19 fevereiro 2015

Resenha: Ruby in the Dust - O amor numa xícara de chá




Olá! Como vocês estão? Hoje a resenha é do primeiro livro de parceria com a Editora Charme. E mais que isso, um livro que me surpreendeu muito positivamente.



Autora: Julie Farrell
Editora: Charme
Páginas: 355
Assunto/ Categoria: Romance, Lugares aconchegantes, Romance Estrangeiro, Aceitação, Amor
Sinopse: Ruby in the Dust: O Amor Numa Xícara de Chá - Nicky tem um segredo. Ela fugiu de Hamburgo aos quinze anos, e encontrou refúgio na pacata Maidenhead, onde seu café, Ruby in the Dust, tornou-se um sucesso. Mas agora, conforme Maidenhead se moderniza e o Corporista Café engole a cidade, Nicky está perdendo sua renda e tem uma ameaça de despejo. Com todas estas preocupações martelando em seu coração, ela certamente não está à procura de amor.
Quando Alex entra em sua vida com promessas para ajudá-la a transformar seu negócio em algo lucrativo, Nicky se mantém cética. Mas há mais em Alex do que o idiota que ele parece ser. Quando o senhorio desagradável de Nicky desafia Alex a salvar o Café em três meses, Alex não consegue resistir, e eles fazem uma aposta que pode acabar custando caro a Alex.
Pode Nicky colocar o orgulho de lado e trabalhar com Alex para salvar Ruby in the Dust, antes que ele se torne mais um café empresarial? E ela pode superar o seu grave segredo, e se permitir apaixonar por Alex, mesmo que isso signifique enfrentar seus medos mais profundos?
Aconchegue-se com uma xícara de chá, e desfrute do calor do Ruby in the Dust!


Um livro que te transforma


Ruby in the Dust me parecia ser mais uma leitura agradável. Um romance fofo. Aconchegante como uma xícara de chá. O cliché da protagonista feminina com um segredo e o cara bad boy. Se você pensa como eu, esqueça tudo! Agora eu contarei a verdade sobre este livro - sem spoilers! A verdade é que Ruby in the Dust é um livro fora do comum e do cliché que pensamos que ele possui. De verdade! O segredo da protagonista não é aquele trauma batido, de somente sofrimento na família ou relacionamento que não deu certo no passado. É algo mais sério, que realmente envolve sua vida e o modo como ela pode ser vista por contar a verdade. Acredito que vocês vão gostar disso, por sempre pedirem por um diferencial nos livros. E Alex, quem logicamente tem a fama de bad boy e vai se apaixonar pela protagonista - Nicky -, na verdade não é tão bad boy assim. Pelo meu ponto de vista, ele é muito mais um homem normal, inteligente, de expectativas de vida frustradas e que vive do jeito que vive para compensar aquilo. Mas sem aquela galinhagem típica, sabe? Os problemas de conduta dele são outros. Além da premissa diferencial, o livro faz pensar. A todo momento recebemos questões sobre a vida, a felicidade, o amor, o eu e muito mais, abordadas de uma forma que nos faz pensar positivamente sobre aquilo. Tudo isso num clima que ainda consegue ser divertido, aliado ao humor britânico.



Antes de continuar, gostaria de abrir um parentese aqui. Quando o livro chegou, fiquei encantada com a edição. Só impliquei um pouco com a fonte e a cor do texto da capa na frente, que não se destaca muito. Mas quando abri o livro adorei o que vi. Eu já disse que amo detalhe de ilustração nos primeiros capítulos? Além disso ele possui alguns outros detalhes, nas outras folhas, que dão todo um Charme a mais - só percebi o trocadilho depois de escrever, desculpa, mas fica aí para refletir. 


Fechando o comentário bookaholic preocupado com a edição, conhecemos nas primeiras páginas Alex. E logo nesse momento não consegui vê-lo como o bad boy. Ele é um ser humano normal, que faz algumas besteiras. Abre a boca na hora errada e fala com muita sinceridade, afiado, quando outras pessoas não falariam nada. Sem contar que o foco do humor britânico é ele. É dele que vêm as piadinhas divertidas que realmente fazem diferença no livro, dão um ritmo melhor à leitura. A vida de Alex está uma bagunça. Ele bebe demais, não encara a realidade. E antes de conhecer Nicky sofreu um acidente de moto que o levará a julgamento, onde provavelmente perderá a licença para dirigir. Quem o ajuda a não se perder totalmente é seu amigo Zach. E quando decide se encontrar com Zach num lugar longe de bebidas, para conversar, acaba parando em Ruby in the Dust.


