninguém por perto. rsrs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. lindas suas unhas!! minha mae me disse: voce é louca de ir assistir pra chorar no cinema! ... nao me importa de ir chorar no cinema, mas eu tinha q ver esse filme na tela grande kkkkk chorei demais e ri demais tbm! tambem achei a quimica entre o ansel e a shay perfeita!! queria ver de novo assim q o filme acabou, virou meu filme favorito <3

    ResponderExcluir
  4. Ai, quanto mais eu vejo falarem do filme mais ansiosa pra assistir eu fico!
    Tô dando um tempinho e acho que vou assistir essa semana, aposto que vai estar bem mais tranquilo (prefiro cinema vazio pra eu poder chorar à vontade, é claro hahaha).

    ResponderExcluir
  5. Quero muito assistir, nem sequer li o livro ainda mas ....
    Nossa adorei suas unhas, ficaram muito lindas ^-^

    ResponderExcluir
  6. Olá, Vivian!
    Já li o livro e me emocionei muito, mas não tive a oportunidade de ver o filme ainda. Sua unha ficou linda, pena que não sei desenhar, se não faria uma igual. Você disse que o filme foi muito fiel dentro dos padrões para uma adaptação, muita gente já comentou quase o mesmo sobre ele. Já que foi tão bom e você recomenda porque vale a pena, não vou deixar de assistir!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro apesar de já ter ele na estante, mas ainda não teve aquele momento para realizar a leitura. Acabei dando a sorte de ganhar os ingressos para conferir o filme, e estou pretendo ler ele quando souber que o filme será apresentado no cinema da minha cidade, para ler e já conferir na telinha!!

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.