10 fevereiro 2015

Resenha: O Presente




Olá! Tudo bem com vocês?
A resenha de hoje é um tanto atrasadinha, mas antes tarde do que nunca, certo? A dica ainda é super válida. Vamos lá!


Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Assunto/ Categoria: Natal, Conto Natalino, Fantasia, Vida diferente, Oportunidade, Mudança.
Páginas: 317
Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte e, quando está em casa com a esposa e os filhos, sua cabeça está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou conhece Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça que usa Louboutins com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo se arrepende de ter ajudado Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem realmente Gabe é e o que ele faz em sua vida, Lou percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ele. No momento certo.





Um presente da vida


(o livro veio dentro desta caixa ♥)

 Lou é quase um personagem-tipo, aquele montado de acordo com características atribuídas a um tipo de pessoa da sociedade. Ele é o famoso executivo sem tempo, egoísta, apegado ao trabalho e ao próprio prazer que não se importa com a família. Com as cenas clichés da esposa dedicada que o espera, cuidando dos filhos pequenos. Reclama. Mas de nada adianta. E como se a situação já não fosse ruim o bastante, ainda ambiciona uma promoção que o dará mais responsabilidades e trabalho. É um emaranhado de ilusões, uma acima da outra, que o fazem acreditar que tudo o que importa na vida é simplesmente não viver, se enganar. Lou não vive, apenas vaga. E acredita que em meio ao seu jogo egoísta faz o melhor para si e está bem. Só que um presente da vida fará com que perceba a verdade: a felicidade está na direção contrária à que está indo. A felicidade está no amor de sua família. Neste incrível presente da autora Cecelia Ahern para seus leitores, desfrutamos de uma história que nos lembra - porque tenho certeza de que meus leitores são muito espertos e já sabem - do essencial da vida. E faz a pergunta: e se você tivesse outra chance?


Já resenhei um livro da autora aqui, um tanto recentemente. E reafirmo, a história te faz pensar num filme agradável para assistir à tarde. Só que O Presente é especial, pois se passa durante o Natal em Dublin. O livro foi lançado para o Natal de 2013, e eu li no Natal de 2014. O Natal não é o foco da história, mas sim o complemento do contexto. Há descrições de cenas das ruas decoradas para o Natal e etc, e um acontecimento paralelo à história de Lou que envolve algo natalino. Mas nada além disso. A edição da Novo conceito é linda por dentro, com detalhes em cada página, completando aquela diagramação "engana que lê mais" que eu adoro. A capa eu achei um tanto desviada da história, já que o foco não é esse e não teria por que haver luvas rosa segurando bolas de neve. Acho que seria mais legal algo com os personagens (Lou e Gabe) no contexto natalino. Ainda seria vendável durante dezembro, sem soar um marketing forçado.


A vida de Lou segue o ritmo já mencionado até que ele encontra com Gabe, um morador de rua sentado diante de seu local de trabalho. Após uma rápida conversa com Gabe, ele decide contratá-lo, já que o misterioso homem maltrapilho parece observar demais as pessoas de seu ambiente de trabalho, o que seria útil para a promoção que Lou almeja. O que desperta a curiosidade do leitor é que reparamos que há algo de diferente em Gabe. Ele tem paciência demais com Lou, aparece sempre na hora certa, é eficiente, cumpre seu trabalho com integridade, não tem passado ou parentes e sabe mais do que deveria sobre a vida do protagonista. A revelação acontece em parte mais perto do final, e é capaz de transformar Lou. Um verdadeiro presente da vida lhe é dado. E a questão é se ele será capaz de aproveitar. Ainda assim, um ar de mistério ainda rodeia o final do livro, a visão é a mesma da dos policiais que acompanharam a história. Alguém de fora, que sabe tanto quanto é permitido saber, como nós. O que é interessante, pois na vida realmente há coisas que não parecem ter explicação. 