Nicky é a dona do Café Ruby in the Dust. Um ambiente onde as pessoas podem ir para tomar chá ou café, comerem bolo ou biscoitos por um preço melhor e serem acolhidas. Com direito a livraria nos fundos, com material mais esotérico, metafísico, o Café tem como principal diferença o tratamento humano. Vivemos num mundo onde a atitude blasé tomou conta de tudo. Vamos a algum lugar para comer e vemos os clientes cumprimentando os funcionários com no máximo um bom dia - pelo menos nas cidades grandes -, e os funcionários se limitam a um rápido cumprimento automático. Não se presta mais atenção no outro. Em Ruby in the Dust o diferencial é que há atenção. Nicky e Leia - amiga e garçonete - tratam as pessoas melhor que isso. E alguns clientes tornam-se amigos. É um lugar fora do complexo de se estar só quando se está acompanhado. O problema é que o aluguel está atrasado e há a ameaça de substituição pelo Corporista Café. Nicky pode perder a casa e o local de trabalho.


E Alex descobre isso no dia em que a conhece. Encontra no mesmo ambiente alguém que havia estudado com ele, por quem não tem bons sentimentos e sabe que é recíproco. E essa pessoa é dona do estabelecimento de Nicky. Surge então o desafio de Alex conseguir fazer Ruby in the Dust lucrar em três meses a ponto de pagar os alugueis atrasados. É uma aposta. E Alex aceita. O problema é que Nicky resiste em aceitar isso no início. Ambos sentem atração um pelo outro de certo modo imediata. Só que ela luta contra isso por causa de seu segredo. A ideia de estar perto dele e se arriscar já é demais a ponto de fazê-la relutar aceitar uma ajuda que possa ser realmente necessária. Só que Alex persiste, mesmo fazendo suas bobagens, ele insiste em Nicky. E esse foi seu maior acerto. Ela faz com que ele descubra a si mesmo. E o romance é conduzido de modo a se ter duas pessoas que se encontram quando estavam perdidas em si mesmas. E que aprendem a amar de verdade: um amor sem obsessão, sem cobrança, sem exigência de retribuição. Um amor que se contenta por ver o outro feliz. Um amor que ensina cada um a completar a si mesmo. Em outras palavras: o amor maduro.


Toda essa história linda, nesse ambiente que eu já citei, com um estilo britânico, faz a leitura já valer super a pena. Mas quando você pensa que acabou, tem mais. Os personagens são bem desenvolvidos. Você cria empatia e torce por eles. Até os personagens secundários te atraem - principalmente o sobrinho de Nicky. A protagonista tem um modo lindo de ver a vida, e quando ela dá conselhos aos outros personagens, enxergamos isso e aceitamos os conselhos dela. E a própria também precisa receber conselhos e rever suas atitudes. É aí que refletimos sobre nós mesmos. Nós aprendemos com eles a nos encontrar. A nos auto-avaliar e ver em que sentido nossa vida estará ao lado da nossa felicidade. A felicidade é algo simples. E Ruby in the Dust te ensina o segredo dela. Te ensina sobre você mesmo, sobre o amor romântico, o amor de amigos, o amor familiar e o amor ao próximo. Sobre a vida. Traumas. Família. A realidade... Te mostra que você não precisa estar dentro dos padrões para ser feliz e perfeito para quem você ama, que sempre te olhará de um modo melhor do que você se vê. É uma leitura rica, que te modifica. Que me modificou. Me divertiu, me fez torcer e sorrir nos momentos românticos. Como seria possível, então, classificar este livro em menos que 5 estrelas e favorito, e pedir a vocês que leiam, porque não sou capaz de expressar tudo o que gostaria de mostrar nesta resenha?


5 Estrelas

Favorito



Curta a fanpage da editora e fique por dentro dos lançamentos.





