24 novembro 2014

Sentimento de Leitor #8 - Sem espaço para guardar os livros









     Olá!!! Hoje vou falar sobre algo que afeta todo leitor compulsivo. Principalmente aqueles que já se identificaram com o post da coluna sobre comprar muitos livros. Onde guardar seus livros. Muitos ainda não têm a estante tão sonhada ainda. E muitos dos que já têm se veem diante da necessidade de arranjar outro espaço para guardar seus livros, porque o anterior não permite nem mais uma edição de bolso. Pois é... Já estive em todos esses estágios. No último, pela primeira vez, agora. E isso foi o que me levou a escrever este post. Vamos falar desses sentimentos.

     Uma das piores coisas sobre você não ter uma estante é ter que guardar os livros em lugares onde livros não são, geralmente, guardados. Tipo, seu guarda-roupa. Guardei muito os livros dentro do meu até ter minha estante. E eu não tinha muita noção sobre como guardar livros. Minha família não é do tipo que tem estante nem experiência de como preservar seus livros. Por isso, eu havia deixado alguns em pé numa fileira, até onde dava, dividindo o espaço com minhas roupas. Quando não deu mais espaço, comecei a colocar outra fileira na frente. Não deu? Então pensei em colocar outros livros em cima dos que estavam em pé. Por que eu fiz isso? Alguns dos debaixo ficaram marcados, dobrados, com o peso dos de cima. E não, não coloquei muitos livros em cima. Nada que fosse assim tão pesado. Mas tudo bem... Sem falar que se você deixar os livros perto de onde entra poeira, as lombadas ficam mais amareladas, entre outros problemas que podem aparecer. Não é fácil... Gastamos nosso dinheirinho tão suado naqueles livros lindos, e depois eles acabam danificados por coisas bobas como essas?

       Quem tem estante, fica super feliz quando ganha, doido pelo momento em que ela ficará completa. Mas... quando ela fica completa, é hora de procurar outra. É hora de ficar sem espaço de novo. Na minha, tive que colocar alguns livros mais à frente, tipo duas fileiras numa prateleira. Coloquei na frente as próximas leituras. Mas ainda tem livros na mesa do meu computador, os que faltam ser resenhados. E em cima da estante - próximas leituras ou que faltam ser resenhados. Por que eu faço isso? Porque eu sei que dessa forma nenhum deles fica tempo demais exposto, fora da estante. Eles vão "revezando". Sai um, entra outro. E assim vai. E não, não arrumo minha estante por ordem alfabética, editora, autor nem nada. Vou colocando os livros mais ou menos de acordo com os sentimentos. E sei onde está cada um deles. Mas não é difícil. Ela não é muito grande. Se eu tivesse uma grande, com certeza daria um jeito de organizar isso melhor.

     Tenho pensado em customizar algo para fazer uma nova. Como estante de caixote de feira. Mas queria algo que me deixasse com espaço, então também pensei em nichos. Separei fotos de estantes diversificadas para vocês. Na verdade, são mais espaços onde guardar livros, que nos deixam babando. Suspirem comigo.
     


































Por último, a ideia do que quero fazer. Se tudo der certo, faço um post para vocês contando como fazer e tudo mais. É uma ótima dica para quem não tem espaço de guardar seus livros e quer algo até adaptável. Porque você pode pintar o número que quiser de caixotes e moldar de acordo com o espaço que tem. Ou até usá-los como nichos. 

E aí? Gostaram das ideias e do bate-papo? Conta para mim onde você guarda seus livros e se faz planos para comprar ou montar sua estante!


Beijos!







2 comentários:

  1. Bah, sei bem como é...
    Na minha casa a estante já não tá mais dando conta dos livros, e agora que me mudei e divido apartamento (ou seja, só o quarto é meu mesmo) nem estante eu tenho mais. Não sei o que fazer, to desesperada já. :(

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.