07 janeiro 2014

Sentimento de leitor #1 - Falar sobre livros




Olá! Hoje, dia do leitor - um dia muito especial - venho lançar mais uma coluna nova, que vai tentar tocar o coração ávido por páginas e mais páginas de vocês! Vamos falar dos nossos sentimentos, dos sentimentos dos leitores!



   E para começar bem, vamos falar sobre algo que é maravilhoso. Falar sobre nossas leituras, sobre encontrar alguém para dividir nossas viagens e emoções. Tem livros que depois de lidos, parecem implorar para que falemos deles. E às vezes, nós falamos até demais... Como na vez em que li Belo Desastre. Nossa... Foi... Digamos que eu, além de ter ficado com uma ressaca literária enorme, perturbei todo mundo falando do livro. Foi a leitura mais rápida que eu já fiz, e quando eu acabei, fiquei em estado de choque, sem saber o que fazer. Eu queria mais daquele mundo! Depois eu descobri o que faria... Falar para todo mundo ler, para eu poder conversar sobre o livro. Então lá ia eu contar partes da história (sem spoiler!), para que todo mundo quisesse ler. E eu até consegui que minhas amigas lessem e não me matassem por falar tanto sobre um livro. 

  Ah... os amigos leitores! Que maravilha quando você encontra alguém que gosta tanto de ler quanto você, e então você pode falar sobre as últimas leituras e descobrir livros novos para ler... Não vamos esquecer de outro fator muito legal: poder pegar emprestado! Eu não tenho problemas em emprestar meus livros, minhas amigas devolvem e devolvem em perfeito estado Amém!. Mas eu não emprestaria para um desconhecido que pode sumir depois. Mas ainda assim, acredito que tenha o amigo que lê e o amigo que lê. Mesmo que alguém leia, pode ser que não seja tão viciado quanto você, e quando você desanda a falar sobre determinado livro que está lendo, nem sempre vê empolgação nos olhos de quem escuta, ou às vezes nem é ouvido! Ohh vida... Mas eu dou sorte e isso dificilmente acontece comigo! Já o amigo que lê é tão viciado quanto você. Você sabe que ele vai se interessar muito mais por ouvir suas histórias e ainda ler o livro de que você fala. Quando o gosto literário coincide é que é uma maravilha! Até hoje não achei um gênero de que não goste, mas acredito que também não me interessaria por ouvir alguém falando de um livro de esportes, por exemplo.

  E tem momentos em que você tem que estar com pessoas que não só não gostam de ler, mas possuem um pensamento diferente do seu. Ora... E vivam as diferenças! O importante é fazer amizades e ter respeito. Claro que é normal ter amigos que não leiam tanto, ou não leiam, mas isso não faz uma pessoa melhor ou pior, apenas diferente. Apesar de gostarmos muito de conversar sobre livros com outros leitores, ainda adoramos ter amigos diferentes, que serão bons, aí sim, se se mostrarem verdadeiros e leais. O importante numa amizade além da afinidade também deve ser o modo como o amigo age. Se é verdadeiro, confiável, leal, presente mesmo que ausente, e que não mude com você. Entre outras coisas... Além de amigos, também podemos citar a família, que muitas vezes não lê tanto quanto nós ou entende o que se passa. Às vezes os leitores pensam que seria bom se a família tivesse essa mesma paixão, mas nem sempre isso ocorre. No meu caso, tenho leitores na família, mas não tanto quanto eu, mas ainda posso conversar sobre livros. A não ser por duas primas super especiais, que gostam mais de ler. O importante é o amor! Até meu namorido não gosta muito, mas para mim isso nem chega a importar, já que aos meus olhos tudo está bem. Um dia eu ainda acredito que farei ele achar o livro certo para ele, que o fará um leitor de carteirinha.

