21 fevereiro 2015

Primeiros capítulos de A mais pura verdade





Olá! O livreto de A mais pura verdade chegou para mim na quinta-feira. E ontem foi fácil devorá-lo e escrever este post para vocês. Nele contarei um pouco sobre o que li e sobre as minhas impressões.


Sinopse

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido - um sentido muito importante -, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier .Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



Não costumo prestar muita atenção nas sinopses. E quando presto, esqueço. Gosto de ler o livro e ainda me surpreender um pouco. Absorver os acontecimentos durante as páginas. E com A mais pura verdade foi assim. Li a sinopse, mas me surpreendi com o que achei na leitura. Um tanto de loucura, mas que valeu a pena. Na capa, Holly Goldberg Sloan diz que você terá vontade de abraçar o protagonista bem forte. Eu gostaria. De abraçar Mark e Beau - seu cão companheiro de viagem. Mas poderia ser por tudo, menos por pena, porque isso é algo que Mark não quer que as pessoas sintam por ele.


Mark é um garoto de 12 anos que descobriu desde muito cedo que possui a tal doença da sinopse. Sim, uma doença da qual as pessoas costumam não se curar. Que arrasa e limita vidas. Ainda criança, ele aprendeu a conviver com o câncer. Porém, não foi impedido de sonhar e se apaixonar por algo. E muito menos de ser esperto e corajoso. Guarde isso, porque são duas características marcantes e decisivas no personagem.


O livro começa com Mark fugindo para escalar o Monte Rainier. O porquê só é revelado no decorrer da história. Mas parece loucura que uma criança de sua idade, doente, encare essa viagem sozinho, deixando seus pais e melhor amiga - Jessie - desesperados. E realmente é. E você se sente tão dividido quando a amiga dele, que tem quase certeza de para onde ele foi ao fugir. Você contaria se soubesse o que seu amigo pretende? O que você apoiaria sabendo que Mark pretende morrer?


A morte é um tema recorrente na história. Porque é o grande problema que ronda o protagonista e aqueles que o amam. A escrita do autor é boa, e ele realmente nos faz refletir sobre o assunto. Sobre a angústia de uma criança, amadurecida à força, diante da efemeridade da vida. Mark sente a dor da doença, mas também sente a dor de saber o que está acontecendo consigo mesmo. A impotência diante daquilo. 


Raiva, agonia, pena de si mesmo... o misto de emoções gira ao redor dele nessa louca aventura. E só o que você pode fazer é sentir com ele e mergulhar nas páginas louco para saber o que acontecerá em seguida. Pois além de te fazer sentir, o livro te prende. A aventura de Mark é perigosa, lógico. Além de estar doente, ele é uma criança sozinha viajando, tendo companhia seu amigo fiel e materiais que usa como para registrar a viagem.


Emoção, angústia, ansiedade são palavras que podem definir o que estes primeiros capítulos foram para mim. O sentimento de querer abraçar Mark é no sentido de dizer que tudo vai ficar bem, e que ele chegará ao seu sonho intacto. Não pude deixar de admirar a aparência do livreto, que deve ser a estrutura do livro: ilustrações, capítulos bem separados, capítulos divididos ao meio, com o início contando como anda Mark e a outra metade contando como sua família e sua melhor amiga reagem ao seu desaparecimento. Tudo aumentando a ansiedade. Até o sexto terminar na primeira metade e te deixar revirando tudo procurando pelo restante. Mas o jeito é esperar. E dizer que a impressão que tive foi a de que este será um lançamento que tem tudo para dar certo. Com cara de best-seller. Uma história ao mesmo tempo triste e corajosa. Com o ponto de vista de narração de uma criança muito esperta. E aventuras com um cachorro que fará os fãs de animais ficarem com vários ciscos nos olhos - cof! cof! eu corri para abraçar a minha cachorrinha sim!.


Não haveria outro jeito de terminar este post, senão dizendo que estou muito ansiosa para terminar esta leitura.