25 comentários:

  1. De tudo, a única coisa que me desagradou também, foi essa capa. Essa fonte está muito feia, né? Não combina com o resto. Mas assim como você, eu adoro diagramações e achei que de fato, essa está um charme. Haha Eu gostei da premissa e sempre me impressiono com esses livros que a sinopse é meio distinta da real história. Pode ser que tenham colocado o Alex como bad boy, por ser um atrativo, né? Mulheres adoram caras assim.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Vivian! Olhando a capa (que é muito bonita por sinal, na minha opinião) eu achei que fosse mais um romancezinho bobo, mas essa premissa ta muito boa. Adorei essa coisa toda do Café.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou uma romântica incurável..e quando me deparo com resenhas assim, fico "babando", literalmente.
    Não conhecia o livro e pude degustar cada letra acima, com paciência e paixão.porque não?
    Clichês normalmente já são bons, eu não abro mão nunca..mas quando tudo que parecia de fato, não é..melhor ainda!!!
    Fiquei curiosa demais e com certeza, lerei sim. Ah, amei a capa..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oiii Vivian, tudo bem??? Gostei da sua resenha. Eu estou realmente cansada dessas tramas batidas. Mas bom saber que pelo visto, ele é bem diferente. Eu só não curti muito essa capa. Acho que tem um outro livro com a capa igual e eu odeio quando isso acontece, hahah, mas infelizmente é bem comum :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Que linda resenha! Amo livros assim, que nos ensinem algo de bom e verdadeiro sobre a vida, que nos faça refletir sobre as nossas ações e sentimentos. Lembro desse livro quando anunciaram o seu lançamento, mas não dei muita bola pra ele, mas você me abriu os olhos. Agora estou super curiosa pra ler! Já até adicionei ao Skoob! Kkk Já estou amando esse ar britânico, e queria ser dona desse café, parece a perfeição!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiee!
    Assim como você eu imaginei que esse livro fosse ser só mais uma leitura fofa, mas sem muitas novidades, bem clichê sabe?
    Vejo que estava totalmente enganada.
    A capa não me agradou muito, achei tão "xoxa" (nem sei se é assim que se escreve). Mas a premissa é bem diferente, saber que a protagonista não tem os mesmos traumas de tantas outras me deixou bem animada, sem falar que o bad boy, não tão bad boy assim não é mulherengo e cheio de marra também fez o livro ganhar muitos pontos comigo.
    Espero lê-lo em breve.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    É tão bom quando nos enganamos assim com um livro né? Li um há poucos dias e achei que seria apenas um livro hot, mas a adrenalina que a leitura me proporcionou foi incrível. Fiquei aqui bem curiosa conhecer mais da trama e espero ter a chance de lê-lo

    Beijos Fê
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivian, tudo bom?
    Ah, a Editora Charme é uma incognita ainda para mim. Não sou muito fã dos romances e então preferi nem me inscrever na parceria mas essa capa é linda! É muito legal quando um livro que imaginamos clichê, mais do mesmo, acaba nos surpreendendo e nos trazendo muito mais do que poderíamos imaginar com um livro. Vale mais a pena do que livros que temos tantas expectativas e acabam nos decepcionando!
    Adorei a resenha!! Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Eu fiquei bem curiosa quanto à esse livro! Quero muito saber o que faz com que o livro saia do clichê! Realmente é ótimo quando isso acontece! :)
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  10. Oi! Como não amar um romance? Mas juro que não esperava que esse não fosse clichê e morno e isso me conquistou. Amo algo diferencial como você disse e sinto que esse segredo é para abalar as estruturas. Ela parece ser forte e um pouco durona devido a aposta que vão fazer, sinto que disso vai surge um romance lindo. Gostei das páginas do livro, são lindas e a capa também.

