26 fevereiro 2015

Resenha: Os Mistérios de Warthia - A Profecia de Mídria




Olá! Hoje a resenha é de um livro de uma autora super fofa, Denise Flaibam. A história se destaca por si mesma. E aposto que a maioria de vocês gostaria de lê-la.


Livro 01
Autora: Denise Flaibam
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 392
Assunto/ Categoria: Fantasia, Elementos, Aventura, Ficção, Literatura Nacional
Sinopse: Serafine Delay era uma garota comum... À sua maneira.
Sua vida na sossegada Vila do Sol muda bruscamente numa noite, quando sua décima oitava primavera era festejada. Um ataque acaba forçando-a a fugir desesperadamente de monstros sanguinários e imbatíveis. Por algum motivo para lá de insano, tais criaturas queriam sequestrá-la! E enquanto mergulha de cabeça no universo mágico de Warthia e começa a entender a ligação de suas marcas com a história daquele mundo, Serafine descobre-se numa surpreendente situação: seu destino está traçado. Uma antiga profecia clama por seu espírito, e uma difícil jornada deve começar. Na companhia de um belo e rude espadachim, uma simpática garota de orelhas pontudas e um felpudo guerreiro belicoso, Serafine deve ingressar numa viagem de perigos desconhecidos, que se inicia no Norte daquele vasto continente, treinando para derrotar àquela que vem das Trevas para tudo devastar. Os Mistérios de Warthia devem ser desvendados, e Serafine é a única capaz de fazê-lo.




Épico jovem




Os Mistérios de Warthia tem um gênero um pouco diferente do que estou constantemente lendo, apesar de ler de tudo um pouco. É uma espécie de épico jovem. Fantasia, mitologia diferente, personagem descobrindo o novo mundo e amadurecendo, um toque bem leve de romance. Essas são algumas das características deste livro. O mais fascinante é o mundo novo criado pela autora desde tão jovem, e a publicação ainda em uma ótima idade: 17 anos. É algo emocionante, pois mostra o amor que ela tem pelas palavras. E ao ler o livro, é perceptível que tal ação foi bem sucedida. O mundo é bem criado, as informações chegam ao leitor no tempo certo, as modificações nos personagens não são bruscas, o passado justifica o presente e há ação e magia de ótima qualidade.

(autógrafo do dia em que tive a chance de ver a autora pela segunda vez, no evento do grupo Trilhando Páginas)


O livro conta a história de Serafine. E a realidade em que isso se passa é uma área dividida em castelos e reis diferentes, mas cada uma com sua particularidade (não tirei foto, mas o livro tem mapa ♥). No geral, o sobrenatural habita esse universo. Mas na Vila do Sol onde Serafine mora, os seres não humanos, diferentes, não são bem aceitos. Ela é adotada, e amada por seus pais adotivos. Com a ajuda deles esconde as marcas que tem pela pele do corpo. Desenhos que se destacam por sua pele e a diferenciam das outras pessoas. Só que ela não compreende o significado disso. Nem leu muitas histórias sobre seres sobrenaturais, lendas ou profecias. Sua surpresa é enorme quando um dia sua vila é destruída e ela descobre ser o centro de uma profecia.




Tudo o que ela amava lhe foi tirado. Sua família, seu lugar de nascença, sua melhor amiga. E ela se vê tendo que fugir dos monstros que causaram isso com dois desconhecidos: Jarek e Ývela. A princípio, aceitar tudo e confiar neles é quase impossível, mas aos poucos os três formarão laços e Serafine compreenderá o motivo de todos os acontecimentos e do perigo no qual sua vida está. A sensação que tive com isso foi de que o primeiro livro iria introduzir a personagem e o leitor neste mundo. E eu estava certa. Acompanhamos o treinamento dela para seguir seu destino, usando o lado sobrenatural, que se diferencia da grande quantidade de histórias semelhantes que temos por aí. Os Mistérios de Warthia puxa mais para o lado épico. A história é numa realidade alternativa, que sentimos como histórica também. Cavalos, espada, lutas, subir em árvores e usar os dons que precisará durante a jornada são o novo mundo de Serafine.