25 comentários:

  1. Se a leitura de um livreto foi tudo isso, imagine o restante da história??
    Um enredo diferente e ao mesmo tempo, comum..Tantas crianças passam pelo sofrimento cedo e acabam amadurecendo rápido demais..mas o fator coragem, esperteza e sonho, parecem ser o grande ápice do livro.
    Fiquei emocionada e muito curiosa para ler e saber o final dessa aventura!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Assim que vi esse livro, ele não me chamou muito atenção, apesar de ter amado a capa. Pensei "Mais uma história infantil." Mas lendo essa prévia da história, me fez mudar de ideia. O protagonista parece ser maduro, apesar da pouca idade. Estou achando interessantes esses autores criarem história de pessoas com doenças graves, mas sem muito mimimi. As personagens estão sempre muito fortes e esse aspecto influencia bastante na leitura, principalmente porque o leitor acaba sendo tão forte quanto a personagem. Fiquei curiosa a respeito dos motivos para o Mark ter fugido, saber que ele vai aparecendo aos poucos na história, me deixa com mais vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Mulher, não faz isso, estou me derramando em lágrimas aqui! Estou muito emotiva hoje e ler isso não ajudou em nada! Jesus, já quero esse livro! Gosto de um bom drama, cheio de esperança e de lições de vida, o que tenho certeza que esse livro tem. Da diagramação nem digo nada, a Novo Conceito é ótima em deixar seus livros super agradáveis de serem lidos! E se tem cachorro, eu choro! Cadê minha cadela para eu abraçar também? -.-

    ResponderExcluir
  4. Oiee.
    Esse tipo de livro costuma nos tirar o chão, por se tratar de uma criança com doença terminal me deixa muito emocionada.
    Mark me parece ser um menino muito decidido e forte, encarar uma aventura dessas, e sem nenhum adulto por perto não é pra qualquer um.
    Normalmente não gosto de livros que tem animais (não que eu não goste de animais, sim eu gosto), mas em livros eles acabam me incomodando, não sei bem explicar, mas pelo carinho que você falou de Beau, ele me parece ter uma participação especial na história.
    Confesso que não tinha a menor intenção de ler esse livro, mas agora fiquei com muita vontade de conferir essa história e saber como tudo acaba.
    A diagramação do livro está dando um show.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Com certeza é m lançamento de levar lágrimas aos olhos e não por pena, mas por admirar a coragem do personagem. Confesso que quando vi pensei que era mais um livro sobre fase terminal, não gostei de muitos que li, mas esse parece ser diferente, o personagem não parece viver rodeado de drama, ao contrário ele enfrenta tudo com seu cachorrinho. Amei e estou esperando seu lançamento.

    ResponderExcluir
  6. Ultimamente tem lançado vários livros de capa azul, as capas sempre lembram A Culpa é das Estrelas, Extraordinário, Quando tudo volta.... Se parecem, não é verdade?
    Adorei esse livro, achei super interessante a parte dos quilômetros *------*

    ResponderExcluir
  7. Aaa que Lindinho, adorei, quero pra já <3-<3

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Também recebi o livreto e estou bastante curiosa e ansiosa para ler a continuação. Quero muito saber o que acontecerá com Mark.
    Essa história com certeza vai mexer muito comigo!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Se só o livreto.. fez tudo isso com você imagina o livro todo.. deve ser maravilhoso..eu já coloquei na minha querida lista...

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu li e também me encantei com a história de Mark, também gostaria de abraçar ele!
    E sou que nem você - eu também não gosto de ler a sinopse antes!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  11. Oi Vívian, tudo bem?
    Também recebi o A Mais Pura Verdade e estou super ansiosa para ler!
    Agora lendo suas primeiras impressões estou mais ansiosa ainda, confesso pra você!
    Esse livro promete ser lindo e muito emocionante!
    Espero que a diagramação do livro seja tão linda quanto a do livreto que está super fofa.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?