    ResponderExcluir
  11. oi, tudo bem?
    adoro romances, mas adoro mais ainda quando são bem desenvolvidos e enriquecedores, quando fogem do mais do mesmo e se destacam, e por tudo que você falou, Ruby in dust faz isso tudo. Fiquei muito curiosa para saber qual o tal segredo da mocinha, e porque ele foge tanto do clichê. E adorei saber que o relacionamento deles não é do tipo obsessivo e cheio de cobranças.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que livro legal.
    Gostei mais ainda do título em inglês.
    Sinceramente achei que era um livro clichê, fico surpreso por não ser como eu imaginava.
    Adorei as fotografias

    ResponderExcluir
  13. Ei Viviann!!
    Confesso q a capa n m chamou atenção, nem o enredo clichê, mas vc gostou tanto e falou tão bem q me despertou o interesse!
    Bjos!!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    No início da resenha eu olhava esse livro como apenas mais um NA na estante, mas seu texto me fez ficar com vontade de adquirir o livro para conhecer a narrativa. Quero saber mais desse bad boy, que nem é tão mal assim..rs.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei resenha, principalmente as fotos do livro, a capa também não me agradou muito rs, Mas fiquei surpresa por não ser cliche como imaginava

    ResponderExcluir
  16. que bom que eu li sua resenha.. pela capa e título eu não daria nada por ele... eu assim como você também pensava que era só + do mesmo.. mas parece que não.. e eu estou louca pra descobrir.. afinal não é todo dia que um livro consegue entrar para os favoritos..

    O ínicio do capitulo é lindo..

    ResponderExcluir
  17. Oii Vivian, tudo bom?

    Me apaixonei pela capa do livro, assim como me apaixonei pela sinopse, mas jurava que era um livro todo clichê, gostei de saber que a autora fugiu do óbvio. Fiquei curiosa para conhecer esse bad boy (nem tão bad boy, rs). Uma coisa que me encantou foi o fato da história se passar em torno de um café, acho que deixa um ar mais romântico.

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  18. Nossa Vivian, linda resenha.
    Lendo ela já despertou diversas sensações, imagina o livro. Me encantei com a historia e pelos personagens, bom que seja uma narrativa diferente e que fale e ensine tantas coisas ao leitor.
    Fiquei muito ansiosa pra acompanhar de perto a hitoria de Nicky e Alex, conhecer o segredo dela e sentir tudo o que você quando estava lendo.

    (Vivian, estou encantada com seus textos)

    ResponderExcluir
  19. Oi Vivian, tudo bem?

    Eu estou me apaixonando pela Editora Charme, pois a editora está escolhendo cada história linda para publicar, estou admirada com o trabalho deles.

    Sobre o livro, a sinopse já tinha me encantado e agora que sei que a história não tão clichê quanto achei que seria me interessei muito mais. Espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olha, pela capa, eu não achei que o livro fosse tão interesse, pensei que seria mais um daqueles eróticos batidos, mas não, o enredo me parece ser bem encantador e romantico, acho que eu iria gostar muito da leitura, a capa é bem normal na minha opinião, não curti muito a foto, agora a diagramação interna esta bonita! Gostei de conhecer Ruby in Dust, é uma obra muito interessante. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  21. O livro se revelou totalmente contrario do que eu imaginava estava esperando ser a resenha de um livro totalmente clichê mas me surpreendi e fiquei muito curiosa com o livro, gosto de um bom romance e esse livro me parece o certo para começar a ler, vou dar uma olhadinha pra ver se gosto !!!

    ResponderExcluir
  22. Olá... tudo bem??

    Adorei essa resenha e devo confessar que quando via essa capa não me interessava muito pela leitura, pois o título não é tão convidativo... a capa é até bonita, mas não ao ponto de me fazer querer tanto o livro... tenho problemas com capas e tenho gostos bem peculiares... mas lendo a resenha pude perceber que temos um romance bem gostoso de ler... e fiquei bem interessada por essa premissa e fiquei bem curiosa pelo segredo... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  23. Vivian!
    Não conhecia o livro e fiquei encantada com o enredo hilário, romântico e que conquista o leitor aos poucos, nada brusco.
    A premissa talvez não seja a mais original, porque quanto livros já lemos com algo parecido, porém o charme do local que ambienta o livro e os mistérios que envolvem a protagonista, sejam um atrativo diferenciado.
    Tenha uma semana produtiva e cheia de luz e paz!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi tudo bom?
    Eu gostei da premissa do livro, e principalmente por fugir dos clichês da vida!
    Como uma boa amante de romance eu vou dar com certeza uma chance para ele!
    Beijso

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.