Ainda com a fantasia épica, as informações sobre o mundo desconhecido são bem direcionadas ao leitor. Denise Flaibam não joga tudo de uma vez acima de nós, porque se não enlouqueceríamos junto de Serafine. As revelações vêm aos poucos, no tempo certo. E os cenários são bem descritos, já que não os conhecemos e isso precisa ser transmitido para nós. O que me incomodou um pouco, foi parar a narrativa para descrever tudo. Isso quebrava um pouco o ritmo da leitura. Mas apenas esse detalhe, que varia no gosto de leitor para leitor, foi o que posso citar como menos positivo. Não foi um livro que invadiu meu coração e me fez ficar louca da vida - geralmente só romances fazem isso, há raras exceções, por isso tal fato não é nada demais -, mas que me impressionou e me fez terminar com um sorriso de satisfação. E conhecendo vocês, que sempre estão atrás de algo "diferente", eu diria que vão gostar.



O toque suave de romance é realmente sutil. Senti que a intenção era dar uma introdução, mas que realmente não era o momento para resolver nada aqui nesse sentido. Apesar disso, quem, como eu, adora torcer por romances fofos, ficará igual líder de torcida com Serafine e Jarek. Ele é um personagem curioso, mais na dele, indelicado a vida inteira. Mas verdadeiro e natural. Não força para ficar com ela, sabe? É como se com o tempo se aceitassem e a atração fosse surgindo suavemente. Nós torcermos é pura consequência disso. E eu gostei desse detalhe. Achei algo mais realista, ainda que dentro da pura fantasia. Também adorei o lado sobrenatural e a identidade que o livro ganha com ele. Aprendemos o que esse tipo de história deve nos trazer: a superar, ter coragem, amar ainda que feridos, aceitar, seguir em frente, fazer o melhor para todos, disciplina para se fortalecer e alcançar nossos objetivos, a amar todas as criaturas - porque sim, tem personagens fofos que vão acariciar seu coração -, a confiar e ter fé... E eu diria que até a subir em árvores gigantes, na teoria. Um livro diferente e muito bem construído, com um final tão emocionante que me deixou louca imaginando o que vem no próximo. E com a pulga atrás da orelha de "cadê esse livro?"


5 Estrelas




13 comentários:

  1. Oi! O Livro não me atraiu muito, mesmo gostando do gênero fantasia, mesmo me encantando por romances e amando aventuras ele não me conquistou, mas achei interessante a visão de um novo mundo que o autor nos apresenta, parece que os humanos não são os comandantes por ali. Eu também não gosto de descrições extensas, deixa a leitura um pouco lenta, mas também gosto das descrições detalhada dos cenários.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em ver que os autores nacionais estão cada vez sendo mais lidos! O livro parece ótimo, sua resenha expressou bem o que sentiu durante a leitura e me deixou bastante curioso

    ResponderExcluir
  3. A literatura nacional sendo uma adorável caixinha de surpresas... eu fico imaginando de onde surgem essas ideias e esses mundos incríveis.. sério já não é fácil escrever e creio eu que seja mais difícil ainda criar todo esse roteiro, esse novo mundo.. e fazer com que as pessoas leiam, entendam e gostem.. gostei bastante da resenha..e pretendo conhecer essa história..

    ResponderExcluir
  4. Sou fã demais da literatura nacional e cada vez mais, fico encantada com a proposta que novos autores trazem. O mundo, nós, leitores, precisamos destes pontos diferentes, destas novas propostas de literatura. A mesmice cansa!!
    Não conhecia o trabalho da autora e admito que fiquei maravilhada com as imagens do livro, edição parece ter ficado linda e isso dá uma carinha tão boa ao livro.
    Fantasia, romance, amizade, aventura..um misto de tudo junto e misturado..e porque não, uma pitadinha de romance não é?
    Me interessei muito pelo livro e provavelmente lerei,se tiver oportunidade.
    Conhecer novos mundos, totalmente a parte do que vivemos, é uma premissa interessante!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. É muito bom ver autores nacionais se destacando na literatura, principalmente por histórias originais. Esse livro é interessante, a história é bem diferente do que costumamos ler por aí. Não é o meu gênero favorito, mas ele parece ser muito bem desenvolvido a ponto de dar uma chance a ele, se caso houver oportunidade. Eu gostei bastante da capa, seria linda se fosse hardcover.