    Fiquei encantada com essa história mas com aquele apertinho no coração de ler e ficar muito emocionada com o garotinho e seu cachorro, tenho coração mole para histórias que envolvem animais.

    Bjos!

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já to louca por esse livro.
    Gosto muito de ler histórias assim com crianças, elaas são sempre mais fortes parecem, sempre me ensinam mais. Essa história tenho certeza que é emocionante. No aguardo do lançamento do livro pra poder ler a resenha completa *-*

    ResponderExcluir
  14. Oiii, tudo bem???? Estou vendo muitos elogios para esses primeiros capítulos :)
    Foi uma aposta bem legal da editora fazer isso né? Atiçou a vontade de todo mundo, hahahha. Não sei se eu leria esse livro, porque não faz parte do tipo de coisa que eu gosto de ler, mas pelo visto é uma história bem emocionante :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivian :D

    Já li várias "mini" resenhas sobre esses primeiros capítulos, e já estou ansiosa para conhecer a história do Mark, tenho certeza de que irei me emocionar. Gosto de livros com cachorros, e pelo que vi nesse caso é impossível ler e não correr para abraçar seu cachorro, já estou me imaginando fazendo isso, rs!

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  16. Ei Vivian,

    Tb escrevi minhas primeiras impressões esta semana no blog!
    Ameiiii, e olha q eu tb n sou de ler sinopse e nem primeiros capítulos.
    Estou mega curiosa q nem vc p saber como vai terminar a história de MArk!!

    Bjos!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  17. Não vejo a hora de ler, um livro como esse tem tudo pra ser um sucesso.
    Acho que é uma historia que realmente te faz mergulhar, que de provocar diversas sensações no leitor, mas principalmente ENSINAR por meio da reflexão.
    Linda a historia de Mark, a sua força e coragem pra tentar realizar seu sonhos, mesmo com todas suas dificuldades.
    É realmente incrível essa historia, de se emocionar.

    ResponderExcluir
  18. Achei a historia muito tocante mas também muito legal o desejo de Mark to vendo que quando terminar de ler o livro irei ficar um tempo pensado, fiquei muito curiosa sobre o que vai acontecer quero ver se consigo pegar esse livro pra ler !!!

    ResponderExcluir
  19. Vivian!
    Recebi também minha deliciosa degustação da NC e já detalhei minhas impressões que basicamente são as mesmas das suas, acrescentaria apenas que Beau faz toda diferença com sua inteligência, obediência e fidelidade a seu dono, acredito que se não estivesse acompanhando Mark, tudo seria ainda mais difícil...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Nossa, eu fiquei super abalada com esse livreto. Acredito que seja uma grande história e que vá me render muita choradeira. O Dan escreve muito bem e ainda consegue alternar as vozes da narrativa de forma fluída. Louca para o livro inteiro chegar aqui em casa!
    Beijão

    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Li a prova e gostei bastante de conhecer as 95 páginas de A Mais Pura Verdade, a narrativa é envolvente e os personagens legais, quero continuar a leitura e espero que o desfecho seja tão bom quanto o começo do livro.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Também li a prévia desse livro e fui conquistada pelo Mark e o Beau. O personagem tem fraquezas, mas ao mesmo tempo mostra toda a sua força. Eu gosto do gênero sick-lit e tenho certeza que irei me emocionar com o resto dessa história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá... tudo bem??

    Eu gostei muito da premissa do livro... fiquei bem interessada na continuação do livro e espero que não demore muito para chegar rs... Achei esse garoto um fofo e sem juízo nenhum, mas que criança tem me diz rs. Quero saber como termina... Xero!

    ResponderExcluir
  24. Oi Vivian.
    Essa degustação termina num ponto crucial né?! A gente fica doida pra pegar o livro e concluir essa aventura com Mark.
    Apesar do tema denso, o autor pegou leve e a leitura flui que é uma beleza.
    Adorei Mark e adorei Beau.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  25. Oiee.

    Já li o livro completo e acho que foi apenas mais um livro. Sei lá parece-me que acabou na metade.

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.