22 fevereiro 2015

Sentimento de Leitor: Problemas básicos da vida de um leitor convivendo com não leitores



Olá! \o/ Hoje optei por postar algo mais divertido. Os problemas básicos da nossa vida literária. Só para relaxar e descontrair um pouco. Vamos lá!


O problema começa simplesmente quando você quer ler. Você está bem concentrado, viajando naquela cena maravilhosa, e você não quer parar, pois adora o que está acontecendo. É incrível! Aí chega alguém e te chama insistentemente, não dá para ignorar. Então você olha para a pessoa assim.



Numa realidade onde é possível ignorar e fazer o que dá vontade, na verdade você se imagina fazendo algo assim:





Quando você quer simplesmente ler em um lugar público, também não pode se desligar totalmente. Além de ter que prestar atenção no que acontece à sua volta minimamente, às vezes você pode se sentir até observado, como num ônibus.



E como se não bastasse, as pessoas que não leem simplesmente não entendem. E encontrar amigos fieis, que mantém contato o tempo todo e que amam ler tanto quanto você, a ponto de você poder falar com eles sobre qualquer cena que vê, é algo tão difícil hoje em dia. Muito difícil. E por isso muitas vezes você aguenta tudo sozinho.




Quando você finalmente encontra um amigo que gosta de ler, ele tem gostos diferentes dos seus. E se tem gostos parecidos, não é tão viciado quanto você. E falar sobre os livros que devora só parece inadequado, chato.



Mas muitas vezes você também acaba perdendo a noção e mandando eles lerem seu livro favorito.



Porém, nem sempre funciona. E você acaba de ler a morte do seu personagem preferido perto de um não leitor, que não entende por que você não consegue parar de chorar por causa de "apenas um livro".



Não é apenas um livro! Você dedica muito tempo àquilo! É muito importante, algumas vezes, por mais que não percebamos, mais interessante até do que a pessoa com quem está falando. Um livro te prende tanto que você fica sem dormir ou comer direito por algumas horas apenas para terminá-lo. O que é julgado errado para não leitores, que por outro lado fariam isso por seus hobbies.




Outro solitário problema de leitor é que se você não sai com amigos que aturem você entrar pela milésima vez na livraria para olhar tudo e não comprar nada, fica com um problema nas mãos. Mas quando entra, ainda que não compre, quer comprar tudo.



E quando vê, já não tem mais espaço na estante - ou nem tem uma sonhada estante ainda!



Sim, talvez sejamos um pouco obcecados. 



Mas é bom saber que pelo menos aqui, nos blogs, encontramos quem leia e nos entenda.



E quando damos sorte, conseguimos mais contato nos eventos literários também.



Isso quando você pode ir porque fica na sua cidade, perto da sua casa, num dia em que você não trabalhe ou estude e num horário bom. Geralmente os eventos têm sido longe e tarde para mim - porque estou de férias, se não seriam no dia em que teria algum compromisso.





Viciados e loucos. Constantemente nos sentindo solitários.




E ainda mais incompreendidos no dia-a-dia.




A nossa festa é aqui. Faço minha festa toda vez que recebo comentários de vocês, porque sim. Nossa loucura é a mesma.





E vocês continuam lendo com os mesmos adoráveis problemas do vício. E eu continuo a minha terapia que não cura e só aumenta a doença, escrevendo.




Lendo e escrevendo, lendo e escrevendo, lendo e escrevendo...



E querendo abraçar todos vocês quando vejo o entusiamo e os comentários fofos.


Sintam-se abraçados.









15 comentários:

  1. Hahaha!!!Se não for desse jeitinho, é um pouco pior..ou melhor =)
    Engraçado é viver isso dentro de casa..rs
    Ter uma pequena biblioteca e ninguém ler..e ainda ouvir todo dia, por onde se vai nessa casa, tem um livro..não entendo porque isso :/
    Não tenho amigos "de carne" que curtam ler, apenas uma conhecida, mas com um gosto bem diferente do meu..e que só vejo quando ela precisa de dicas ou de livros emprestados..rs
    No mais, meu contato com quem ama ler, são os blogs que participo. Pelo pouco tempo que tenho, são poucos..raramente consigo participar de muitos. Mas os que escolho, faço questão de estar ali diariamente.
    Assim, mato a curiosidade em saber se tal livro é bom ou ruim..pego dicas de filmes, de novos autores, novas Editoras.
    E assim, nessa loucura literária, a gente vai se completando!!!
    Um forte abraço :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. OI! Quem nunca se sentiu solitário porque seus amigos não compreendem sua paixão, então só o que te resta é ficar sozinho com ela. Amei as imagens, achei muito engraçadas e compartilho desses sentimentos. Não tenho nenhum amigo que goste de ler. Eu sei, é duro de se enfrentar e pior fica quando parece que tiram o dia para não te deixar ler. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Sofrimento gostar tanto de ler, as pessoas costumam me chamar de antisocial por ler em lugares públicos, aproveito todo tempo livre lendo e assistindo séries... uma vida corrida pede medidas drásticas. Em muitos dos casos, é melhor ler um livro do que ter uma conversa que não vai pra lugar algum, pelo menos no livro, o assunto flui hahaha ;P

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  4. haha ,adorei , amei os gifs, kkk principalmente o gif da estante se enchendo de livros, meu sonho =) , só nos sabemos como é o mundinho de leitores viciados

    ResponderExcluir
  5. Compartilho desse mesmo sentimento.. eu tenho poucos amigos que gostam de ler.. e a maioria lê coisas diferentes do que eu leio.. mas pelo menos eles conseguem me entender um pouco.. eu ainda não tenho minha tão sonhada estante..é triste isso.. eu gosto bastante dos blogs literários.. participo de vários.. e realmente é onde posso ficar a vontade.. conhecer livros, autores, editoras.. e claro muitas outras coisas que eu adoro.. como filmes, séries e música..