Os livros da autora parecem sempre ensinar algo de forma sutil também. Sempre há uma rica lição por trás da história, sem ser jogada artificialmente na cara do leitor, o que estragaria tudo. E como o nome do blog é Reflexão Literária, sim, fico louca com isso. Em O Presente somos estimulados a refletir sobre o que realmente importa. Qual a prioridade da nossa vida. O lado profissional? Noitadas? Bebidas? Família? Amor? Simplesmente viver? E que imagem você tem para as pessoas que te cercam? Está presente? Vive e mostra à sua família o quanto ela importa para você? E além de tudo, destaca a importância de simples perguntas de auto-avaliação: às vezes pode não haver tempo o suficiente para viver como gostaria. Um dia pode apenas ser tarde demais. E ver tudo isso contado pela escrita da autora é muito bom. Cecelia tem um toque especial, sua identidade de escritora é palpável quando se pega um texto dela. Você bate o olho e sabe "isso é de Cecelia Ahen!". E a marca é positiva. É gostosa de ler, emocionante, reflexiva e marcante. No contexto de Natal, é ainda uma boa leitura para a época. Mas que também pode ser desfrutada além dela.



5 Estrelas


Super recomendado!





17 comentários:

  1. Eu tenho e li apenas um livro da autora, inclusive é o que você resenhou. No entanto, sinto vontade de ler outros livros dela, esse não é um deles, mas acredito que seja tão bom quanto os outros. A única coisa que me incomodou um pouco na escrita dela, é a enrolação. Acho que ela enrola um pouco, mas no final, vale a pena porque é sempre uma boa leitura. Uma das características mais marcantes dela é exatamente essa reflexão. Suas histórias em momento algum são vagas, são ricas em significados e reflexões.
    Lendo sua resenha, também não entendi o propósito da capa.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos livros da autora, mas este eu ainda não tive oportunidade de ler. Parece ser bem ao estilo dela mesmo reflexivo e emocionante.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Até o momento só li P.s eu te amo.. e gostei bastante.. e vc achando que está atrasada.. rsrsr
    Bom eu gosto porque envolve Romance.. e também questões do dia-adia.. como você mesma disse faz você refletir.. o que é sempre bom..

    ResponderExcluir
  4. Que resenha linda, parabéns!
    O único livro que li da autora foi A vez da minha vida, e que sinceramente não gostei muito. Foi uma leitura bemmm arrastada pra mim e também confusa.
    Achei a sinopse desse livro bem interessante, E a capa um mimo!

    ResponderExcluir
  5. Só li um livro da autora até hoje..e mesmo tendo sido um best(P.s), desde que li a primeira resenha deste livro aí, me encantei com a história. Amo os enredos simples, daqueles batidos, mas que sempre trazem em cada página, uma reflexão importante a nós mesmos. Creio que isso também estava presente em P.s.
    O Presente é como se fosse o presente nosso de cada dia, nossos dias. Nossa vida. E mesmo que para cada um, a prioridade de viver seja diferente, é preciso olhar para nós mesmos e ver realmente se essa prioridade é a melhor.
    Segunda chance? Pra que? Se o importante é viver a única chance diária e fazer e ser felizes??
    Adorei =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivan.
    Não li nada da autora ainda. Quando vi a NC mandando esse livro pros parceiros no ano passado eu jurava que tinha tudo a ver com o Natal. Aiai esse mkt.
    Mesmo não sendo o que aparenta pela capa, a história parece ser fofa. Gosto dessas histórias simples que nos ensinam algo. Ainda mais na época do ano em que se passa o livro.

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem???? Adorei a sua resenha. Mas pelo que li, realmente a capa não representa bem o livro. E gosto muito desses livros que tem reflexões :)
    Também sou autora e sempre procuro trazer isso para meus livros :3
    Ainda não li PS eu te amo. Mas vi o filme e chorei horrores :( , li bem em uma época que tinha terminado um namoro. imagina como foi??? hahhaha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Já conheço o livro também, mas ainda não li. A Cecelia é bem isso que você descreveu, sua identidade é palpável. Já li A vez da minha vida, e ela sempre utiliza uma pegada de mistério e uma trama que te prende, sem ser forçada, e que te ensina algo de bom. Demais! Me interessei ainda mais por O Presente, não sei se poderei lê-lo em breve, mas...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!! tudo bem??