    ResponderExcluir
  6. Um livro que parece ser realmente "gostoso" de ler, com essa romance entre Serafine e Jarek, os laços construídos durante a trajetória.
    Pela resenha dá pra ter a ideia de que você também aprende muito com a historia, falando de amizade, amor e coragem. Essas coisas são importantes na vida e com livros assim, com historias como esta, as podem despertam sentimentos no leitor que os fazem refletir.
    Gosto de narrativas assim, de autores que misturam aventura, drama e romance, sempre ou a maioria das vezes o resultado é maravilhoso. Esse parece ser assim, dá vontade de entrar na historia e acompanhar de perto Safire por toda sua caminhada.

    ResponderExcluir
  7. Oii Vivian, tudo bem??? Adorei a sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler esse livro. Eu sou parceira da Denise e ela é uma amor mesmo. Só estou esperando meu livro chegar para viajar nesse mundo. Eu amo fantasia, então já viu né??? hahah, louca e ansiosa sou eu. Se não estou enganada (não lembro agora, teria que conferir), acho que o próximo está na Amazon. Mas posso estar enganada, não tenho certeza. Mas vale a pena conferir né???
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Fico muito contente por esse livro, por ser de uma escritora tão jovem e realmente parecer incrível e bem elaborado. O maior orgulho para nós que escrevemos e sonhamos um dia publicar nossos livros! Então, já tinha ouvido falar desse livro, e tinha ficado muito curiosa. Sou louca por livros que envolvam o sobrenatural, profecias, mistérios, universos paralelos... Acredito que gostarei se chegar a lê-lo. Já estou bem curiosa sobre o que ele vai desenvolver! E você deu 5 estrelas, então você realmente gostou! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivian !

    Gosto de ver autores nacionais se destacando, e fico feliz que tenha gostado tanto da história a poonto de dar cinco estrelas.
    Mas infelizmente o livro não me conquistou, acredita que me senti um pouco perdida ao ler a resenha? E Serafine é uma protagonista que já percebi não vai me conquistar.
    Essa já é a terceira resenha que leio do livro, e em nenhuma delas consegui me conectar com a história ..

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Gostei muito do livro o que foi uma surpresa pra mim já que não faz meu gênero literário mas a historia e bem construída e envolvente fiquei bem curiosa sobre a personagem Serafine também gostei do toque de romance mesmo que bem sutil !!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o livro é bme diferente mesmo, com tantos detalhes e coisas acontecendo o tempo todo.
    Confesso que ele não é um livro que me chama a atenção em uma livraria mas sua resenha me deixou curiosa.
    Serafine deve ter sofrido bastante quando tudo o que mais amava foi tirado dela, e ter que enfrentar a vida sem seus pilares deve ter sido uma barra.
    Gostei do fato da autora ir fazendo as revelações aos poucos e ter casal para torcer só nos anima mais ainda pela continuação.
    Vou ver se consigo ele por aqui.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha Vivian!
    Já faz um tempo que eu tava querendo saber mais sobre esse livro. Adoro fantasia, aventura, épico e tudo isso junto <3
    E ser nacional ainda, nossa, melhor ainda.

    beijos
    Conheça meu blog ;D Pobre Leitora

    ResponderExcluir
  13. Vivian!
    O livro é para mim porque amo fantasia, magia, bruxaria, de época e mais ainda mitologia.
    Os autores nacionais estão cada vez melhores e seus livros tem mesmo de ser divulgados.
    Gostaria demais de poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.