    ResponderExcluir
  6. Oiee!
    Como sofremos né?!
    O sentimento é exatamente esse, as pessoas não entendem porque estamos sempre carregando um livro onde quer que a gente vá.
    Tenho algumas amigas leitoras mas elas não tem os mesmos gostos que eu, costumam ler o que eu não curto, mas graças a Alá minhas primas sim, são leitoras dos mesmos livros que eu, costumamos emprestar umas as outras, é uma verdadeira farra.
    Sem falar que podemos passar horas falando dos personagens, confesso que me sinto sortuda por isso.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post Vivian! hahaha
    Sofro muuuuuito com essas coisas. O povo na minha faculdade me olha como se eu fosse um E.T! Tenho uma amiga que lê muito e tem os gostos parecidos e da pra conversar, e uma outras duas que leem de vez em quando e me entendem, e meu namorado que tem que me entender se não eu esgano ele u.u o resto da turma me olha torto, ai, odeio isso UAHSUHA
    Mas fazer o que né, tudo pelo meu vício <3

    ResponderExcluir
  8. Oh, meu Deus! TRUE HISTORY. Gente, é bem assim! O que mais sofro é quando as pessoas dizem "Ler? Odeio ler.", geralmente são meus amigos. São poucas pessoas que compartilham o mesmo gosto que tenho por leitura. É muito triste! Em relação a ler em lugares públicos, o problema nem está muito com as pessoas, mas sim comigo. Não consigo ler em qualquer lugar, adoro observar o que há ao meu redor, por isso acabo não me concentrando. Adorei o post, principalmente os gifs! Acredito que muitas pessoas vão se identificar. Haha

    ResponderExcluir
  9. Oii Vivian, tudo bem??? Adorei a sua postagem, hahaha. Me identifiquei com tantas coisas :)
    Não tenho muitas pessoas para conversar sobre os livros, hahah, só mais o pessoal dos blogs e dos grupos de leitores que eu participo :)
    Mas tenho o meu marido, kkk, ele se autodenomina leitor passivo, kkk. Pq ele não gosta de ler, mas conhece todos os livros, pq eu conto tudo pra ele, kkk. Se você conversar com ele, vai pensar que ele lê muito. Que nada. Ano passado só leu dois livros., O meu e o do Supernatural. Mas ele precisa me aturar, daí já viu né??? kkkk
    Adorei também as imagens, já salvei aqui, kkkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Bate aqui o/
    É assim mesmo que me sinto. Leio compulsivamente, e ainda escrevo e leio mais, e escrevo kkk Sonho sobre o que li e quero escrever, e falo de livros o tempo todo (odeio quando estou chata, mas fazer o quê?). Minha mãe vive dizendo que sou doente, até já me proibiu de ler uma vez (pasmem), chorei horrores, passei uns dias sem ler e depois voltei com força total! Kkkk Me vi em cada gif, é assim mesmo que fico em relação aos livros! E fico muito feliz em ter espalhado o gosto pela leitura para meus amigos, mesmo eles não sendo tão loucos e apaixonados quanto eu. Minha estante está cheia, mas longe de estar completa. E que venham mais livros e mais pessoas que compartilham o nosso amor por eles!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. kkk adorei
    as vezes fico em uma agonia quando termino de ler um livro super incrível e não tenho ninguém para compartilhas minhas ideias e tais.
    Tenho muitos amigos no face que conheci participando de promoções de livros e top comentaristas.
    Geralmente são com eles que costumo conversar sobre livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivian :D

    Adorei o vídeo e os gifs escolhidos, rs! Realmente olho com "essa cara" quando alguém atrapalha minha leitura. Odeio que tirem minha concentração, principalmente quando estou super envolvida com a história.
    Também sou do tipo que participar de sorteios e top comentarista, desde que conheci esse mundinho conheci vários leitores que hoje são amigos essenciais na minha vida! Então posso dizer que tenho váriaas pessoas que sofrem comigo quando determinado personagem morre, rsrs! Adoro conversar sobre livros.

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  13. Nossa, é exatamente assim hahaha...
    Quando se está lendo uma livro, você "entra" na historia, sente e sofre com os personagens fazendo coisas que quem está de fora não entende, ficando emocionada , "revoltada" e sorrindo de repente.
    As vezes eu falo "Você tem que ler", mas aí eu percebo que só estou empolgada hahaha.

    Acho que eu já disse isso, mas estou amando o blog, cada postagem incrível.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Adorei você resumiu o que sempre acontece !
    Ri muito !!
    O pior e quando você ta no momento mais importante do livro sempre chega alguém pra atrapalhar !!!

    ResponderExcluir
  15. Vivian!
    Me acabei de rir com os quadrinhos, é bem assim mesmo como falou.
    Aqui em casa moramos eu e maridão apenas. A priori seria a situação ideal, afinal ele tem as coisas dele para resolver e gosta demais de tv, porém é totalmente dependente...kkkkk Tudo é comigo. E já sabe: quando estou lendo nem me atrapalhe que fico enfezada. Daí ele chega de mansinho e diz: amor, sei que está no seu momento viagem nos livros e desculpa atrapalhar, mas dá para fazer (tal coisa?) para mim? Ai que viro uma fera, reclamo, reclamo, mas como a concentração já acabou mesmo, acabo indo fazer, mas é o ó...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.