    Eu amo a Cecelia Ahern! Ela é uma das minhas autoras favoritas!! Confesso que O Presente está na minha estante desde o Natal de 2013! Ganhei do namorado (ele sabe que eu adoro a autora) mas sabe quando você vai passando outros livros na frente e quando percebe não voltou para aquelas comprinhas ou presentes passados? Esse livro tem tudo para me conquistar: Natal, Dublin (sonho em conhecer) e aquela reflexão sobre o caminho que estamos tomando em nossa vida! Deu vontade de começar a ler agora! Adorei!!


    beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vivian!
    Gosto muito da autora. Os livros dela sempre vem carregados de ensinamentos que nos fazem refletir e repensar nossos paradigmas e nossos objetivos de vida.
    Estou com esse livro para leitura aqui, mas são tantos na pilha que nem sei quando poderei apreciar a leitura.
    Gostei muito da sua análise., obrigada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tenho esse livro aqui e ando enrolando para lê-lo, a capa também achei um pouco deslocada da história no inicio, mas depois que refleti percebi que ela quis passar o sentido de que tudo pode ser recomeçado e que as coisas mais simples pode esconder a felicidade, então uma imagem das mãos de uma criança ( acredito e que seja uma rsrs) pode dar a entender que uma nova vida sempre lhe espera, que você pode recomeçar do zero, até porque sinto essa vibração quando estou perto de uma criança. Agora já acho que sei quem é esse amido dele, mas não vou contar para não estragar a leitura.

    ResponderExcluir
  12. A autora escreveu "P.S.Eu te amo", moral ela tem comigo u.u!
    Antes de falar o que achei do livro, gostaria de falar um pouco sobre a capa, minha visão, pelo menos. Acho que não se trata de um marketing forçado, mas sim de um complemento a frase "Às vezes é preciso se entregar a alguém para perceber quem você realmente é". A pessoa está não segurando algo, mas entregando algo, se você olhar atentamente, verá que o algo é um boneco de neve, meio desfocado, mas nítido, não conheço os personagens tão profundamente, mas poderia ser um personagem frio, a princípio, o que seria uma boa metáfora. O Lou ou Gabe podem ter aparecido na capa, só não da forma que esperava ;).
    Quanto ao livro, me pareceu uma boa história, já criei algumas teorias e despertei um interesse. Não me pareceu puramente natalino, me pareceu um bom livro reflexivo o que acho muito bom, pois aprecio coisas que nos levam a pensar.

    ResponderExcluir
  13. Oiee!
    Já que o Natal não é o tema principal do livro não entendi essa capa, concordo com você que essa capa não tem nada a ver com a história.
    Já tinha lido uma resenha sobre esse livro e ela passou longe de ser positiva, ai vem você e me dá cinco estrelas para ele :O
    Vou ter que ler para tirar minhas próprias conclusões, só me incomoda o fato da revelação ser mais no final do livro, não sou uma leitora muito paciente então pode ser que isso atrapalhe a minha leitura, mas mesmo assim estou disposta a tentar pois nunca li nada da Cecelia.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a capa, e adoro historias em clima de natal assim.Bom ,parece bem reflexivo, gostaria de ganhar um,tô aceitando presentes =))

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivi :D

    Ganhai o livro de presente no último natal (2014) mas ainda não li. Recentemente li O livro do amanhã da autora, e achei um livro maravilhoso, então já estou imaginando o quanto gostarei desse livro. Acho que o que ela trata na história chega a ser bem realista, afinal, muitas pessoas se esquecem das coisas mais simples da vida, não se dedicam a familia e se prendem demais ao trabalho. Adorei a resenha, e o fato de você ter dado 5 estrelas me animou ainda mais para a leitura.

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que linda essa historia.

    Um ótimo livro pra aprender e refletir, fala de um assunto muito importante "SER FELIZ". Fiquei muito curiosa pra conhecer a historia de Lou, ver esse presente vai mudar sua.
    No mundo de hoje, onde na maioria das vezes o trabalho e o dinheiro estão em primeiro lugar, é ter livro que te faça repensar as ideias e forma de ver a vida.

    Não conhecia o livro.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Ainda não tinha ouvido falar do livro mas gostei bastante da historia da mesmo pra pensar em um filme e adorei como temos essa possibilidade de mudança na vida de Lou e principalmente que o livro trate de A felicidade !!!

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.