24 fevereiro 2015

Playlist para ler?





Olá! Como vocês estão? Tudo bem? Eu estou um tanto cansada, dor de cabeça por falta de sono - estou escrevendo o discurso da minha Colação de Grau e lendo muuuuito esses dias - e corpo relaxado por causa da dança. hehe... Mas firme e forte escrevendo para vocês.



Hoje resolvi dar uma indicação para quem diz sim à pergunta do título: "Playlist para ler?". Ler ouvindo música? Ou não? E que música? Há controvérsias sobre o assunto. Tem leitores que preferem o silêncio absoluto. E outros, loucos como a maioria de nós, que acompanham blogs literários, que leem em qualquer lugar. E lendo em qualquer lugar, às vezes o melhor é abafar sons externos ouvindo música. Quem nunca?


Tem músicas que atrapalham a leitura, dependendo do seu gosto pessoal. Para mim o clima da música precisa combinar com o meu humor de leitura. Ou com o clima da história ou com o meu humor, pelo menos. Troquei de celular esses dias, finalmente! e fui dar uma fuxicada nos aplicativos. Meu namorado me recomendou um de playlists de música. Você encontra playlist de quase todos os temas. Para dormir, para "treino", dançar, balada, seu astral, para relaxar, foco, românticas, viagem, jantar, e todos os estilos musicais. E eu fiquei apaixonada, porque  isso me permitiu selecionar músicas de acordo com o livro que estava lendo.

Minha leitura do momento é Belle - sim, ainda, mas já estou terminando, acontece que não li nada durante o Carnaval -, e a parte de jazz clássico combinou perfeitamente com a leitura. Com o clima de New Orleans do século XX, a prostituição e a sofisticação... Isso ajuda a entrar no clima da leitura. E a playlist serve até agora. Por isso pensei, por que não recomendar o aplicativo? O nome dele é Spotify (clique para acessá-lo).

E nesse clima, encerro com algumas músicas de jazz da playlist que eu amei.
Obs: Estou gostando muito de Belle.
















16 comentários:

  1. Oiee Vivian!!
    Menina eu não consigo ler e ouvir música ao mesmo tempo.
    Sou do tipo que se estiver lendo pode estar acabando o mundo que nada me distrai, quando digo nada é nada mesmo, praticamente viro um zumbi, não escuto nada a minha volta.
    Porém se colocarem uma música, ferrou, principalmente se for uma música que eu saiba cantar, ai então danou-se rsrs
    Então eu prefiro ler com todo o barulho do universo, menos com música.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Eu geralmente não leio com musica.. mas quando não estou lendo o resto do tempo pode ter certeza que tem música tocando.. o aplicatino não seria SPOTIFY.. eu uso esse..mas não gosto muito de usar no celular.. mas no PC é ótimo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda

      Obrigada. Troquei as letrinhas. Foi o sono.. kkkkkk..
      Já corrigi.
      Beijos :*

      Excluir
  3. Nunca consegui ler e ouvir música ao mesmo tempo. Sou meio avoada, ou é uma coisa ou é outra coisa!rs Mas admiro demais quem faz isso, quem consegue assoviar e chupar cana ao mesmo tempo!
    Já li Belle e adorei o jazz que brilhou nesse livro "noir". Caiu direitinho..mas acho que um blues chorado também ficaria bom..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Música é minha outra paixão, mas não consegui ouvi-la e ao mesmo tempo ler, costumo perder a linha de raciocínio,mas sempre que acabo uma leitura busco o conforto numa música que combine com a história e, às vezes, enquanto leio penso numa música, é como se ela tocasse na minha cabeça, acompanhando a história em algum ponto auge.

    ResponderExcluir
  5. Adoro ouvir música, mas lendo não da eu. Eu começa a cantar a música e tchau livro hahaha prefiro os barulhos externos. Aliás, eu leio bem melhor com barulheira do que com um único som (tipo minha mãe falando sem parar). Mas gostei da dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Amo ouvir música tbm, mas ler e ouvir ao mesmo tempo, não consigo de jeito nenhum haha,

    ResponderExcluir
  7. Amo ouvir música tbm, mas ler e ouvir ao mesmo tempo, não consigo de jeito nenhum haha,

    ResponderExcluir
  8. Raramente escuto música ao ler, mas consigo encaixar músicas em livros. Vai entender! Na verdade, acho que depende bastante da leitura e da música. No geral, eu sou beeeem dispersa, então ouvir música, ás vezes, dificulta um pouco. No entanto, quando estou só ouvindo música, fico pensando em determinado livro e começo a fazer relação entre os dois, então, acho isso interessante.

    ResponderExcluir
  9. Oiii Vivian, tudo bem??? Eu não curto muito ler enquanto escuto música. Mas adorei esse seu aplicativo. poder selecionar play list assim com toda essa facilidade é muito legal :)
    Mas sabe que barulhos externos não me incomodam??? Já estou acostumada, hahahahha
    Ahhh, eu também não li nada no carnaval. Tudo atrasado agora, hahhaha, ainda não consegui colocar tudo em dia :(
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Sou apaixonada por música, mas nem sempre gostou de ouvir enquanto leio, me jogo profundamente na leitura e na maior parte das vezes prefiro o silêncio. Mas como você mesma disse, bookaholics conseguem ler em qualquer lugar, e sou assim também kkk E quando decido ouvir alguma música, prefiro as mais calmas e lentas, que relaxem e me ajudem a me “transportar”. Amo jazz e vou ouvir essas músicas que você selecionou depois, com calma. Que bom que está gostando de Belle, quero muito lê-lo um dia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Vivian

    Também adoro música! Mas pra mim leitura e música não combinal .. Já tentei ler ao som de Coldplay porque acho bem leve as músicas dele e não consegui. Sou totalmente a favor do silêncio na hora da leitura, rs!

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  12. não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tampo kkk
    mas adorei o post

    ResponderExcluir
  13. Oi Vivian, ótima dica.
    Eu as vezes coloca uma música pra me concentrar no que estou lendo, e ajuda haha.
    O silencio é ótimo pra ler, mas também existem música pra ler.
    Não conhecia o aplicativo, vou dar uma olhada. Gostei da dica de música jazz.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Muitas vezes a musica me ajuda a concentra no livro quando esta muito barulho mas gosto mesmo de ler e quando esta totalmente em silencio a leitura ate fui melhor !!!

    ResponderExcluir
  15. Vivian!
    Vivo e transpiro música e adoro poder ler com ela me acompanhando, embora nunca faça uma play list, deixo rolar aleatório.
    Amo jazz e acredito que seja o ritmo mais apropriado para vários estilos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.