   Outra coisa engraçada de falar sobre livros quando se gosta muito é quando te perguntam sobre o seu livro favorito. Como assim o livro favorito? Os favoritos, né? Como escolher um só? Não dá! Ou quando você termina aquela série super especial, e depois de curtir o momento, resolve falar com aquele amigo que também adora. E quando o melhor personagem morre? Como não dividir isso com alguém? Por essas e outras às vezes queremos que todo mundo leia aquele livro especial. Mas por favor, sem spoiler, o lado negativo de falar sobre livros. Chega aquele momento em que alguém, sem querer, acaba soltando algo da história e só frustração nos define. Assim como quando queremos falar sobre tal livro com alguém, mas é preciso fazer outras coisas e o assunto acaba ficando entalado por um tempo. Haja ansiedade nessa vida de leitor... O que tem nos salvado muitas vezes também são os blogs literários, onde podemos compartilhar sentimentos tão comuns e descobrir mundos novos. Devo confessar que quando descobri a blogosfera me viciei um pouco, e hoje, cá estou eu.

  E eu não poderia esquecer de citar algo maravilhoso, que é falar sobre o livro com o próprio autor. É perfeito quando se lê algo de alguém que você conheça. Às vezes reconhecemos até traços da pessoa naquele livro. Isso é algo maravilhoso que a blogosfera tem me proporcionado: poder conversar com os autores dos livros que tenho lido. Mas mesmo quem não tem um blog pode tentar entrar em contato pela internet com aquele autor especial. Acredito que é muito mais fácil com autores nacionais. A resposta é quase certa! Porém, nunca tentei falar com autores estrangeiros. Seria bom também, ter um meio de conversar com eles. Se eu pudesse escolher uma autora estrangeira para falar, e apenas uma, eu escolheria a Jamie Mcguire. Como seria perfeito conhecer mais da pessoa que criou um dos meus livros favoritos! Saber os motivos dela, seria demais. Talvez eu tente mais tarde... E vocês, não deixem de falar com nossos autores nacionais, que além de responderem na maior simpatia, ainda ficam muito felizes com as boas mensagens.



 Espero que tenham sentido as emoções de leitor no texto e que falem comigo sobre livros! Estou aqui, eu gosto! Podem me indicar livros bons, realmente vou amar! haha... E ainda falarei muito sobre minhas leituras com vocês. 
  Parabéns para nós! \o/



  
   




Um comentário:

  1. Olá! Como vai?
    Feliz dia do leitor (atrasado) para nós!
    Adorei essa nova coluna. Quer dizer, você vai falar sobre os sentimentos de um leitor; se esse texto me resumiu, creio que os outros farão parte da coletânea.
    Falar sobre livros é um amor <3 Na maioria das vezes, nunca acho alguém para conversar mesmo sobre isso, já que a maioria é de grupos do facebook e blogs, o que torna meio limitado. Minha prima também lê, mas ela solta spoiler sem querer. Ela estava falando de um livro com uma menina e comigo, e quando ela foi conversar sobre o fim, disse que tal personagem morria. Eu quase surtei! Enfim, é por isso que eu converso com a minha mãe. Quando estou com sorte, não é um monólogo e ela presta atenção e faz perguntas. Coitada, deve estar cheia de me ouvir falando sobre Jogos Vorazes hahahahah Acho que todos do meu facebook estão :S Mas convenhamos que a culpa não é nossa! Isso é uma necessidade, como ir ao banheiro ou tomar água. Meus amigos não leem, e eu juro que tento, tanto que estou conseguindo; minha amiga não leitora começou a ler um que tem o gênero totalmente diferente dos que eu gosto, mas estou orgulhosa por ela. É um começo. Não importa o que ela leia, pelo menos está lendo - não que seja melhor, porém... ah, é melhor sim, porque ler é uma dádiva.
    Por fim, conversar com os autores é muito bom, principalmente se o livro tem continuação, você não aguenta de ansiedade e ele(a) dá spoiler. Amo autores nacionais <3 Nunca consegui falar com um internacional, e só tentei uma vez. Talvez eu tente Nicholas Sparks, John Green, Rick Riordan e, principalmente, Suzanne Collins. Só tentar...
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.